Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

#219730 | LOURENCOLX | 27 jan 2009 23:00

Caros Confrades
Pela impossibilidade de deslocação até ao AUC, encontro-me a residir no estrangeiro e o Arquivo da Universidade de Coimbra só aceita Vale Postal ou Cheque (meios de pagamento que não tenho) para pagamento de fotocópia não certificada.
Peço ajuda aos confrades frequentadores do Arquivo da Universidade de Coimbra.

Procuro ascendência do meu avô paterno, Manuel Joaquim Guilherme, nasceu a 25 Abril 1895 em Pomares, concelho de Arganil.

Desde já agradeço atenção

Com os melhores cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

#220595 | Monteiro Dias | 06 fev 2009 23:57 | Em resposta a: #219730

Senhor Fernando Lourenço,

O Arquivo da Universidade de Coimbra já tem a freguesia de Arganil disponível para consulta em rede. No entanto, Pomares ainda não consta da lista das digitalizações!...

Deixo-lhe aqui o endereço:

http://193.137.201.197/pesquisa/Default.aspx?page=advancedSearch&searchMode=as

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

#220598 | LOURENCOLX | 07 fev 2009 00:37 | Em resposta a: #220595

Caro Monteiro Dias

Muito grato pela sua informação mas já tinha conhecimento e é como vc disse! Pomares ainda não consta!
Espero pelo dia que alguém generoso se lembre do meu pedido e com disponibilidade me transcreva o assento de baptismo que sei que está lá conforme informação que me foi transmitida pelo AUC.

Com os melhores cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

#220600 | cacalmei | 07 fev 2009 01:08 | Em resposta a: #219730

Caro confrade,\

Será que não tem um familiar em Portugal que possa efectuar o pagamento? Se for necessário dê-me os dados que em última instãbncia soilicitio e pago os 0,5€ do documento.
Cumprimentos
fpa

Resposta

Link directo:

Para o Francisco (e para o Fernando Lourenço)

#220611 | Pedro França | 07 fev 2009 03:37 | Em resposta a: #220600

Oi, Francisco:

Sem querer intrometer-me no tópico de forma indiscreta e sem o obrigar a nada por eu estar a oferecer-me a debitar os dados que constam do assento pretendido, apenas preciso que o Fernando Lourenço me indique os nomes dos pais do avô para evitar deparar-me com alguma família diferente, tanto mais que para a época os apelidos não constam do nome no registo de baptismo.
Não sei como é que o Fernando obteve a data de nascimento de forma "tão exacta", sabendo nós que para a época em questão entrava-se mais comummente pela data de baptismo. Por isso preciso desses dados porque posso não entrar logo no assento por aquela data que é de nascimento.
Pronto. Se o Fernando me responder, o Francisco fica desobrigado do que quer que seja. É que, se o AUC não localizar o assento procurado isso implica custas que não ficam pelos 0,50 € da fotocópia simples. Alguém já confirmou entretanto a existência do dito assento?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

#220616 | LOURENCOLX | 07 fev 2009 08:33 | Em resposta a: #220600

Caro confrade

Infelismente não tenho, que me facilitava imenso nas minhas pesquisas de todas das que não consigo através da internet.
Fico muitissimo grato pela sua amabilidade em me querer ajudar mas vou aceitar a disponibilidade do confrade Pedro França.
Seria optimo que um dia os Arquivos aceitassem pagamentos por Referência Multibanco ou Transferência Nacional/Internacional pela internet em particular para quem está a fora de Portugal. Tenho conta em Portugal e os meios referidos são os únicos que estariam ao meu alcance.

Com os melhores cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Para o Francisco (e para o Fernando Lourenço)

#220617 | LOURENCOLX | 07 fev 2009 08:35 | Em resposta a: #220611

Caro Pedro

Aceito a sua disponibilidade em me ajudar nesta minha entrave que depois de esgotados todos meus meios em descobrir mais da ascendência do meu avô paterno, só me restava que alguém deste Fórum frequentador do AUC me podesse ajudar.
Os dados que tenho do meu avô paterno Manuel Joaquim Guilherme nascido a 25 de Abril de 1895, natural de Pomares, Arganil,anotei quando eu ainda jovem, de uns apontamentos de um primo meu, onde tambem constava o nome dos pais do meu avô; António Joaquim e Guilhermina de Jesus(localidades e datas desconhecidos). Só recentemente(Novembro 2008) é que comecei a dedicar-me á minha árvore genealógica, entrei em contacto por email com o AUC onde através da funcionária do AUC, senhora Sónia Sampaio me confirmou que o assento de baptismo está lá. Estou muito curioso em saber mais deste ramo porque ao meu pai deram-lhe o nome de José Joaquim Lourenço e não faço ideia de onde veio o Lourenço. Talvez de algum irmão do Manuel Joaquim Guilherme, que desconheço se teve irmãos ou dos padrinhos!!! Do lado da minha avó paterna Maria Coelho de Valado dos Frades, Nazaré, também nada sei mas ela é outro caso!

Desde já os meus agradecimentos em tentar me ajudar

Um Abraço

Fernando Manuel Pinto Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo da Universidade de Coimbra

#220664 | FeCaldeira | 07 fev 2009 21:15 | Em resposta a: #220616

Prezado Fernando,

em qualquer agêncis postal voce pode fazer e remessa para o AUC. Já fiz diversas vezes do Brasil,

Fernado Caldeira.

Resposta

Link directo:

Demandas de Vínculo

#220820 | Monteiro Dias | 10 fev 2009 00:30 | Em resposta a: #220664

Caros amigos,

Gostaria de saber se poderei encontrar os processos de demandas referentes a morgadios, do séc. XVII no Arq. da Universidade de Coimbra. E os da Casa da Suplicação, também lá estão depositados?

Esgotadas as fontes paroquiais, será a única maneira de conhecer a ascendência de Maria Marques Fontoura ou Fronteira e do marido, Gonçalo Meireles de Salema.
As demandas referem-se ao morgado de Santo António da Cioga do Monte.

Muito obrigado.
Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

Demandas de Vínculo

#220890 | Monteiro Dias | 10 fev 2009 19:23 | Em resposta a: #220820

Caros amigos,

Gostaria de saber se poderei encontrar os processos de demandas referentes a morgadios, do séc. XVII no Arq. da Universidade de Coimbra. E os da Casa da Suplicação, também lá estão depositados?

Esgotadas as fontes paroquiais, será a única maneira de conhecer a ascendência de Maria Marques Fontoura ou Fronteira e do marido, Gonçalo Meireles de Salema.
As demandas referem-se ao morgado de Santo António da Cioga do Monte.

Muito obrigado.
Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Para o Francisco (e para o Fernando Lourenço)

#221121 | Pedro França | 13 fev 2009 12:08 | Em resposta a: #220617

Caro Fernando:

O seu Manuel Joaquim Guilherme nasceu de facto a 25.04.1895 em Pomares, mas foi baptizado a 09.06.1895 - Lº de Baptismos nº 29 (ano de 1895), fl. 14v.-15, nº 34.
Era filho de António Joaquim e de Guilhermina de Jesus, proprietários, naturais de Pomares e aí recebidos.
Era neto patº de João Lopes e de Ana Maria.
Era neto matº de António Madeira Leal e de Firmina de Jesus.

Tem averbamento: faleceu na fregª da Pena, Lisboa (8ª Conservatória do Regº Civil) a 08.05.1957.

Os padrinhos são Manuel da Costa Louro e Augusta de Jesus, trabalhadores e ambos casados.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Boa sorte.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Francisco (e para o Fernando Lourenço)

#221125 | Maria_Silv | 13 fev 2009 12:43 | Em resposta a: #221121

Caro Sr. Pedro França

Sei que tem muita experiência na pesquisa genealógica e em especial no que se refere à zona de Coimbra. Venho, por isso, através deste fórum, pedir-lhe ajuda na pesquisa da minha antepassada Rita da Conceição, que nasceu no distrito de Coimbra, mais exactamente em Oliveira do Hospital, na localidade de Póvoa das Quartas, freguesia de Lagos da Beira. No registo de paptismo do seu filho (meu avô), consta apenas Oliveira do Hospital, Póvoa das Quartas, freguesia de Lagos. A sua filiação era: Pedro da Cruz e Rita de Figueiredo, não constando no assento a freguesia de onde estes eram naturais.
Já fiz uma pesquisa no TTOnline, onde constam documentos relativos a um Pedro da Cruz, que não sei se algo terá a ver com este meu Pedro da Cruz.
Nesse documento consta que o mesmo terá tido carta de cirurgia, carta de escrivão de cinzas de Penellas e de Tancos.
Um facto que me intriga, é o de esta minha bisavó, que viveu em S. Romão - Seia, num meio rural, saber ler e escrever, facto que para a época era pouco comum entre pessoas normais.
Já enviei um e-mail para o arquivo de Coimbra, onde nada encontraram, mas não perco a esperança de poder encontrar dados mais esclaredores sobre a sua origem.
Penso que terá nascido por volta de 1880/90, dado que o meu avô nasceu em 1904 e não era o filho mais velho.
Se algo puder encontrar sobre estas pessoas, ficar-lhe-ia grata.

Os meus melhores cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 23:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen