Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Bibliografia

Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219672 | Augusto Tavares | 27 jan 2009 15:02

Caros Confrades,

Alguém possuirá informações sobre a ascendência de D. Maria Osório Cabral de Sampaio e Castro, constante da BD do Geneall, casada com JOão de Barros e Brito, ascendentes dos Viscondes de Almeidinha?

Será que nos Amaraes Osórios, de Almeidinha, há alguma informação?

Agradeço qualquer ajuda.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219675 | artur41 | 27 jan 2009 15:21 | Em resposta a: #219672

Caro Augusto Tavares,


Estou co o livro na mão, deixe-me ver o que se encontra. Está bem?


Melhores cumprimentros,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219678 | Augusto Tavares | 27 jan 2009 15:30 | Em resposta a: #219675

Aguardo... com ansiedade.

Muito obrigado pela rápida resposta.

A.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219679 | Augusto Tavares | 27 jan 2009 15:35 | Em resposta a: #219675

Caro Artur,

Segundo a BD do Geneall, a senhora deve ser referida na p. 32 do livro...

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219692 | artur41 | 27 jan 2009 16:56 | Em resposta a: #219679

Caro Augusto Tavares,


Desculpe-me, em primeiro lugar, alguns erros ortográficos cometidos na minha anterior mensagem. Premi «Enter» de forma inadvertida...!

A senhora vem referida na p. 32, claro.
Aqui vai, com a devida vénia, um excerto onde se refere, antes do mais, a mulher de SEMIÃO DO AMARAL OSÓRIO DE SAMPAYO:

"Casou com sua parente D. FELÍCIA OSÓRIO DE SAMPAYO E CASTRO, que nasceu na Quinta dos Esporões, concelho de Penalva, e foi baptizada a 13 de Abril de 1696 na freguesia de S. Genísio da Insua, filha única de João de Barros e Brito, natural da mesma Quinta dos Esporões, Licenciado em Leis(40) e proprietário do Ofício de Juíz dos Órfãos do concelho de Penalva(41), e de idêntico cargo nos Esporões, por Carta de 26 de Julho de 1692, e de sua MULHER D. Maria Osório Cabral de Sampayo e Castro, natural de Celorico da Beira e falecida a 25 de Junho de 1700, na freguesia de S. Genízio de Insua.

Neta paterna do Capitão-Mor de Penalva Manuel Barros de Figueiredo, natural da Quinta dos Esporões e baptizado na dita freguesia a 16 de Agosto de 1609, e de sua 2.ª Mulher D. Luísa de Brito natural de Aveiro, freguesia de S. Miguel, falecida a 29 de Setembro de 1654 na dita Quinta, com testamento, em que seu marido foi nomeado testamenteiro.

Neta materna de João Osório Cabral, natural de Celorico da Beira, e de sua 3.ª Mulher D. Felícia Pereira de Sampaio, natural de Pinhel.


(40) Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Leitura de Bacharéis, maço, 14, 10.

(41) Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Mercês de D. Pedro II- Livro 37, fls. 330 v."


Renovados cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219693 | artur41 | 27 jan 2009 17:01 | Em resposta a: #219692

Errata:

Onde se lê D. Felícia Osório de Sampaio deve-se ler D. Felícia Osório de Sampayo

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219696 | Augusto Tavares | 27 jan 2009 17:06 | Em resposta a: #219693

Caríssimo Artur,

Não sabe como lhe agradeço.

O que precisava de confirmar era exactamente o nome dos avós maternos de D. Maria Osório Cabral de Sampaio e Castro, que acaba de me indicar.

É que também são meus avós e não sabia como é o Visconde de Almeidinha se ligava a eles.

Muito agradecido pela pronta e tão completa ajuda.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219697 | artur41 | 27 jan 2009 17:18 | Em resposta a: #219696

Meu Caro Augusto,


Não tem de quê, meu confrade. Ainda bem que pude ser útil nesta matéria.


Cordiais saudações,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219725 | Samuel C O Castro | 27 jan 2009 21:48 | Em resposta a: #219696

Prezado Augusto Tavares,

Só agoro voltei ao Geneall.

Pesquisando em minha base dos Castros, não localizei os nomes informados. Mas o Artur João já respondeu o que precisavas.

Caso souber ou vier a descobrir a ascendência da D. Felícia Pereira de Sampaio, natural de Pinhel (c.c. João Osório Cabral) e puder me informar, fico-lhe muitíssimo agradecido. Tenho interesse no entroncamento desse ramo junto aos demais.

Antecipo agradecimentos. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219756 | Augusto Tavares | 28 jan 2009 08:05 | Em resposta a: #219725

Caro Samuel de Castro,

Segundo informação disponibilizada aqui no fórum pelo Confrade Miguel Mora, os pais de D. Felícia foram Manuel do Amaral Coelho e D. Isabel Pereira de Sampaio.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#219773 | Samuel C O Castro | 28 jan 2009 13:04 | Em resposta a: #219756

Estimado Augusto Tavares,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Aqui transcrevo a mensagem do Miguel Mora, que se encontra no tópico “Famílias de Pinhel”, aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=146198 .

“Descendo ainda de dois filhos de Manuel Coelho do Amaral, o suposto trineto de D. Pedro Rodrigues do Amaral que foi casado com Isabel Pereira de Sampaio, a saber: de Jerónimo Coelho do Amaral, que se recebeu na freguesia de St.ª André, cerca de 1655, com D. Maria da Silva e Castro, única filha de Paulo da Sela Falcão e D. Ana da Silva, neta paterna dos do casal atrás referido, e materna de Cristovão Pereira (ou Saraiva) de Sampaio e D. Serafina da Silva; e de D. Felícia Pereira de Sampaio, que foi a 3.ª mulher de João Osório Cabral, natural de Celorico da Beira, filho de Diogo Osório Cabral e Maria Mendes Cabral, que creio estarem ligados à casa da Ratoeira.

Um abraço
Miguel Mora”

Tenho em minha base uma pendência de entroncamento, com várias gerações de ascendência, que tem ligação com esse ramo, que abaixo exponho:

Fernão da Silva Barrocas c. c. Mayor da Gama – Dentre os fhs:
A) Belchior de Castro da Silva c. c. de Ana da Silva – Dentre os fhs:
1) Serafina da Silva c. c. Cristóvão Pereira de Sampaio – Dentre os fhs:
a) Ana da Silva c. c. Paulo de Sela Falcão – Dentre os fhs:
1) Maria da Silva e Castro c. c. Jerónimo Coelho do Amaral – C-1655, Freg. S. André - Dentre os fhs:

xxxx

Isabel Pereira de Sampaio c. c. Manuel Coelho do Amaral – Fhs:
A) Jerónimo Coelho do Amaral c. c. Maria da Silva e Castro (com a ascendência acima)
B) Felícia Pereira de Sampaio, natural de Pinhel, c. c. João Osório Cabral – Fhs:
1) Maria Osório Cabral de Sampaio e Castro c. c. João de Barros e Brito – Fhs:
a) Felícia Osório de Sampayo e Castro c. c. Semião do Amaral Osório de Sampayo – Fhs:
1) Manuel Osório do Amaral c. c. Ana Isabel Sarmento de Vasconcelos e Castro

xxx

Tenho interesse nas seguintes questões:

a) Como não estão entroncados em minha base, qual seria a ascendência do casal Fernão da Silva Barrocas e Mayor da Gama ?

b) Donde viria o Castro, da Maria Osório Cabral de Sampaio e Castro ?

c) O mais provável é que a ascendência Castro venha da Isabel Pereira de Sampaio. Quem seriam os ascendentes dela?

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#253814 | pbrehm | 27 abr 2010 18:48 | Em resposta a: #219773

Caro Samuel de Castro,

Encontrei hoje esta discussão, ao pesquisar "Silva Barrocas". Não posso acrescentar muito, mas não quis deixar de o informar que tenho na minha ascendencia um "João da Silva Barrocas" residente em Pinhel. Não lhe conheço a ascendência, mas não deixa de sre curioso o mesmo apelido que o seu Fernão da Silva Barrocas e do facto de Pinhel constar como naturalidade de alguns dos seus ascendentes.
É u´ma probabilidade provirem da mesma família, se entretanto tiver avançado mais nas suas pesquisas muito lhe agradeço qualquer informação complementar.

Obrigado e Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#253817 | Samuel C O Castro | 27 abr 2010 19:28 | Em resposta a: #253814

Prezado Paulo,

Minha pendência sobre o Fernão da Silva Barrocas continua. Eis os dados que tenho:

"Belchior de Castro da Silva (c. c. Ana da Silva), ele filho Fernão da Silva Barrocas e de Mayor da Gama – O sitado Belchior seria irmão de Isabel de Castro da Silva cc Francisco de Figueiredo".

Caso descobrires alguma informação e puderes me informar, agradeço.

Muito obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#326502 | HelenaB | 01 abr 2013 00:47 | Em resposta a: #219692

Boa Noite,

Apesar de se terem passado alguns anos desde a data de início deste tópico, venho tentar saber informações sobre Alexandre José, filho de Luís Osório da Silva, Padre de Vale de Azares, Celorico da Beira (+- 1696) e neto paterno de João Osório Cabral e de D. Felícia Pereira de Sampaio, conforme consta na BD do Geneall e mencionados neste tópico.

Casou com Maria Josefa Saraiva, sobrinha de Bonifácio Saraiva, meu ascendente.

Agradeço a atenção,
HelenaB

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#329270 | Samuel C O Castro | 17 mai 2013 17:31 | Em resposta a: #253814

Prezado Paulo B Rehm,

Hoje, pesquisando a PL (Pedatura Lusitana), localizei no Tomo V, vol II, pg 30, aqui em http://purl.pt/12118/2/hg-18226-v/hg-18226-v_item2/hg-18226-v_PDF/hg-18226-v_PDF_24-C-R0150/hg-18226-v_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf , cujo Título inicia em "Fernão da Silva Barrocas c. c. Mayor da Gama", casal que tem descendência com o apelido Castro, que infelizmente ainda não consegui descobrir a ascendência de ambos, para poder entroncar em minha base.

Por acaso descobriste alguma ascendência do seu João da Silva Barrocas, ou da citada Mayor da Gama?

Agradeço pela sua atenção. Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Osório Cabral Sampaio Castro

#329271 | pbrehm | 17 mai 2013 18:12 | Em resposta a: #329270

Caro Samuel Castro,

Infelizmente não encontrei mais ascendência. Segundo o Felgueiras Gayo, estes Silvas vieram de Ciudad Rodrigo, sendo fidalgos muito honrados.

Tenho também uma nota de que descenderiam dos Silva da Chamusca, já que um descendente de João da Silva Barrocas terá sido criado de Diego da Silva y Mendoza, marques de Alenquer, dizendo-se que seria seu parente.

Mas é tudo uma nebulosa...

Se encontrar mais alguma cisa aviso.

Cumprimentos,
PB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 13:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen