Heráldica - Dúvida

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação

Heráldica - Dúvida

#219049 | bjglrc | 20 jan 2009 18:54

Caros Confrades

Segundo as regras de Heráldica, num escudo encimado por um coronel(de duque, marquês, etc...), esse coronel não é encimado por um Timbre, ou é?Creio que somente um escudo que esteja suspenso por um Elmo, é que possui Timbre.Gostava de conhecer a regra heráldica mais correcta,porque encontrei um caso interessante.
Melhores Cumprimentos

Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#219057 | gmg | 20 jan 2009 19:17 | Em resposta a: #219049

Caro Senhor,

Em respeito a essas questões de heráldica, julgo já ter visto o que refere. Um coronel encimado por timbre.


Cpts,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#219059 | Sérgio Sodré | 20 jan 2009 19:32 | Em resposta a: #219049

Caro confrade

Na minha opinião é encimado por um timbre (mas é sempre possível olvidar o timbre, tal como se pode usar apenas o escudo com as armas sem o timbre. O escudo simples é o brasão, o conjunto completo com coroneis, timbre, paquife, correias... são as armas ou brasão de armas).

o Brasão com um coronel e timbre é uma simplificação. Está lá o timbre porque está subentendido que este está preso no topo do elmo (invisível) e aparece de dentro do coronel também ele preso ao elmo (invisível). Tudo depende do grau de simplificação/estilização que se quer utilizar.... Afinal o próprio brasão de armas completo é uma simplificação/estilização, pois falta o corpo inteiro do cavaleiro com cota de armas e respectiva montada também ela coberta de panos armoriados... salvo melhor opinião.

melhores cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#219060 | bjglrc | 20 jan 2009 19:37 | Em resposta a: #219057

Caro Confrade Luís GMG,

Muitíssimo obrigado pela explicação, porque estas questões sugerem sempre muitas dúvidas.
Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#219061 | bjglrc | 20 jan 2009 19:39 | Em resposta a: #219059

Caro Confrade Sérgio Sodré,

Muito obrigado pela excelente explicação exposta e por ser bastante ilucidativa da questão em causa.

Melhores Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#219062 | gmg | 20 jan 2009 19:43 | Em resposta a: #219060

É verdade. Há sempre muitas dúvidas nestas questões de Heráldica, mas creio que o Senhor Sérgio Sodré esclareceu.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#221143 | pbpn | 13 fev 2009 17:52 | Em resposta a: #219059

Caro Sr. Sergio Sodré,

Na generalidade, concordo consigo. No entanto há uma pequena observação da qual eu discordo frontalmente e até, poderá induzir em erro quem o ler.

Refiro-me á parte onde diz :"O escudo simples e o brasão, o conjunto completo com....são as armas ou o brasão de armas"

Ora por aquilo que sobre a matéria eu tenho lido, "brasão de armas" ou brasão" significam e representam rigorosamente a mesma coisa.
Com efeito, um brasão será o conjunto do : "escudo" onde estão representadas as "armas", e que na sua forma completa deverá carregar ainda o "coronel" (se o titular a ele tiver direito) ou o "elmo", o "paquife", o "virol", o "timbre", etc etc.

Os "brasões de armas ou simplesmente brasões", poderão, por motivos estéticos, ser simplificados, seja pela ostentação mais simples - apenas do escudo com as respectivas armas e o coronel de nobresa (ou o elmo) - seja pela aposição, a partir desta base minima, de um paquife, de um virol, do timbre etc.

É perfeitamente possivel, como diz e muito bem, ostentar o timbre a partir do coronel. Aliás as armas de Portugal concebidas e ordenadas pelo insigne heraldista F. P. de Almeida Langhans apresenta exactamente o timbre (dragão) saiante da coroa estando esta sobre o elmo colocado de frente.

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#221144 | pbpn | 13 fev 2009 17:55 | Em resposta a: #221143

Um desagradável erro de digitalização tornou a sua frase que citei incompreensível.

Deve ler-se : O escudo simples é (e não "e" como saiu no texto...) o brasão...

As minhas desculpas

(deveria poder-se editar e emendar as mensagens...)

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#221159 | Sérgio Sodré | 13 fev 2009 20:59 | Em resposta a: #221143

Caro confrade pbpn

Realmente convém precisar um pouco melhor e, sempre fundamental, citar a fonte. Sei que há interpretações diferentes, mas escolho o melhor livro de Heráldica de um autor português: Almeida Langhans "Heráldica, ciência de temas vivos" (pg 45-46) que guiou os heraldistas nacionais durante décadas.

Escreve: "Ora entendeu-se que, e bem, que armas, escudos e brasões são termos de contéudo diferente, exprimindo coisas diferentes.
Seguindo uma ordem sistemática, pode dizer-se que as ARMAS são formadas pelo escudo e por todos os seus elementos internos e externos: o brasão, os elmos, as coroas, os timbres, os suportes, as divisas. O ESCUDO é o plano delimitado, dentro do qual se ordenam os elementos simbólicos. O BRASÃO é o nome que se aplica tecnicamente aos elementos simbólicos ordenados" (claro que Langhans omitiu dentro do escudo - elementos simbólicos ordenados dentro do escudo, sem nenhum elemento exterior, são o BRASÃO).

Não há dúvida de que este é o ensinamento de Langhans sobre o que entende por BRASÃO pois logo a seguir dá o exemplo, escrevendo:
"Nas Armas de Portugal, por exemplo, o BRASÂO é o conjunto dos escudetes de azul, carregados com os besantes de prata e da orla de vermelho do campo de prata, carregada com os castelos de ouro, e tudo ordenado, conforme a posição e número de todos estes elementos, dentro do escudo".

É esta a posição que sigo pessoalmente, o brasão é apenas o escudo com os elementos internos das armas.

Talvez não se deva usar a expressão "brasão de armas" mas falar apenas de brasão ou apenas de armas, conforme o caso, para evitar confusões e aí terei feito mal ao querer usar "brasão de armas" quando apenas devia ter dito "armas"...

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica - Dúvida

#231038 | gmg | 01 jun 2009 21:32 | Em resposta a: #221159

Caríssimo

Pergunto-lhe se tem conhecimento próprio, ou se conhece alguém, que tenha conhecimento sobre a Família COELHO DE MELLO (de Faiões, Chaves) que também tem Fontoura na sua linhagem e que entroncou com os TEIXEIRA (de Alpande, Ervões, Valpaços), onde houve Capitães de Ordenanças?

Houve nesta Família (da parte dos Coelho de Mello) a instituição de uma Capela com Invocação de São Bartolomeu. Já consta em 1667 (não sei se foi o ano da sua fundação) e pelo menos em 1724 um antepassado meu estava obrigado - por ter herdado um terreno - a celebrar na véspera de São Bartolomeu, 5 Missas (4 rezadas e uma cantada).

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen