certidão nascimento: família Braz Arroteia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Famílias | Regiões

certidão nascimento: família Braz Arroteia

#220437 | Fernando Braz | 05 fev 2009 00:30

Sou brasileiro, de São Paulo, e estou precisando de ajuda para localizar a certidão de nascimento de meu avô português
As informações que tenho é que o meu avô nasceu entre 1876 e 1881.
- na certidão (brasileira) de óbito, consta somente, que ele nasceu em Lisboa;
- a minha tia possui um documento de estrangeiro, emitido pela Polícia Federal brasileira, onde consta que ele nasceu em "Mexueira-Portugal;

Portanto, mediante estas informações, suponho que a origem dele é da
freguesia de Ameixoeira-Lisboa(onde ainda vivem vários Arroteia). Ou em Leiria, pois a Ameixoeira é um lugar próximo do Casal da Várzea, atual freguesia da Ortigosa que neste período pertencia a freguesia do Souto da Carpalhosa.
Já obtive a resposta negativa do Arquivo Distrito de Lisboa.

Segue abaixo os demais dados que possuo:

nome do avô: João Braz Arroteia
profissão: lavrador
filho de: José Braz Arroteia e Tereza de Jesus (ou Thereza Pedroza de Jesus)
Ele desembarcou no Brasil, em Santos, em 10/04/1901.

Resposta

Link directo:

RE: certidão nascimento: família Braz Arroteia

#220464 | Fernando Braz | 05 fev 2009 14:29 | Em resposta a: #220437

Retificando: sei que ainda existem pessoas da família Arroteia em Leiria. E estes familiares, dizem que a origem da família é da região próxima a freguesia de Ortigosa...

Resposta

Link directo:

RE: certidão nascimento: família Braz Arroteia

#220531 | CCORREIA | 06 fev 2009 10:14 | Em resposta a: #220437

Ex.mo Sr.

Os meus cumprimentos.
Sou um recem chegado a este forum. Por curiosidade acedi ao seu tópico, pois sei de uma pessoa que reside na minha cidade e é um Braz Arroteia (Viana do Castelo - Portugal). No caso de estar interessado em chegar a um possivel contacto com essa pessoa solicite junto do Administrador do forum o meu mail ( Eu não conheço pessoalmente a pessoa, contudo posso sugerir-lhe formas de chegar a esse tal Sr. )

Resposta

Link directo:

RE: certidão nascimento: família Braz Arroteia

#220532 | Fernando Braz | 06 fev 2009 10:25 | Em resposta a: #220531

Olá CCorreia,
Grato pelo contato. Por acaso, esta pessoa é o Sr. Aristides? Se for, já mantive contatos com ele. A algum tempo atrás, trocamos algumas correspondências...

Resposta

Link directo:

RE: certidão nascimento: família Braz Arroteia

#220539 | CCORREIA | 06 fev 2009 12:22 | Em resposta a: #220532

Ex. mo Sr.
Fernando Braz

Sim é esse senhor. De qualquer forma é curioso como o mundo é tão pequeno !!!
Só quis ajudar. Até uma outra oportunidade.

Resposta

Link directo:

RE: passaporte do avô português

#220668 | Fernando Braz | 07 fev 2009 22:15 | Em resposta a: #220437

Será que é mais fácil, conseguir obter informações do passaporte do meu avô?
Provavelmente, ele obteve o passaporte na região de Leiria ou Lisboa.

Como eu faço para conseguir localizar o passaporte dele?

Resposta

Link directo:

RE: passaporte do avô português

#220757 | CCORREIA | 09 fev 2009 11:33 | Em resposta a: #220668

Ex.mo Sr. Fernando Braz

Não sei se a sua questão é dirigida a mim (ccorreia).
Se assim é, então aqui vai a minha sugestão :
Já procurou bem ai ?
O seu parente ao solicitar a cidadania brasileira pode por exemplo ter dado origem a um processo onde consta a sua anterior identificação, registos de entrada em território Brasileiro, registos alfandegarios, etc..
Investigue em livros Brasileiros que tratam o tema " fluxo de portugueses para o Brasil no inicio do seculo " e procure as fontes de investigação dos diferentes autores.
Em Portugal, tente através do arquivo distrital de Leiria ou Lisboa e só depois tentar no Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Já passaram muitos anos e é provavel que a documentação antiga de Conservatórias do Registo Civil, Governos civis etc esteja no Arquivo distrital de Leiria ou Lisboa.
Há ainda um aspecto que deve ter em conta, a organização administrativa da monarquia é diferente da República, e os serviços apesar de muito semelhantes podiam ter nomes diferentes na altura.
Na Torre do Tombo, talvez possa haver registos dos embarques de portugueses para o Brasil nas companhias maritimas da altura e até os registos antigos referentes movimentos migratórios para o Brasil.

Aqui, na região do Minho ( Portugal ) houve um grande fluxo portugueses para o Brasil com o intuíto de fazer fortuna. Existe alguma literatura sobre essa emigração
aquilo que eu posso fazer sem compromisso é identificar algumas fontes do autor para o Sr. e possa servir de pistas para procurar em outras fontes equivalentes na zona de Leiria ou Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: passaporte do avô português

#220986 | CCORREIA | 11 fev 2009 18:55 | Em resposta a: #220757

Ex.mo Sr. Fernando Braz.

Hoje mesmo, consultei um livro sobre Emigração de Portugueses oriundos do Vale do Lima ( Alto-Minho ). Sobre as fontes, o autor consultou o LIVRO DE REGISTOS DE PASSAPORTES EXISTENTE NO GOVERNO CIVIL DE VIANA DO CASTELO, ora aquilo que deve fazer é contactar o Governo Civil das cidades de Leiria e Lisboa e procurar no livro de registos de passaportes
http://www.gov-civil-leiria.pt/portal/index.php?id=1193
http://www.gov-civil-lisboa.pt/inicio/espaco-cidadao/pedido-informacoes/

Outras referências do autor :

O autor da refere sobre as fontes ( livro de registo ), que os diferentes governos civis do país ( Portugal )nem todos eles mantiveram os registos de emigração em alguns casos ficaram apenas uma pequena amostragem da época ou então existem governos civis que apresentam os registos mais completos do que outros.

Sobre Leiria :
O arquivo de Leiria ( Arquivo Distrital de Leiria ???) depositou uma amostragem com 57 LP ( 1861-1996) e 531 caixas ( 1920-1985 ) com processos.

Sobre Lisboa :
So arrecadou 12 peças ( 1839 -1889 ) e 83 caixas referente ao periodo de 1886 a 1900

Posteriormente indico-lhe o livro e o autor, autor que já fez palestras no Brasil sobre emigração portuguesa.

Se encontar mais alguma coisa que possa ser util deixo aqui para o Sr.

Resposta

Link directo:

RE: passaporte do avô português

#221166 | Fernando Braz | 13 fev 2009 22:39 | Em resposta a: #220986

Olá CCORREIA, é com imenso prazer que comunico que hoje recebi um e-mail do Arquivo Distrital de Leiria, informando que a certidão de nascimento de meu avô foi localizada.

Agora terei que enviar um vale postal internacional dirigido ao Arquivo Distrital, no valor de 16,50 Euros.

Alguém do Brasil, sabe como devo enviar este vale postal internacional?

Grato,

Resposta

Link directo:

RE: passaporte do avô português

#221351 | CCORREIA | 16 fev 2009 11:54 | Em resposta a: #221166

Sr. Fernando Braz

O Vale Postal internacional deve ser tratado numa qualquer depedência do Correio no Brasil. É como expedir um valor em dinheiro do Rio de Janeiro para S. Paulo, só que a nivel internacional.
Outra opção é pedir ao Arquivo o nr. de (IBAN - Nr. identif. Conta Bancária ) e depositar no seu banco a credito dessa conta (IBAN), mas esta opção é mais cara.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 23:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen