Brazoes agregados aos titulos da familia.

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Títulos

Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220172 | mfblvs | 01 fev 2009 23:24

Familia Vasconcellos e Souza

Exmos Senhores,
Se possivel gostava de saber que brazoes estao agregados aos titulos de familia.
Embora já conheca alguns, gostaria de ter a certeza de todos eles, que passo a citar:

1º Marques de Santa Iria
2º Conde de Obidos
3º Conde de Sabugal
4º Conde de Palma
5º Conde de Alva

Uma vez que já consegui visionar alguns e agora não consigo fazer.

Certo da V.atenção

Cumprimentos

Miguel de Vasconcellos e Souza

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220175 | jpbabc | 02 fev 2009 00:24 | Em resposta a: #220172

Caro Miguel de Vasconcellos e Souza,


Depois de consultar os dois volumes da «Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal» nos títulos que cita, deixo-lhe aqui em baixo o seguinte.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro


D. Eugénia Maria d’Assis Mascarenhas Castello Branco da Costa Lencastre (*1813 +1847), 6ª condessa de Sabugal, 6ª condessa de Óbidos e 7ª condessa de Palma, (…) com honra de Parenta, 12ª Srª do ofício de meirinho-mór do reino

– o brazão de armas – um escudo esquartelado, no 1º quartel as armas reais, no 2º as dos Mascarenhas, e assim os contrários.

Casou-se com D. Pedro de Sousa Coutinho (*1808 +1859), capitão-de-fragata, que teve pelo seu casamento os títulos e ofícios de sua mulher, era filho de D. Luís Roque de Sousa Coutinho Monteiro Paym, 1º marquês de Santa Iria e 3º conde de Alva, etc., (e de D. Mariana Vicencia de Sousa Holstein)

– o brazão de armas – um escudo partido em pala, com as armas dos Monteiros Payms e Sousa Coutinhos – sendo a 1ª pala esquartelada; no 1º quartel as armas dos Payms – escudo franxado de prata e negro, sendo os campos alto e baixo de prata, e os das ilhargas de negro, e sobre eles um leão entrecambado dos mesmos esmaltes, ornado de vermelho; no 2º quartel, as armas dos Monteiros – em campo de prata, três buzinas de preto com bocais de ouro e cordões em roquete, e assim os contrários; a 2ª pala também esquartelada com as armas dos Sousas do Prado e Sousas Chichorros, que adoptaram os Sousas Coutinhos, por procederem destas duas antigas famílias – escudo esquartelado: no 1º quartel em campo de prata, as quinas do reino sem a orla dos castelos; no 2º, também em campo de prata, um leão sanguinho – Timbre – o leão do escudo dos Payms.

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220176 | francisco | 02 fev 2009 00:26 | Em resposta a: #220172

Ola Miguel

Os brasões não estão agregados aos títulos. A vossa família já os tinha mesmo antes de receber esses títulos.

Aqui seguem as descrições que pedes.

1º Marques de Santa Iria
As armas dos Condes de Alva: partido Monteiro e Paim. Timbre de Paim. Coroa de Marquês
2º Conde de Obidos
Armas: esquartelado: no 1º e 4º Lancastre; no 2º Castelo Branco e no 3º Mascarenhas. Coroa de Conde
3º Conde de Sabugal
Armas de Castelo Branco. Coroa de Conde
4º Conde de Palma
Armas de Mascarenhas. Coroa de Conde
5º Conde de Alva
Armas: partido Monteiro e Paim. Timbre de Paim. Coroa de Conde

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220218 | mfblvs | 02 fev 2009 15:01 | Em resposta a: #220175

Caro Pedro Castro,

Agradeço a sua informaçao, mas não há possibilidade de ver em foto ou desenho os brazoes que mencionei?

É que em tempos deu para o fazer, por que será que agora não dá, a não ser que haja uma maneira de lá chegar e que eu não tenha conseguido até agora

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220220 | mfblvs | 02 fev 2009 15:04 | Em resposta a: #220176

Francisco, boa tarde

Tudo bem?

Não havera maneira de ver esses brazoes em foto ou desenho?

Sei que em tempos ouve essa possibilidade, porque eu ja o fiz, não com todos, mas com alguns.

Um abraço

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220226 | jpbabc | 02 fev 2009 16:07 | Em resposta a: #220218

Caro Miguel de Vasconcellos e Souza,


Os dois brazões que lhe acabei de mencionar estão impressos a preto e branco na obra que mencionei, a saber, o da condessa de Sabugal, Óbidos e Palma no vol. II, pg. 670; o do conde de Alva e marquês de Santa Iria no vol. I, pg. 71.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220240 | mfblvs | 02 fev 2009 21:33 | Em resposta a: #220226

Caro José Pedro Castro,

Obrigado pela informação

Os melhores cumprimentos

MVS

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220267 | jpbabc | 03 fev 2009 01:27 | Em resposta a: #220240

Caro Miguel de Vasconcellos e Souza


De acordo com o que escreve quer-me parecer que o confrade quer usar as armas dos seus ascendentes e quiçá habilitar-se a um ou mais títulos da sua família quando diz no tópico «Divisão de Títulos»: “Gostava de saber se em relação aos titulos de familia, não deveria ser igualmente dividido pelos irmãos?”, será isso ?!

Quanto às armas dos títulos nobiliárquicos que refere, pode usar as armas que quiser e para isso deverá dirigir-se a uma instituição como o Instituto da Nobreza Portuguesa para que formalize essa habilitação;

Quanto aos títulos, caso não seja o primogénito, só poderá habilitar-se a alguns deles, por via do diálogo com os familiares que sejam os seus legítimos detentores e solicitar se lhos podem ceder; caso seja positivo, terá de ser feito um pacto de família nesse sentido e com o aval do referido INP.

Atenção, nada obriga os legítimos detentores dos títulos nobiliárquicos a partilhá-los com outros membros da família, como fez o actual marquês de Olhão (José) que é igualmente conde de Castro Marim e conde de Caparica e cedeu o título de marquês de Valada ao seu irmão Frederico, ou o falecido conde de Castro (José) que era representante do título de barão de São Lourenço e que cedeu o título de visconde de Castro ao seu irmão Duarte, ou o actual visconde de Borges de Castro (José Manuel) que terá permitido ao seu tio Carlos a habilitar-se com este título durante a sua vida e que, de facto, o Conselho de Nobreza nunca aprovou por ser separado (o 1º casamento foi pela Igreja Católica, em Portugal) e, posteriormente, se ter casado civilmente em França, nos idos anos 60.

Enfim, é tudo uma questão de diálogo com os actuais titulares e caso o assunto lhe seja favorável, repito, deverá ser aprovado pelo INP.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220315 | mfblvs | 03 fev 2009 19:29 | Em resposta a: #220267

Caro Jose Pedro Castro,

Eu de facto não tenho tal pertenção, mas o meu Pai gostava e é por esses facto a que se deve as minhas questões, pertinentes talvez.

Obrigado

Os melhores cumprimentos

MVS

Resposta

Link directo:

RE: Brazoes agregados aos titulos da familia.

#220476 | MiguelBoto | 05 fev 2009 17:10 | Em resposta a: #220220

caro Miguel de Vasconcellos e Souza

Após a leitura das mensagens aqui publicadas, resolvi incluir alguns dos brasões descritos no meu blog. miguelboto(ponto)blogspot(ponto)com.

Cumprimentos Heráldicos

Miguel Boto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 05:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen