César das Neves Pacheco, do Piodão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

César das Neves Pacheco, do Piodão

#219310 | SSM | 23 jan 2009 13:16

Boa tarde

Gostaria de saber se alguém possui informações sobre os antepassados deste meu parente, nascido no Piodão, na segunda metade do século XIX. Nomeadamente sobre os Pachecos do Piodão (que são inúmeros segundo me parece). A unica informação que tenho é que casou no Bodelhão com Maria Alves (n. 1870).

Resposta

Link directo:

RE: César das Neves Pacheco, do Piodão

#219516 | rmfrp | 25 jan 2009 19:15 | Em resposta a: #219310

Caro Sérgio Miraldo:

Não tenho informações sobre as pessoas que procura mas parece-me muito provável que os Pachecos do Piódão sejam descendentes da numerosíssima família Pacheco de Cebola. Apesar de apenas ter começado a utilizar esse apelido cerca de 1700 (sem que até agora eu tenha encontrado na ascendência explicação para tal facto), rapidamente o apelido se tornou um dos mais comuns não só em Cebola como também em Casegas e outras localidades vizinhas.

Curiosamente, o apelido Pacheco parece ter chegado tarde ao Piódão. Na minha base de dados tenho muitas pessoas do Piódão, essencialmente anteriores a 1800, mas o único Pacheco é Augusto Nunes Pacheco (Piódão 1875 - Sobral de Casegas 1970), que casou em 1897 no Sobral com Casimira de Jesus Pinto. Augusto era filho de Francisco Nunes Pacheco, de Cebola (que ainda não consegui ligar ao tronco da família Pacheco), e de Joaquina Maria, do Piódão. Presumo que o seu antepassado César das Neves Pacheco seja de outro ramo de que não tenho referência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: César das Neves Pacheco, do Piodão

#219541 | SSM | 25 jan 2009 23:47 | Em resposta a: #219516

Boa Noite:

O meu obrigado pela rápida resposta e interesse demonstrado.

Cumprimentos

Sérgio Miraldo

Resposta

Link directo:

RE: César das Neves Pacheco, do Piodão

#246690 | SSM | 29 dez 2009 13:18 | Em resposta a: #219516

Caro Rui Pereira:

Parece que o nome César Neves Pacheco que retirei do livro "Do Bodelhão a S. Francisco de Assis" se trata de uma gralha e que se deverá ler César Nunes Pacheco. Este, segundo me informaram, seria filho de Francisco Nunes Pacheco. Seria portanto irmão do "seu" Augusto.

Cumprimentos

Sérgio M.

Resposta

Link directo:

RE: César das Neves Pacheco, do Piodão

#260638 | SSM | 18 ago 2010 09:53 | Em resposta a: #219516

Caro Rui Pereira.

Acaso não terá mais informações sobre a ascendência do seu Agusto Nunes Pacheco?

Melhores Cumprimentos


Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: César das Neves Pacheco, do Piodão

#260680 | rmfrp | 18 ago 2010 22:28 | Em resposta a: #260638

Caro Sérgio Miraldo:

Augusto Nunes Pacheco nasceu no Piódão em 28.07.1875 e faleceu no Sobral de Casegas a 04.02.1970. Casou a 01.09.1897 no Sobral com Casimira de Jesus Pinto, então de 26 anos, e que veio a falecer a 01.08.1952.

Por seu pai Francisco Nunes Pacheco, que era de Cebola, era neto de José Nunes Henriques, de Fajão, e de Delfina Maria, do Vidual de Cima.

Por sua mãe Joaquina Maria, baptizada a 03.09.1848 no Piódão, era neto de José Joaquim Jaléu e Clara Maria, ambos do Piódão.

José Joaquim Jaléu era filho de Manuel Lopes e Maria Lopes.

Clara Maria era filha de António Lopes, das Casas Figueiras (Vide) e de Joaquina Maria, casados a 22.08.1805 no Piódão, neta paterna de António Lopes, das Casas Figueiras, e de Águeda da Silva, do Cide (Vide), casados a 13.02.1765 na Vide, e neta materna de João Lopes Fontinha e Águeda Lopes, do Piódão.

O António Lopes mais antigo atrás referido era filho de outro António Lopes, do Gondufo (Vide), e de Maria Lopes, das Casas Figueiras.

Águeda da Silva era filha de Manuel Simão, do Cide, e de Maria da Silva, da Teixeira de Baixo (hoje parte da freguesia da Teixeira, então da freguesia da Vide).

João Lopes Fontinha era filho de João Lopes e Isabel Francisca.

Águeda Lopes era filha de Manuel Jorge e Águeda Francisca, do Cide.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: César das Neves Pacheco, do Piodão

#308424 | SSM | 18 jun 2012 12:11 | Em resposta a: #260680

Caro Rui Pereira:

Tenho estado á procura nos assentos do Piodão e não encontro o assento de baptismo do César Nunes Pacheco falecido em 1896/1897 em Lisboa, sendo todavia morador no Bodelhão. Tenho a informação, por via de um parente que era filho de um Francisco Nunes Pacheco do Piodão. Sei também que era irmão de um Manuel, um Francisco, um José e um Cristiano mas que havia mais irmãos. Consegue confirmar que seria irmão do seu Augusto?

Melhores Cumprimentos

Sérgio M.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen