Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#219702 | hmendes | 27 jan 2009 18:13

Estou levantando os dados do ramo paterno de origem portuguesa, Ilha da Madeira, freguesia de Santana.

Meus avos (Antonio Teixeira Mendes e Maria Cardoso) chegaram no Brasil em 1928 com dois filhos homens e no Brasil tiveram outros 2 filhos.

Eles casaram-se no ano de 1926.


Abaixo tem mais detalhes (esta em ingles pois foi feito em um programa que monta em ingles).

Gostaria de contar com a ajuda de voces para ir alem das informacoes que tenho.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

1. Antonio Teixeira Mendes [11], son of João Teixeira Mendes [50] and Emilia Augusta de Jesus [51], was born on 17 Aug 1902 in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died on 8 May 1971 in Paranavaí, PR, Brasil at age 68.

Noted events in his life were:
•Chegada ao Brasil: : Porto de Santos, São Paulo, Brasil.

•Documento. Certidão de Registro da Policia do Estado de São Paulo sob o No 1.693 emitido em 13 de junho de 1940 em São Jose do Rio Preto, informando a chegada ao Brasil pelo Porto de Santos em 17 de agosto de 1928 na embarcação Serra Cordova.

•Batismo. Realizado 31 de agosto Padrinhos Antonio Marques de Mendonça e Anna Augusta de Andrade, marido e mulher
•Casamento: : Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal. Consta no livro de Baptismo, a margem esquerda a seguinte nota escrita a mão: "Casou com Maria Cardoso de dezoito anos, natural de Santana filha de Manuel Luis Cardoso e de Carolina Augusta Teixeira na Conservatória do Registro Civil de de Santana, no dia 1 de fevereiro de 1926. Em seis de dezembro de mil novecentos e sessenta e cinco ............????"

•Chegada ao Brasil: Registro no Memorial do Imigrante. De acordo com o Memorial do Imigrante (www.memorialdoimigrante.sp.gov.br), a chegada ao Brasil se deu 18/9/1928, relatando as seguintes informações

Nome Sobrenome Parentesco Ano Nacionalidade
_____________________________________________________________
Antonio Filho 9/18/1928 Portugueza
Antonio Teixeira Mendes Chefe 9/18/1928 Portugueza
Manoel Filho 9/18/1928 Portugueza
Manoel Luiz Cardoso Cunhado 9/18/1928 Portugueza
Maria Mulher 9/18/1928 Portugueza


Antonio married Maria Cardoso [33] [MRIN: 4], daughter of Manuel Luis Cardoso [48] and Carolina Augusta Teixeira [49]. Children from this marriage were:
i. Alcides Teixeira Mendes [5] was born on 28 May 1932 in São Jose do Rio Preto, SP, Brasil.
ii. Gabriel Teixeira Mendes [28] was born on 21 Feb 1930 in São Jose do Rio Preto, SP, Brasil.
iii. Manuel Teixeira Mendes [29] was born on 19 Jan 1927 in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal.
iv. Antonio Sebastião Teixeira Mendes [30] was born on 20 Jan 1928 in Santa Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in 2008 in Paranavaí, PR, Brasil at age 80.

Antonio next married Rita Figueira Mendes [34] [MRIN: 11]. Children from this marriage were:
i. Jose Teixeira Mendes [35] was born on 30 May 1943 in São Jose do Rio Preto, SP, Brasil and died on 10 Nov 1995 in Votuporanga, SP, Brasil at age 52.
ii. Bernardete Teixeira Mendes [36] was born on 10 Feb 1941 in São Jose do Rio Preto, SP, Brasil and died on 15 Jun 1999 in Paranavaí, PR, Brasil at age 58.
iii. João Teixeira Mendes [37] was born on 8 Mar 1947 in São Jose do Rio Preto, SP, Brasil.

Second Generation (Parents)
2. João Teixeira Mendes [50], son of Gabriel Teixeira Mendes [52] and Ana Maria de Jesus [53], was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal.

Noted events in his life were:
•Casamento: Registro do Casamento, 1882, Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal. Livro 6214 folha 13 na paroquia de Santana no ano de 1882 (fonte: Arquivo Regional da Madeira http://www.arquivo-madeira.org/). João married Emilia Augusta de Jesus [51] [MRIN: 9]. He was sealed to his spouse in 1882. Children from this marriage were:

1i. Antonio Teixeira Mendes [11]
ii. Maria Teixeira Mendes [54] was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in São Jose do Rio Preto, SP, Brasil.
iii. Emilia Teixeira Mendes [55] was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in SP, Brasil.
iv. Augusta Teixeira Mendes [56] was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in SP, Brasil.
v. Ana Teixeira Mendes [57] was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal.
vi. Iria Teixeira Mendes [58] was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal.
vii. Manoel Teixeira Mendes [59] was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in Araraquara, SP, Brasil.

3. Emilia Augusta de Jesus [51], daughter of Francisco Marques Luiz [73] and Anna Ritta Velloso(?) [74], was born in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal and died in Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal.

Noted events in her life were:
•Casamento: 1882, Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal. Livro 6214 folha 13 na paroquia de Santana no ano de 1882 (fonte: Arquivo Regional da Madeira http://www.arquivo-madeira.org/). Emilia married João Teixeira Mendes [50] [MRIN: 9]. She was sealed to her spouse in 1882.

Third Generation (Grandparents)
4. Gabriel Teixeira Mendes [52], son of Unknown and Unknown, was born in Ilha da Madeira, Portugal and died in Ilha da Madeira, Portugal.
Noted events in his life were:

•Casamento: 1833, Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal. Livro 713 folha 171 na paroquia de Santana no ano de 1833 (fonte: Arquivo Regional da Madeira http://www.arquivo-madeira.org/).

Gabriel married Ana Maria de Jesus [53] [MRIN: 16]. The child from this marriage was:

2i. João Teixeira Mendes [50]
5. Ana Maria de Jesus [53] was born in Ilha da Madeira, Portugal and died in Ilha da Madeira, Portugal.

Noted events in her life were:
•Casamento: 1883, Sant´Anna, Ilha da Madeira, Portugal. Livro 713 folha 171 na paroquia de Santana no ano de 1833 (fonte: Arquivo Regional da Madeira http://www.arquivo-madeira.org/).

Ana married Gabriel Teixeira Mendes [52] [MRIN: 16].
6. Francisco Marques Luiz [73] was born in Ilha da Madeira, Portugal and died in Ilha da Madeira, Portugal. Francisco married Anna Ritta Velloso(?) [74] [MRIN: 20]. The child from this marriage was:

3i. Emilia Augusta de Jesus [51]

7. Anna Ritta Velloso(?) [74] was born in Ilha da Madeira, Portugal and died in Ilha da Madeira, Portugal. Anna married Francisco Marques Luiz [73] [MRIN: 20].

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#230845 | filipe acciaioli | 30 mai 2009 14:53 | Em resposta a: #219702

não sei se ainda está interessado, mas sei de alguns teixeira mendes da madeira dos quais sou descendente. O meu pai é Teixeira mendes. Devem o nome ao casamento de Jacinto Joaquim mendes com d. Rita Isabel Correia que era filha de Jose Bartolomeu Correia telo de meneses, e de d. Ursula Teixeira de Agrela. Se visitar o site "coreografia de Camara de Lobos" e pesquisar em Roque Teixeira de Agrela penso que aparece alguma coisa. Se quiser depois posso detalhar melhor.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Br

#231585 | hmendes | 08 jun 2009 14:04 | Em resposta a: #230845

Prezado Filipe,
Muito grato pela ajuda. Sim, tenho interesse em ampliar o conhecimento que tenho desse ramo da minha familia.

Ate onde cheguei, o sobrenome Teixeira Mendes vem junto de pai para filhos.

Os sobrenome da mães não era passado para os filhos.

Meu pai (Alcides Texeira Mendes) é filho de Antonio Teixeira Mendes, este de Joao Teixeira Mendes e este ultimo de Gabriel Teixeira Mendes.

Busquei no Arquivo Regional da Madeira, esses meus antepassados localizei inclusive o ano que casaram.

Infelizmente o arquivo de baptismo ainda nao contempla a freguesia de Santana, de onde eles eram.


Hilton Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#261218 | caitomendes | 28 ago 2010 04:54 | Em resposta a: #219702

Ola, meu tataravo chama Antonio Teixeira Mendes e era portugues, ele casou no Brasil com Elisa Barreto do Amaral ( se eu nao me engano, no 02 de abril de 1877) sera que tem alguma ligação com a sua familia?? Os filhos dele chamavam Antonio, Octavio, Luiz, Maria Josefa, Joaquim, Carlos, Paulo e Elisa. Elisa Barreto do Amaral (a esposa de Antonio Teixeira Mendes) era natural da cidade de Piracicaba-SP

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#287733 | fabiomendes2011 | 22 set 2011 05:33 | Em resposta a: #219702

Olá Meu nome é Fabio Mendes Silva, Filho de Maria Teixeira Mendes (nome de solteira), Neto de João Teixeira Mendes (falecido), e de Adelaide Marques Gonsalves, (falecida), ambos, avós e mãe, imograntes da Ilha da Madeira. Estou tentando montar a árvore genealógica a fim de solicitgar dupla, cidadania Portuguesa. Pode me ajudar a sua pesquisa e creio que posso colaborar com mais membros a nossa árvore que vejo voce ja está pesquisando. (Minha familia vive no rio de janeiro.
Obrigado
Fabio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Br

#287734 | fabiomendes2011 | 22 set 2011 05:39 | Em resposta a: #231585

Boa noite Sou neto de Jõoão Teixeira Mendes, casado com Adelaide Marques gonsalves (nome de solteira), Falecidos; Filho de Maria Teixeira Mendes (nome de solteira). Podemos colaborar mutuamente na montagem de nossa árvore haja visto que minha mãe é viva e sobrinha do Tio Antônio teixeira Mendes (irmão do meu falecido Avô).
Tenho a nescessidade de solicitar dupla cidadania e conhecer nossa árvore e nossos parentes Brasil/Porrtugal
Obrigado e se tiver interesse por favor me contacte.
Fabio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#287784 | hmendes | 22 set 2011 20:56 | Em resposta a: #287733

Ola Fabio,
Para fins de cidadania portguesa, se sua mae é portuguesa ficara mais facil....

Quanto a arvore, vc tem data nascimento e falecimento do Joao Teixeira Mendes ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#305457 | Nathalia024 | 09 mai 2012 21:47 | Em resposta a: #219702

Olá, meu nome é Nathalia Marques Biazoto e meu avô chama-se João Pedro Marques de Sousa, ele éfilho de Maria Teixeira de Jesus (nome de Solteira) e Manoel Marques de Sousa.
eles vieram para o Brasil em 1953, para o interior de SP. Também eram de Ilha da Madeira, municipio de Santana.
O avô materno de João Pedro Marques de Sousa, chamava-se João Teixeira Mendes.
Ele teve parentes que vieram para o Brasil antes dele, como por exemplo Manoel Teixeira Mendes e Ana Marques de Jesus.
Gostaria de saber se tem alguma ligação com as familias apresentadas nesse fórum.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#315767 | pperneta | 22 out 2012 06:43 | Em resposta a: #219702

Uma família desse nome, do Porto da Cruz, descende de Lourenço Mendes casado com Francisca Teixeira nos fins do século XVII. Infelizmente o registo deste casamento parece ter-se perdido.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322367 | Ismael Teixeira Mend | 03 fev 2013 23:59 | Em resposta a: #219702

Ola meu nome é Ismael Teixeira Mendes, sou filho de Domingos Teixeira Mendes e neto de João Teixeira mendes casado com Maria Rita de Ferreiro. Ambos de Freguesia Santa'ana , Ilha da Madeira, casados na igreja de Santa'ana. Vieram para o Brasil entre 1928 e 1929, situando-se na regiao de João Queropoles, Birigui e Lucéia. João Teireira Mendes, faleceu na cidade de Agr, perto de João Queiropoles. A minha avó,Maria Rita, faleceu em 1977 na cidade de Nioaque,MS. Tenho outros tios tais como: João Teixeira Mendes, José Teixeira Mendes, Manoel Teiexeira Mendes, Antonio Teixeira Mendes Gabriel Teixeira Mendes, Ana Teixeira Mendes e Maria Teixeira Mendes, todos falecidos ou no interior de São Paulo ou em Nioaque Mato Grosso do Sul.
O tio Gabriel era um policial na cidade de Terra Rica, PR, no periodo entre 1958 à 1964. A tia Ana era casada com Antonio Marques, residentes na cidade de Alto Parana, proximo à Terra Rica, sendo eles proprietarios de uma roça de café.
Seu que o meu avó João Teixeira Mendes veio de Portugal junto a seu Manoel Teixeira Mendes no ano de 1928. Este Manoel teve dois filhos: João Teixeira Mendes e Manoel Teixeira Mendes. Esse Manoel filho do Manoel trabalhava na Toyota e morreu em um acidente na Raposo Tavares entre 1972 a 1974.
Sei da existencia de um filho de Antonio Teixeira Mendes, irmao de Domingos Teixeira Mendes, cujo seu nome é Antonio Teixeira Mendes tambem e ele é um ambientalista em Cacoal- Ro.
Espero que possa ajudar na montagem da arvore e caso queira mais detalhes por favor entre em contato respondendo a esse post Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Br

#322369 | mila1000 | 04 fev 2013 00:19 | Em resposta a: #231585

Hilton,
Meus bisavós Manuel de Freitas Teles e Maria Augusta Fernandes eram portugueses ,naturais da freguesia de Santana,Ilha da Madeira.Casaram-se lá e vieram para o Brasil,onde tiveram 3 filhas:Maria,Leopoldina e Anna(minha avó),todas nascidas em Araraquara.Voltaram para Ilha da Madeira e retornaram em 1920.
Maria casou com Manuel Teixeira Mendes,filho de José Teixeira Mendes e Ludovina de Jesus e,regressaram ao Brasil no final de 1920.
Sei que minha mãe tem parentes em São Jose do Rio Preto,uma prima de apelido Nena,que tinha hotel perto da rodoviária,tenho que perguntar se esta prima é filha da Maria ou da Leopoldina.
Tenho documentos com foto do Manuel e da Maria,e, se não me engano o casamento de ambos.
Moro perto de SP.
Quem sabe somos parentes...
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322374 | hmendes | 04 fev 2013 01:21 | Em resposta a: #322367

Ismael,
Muito obrigado pelas informações.

Há muita coisa em comum, p.ex. a freguesia de Santana e a vinda para o interior de São Paulo... Meus avos Antonio Teixeira Mendes e Maria Cardoso chegaram em São Jose do Rio Preto - SP em 1928.

Ele nasceu em 1902, e não tinha irmãos homens... somente irmãs..

Ele era filho de João Teixeira Mendes e Emilia Augusta de Jesus....

Curiosamente, meu avô Antonio trouxe com ele o filho Manoel Teixeira Mendes (mesmo nome da pessoa que veio com seu avó...) que tinha pouco mais de 1 ano.

Seriam primos ?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322516 | Ismael Teixeira Mend | 06 fev 2013 12:44 | Em resposta a: #322374

Bom dia
Pelo que vejo nossas historias são bem proximas sim, acho que somos primos.
O seu avó possuía algum irmão chamado João Teixeira Mendes?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322524 | hmendes | 06 fev 2013 13:40 | Em resposta a: #322516

Ismael
Meu avo Antonio Teixeira Mendes nao tinha irmao so irmã.


Vc conhece o arquivo da Madeira?

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322530 | Ismael Teixeira Mend | 06 fev 2013 13:57 | Em resposta a: #322524

Nao conheço este arquivo, o que fala nele?Conta a historia do pai do seu avó?
Porque tenho em mão os obitos de tios meus. Jose teixeira mendes nascido em 1913 na Freguesia de Santana- Potugal, Antonio Teixeira Mendes nascido em 08/03/1920 tambem em Freguesia de Santana e Manoel Teixeira Mendes 01/01/1917 na Ilha da Madeira.
Veja se isso o ajuda em algo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322747 | mila1000 | 09 fev 2013 16:28 | Em resposta a: #322530

Ismael,
No site http;//www.arquivo-madeira.org voce encontra batismos,casamentos e até passaportes de seus ancestrais.
Tenho solicitado documentos e,até fiquei admirada quando recebi cópias dos passapostes de meus bisavés,pois,tinha fotos da familia toda.
Respondi ao Hmendes em 06/02 sobre uma irmã de minha avó que se casou com Manuel Teixeira Mendes,eram da freguesia de Santana e foram morar em Araraquara,depois em S.J.Rio Preto.
Sucesso nas pesquisas.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322752 | MCNN | 09 fev 2013 17:06 | Em resposta a: #322524

Boa tarde

Desculpem a intromissão, mas aparentemente, e a não ser que estejamos perante uma coincidência de nomes e de locais, o seu avô teve dois irmãos e quatro irmãs:

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=Jo%E3o+Teixeira+Mendes&mae=Em%EDlia&paroquia=&data=&livro=

Obviamente não sei se esses dois irmãos, de nome João e Manuel, chegaram à idade adulta.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322753 | MCNN | 09 fev 2013 17:17 | Em resposta a: #322530

Olá Ismael

Sabe em que ano o seu avô nasceu ? Terá nascido em 1894 ?

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=Jo%E3o+Teixeira+Mendes&mae=Em%EDlia&paroquia=&data=&livro=

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#322769 | mila1000 | 09 fev 2013 22:40 | Em resposta a: #322752

Hilton,
Meus bisavós Manuel de Freitas Teles e Maria Augusta Fernandes eram portugueses ,naturais da freguesia de Santana,Ilha da Madeira.Casaram-se lá e vieram para o Brasil,onde tiveram 3 filhas:Maria,Leopoldina e Anna(minha avó),todas nascidas em Araraquara.Voltaram para Ilha da Madeira e retornaram em 1920.
Maria casou com Manuel Teixeira Mendes,filho de José Teixeira Mendes e Ludovina de Jesus e,regressaram ao Brasil no final de 1920.
Sei que minha mãe tem parentes em São Jose do Rio Preto,uma prima de apelido Nena( nome Maria Aparecida),que tinha barl perto da rodoviária e sua sogra tinha Hotel Rio Branco ,tenho que perguntar se esta prima é filha da Maria ou da Leopoldina.
Tenho documentos com foto do Manuel e da Maria,e, se não me engano o casamento de ambos.
Moro perto de SP.
Mila

Resposta

Link directo:

Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#352467 | JULIOMENDES | 25 nov 2014 22:28 | Em resposta a: #219702

Sr. ISMAEL todas estas pessoas que mencionas são meus parentes O Sr. ANTONIO TEIXEIRA MENDES da cidade de Cacoal RO era meu pai A Sra. Maria Rita que faleceu em Nioaque ms era minha avó Mãe de meu pai.

qualquer duvida entre em contato comigo pelo meu email jutmen@gmail.com

Resposta

Link directo:

Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#365891 | Landsgomes | 09 fev 2016 02:58 | Em resposta a: #219702

Ola a todos voces.

Desculpame o incomodo, Sou bisneto de uma senora portuguesa que se chamava Rosa da Conceicao Teixeira, nao tenho sua idade exata, Apenas minha avo contava que ele faleceu no Maranhao, Brasil quando ela tinha apenas 7 anos, Creio que minha bisavo deve ter nascido entre 1890 e 1915, Minha avo ja falecida, nasceu en 1931 no Maranhao. Caso saiba de alguma coisa sobre onde eu posso ter mais informacoes eu agradeco muito, Estou tentando buscar minha descencia para aplicar para minha naturalizacao portuguesa.

Obrigado.
Lance Gomes

Resposta

Link directo:

Familia Teixeira Mendes - Ilha da Madeira e Brasil

#365911 | MCNN | 09 fev 2016 14:57 | Em resposta a: #365891

Caro Lance Gomes

Só com o nome da sua bisavó torna-se impossível descobrir algo. No mínimo tem de saber o nome dos pais dela.

O que o aconselho desde já a fazer é a obter a certidão de nascimento da sua avó, mais a mais porque esse documento será imprescindível para o seu processo de naturalização (ou o do seu pai/mãe).

Essa certidão deve conter o nome dos pais e dos avós da sua avó, e essa informação será essencial para se procurar o assento de nascimento e/ou baptismo da sua bisavó. E talvez traga alguma pista sobre a naturalidade da sua bisavó. E talvez traga a idade da sua bisavó quando foi mãe.

De todas as formas, deixe-me desde já alertá-lo que o facto da sua avó ter já falecido à partida impossibilita-o de se naturalizar português. O seu progenitor que é filho da sua avó, caso ainda seja vivo, conseguirá naturalizar-se, mas em princípio não estenderá esse direito para si. A lei portuguesa estendeu recentemente a obtenção da nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses (o que permitiria estender esse direito aos seus descendentes), mas só sob certas e apertadas condições (creio aliás que ainda não existe regulamentação para esse efeito).

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen