Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#219545 | jomimota | 26 jan 2009 02:29

Boa Noite,

Gostaria de saber se alguém tem ligações ou algum levantamento da família "Vieira da Mota", de Alvorge / Santiago da Guarda, do concelho de Ansião. Até agora tenho conhecimento de existência de um Alberto Vieira da Mota cc Maria Jóse Fialho de Carvalho que foi Governador Civil de Leiria em 1922 e um Dr. Artur Vieira da Mota cc Conceição de Napoles que foi Médico em Santiago da Guarda.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#219610 | henrdias | 26 jan 2009 20:56 | Em resposta a: #219545

Caro Jorge Mota,

apesar de ter na minha ascendência um ramo que se estende até Santiago da Guarda, não o poderei ajudar muito, porque esse ramo está muito mal estudado, e não contém (para já) nenhum desses apelidos.

Estava no entanto, para lhe dar resposta, pois tenho andado a fazer aos poucos uma listagem dos Governadores Civis de Leiria, e verifiquei que nela não constava esse seu familiar.
Mas como há cerca de dois anos havia sugerido aos autores do "site" do Governo Civil de Leiria para completarem a sua listagem, (pois apenas tinham os governadores a partir do Estado Novo), fui dar uma olhadela, e verifiquei com agrado que finalmente atenderam a minha sugestão.
E verifico que de facto consta lá o seu Alberto Vieira da Mota, mas verifico também que ocupou esse cargo por um escasso período de tempo. Eram tempos bastante conturbados os que se viveram nessa altura, mas sabe por acaso o que se terá passado?

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#219622 | jomimota | 26 jan 2009 22:53 | Em resposta a: #219610

Boa Noite,

Agradeço desde já a sua atenção, e aproveito para o informar conforme requerido, que o meu bisavó foi Governador Civil durante o governo do Dr. Cunha Leal que perdeu as eleições em 30 de Janeiro de 1922, se bem me lembro, e daí a troca. Já agora aproveito para lhe perguntar quais os apelidos dos ramos da sua ascendência que são de Santiago da Guarda.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#219628 | henrdias | 26 jan 2009 23:32 | Em resposta a: #219622

Caro Jorge Mota,

esse meu ramo de Santiago da Guarda começa num Manuel Mendes (meu quarto avô) que poderá ver aqui na base do Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1118657

Como pode verificar é filho de Manuel Mendes e Maria Teresa e neto paterno de António Mendes e de Maria Ferreira e materno de José Luís e de Maria Freire.
Estes já constam na base de dados, mas falta ainda acrescentar que este António Mendes é filho de outro António Mendes e de Maria Freire e a Maria Ferreira é filha de António de Carvalho e de Antónia Ferreira, e o José Luis é filho de Francisco Luís e de Serafina Mendes, e a Maria Freire, filha de Manuel Rodrigues Pedreiro e de Josefa Freire.

E é o que me apraz dizer por agora.
Há, afinal sempre tenho um apelido comum (o Carvalho) que há pouco me havia escapado... e já agora, diga-me qual é o parentesco entre estes Vieiras da Mota que referiu.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#219630 | jomimota | 27 jan 2009 00:12 | Em resposta a: #219628

Boa Noite,

O Alberto e o Artur são irmãos.
O Carvalho que aparece é da minha bisavô que era de Torres Vedras (Freiria).

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#220261 | amiguens | 03 fev 2009 00:06 | Em resposta a: #219630

Caros confrades,

há uma família Viera da Motta residente em Tavira.

Cumprimentos,

António Miguens

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#220651 | jomimota | 07 fev 2009 18:53 | Em resposta a: #219610

Boa Tarde,

Julgo pudermos considerar a informação do site do Governo Civil de Leiria fidedigna, contudo tenha em meu poder uma publicação de Ansião, denominada "Serras de Ansião" de 15-04-2005, que colocam o meu bisavô Alberto Vieira da Mota na qualidade de Governador Civil, nos anos de 1921 e 1922, o que também bate certo com as informações familiares que disponho.

Por isso não sei, em que acreditar, nem onde se basearam para elaborar a tal lista, embora suponha que tenha sido nos respectivos Arquivos..

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#220693 | henrdias | 08 fev 2009 10:42 | Em resposta a: #220651

Caro Jorge Mota,

convido-o a ver o seguinte tópico,

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=220691

onde o nosso confrade Ricardo Charters d'Azevedo, nos diz o seguinte:

" a lista dos Governadores civis de Leiria consta de uma publicação chamada "Anais do Município de Leiria" de João Cabral e cuja última edição (a 2ª revista e aumentada) é de 1993 e a edição da CMLeiria."

Esta lista, embora tenha algumas diferenças em relação ao site do Governo Civil de Leiria, pois está muito mais completa, todavia em relação ao seu familiar julgo que mantem a mesma informação.

Mas creio que (nesse tópico) poderá esclarecer melhor essa questão com o Ricardo Charters d'Azevedo, pois ele para além de ser uma pessoa extremamente prestável, tem a obra referida em seu poder, e afirma que a mesma tem algumas notas sobre a maioria dos Governadores, quem sabe se não estará ai a explicação que procura.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#222285 | jocalovimo | 27 fev 2009 00:49 | Em resposta a: #219545

Saudações, meu caro Jorge Mota

Ao efectuar uma outra pesquisa deparei com esta sua mensagem. O meu nome é José Carlos Vieira da Mota e sou neto do Dr. Artur Vieira da Mota. Tive o previlégio de ainda ter conhecido a D. Maria José (minha tia-avó) que faleceu com quase 100 anos. Sou, neste momento, o único descendente do Dr. Artur já que meu Pai Fernando (1924-1981) e meu Tio Dr. José Artur (1921-2007) já faleceram. Minha Avó Maria da Conceição faleceu em 1979 e meu Avô Artur faleceu em Janeiro de 1954. Não tive o prazer de o conhecer já que nasci em Abril de 1954.
Estou à sua disposição para mais esclarecimentos.

Cumprimentos.

José Carlos Vieira da Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#222301 | jomimota | 27 fev 2009 08:36 | Em resposta a: #222285

Bom Dia,

Que grande sorte, não sabia que visitava o forum.

Eu sou bisneto de Maria José. O meu pai José Manuel, filho de Joaquim Alberto Vieira da Mota, era afilhado do seu Tio Dr. José Artur. Penso que de algum modo ainda somos primos e que já estive consigo, dado que o seu Avô Artur, era meu tio-trisavô.
Estou neste momento a iniciar o estudo deste ramo da minha (nossa) família, que por acaso é o que me dá o apelido, mas como o distrito de Leiria ainda não está digitalizado e online, torna tudo mais difícil. De qualquer forma estou à espera do Assento de Baptismo do meu bisavô Alberto, que pedi ao Arquivo Distrital de Leiria, para poder prosseguir, que sei ser natural do Alvorge, mas no Arquivo não o conseguem encontrar.

Cumprimentos,

Jorge Miguel Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#222304 | jomimota | 27 fev 2009 09:06 | Em resposta a: #222285

Bom Dia,

Solicitei ao moderador o envio do meu email.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#222314 | jocalovimo | 27 fev 2009 11:43 | Em resposta a: #222301

Bom dia meu caro Primo

Fico à espera do seu email para, posteriormente nos contactarmos directamente. Tenho imensa curiosidade de saber notícias Vossas. Há mais de 20 anos que não sei nada de seu Pai ou de sua Tia Mané. Tem razão em afirmar que já nos encontrámos. Foi, de facto uma única vez, que me recorde, no dia do funeral dessa espantosa Senhora, a Tia Maria José, que conheci uma criança de tenra idade de nome Jorge, filho do José Manuel.
Só uma pequena correcção lhe quero fazer, o meu Avô Artur seria seu tio-bisavô e não trisavô, já que era irmão de seu bisavô Alberto.

Cumprimentos,

José Carlos Vieira da Mota

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#222386 | henrdias | 27 fev 2009 19:23 | Em resposta a: #222304

Caros confrades, Jorge e José Mota:

Tive oportunidade de passar no passado fim de semana na localidade do Alvorge, mais exactamente num local denominado Quinta da Ledeia, onde visitei as ruinas de uma casa senhorial com capela anexa. Esta capela é referida como tendo sido edificada em 1693 e dedicada a Nossa Senhora do Pilar. Hoje encontra-se completamente em ruínas, mas apresenta ainda na sua fachada principal uma soberba pedra de armas dos Carneiros Figueiredos.

Acaso, saberão algo acerca das famílias que ali moraram?

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Vieira da Mota - Alvorge / Santiago da Guarda

#222407 | henrdias | 27 fev 2009 21:24 | Em resposta a: #222386

Caros Confrades,

quando coloquei esta questão, não estáva a conseguir localizar este tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=222405

que também fala do Alvorge e desenvolve este assunto.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 22:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen