Família Gonçalves Monteiro no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220470 | CAPICUA | 05 fev 2009 16:36

Três tios maternos de minha mãe emigraram para o Brasil, Rio de Janeiro, nos anos 20 a 30, a saber: António Augusto Gonçalves Monteiro, António Camilo Gonçalves Monteiro e António Emílio Gonçalves Monteiro, todos da Casa de Vilar em Celorico de Basto. Será que neste fórum há algum parente ou conhecido desta família?
Agradeço qualquer informação.
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220479 | Al.Cunha | 05 fev 2009 17:49 | Em resposta a: #220470

Prezada Ana Montez de Moura

Não sei se estou em condições de lhe dar informações posteriores a 1870.
Se me der o nome dos pais dos tios de sua mãe poderei procurar.
Tenho alguns dados da ascendencia de António Gonçalves e de Ana Henriqueta.

Antonio Gonçalves Monteiro casou na fregª de S.Fins do Torno, Lousada, com Ana Henriqueta de Sousa e Vasconcelos, fª de Custodio José Moreira Peixoto e de sua mer. Ana da Natividade de Sousa Vasconcelos e viveram na casa de Vilar, fregª de S.Miguel de Gemeos.
António Gonçalves Monteiro era filho de António Gonçalves de Moura e de sua mulher Maria Rita Lopes Monteiro
Em 1895 Ana Henriqueta, já viuva assina uma escritura de paga dizendo-se senhora da casa da Crujeira, fregª de S.Miguel de Gemeos.
Foram seus filhos, todos baptizados na fregª de S.Miguel de Gemeos, excepto a fª mais velha:
1 - Ana Joaquina n. a 24-11-1854 na casa de Paços e b. em S.Fins do Torno.
2 - Antonio n. 1-1-1857
3 - Francisco n. 23-6-1858
4 - Custodio n. 25-4-1860
5 - Emilia n. 10-3-1863
6 - Joaquim b. 17-8-1865
7 - Joaquina das Dores b. 7-7-1867

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220487 | CAPICUA | 05 fev 2009 18:48 | Em resposta a: #220479

Caro Al.Cunha
Sou trineta de António Gonçalves Monteiro e Ana Henriqueta Sousa Vasconcelos, bisneta de Antonio Maria Gonçalves Monteiro, senhor da Casa de Vilar, de sua mulher Maria das Dores Coelho de Moura, da Casa da Vinha (Britelo-Celorico de Basto), neta de Ana Henriqueta Gonçalves Monteiro Magalhães Costa.
Os tios de quem nada sei, são irmãos de minha avó materna, também Ana Henriqueta, e que foram para o Brasil tendo constituido lá família.
Sei que o António Camilo casou com Olinda (..?..)e teve pelo menos três filhos:Sérgio, Zilda e Osvaldo e terá falecido em 1972.
Do tio António Augusto apenas tenho indicação que terá falecido em 1976 e o António Emílio em 1966.
Já agora agradeço que me informe se tem ascendências dos meus trisavós, pois não tenho mais nada para além deles.
Cumprimentos
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220488 | Al.Cunha | 05 fev 2009 19:07 | Em resposta a: #220487

Prezada Ana Montez de Moura

Tenho as seguintes notas sobre António, filho de António Gonçalves Monteiro e de sua mulher Ana Henriqueta de Sousa Vasconcelos.

Antonio Maria Gonçalves Monteiro que numa escriptura de 1884 diz, solteiro, maior, proprietario no lugar de Vilar, fregª de S.Miguel de Gemeos.

Parece ter sido o dono da casa de Vilar e teve as filhas:
Adozinda
Mimi casada com Casimiro de Moura moradores em Friande, Felgueiras. S.G.
Beatriz, que teria tido uma filha.
Ana

Será este o seu bisavô António Maria Gonçalves Monteiro?

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220492 | CAPICUA | 05 fev 2009 19:40 | Em resposta a: #220488

Caro Al.Cunha
Trata-se efectivamente do meu bisavô, embora esses dados não estejam muito correctos.
António Maria (filho de António e Ana Henriqueta) casou com Maria das Dores Coelho de Moura e teve osintes filhos:
Ana Gracinda-solteira
Antonio Emílio- Brsail
Ana Adozinda-solteira
Antonio Custódio casado com Dina Augusta Ferreira
Delfina Ana-solteira
Ana Maria- a tia Mimi casada com Casimiro Alves Moura Teixeira da Casa de Fundevila-Jazente de Felgueiras ( sem descendência)
António Agusto-Brasil
Beatriz-Solteira e sem filhos
António Camilo-Brasil
António Maria, casado com Maria Angelina Gonçalves Maçorra (Casa dos Mosqueiros)
Ana Henriqueta, casada com Manuel de Magahães Alves Costa.
Estes últimos são meus Avós maternos
Se tiver mais dados, agradeço. Como pode verificar toda a linha masculina tem António no mome e a feminina Ana, tradição que ainda mantemos, havendo pelo menos uma Ana e um António em cada geração, como é o meu caso e que já transmiti a uma filha.
Cumprimentos
Ana Montez de Moura
A

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220494 | Al.Cunha | 05 fev 2009 19:54 | Em resposta a: #220492

Prezada Ana Montez Moura

Somos parentes porque seus trisavós António e Ana Henriqueta são meus bisavós. Sou neto da Emilia da Conceição, irmã do seu bisavô

Se me der o seu contacto poderei enviar-lhe todos os dados que tenho e falarmos sobre o assunto.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#220497 | CAPICUA | 05 fev 2009 20:15 | Em resposta a: #220494

Caro Al. Cunha,

Fico muito satisfeita por encontrar parentes desta forma tão inesperada. Além disso, embora origináriamente a família fosse muito numerosa, é agora muito reduzida.
Estou a reunir alguns elementos de uns rascunhos que herdei da minha avó Ana Henriqueta e encontro uma indicação de uma Emília que casou com José Freire da Silva Neto e que Foram pais de Carolina, Henriqueta e António. Será deste ramo? Ás vezes é complicado pois os nomes repetem-se muito.
Deixo o meu contacto anapontomontezpontomouraarrobahotmailpontocom.
Eu moro no Porto embora ainda tenha casa em S.Miguel de Gémeos. Através do mail poderei dar-lhe mais contactos para falarmos sobre a nossa família.
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

Família Gonçalves Monteiro no Brasil

#389863 | pcmonteiro | 08 mar 2018 04:37 | Em resposta a: #220470

Ola, sei que o tópico ja foi criado há muito tempo, mas se tratando de um assunto comum, gostaria de saber se tem algum registro de Francisco Gonçalves Monteiro casado com Maria Candida Lima.

Agradeço a atenção,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 14:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen