Registos de italianos na Igreja do Loreto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#221054 | isabel71 | 12 fev 2009 17:46

Caros Confrades:

Venho partilhar uma informação que é muito importante para quem tenha ascendencia italiana. Na Igreja do Loreto em Lisboa, estão os registos paroquiais de todos os descendentes de italianos nascidos em Lisboa no periodo compreendido entre 1747 e 1920 (não tenho bem certeza desta última data). De facto a população de ascendencia italiana em Lisboa era tão grande que fundaram uma paróquia italiana no centro da cidade de Lisboa. No registo de baptismo do meu 5ºavô aparece "baptizado na igreja do Loreto da nação italiana desta cidade de Lisboa". Estes italianos eram na sua maioria mercadores de Veneza e Génova, mas também eram provenientes de outras regiões do norte de Itália. Deparei com apelidos como Ferrari, Brandi, Sollari entre muitos outros.A visualização dos livros tem que ser marcada com antecedência com o padre da paróquia, que ainda é de nacionalidade italiana.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#221062 | João Borges | 12 fev 2009 18:24 | Em resposta a: #221054

cara Isabel

Por acaso deparou com o apelido Camossa?

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#221063 | isabel71 | 12 fev 2009 18:37 | Em resposta a: #221062

Caro João Borges:

Os nomes com que deparei foram tantos que não me lembro de todos os apelidos. Ficaram-me na memória aqueles que mais vezes foram referidos. Não lhe posso confirmar se esse apelido se encontra ou não nos registos. Mas posso afirmar que se esse seu ascendente nasceu em Lisboa, o seu registo está quase de certeza nesta igreja.

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#221066 | tiagova | 12 fev 2009 18:48 | Em resposta a: #221063

Cara Isabel,

Por acaso já lá estive à procura de Talones e Bergantis (Bergantes, Bergantes, etc.) e pude constatar o que relata.

1 abraço,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#221068 | João Borges | 12 fev 2009 18:56 | Em resposta a: #221063

cara Isabel

Obrigado.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#241550 | Ricardo73 | 09 out 2009 20:10 | Em resposta a: #221054

Cara Isabel,

Por acaso não sabe se estes registos tambem se encontram microfilmados na Torre do Tombo ou se só mesmo na Igreja do Loreto? Procuro informacões sobre Michele Mazziotti (cantor de opera que veio para lisboa nos finais de 1700) casado com Teresa ? (nao sei se ja era casado ou se casou em Portugal) com pelo menos uma filha, Francisca Rita Mazziotti.

Obrigado,
Com os melhores cumprimentos
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#241555 | isabel71 | 09 out 2009 21:19 | Em resposta a: #241550

Caro Ricardo:

Foi na Torre do Tombo que me deram a indicação de existirem os livros paroquiais na Igreja do Loreto. Este livros são desta igreja, considerada "nação" italiana, e abrangem um largo periodo temporal. Pode consultá-los com prévia marcação com o pároco que preside a esta igreja, e que é extremamente amável. Espero que encontre o que procura, pois eu consegui descobrir os meus ancestrais que já me levaram a Veneza. Boa sorte.

Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#241581 | mqs | 10 out 2009 01:46 | Em resposta a: #241555

Cara Isabel,

Após ter visto este tópico, fiquei com esperança de encontrar alguns registos.
Refiro-me à família Ravazzini, (Ana Myre Ravazzini, filha de José Ernesto Ravazzini, casado com Maria Myre (filha de Jean Myre) e seu pai António Cesar Ravazzini, não sei se lhe terá ficado na memória. Refiro-me a datas entre 1820 e 1890.
Aproveito para lhe perguntar se terá por ventura, um número de contacto e o nome do pároco desta igreja.
Fico-lhe grato desde já!
Boas pesquisas!

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#241593 | Luís Neves | 10 out 2009 10:26 | Em resposta a: #241581

Caros confrades:
Tenho uma vaga ideia de ter lido algures que a história da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, no Chiado, como Igreja dos Italianos é bem mais antiga e data da vinda para Portugal no reinado de D. Dinis ou D. Afonso IV de Manuel Pessanha, genovês, que não vei desacompanhado, e se instalou com as suas gentes naquela zona da cidade, Também profundamente remodelada após o terramoto de 1755, tendo ele construído o seu paço no local, então dito da Pedreira, onde hoje se ergue o Convento do Carmo.
Cumprimentos,

Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#241601 | isabel71 | 10 out 2009 11:58 | Em resposta a: #241581

Caro Miguel:

Não me lembro de nenhum nome em especial, pois como deve compreender a ansia de descobrir o meu era tanta que não prestei muita atenção aos outros. No entanto se o seu familiar nasceu em Lisboa e era descendente de italianos, tem grande possibilidade de encontrar na Igreja do Loreto o seu registo. Deixo aqui os contactos que tenho da Igreja :

Igreja Italiana do Loreto
R Misericórdia 2,3º-H
1200-273 LISBOA
Telefone:213 258 800
Fax: 213 423 655
mail: igreja@loretolisboa.org

Espero que descubra o que procura. Boa sorte.
Cumprimentos,
isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#241607 | IsabelFont | 10 out 2009 13:02 | Em resposta a: #221054

Boa tarde,

Só agora vi este tópico e estou-lhe extremamente grata por partilhar esta informação.
Tenho um assento de baptismo que refere "baptizado na Igreja de Nª Sraª do Loreto da Naçam Italiana" e nunca supuz que fosse em Lisboa.

Será que por acaso, no meio das suas consultas, não se lembra deste apelido - Loforte?
Marcelino Antonio Loforte, deverá ter nascido por volta de 1773 e foi aí baptizado, filho de Epifânio Loforte e de Anna Sestini.

Se por acaso souber de algo que me possa ajudar, uma vez que me é difícil aí deslocar, agradeço a sua atenção.

Cumprimentos e mais uma vez obrigada pela sua partilha de informação.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#241618 | isabel71 | 10 out 2009 14:25 | Em resposta a: #241607

Cara Maria Isabel:

Como disse numa resposta anterior, quando fiz as minhas pesquisas estava tão entusiasmada na procura do meu antepassado que não prestei grande atenção aos nomes de familia que me íam aparecendo. Não posso por isso dizer se o apelido que procura lá está. No entanto se tem a referência de "baptizado na Igreja de Nª Sraª do Loreto da Naçam Italiana", tal como tinha o meu antepassado, é quase certo que o seu registo está lá. Deixei os contactos da Igreja numa resposta anterior, que pode também encontrar na internet. Espero que encontre o que procura. Boa sorte.
Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#241645 | mqs | 10 out 2009 19:45 | Em resposta a: #241601

Cara Isabel,

Muito obrigado mais uma vez, por ter partilhado esta informação com todos e pela sua resposta tão pronta.
Logo que me for possível tentarei então descobrir estes assentos para poder continuar também com este lado da família.

Com os melhores cumprimentos e os desejos de óptimas pesquisas,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245749 | ILencastre | 08 dez 2009 14:50 | Em resposta a: #241618

Caríssimos confrades,
Sei que será lançado muito em breve um livro sobre os italianos em Portugal.
A autora, uma senhora do Porto, desenvolveu um trabalho exaustivo sobre o tema.
No caso de alguém necessitar de uma ou outra resposta, penso que não se importará de facultar o seu e-mail.
Cumprimentos,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245750 | aeiou2 | 08 dez 2009 14:59 | Em resposta a: #245749

Olá, Estou interessada no livro e fazer perguntas sobre os Montano, Mora, ambas as famílias de Genova.O meu contacto mjoomatnetcabopontopt
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245811 | tgil | 10 dez 2009 00:03 | Em resposta a: #245749

Cara Maria Isabel
Gostaria de ter mais alguma informação do livro que refere sobre italianos em Portugal, quando sairá, e como obter. pois descendo da família Brandi, vinda de Genova. e gostaria de saber se tem algum elemento sobre essa familia.
Qual o contacto da autora?
Irei logo que possa, consultar os arquivos da Igreja do Loreto em Lisboa.
Cumprimentos

Tgil

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#245819 | Saba | 10 dez 2009 08:21 | Em resposta a: #221054

Tambem ha varios descendentes de Italianos baptizados em Carnaxide no inicio do seculo 19.

-Luis Ramis

Resposta

Link directo:

Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245854 | antikualhas | 10 dez 2009 22:10 | Em resposta a: #245750

Maria,
As famílias Montano e Mora, existem de facto nos registos da Igreja do Loreto (muitos da família Mora). No fim-de-semana, mando-lhe os dados que tenho e as referências, para solicitar à Igreja do Loreto.
A.R.

Resposta

Link directo:

Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245855 | antikualhas | 10 dez 2009 22:14 | Em resposta a: #245811

Tgil,
Conforme resposta de há pouco à Maria, confirmo a existência de informações sobre a família Brandi, nos registos da Igreja do Loreto. No fim-de-semana, mando-lhe os dados que tenho e as referências, para solicitar à Igreja do Loreto.
A.R.

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245861 | aeiou2 | 11 dez 2009 08:42 | Em resposta a: #245854

Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#245998 | tgil | 14 dez 2009 19:23 | Em resposta a: #245855

Cara Antikualhas
Agradeço imenso que me envie os elementos de que dispôe sobre os Brandi. O meu email é tgil@iol.pt, será mais facil enviar para o email. mas gostaria tambem de saber dados sobre o livro que vai sair sobre italianos em Portugal.
Muito obrigada
Tgil

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelidos Amatucci Baldi e Fontana

#246001 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 19:48 | Em resposta a: #245855

Só para que conste, da autora do referido trabalho, já recebi várias achegas muito interessantes. Deixo aqui o meu público agradecimento. Estou ansioso por consultar essa obra.
E já agora, para o caso se também haver alguém interessado, tenho especial interesse nos apelidos
- Amatucci
- Baldi
- Fontana
Sobre todos eles, lancei tópicos neste fórum.
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#246115 | tgil | 16 dez 2009 23:50 | Em resposta a: #245855

A.R.
Cara Antikualhas
Não recebi os elementos que me disse pretender enviar.Seria uma optima prenda de Natal!
Muito lhe agradeço que me envie para este forum ou para tgil@iol.pt.
Grata
Tgil

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#248558 | aeiou2 | 27 jan 2010 11:37 | Em resposta a: #245854

Cara Arnaldina,

Já enviei uma mensagem a agradecer a listinha.Muito obrigada
Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#248682 | Pedro Figueiredo | 28 jan 2010 18:01 | Em resposta a: #221054

Olá Me chamo Pedro e gostaria de saber se vocês possuem algumas infomações sobre as familias, Damiano, Casarini Urbani, Cafazzo. Se alguem tiver qualquer nome de principio seria muito ultil qualquer informação, no momento sou do Brasil e não consigo tantas informações,
Grato
Pedro H. M. Figueiredo

Resposta

Link directo:

Livro

#248687 | isabel71 | 28 jan 2010 18:31 | Em resposta a: #245749

Carissima Confrade:

Eu estou muito interessada no livro que referiu. Tenho familiares italianos de sobrenome Barbieri e Dragazzi.Destes últimos encontrei na Igreja do Loreto dois registos, mas não tive tempo para ver mais. Gostaria de saber como adquirir o livro. quando ele sair.Desde já agradeço a disponibilidade.
Cumprimentos,
Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Livro

#248709 | antikualhas | 28 jan 2010 20:09 | Em resposta a: #248687

Cara Isabel Ferreira,
envie-me p.f. o seu e-mail p/ lhe poder dar as informações que encontrar, como fiz c/ a Maria e o tgil.
O livro só sairá em Maio.
A.R.

Resposta

Link directo:

RE: Livro

#248741 | isabel71 | 29 jan 2010 01:00 | Em resposta a: #248709

Muito obrigada pela sua disponibilidade. O meu mail é isabel71ferreira@gmail.com.
Cumprimentos,
Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#248742 | biblos | 29 jan 2010 02:19 | Em resposta a: #245855

Boa noite,

Procuro dados relativos à família de Benedito Pedro Vandel/Vandal, que casou um filha de seu nome Maria Libânia da Natividade em 1748, na freguesia de Santo Estêvão, Lisboa. Não consegui encontrar outros registos relevantes nessa freguesia. No assento de casamento que refiro, diz-se que a noiva havia sido baptizada na freguesia de São Julião. No entanto, dado o terramoto, não existem assentos de São Julião de inícios do século XVIII. Pelo nome do seu pai, parece-me que haverá uma ascendência italiana. Talvez o apelido seja mesmo Vandeli e não Vandel ou Vandal, como surge escrito. Tenho esperança que essa família tenha deixada rasto na freguesia do Loreto.

Obrigado por qualquer informação,
João

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#249176 | MJNFVC | 04 fev 2010 15:12 | Em resposta a: #241550

O cantor de ópera italiano Loreto Franchi casou 2ª vez a 16.12.1789 na Ajuda, Lisboa, c/ Jacinta MAZZIOTI, n. em Stª Maria do Porto da Saúde, La Valleta, Malta, irmã de Francisca Rita Mazziotti (ver: família O'Neill) e, portanto, fª de Michele Mazziotti, também cantor de ópera e italiano, e de s. m. Teresa. Deste casamento terá havido geração.

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#249234 | Francisco Queiroz | 05 fev 2010 09:52 | Em resposta a: #248742

Será Vandelli, do célebre Domingos Vandelli?
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#249581 | Ricardo73 | 09 fev 2010 17:58 | Em resposta a: #249176

Muito obrigado por partilhar esta informacao.

Foi uma ajuda enorme, porque nao tinha ainda conseguido encontrar o registo de baptismo de Francisca Rita Mazziotti, so de casamento com Joao da Costa Cordeiro, agora presumo que Francisca Rita Mazziotti tenha tambem nascido em La Valletta, Malta.

Num outro topico deste forum refere que Michele Mazziotti era natural de Apulia (Regiao de Puglia, correcto?) Reino de Napoles. Pergunto-lhe se esta informacao a conseguiu atraves do registo de casamento de Jacinta Mazziotti com Loreto Franchi? E por acaso nao tem imformacao sobre a descendencia de Jacinta e Lorento Franchi?

Mais uma vez obrigado
Ricardo Baptista Fernandes

ps. peco desculpa pela falta de acentos e gralhas mas o meu teclado nao e portugues e nao tenho acentos.

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#249612 | MJNFVC | 10 fev 2010 00:48 | Em resposta a: #249581

As seguintes obras referem Michele Mazziotti, sendo que a última confirma a sua naturalidade:

BRITO, Manuel Carlos, Opera in Portugal in the Eighteenth Century, Cambridge 1989, p. 36.
SARTORI, Claudio, I Libretti Italiani a Stampa dalle Origine al 1800, Cuneo 1994, v. 7.
BOZZI, Detty, Musicisti Nati in Puglia ed Emigrazione Musicale tra Seicento e Settecento: Atti del Convegno Internaz. di Studi, Lecce, 6 - 8 dic. 1985, Roma 1988, pp. 71 e 109.

Ainda não localizei descendentes de Loreto Franchi e de Jacinta Mazziotti, mas se e quando o conseguir, informarei.

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - livro

#249655 | yoleker | 10 fev 2010 23:15 | Em resposta a: #245855

Gostaria de obter informações se consta no livro informações sobre a familia Fuschini e como obte-lo.
Att.
Yolanda

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#250237 | Ricardo73 | 20 fev 2010 23:23 | Em resposta a: #249612

Muito obrigado pela informacao acima e peco desculpa pela tardia resposta.

Entrei em contacto com a Prof. Luisa Cosi (co autora do livro Musicisti Nati in Puglia que me indicou) da Universidade de Salento que me confirmou a naturalidade de Michele Mazziotti e que me deu o contacto de um outro Professor da Universidade de Malta, Prof. Simon Mercieca. Michele Mazziotti (Taranto, Puglia) casou-se com Theresa Grech em Porto Salvo (Sta. Maria de), La Valletta, Malta a 15 de Junho 1763.

Mais uma vez obrigado.
Com os melhores cumprimentos
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Livro

#250245 | IsabelFont | 21 fev 2010 01:45 | Em resposta a: #248709

Cara confrade
A. R. (Antikualhas ?)

Como poderá ver num post atrás neste tópico, estou interessada em obter informações sobre as famílias Fornasini e Loforte.
Já tentei telefonar para a Igreja, já tentei escrever um e-mail, mas parece-me que só indo lá, o que na altura não me é possível.

Será que neste precioso livro se encontram informações sobre estas famílias?

1ª Carlo Antonio Fornasini, era bolonhês, e não sei se por causa da guerra imigrou para Portugal e depois para Moçambique, mais propriamente Inhambane. tentei encontrar informações sobre o passaporte dele, mas não consegui!

2ª Marcelino António Loforte, casou em 4 Aug 1798 com Antonia Iria ou Guilhermina Vitaliana na Ermida de Nª Srª da Ajuda e Santos Fiéis de Deus "sitta no districto da Freguesia de N.Srª das Mercês", em Lisboa; gostava de ter o seu assento de baptismo que deve ter sido efectuado na Igreja de Nossa Senhora do Loreto da Nação Italiana, em Lisboa, por volta de 1773 ???
e de sua mulher que tb. deve lá ter o seu assento de baptismo, suponho eu!

Bem, depois para trás vai ser muito mais difícil, mas tenho curiosidade porque são família colateral do meu marido.

Se me puder ajudar, agradeço
Cumprimentos
Maria Isabel

NOTA: Se tiver algo que me possa enviar, pode pedir o meu e-mail ao moderador deste fórum, por favor.

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#250269 | MJNFVC | 21 fev 2010 17:08 | Em resposta a: #250237

Agradeço a utilíssima informação sobre o casamento de Michele Mazziotti com Teresa Grech.

Grech é um apelido maltês. Talvez valesse a pena consultar o site www.maltagenealogy.com.

Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Livro sobre italianos

#251167 | IsabelFont | 08 mar 2010 00:17 | Em resposta a: #248709

Cara confrade
A. R. (Antikualhas ?)

Renovo o pedido efectuado em 21-02-2010 á noite.

Como poderá ver num post atrás neste tópico, estou interessada em obter informações sobre as famílias Fornasini e Loforte.
Já tentei telefonar para a Igreja, já tentei escrever um e-mail, mas parece-me que só indo lá, o que na altura não me é possível.

Será que neste precioso livro se encontram informações sobre estas famílias?

1ª Carlo Antonio Fornasini, era bolonhês, e não sei se por causa da guerra imigrou para Portugal e depois para Moçambique, mais propriamente Inhambane. tentei encontrar informações sobre o passaporte dele, mas não consegui!

2ª Marcelino António Loforte, casou em 4 Aug 1798 com Antonia Iria ou Guilhermina Vitaliana na Ermida de Nª Srª da Ajuda e Santos Fiéis de Deus "sitta no districto da Freguesia de N.Srª das Mercês", em Lisboa; gostava de ter o seu assento de baptismo que deve ter sido efectuado na Igreja de Nossa Senhora do Loreto da Nação Italiana, em Lisboa, por volta de 1773 ???
e de sua mulher que tb. deve lá ter o seu assento de baptismo, suponho eu!

Bem, depois para trás vai ser muito mais difícil, mas tenho curiosidade porque são família colateral do meu marido.

Se me puder ajudar, agradeço
Cumprimentos
Maria Isabel

NOTA: Se tiver algo que me possa enviar, o meu e-mail é isafontoura arroba sapo ponto pt.

Resposta

Link directo:

RE: Dado que o Livro ainda não deu á estampa

#252182 | IsabelFont | 25 mar 2010 13:30 | Em resposta a: #248709

Cara confreira
A. R. (Antikualhas)

Renovo o pedido efectuado em 21-02-2010 á noite.

Como poderá ver num post atrás neste tópico, estou interessada em obter informações sobre as famílias Fornasini e Loforte.
Já tentei telefonar para a Igreja, já tentei escrever um e-mail, mas parece-me que só indo lá, o que na altura não me é possível.

Será que neste precioso livro se encontram informações sobre estas famílias?

1ª Carlo Antonio Fornasini, era bolonhês, e não sei se por causa da guerra imigrou para Portugal e depois para Moçambique, mais propriamente Inhambane. tentei encontrar informações sobre o passaporte dele, mas não consegui!

2ª Marcelino António Loforte, casou em 4 Aug 1798 com Antonia Iria ou Guilhermina Vitaliana na Ermida de Nª Srª da Ajuda e Santos Fiéis de Deus "sitta no districto da Freguesia de N.Srª das Mercês", em Lisboa; gostava de ter o seu assento de baptismo que deve ter sido efectuado na Igreja de Nossa Senhora do Loreto da Nação Italiana, em Lisboa, por volta de 1773 ???
e de sua mulher que tb. deve lá ter o seu assento de baptismo, suponho eu!

Bem, depois para trás vai ser muito mais difícil, mas tenho curiosidade porque são família colateral do meu marido.

Se me puder ajudar, agradeço
Cumprimentos
Maria Isabel

NOTA: Se tiver algo que me possa enviar, o meu e-mail é isafontoura arroba sapo ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: apelidos Amatucci Baldi Fontana e Chiari

#253740 | Francisco Queiroz | 26 abr 2010 13:26 | Em resposta a: #246001

Rectifico, para o caso de haver algum confrade interessado em troca de dados, tenho especial interesse nos apelidos
- Amatucci
- Baldi
- Fontana
- Chiari
Cumprimentos
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: apelidos Amatucci Baldi Fontana e Chiari

#254128 | avalle | 03 mai 2010 16:06 | Em resposta a: #253740

Olá,

Será que terei sorte? Tenho um antepassado materno (meu Trisavô) italiano de nome, ANTONIONE SERENO, que fixou residência em Lamego e sei por informação passada através de gerações, que era Engenheiro e esteve directamente ligado na construção da primeira ponte da Régua.

Passando depois a residir em PROVEZENDE (hoje PROVESENDE), aldeia situada entre Pinhão e Sabrosa.

Gostaria muito de saber como poderei saber a ascendência desse meio Avô.

Melhores cumprimentos,

Ana Paula Vilela do Vale Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#258108 | mqs | 07 jul 2010 00:40 | Em resposta a: #241601

Cara Isabel,

já era para lhe ter respondido antes, mas foi passando...

Quero, mais uma vez, lhe agradecer a sua ajuda, pois com ela, lá consegui encontrar o registo de baptismo do meu trisavô, José Ernesto Ravazzini, que me permitiu saber onde continuar a pesquisa desta família italiana. Consegui mais umas gerações para trás, mais uma familia italiana, Osti, e informação que me vai obrigar a ir a itália, pois os meus tetra e pentavós, são naturais de Bolonha, São Pedro. A não ser que entretanto descubra uma forma de pesquisa, sem ter que lá ir...

Muito obrigado!!!

Óptimas pesquisas para si!

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#258133 | isabel71 | 07 jul 2010 13:57 | Em resposta a: #258108

Caro Miguel!

Fiquei muito contente em saber que descobriu mais dados sobre a sua ascendencia italiana. A minha pesquisa levou-me a Modena, que é perto de Bolonha, e a Veneza. Digo-lhe desde já que os registos em Itália estão na sua maioria nas paróquias e poucos nos Arquivos. Em Modena consegui um registo de baptismo do meu trisavô após ter ir à Igreja Paroquial falar com o padre; em Veneza tive a sorte de haver Arquivo da Diocese. No entanto advirto-o de que muitos arquivos só estão abertos da parte de manhã. Espero que consiga prosseguir nas suas pesquisas.
Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - livro sobre italianos em Portugal

#265720 | tgil | 22 nov 2010 18:54 | Em resposta a: #245749

Alguém me sabe dar informação sobre a publicação do livro sobre italianos em Portugal? Será que já foi publicado? Onde se poderá obter'
Grata
Tgil

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#265724 | João Borges | 22 nov 2010 19:19 | Em resposta a: #245749

cara Maria Isabel

Poderia ter a gentileza de me fornecer os dados da autora que refere?

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#265782 | Filgueira | 24 nov 2010 14:18 | Em resposta a: #241601

Cara Isabel,

Tenho imenso interesse no registro de batismo do meu ancestral Carlos Cesar Francisco Burlamaqui, nascido em 1775, na freguesia de Nossa Senhora do Loreto, Lisboa. Carlos era filho do italiano Ippolito Burlamacchi.Tentei uma comunicação utilizando o e-mail disponibilizado por você mas acho que falta alguma coisa ou o endereço não é mais válido.Gostaria de saber se você tem algum outro e-mail da Igreja ou correção a fazer.Uma questão:os bapisados nessa igreja, vinculada diretamente a Roma, eram considerados italianos ou portugueses?

Abraços,

Prof. Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#265787 | isabel71 | 24 nov 2010 15:53 | Em resposta a: #265782

Caro Prof. Marcos Filgueira,

Não tenho outro email da Igreja a não ser aquele que aqui deixei. Já tentou contactar via telefone? Pelo que sei eles não realizam pesquisas a pedido e apenas cedem os livros para pesquisas a quem lá se deslocar. Os baptizados realizados na Igreja do Loreto, são considerados italianos, pois estão sob o jugo da igreja italiana que é considerada como fazendo parte da nação Italiana. Ainda agora os padres desta igreja são na sua maioria italianos!

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#265790 | Filgueira | 24 nov 2010 16:53 | Em resposta a: #265787

Cara Isabel,

Agradeço a rápida resposta. Vou tentar o contato telefonico. Muito obrigado.

Prof. Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#265792 | isabel71 | 24 nov 2010 17:43 | Em resposta a: #245749

Cara Maria Isabel

Gostaria de obter informações acerca do livro que menciona, pois sou descendente de italianos. Como posso ter acesso este livro?
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#271549 | LSV | 01 mar 2011 00:53 | Em resposta a: #265790

Caro Prof. Marcos Filgueira
Conseguiu entretanto algum endereçode email da igreja do Loreto?
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#271573 | aeiou2 | 01 mar 2011 15:19 | Em resposta a: #271549

Tente este nº de telefone 21 342 36 55

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#271598 | LSV | 01 mar 2011 19:57 | Em resposta a: #271573

Muito obrigado Maria
Tenho estado a tentar mas sem sucesso. Vamos a ver se consigo o contacto.
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#271731 | isabel71 | 03 mar 2011 22:14 | Em resposta a: #271549

Caro Luis Soveral Varella:

Deixo aqui os contactos que tenha da Igreja do Loreto, onde já fiz as minhas pesquisas genealógicas.

Igreja Italiana do Loreto
R Misericórdia 2,3º-H
1200-273 LISBOA
Telefone:213 258 800
Fax: 213 423 655
mail: igreja@loretolisboa.org

Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto - Michele (Miguel) Mazziotti

#271743 | LSV | 04 mar 2011 02:05 | Em resposta a: #271731

Isabel
Muito obrigado. Resolvi resolver (passando a redundância) o assunto de vez, e saí aqui do Alentejo bem cedinho direito à igreja do Loreto. Não podia ter sido melhor recebido. Fiz já a pesquisa que pretendia, que se revelou aliás bem frutífera. É efectivamente um manancial de informação e "thanks God" está simpaticamente disponível para consulta.
Uma vez mais muito obrigado
Luís

Resposta

Link directo:

Livro

#272692 | antikualhas | 17 mar 2011 10:27 | Em resposta a: #248687

Bom dia,
ainda que atrasada, um ano, regresso agora ao forum e verifiquei ter-me esquecido de actualizar o meu contacto de e-mail...feitas as rectificações, esclareço que o referido livrinho ainda não foi lançado. Espero que ainda este ano, veja a luz do dia, provavelmente entre Set/Out.
De qualquer forma, caso possa ajudar, responderei a algumas questões.
Att.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Livro

#272712 | isabel71 | 17 mar 2011 16:25 | Em resposta a: #272692

Boa tarde,

A noticia que nos dá é excelente!No entanto e como sou descendente de italianos (por dois ramos diferentes) gostaria de saber se é possivel dar-me algumas informações.O meu mail é isabel71ferreira@gmail.com
Grata pela sua disponibilidade,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#272727 | Jorge Resende | 17 mar 2011 18:45 | Em resposta a: #265792

O avô paterno do meu pai surgiu em Coimbra vindo de Itália, mais propriamente de Lauria,Nápoles, e solicito a seguinte informação: existe algum registo de italianos entrados em Coimbra? O referido nasceu em Lauria, em 1855 e faleceu em S. Martinho do Bispo em 1919, tendo sido pai, em Coimbra, em 1880, data da sua chegada a Coimbra. Agradeço a atenção. Jorge Resende. A igreja do Loreto é em Lisboa?

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#272728 | isabel71 | 17 mar 2011 18:48 | Em resposta a: #272727

Caro Jorge

A Igreja do Loreto é de facto em Lisboa. Quanto à sua pergunta sobre a entrada de italianos em Coimbra não lhe sei responder, mas penso que a sua entrada terá que ter sido obrigatoriamente pelo Porto ou por Lisboa.
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mazziotti

#272733 | antikualhas | 17 mar 2011 19:26 | Em resposta a: #272712

Isabel,
os "seus" Mazziotti já seguiram.
Att.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#272734 | Jorge Resende | 17 mar 2011 19:52 | Em resposta a: #272728

Agradeço a sua rápida resposta. Pelo que li em mensagens anteriores, só pessoalmente se pode consultar os registos, isto no que diz respeito a Lisboa e no Porto? Parece-me mais evidente a entrada dele por ali... Como habito na Madeira, nada feito... Obrigado pela sua atenção, D. Isabel. Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - apelido LOFORTE

#272737 | isabel71 | 17 mar 2011 20:03 | Em resposta a: #272734

Caro Jorge,

De facto para consultar os livros na Igreja do Loreto só indo lá!
Em relação ao Porto, pode tentar ver os livros que existem no Arquivo Distrital do Porto, onde foram realizados os registos de entrada dos barcos. Existem registos de passaportes on-line desde 1834, mas não sei se lhe interessam. Se quiser vá ao site do Arquivo Distrital do Porto (www.adporto.pt) e na pesquisa avançada coloque na referência
PT/ADPRT/AC/GCPRT/J-E. Não se esqueça de seleccionar "pesquisar apenas documentos com imagens".
Boa sorte,

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#295806 | Elsa Lopes | 27 jan 2012 15:12 | Em resposta a: #221054

Boa tarde,

Apesar do tópico estar parado há algum tempo venho tentar a minha sorte. Apesar de tenatr ir cosnultar os arquivos na Igreja do Loreto assimq ue tiver disponibilidade (não sei se poderá ser em qualquer dia da semana e a horas específicas) gostaria de saber se alguém do forum me pode ajudar.

O trisavó da minha mãe era de origem italiana (penso que de Génova) foi baptizado na Igrja do Loreto em finais do sec XVIII, princípios do séc. XIX. O nome dela era Schanfanelli (não sei se se escreve assim) e sei que o apelido foi alterado para dos Santos, por isso presumo que o apelido italiano fosse di Sancti ou de Santi.

Será que alguém do forum nas suas pesquisa já se deparou com este nomes?

Muito obrigada desde já por quaqluer resposta.

Elsa Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#295816 | Elsa Lopes | 27 jan 2012 17:33 | Em resposta a: #295806

Após fazer pesquisa na net fiquei na dúvida se será o apelido cianfanelli e por qualquer motivo ao longo do tempo se tenha tornado dos Santos.

Se por acaso alguém tiver visto este nome nas suas pesquisas, agradeço.

Sei que ele se tornou médico e exerceu na zona de Abrantes no princípio do séx. XIX e que teve dois casamentos.

Muito obrigada,

Elsa Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#295819 | isabel71 | 27 jan 2012 17:56 | Em resposta a: #295806

Cara Elsa,

Para pesquisar os livros paroquiais na Igreja do Loreto o melhor é telefonar para lá e combinar com o padre o melhor dia e hora para o fazer. Caso contrário pode vir embora sem poder consultar os livros.
Relativamente ao nome, não lhe posso garantir, mas penso ter passado pelo nome Santi durante as minhas pesquisas.
Espero que tenha sucesso nas suas pesquisas.
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#296351 | behappy | 03 fev 2012 13:44 | Em resposta a: #221054

Caros confrades

Agradeço informação de, se nas vossas pesquisas, alguém tem qualquer memória do apelido GRIZI.

Cordialmente Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#305415 | tbonny | 09 mai 2012 11:35 | Em resposta a: #296351

Bom dia.

Julgo que este tópico poderá auxiliar-me bastante nas minhas buscas.

O meu tetravô, Francisco de Salles Bony (ou de Paula Bony), foi baptizado na Igreja do Loreto. Encontrei também na net, informações sobre a família Boni, natural de Roma. Ainda não sei se estão ou não relacionadas.

Será que a autora do livro sobre os italianos me pode dar alguma dica? O dito livro já está editado, onde encontrá-lo?

Para aqueles que já foram à Igreja do Loreto fazer pesquisa, os livros de baptistmo são extensos? Também tem assentos de casamento? É possível fotografar os registos?

Obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#305433 | aeiou2 | 09 mai 2012 17:31 | Em resposta a: #305415

Caro Tiago,


Para se consultar o acervo da Igreja do Loreto, Lisboa é preciso falar com o Sr Padre nºtelf. 21 342 36 55.

Eu as vezes que lá fui, estive sózinha a consultar os livros de casamentos, baptizados e óbitos.

Cumprimentos


Maria Oom do Vale Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#305434 | aeiou2 | 09 mai 2012 17:37 | Em resposta a: #305415

Aqui fica outro nºde telef pois não sei se o primeiro que indiquei será Fax 213 258 800

Resposta

Link directo:

RE: Livro

#317540 | Xico Cruz | 20 nov 2012 12:20 | Em resposta a: #248709

Caro confrade
O livro chegou a sair? Onde se pode encontrar?
XCruz

Resposta

Link directo:

RE: Livro

#318519 | Xico Cruz | 01 dez 2012 22:19 | Em resposta a: #248709

Caro confrade
Em 20/11/2012, pus no forum a seguinte mensagem:
"O livro chegou a sair? Onde se pode encontrar?"

Em 24, recebi no meu email a informação de tinha respondido, mas quando tentei a ligação recebi a mensagem "Mensagem inexistente ou apagada". Como parece ter havido problemas no sistema, agardecia a amabilidade de responder novamente, se o livro chegou a sair e onde o poderei comprar.
Xico Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - livro sobre italianos em Portugal

#318677 | tgil | 05 dez 2012 11:49 | Em resposta a: #265720

Alguém me sabe dar informação sobre a publicação do livro sobre italianos em Portugal? Será que já foi publicado? Onde se poderá obter'
Grata
Tgil

Resposta

Link directo:

RE: Reg. de italianos na Igreja do Loreto - livro sobre italianos em Portugal

#318750 | fsomr | 07 dez 2012 10:06 | Em resposta a: #318677

gostava de saber se o livro sobre familias italianas já foi publicado.
Tenho ascendência italiana das familias Ferrari, Gneco e Gorenni e gostava de falar com a autora do livro. alguém tem o contacto?
obrigado
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de italianos na Igreja do Loreto

#319046 | mmsb1956 | 12 dez 2012 21:50 | Em resposta a: #221054

Caros Confrades

Desde já agradeço a quem me possa dizer se nas suas pesquisas na Igreja do Loreto se lembra de ter visto algo sobre Nicolao Brusco filho de Giovanni Battista Brusco e de Francesca Jufiata, natural de Génova, freguesia de Caregnano não sei se terá vindo para Portugal-LIsboa, só ou com os pais, o registo paroquial que possuo é do seu casamento com Ana Joaquina em 1766 na Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, freguesia de S. Julião, recebidos na Santa Casa da Misericórdia. Mas com o registo paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, onde residia
Sem mais desde já agradeço

Manuel Bruschy

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#360783 | mizingo | 26 ago 2015 04:35 | Em resposta a: #254128

Prezada Ana Paula, moro no Brasil e minha sogra Marina de Castro Menezes é neta de Antonione Sereno. Recentemente estivemos em Provesende em busca de informações, porquanto seu avô paterno José Maria de Castro é da mesma região. Caso tenha interesse em aprofundarmos essa investigação entre em contato pelo e-mail: barbosa@jcbarbosa.com.br que poderei passar maiores informaçōes. Saudações. José C. Barbosa

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#360786 | fsomr | 26 ago 2015 12:50 | Em resposta a: #221054

gostava de saber se o livro sobre familias italianas já foi publicado.
Tenho ascendência italiana das familias Ferrari, Gneco e Gorenni e gostava de falar com a autora do livro. alguém tem o contacto?
obrigado
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#408317 | vmalmeida | 05 out 2018 12:21 | Em resposta a: #221054

acabo de descobrir que minha ancestral, Joana Perpetua, tinha o sobrenome Ottoni, filha de Silvestre Thomas Ottoni, e foi batizada nessa igreja. Estou penando para conseguir achar algum registro

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#408349 | Ricardo73 | 06 out 2018 10:11 | Em resposta a: #408317

Caro/a,

Tem os seguintes registos de casamento nos arquivos:

Silvestre Tomás Otoni
Lisboa, Sacramento, 31.07.1748, com c. 25 anos
D. Felícia Andreia de Araújo c. 1723

Silvestre Tomás Otone
Lisboa, Lisboa, Sacramento, 06.05.1750, com c. 25 anos
D. Josefa Maria c. 1725

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Baptista Fernandes

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#408425 | vmalmeida | 08 out 2018 13:58 | Em resposta a: #408349

Ricardo, obrigada! Você tem acesso??
No registro de casamento de Joanna Perpetua (ano 1760) diz que ela é batizada em nossa senhora do Loreto, e é filha de Silvestre Thomas Ottoni e de Maria da Conceição. Achei um registro familiar de um descendente do irmão de Joanna, que diz ter Silvestre se casado com Maria da Conceição em 15 de outubro de 1740, mas ele não sabe dizer onde obteve o dado, e não tem documento. Estes registros informados por ti podem ser homonimos. Como conseguistes?
Enfim, estou em beco sem saída. O dado certo que tenho é o de registro de casamento de Joanna, em 01.07.1760, dizendo ser batizada em Loreto, pais Silvestre Thomas Otoni e Maria da Conceição, moradores de santa isabel, Lisboa. Que eu saiba, Silvestre é nascido em Lisboa, filho de Emmanuel Antão Ottoni e Maria Thereza Bisi. Deve ser batizado em Loreto, também.

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#410499 | jcalhau | 15 dez 2018 15:41 | Em resposta a: #408349

Boa tarde, eu procuro a assento de nascimento do meu 4º avô José Carlos Pistachino https://geneall.net/pt/nome/2899223/jose-carlos-pistachino/ . Será que se encontra na Igreja do Loreto? Há alguma perspectiva destes registos serem digitalizados futuramente, tal como se fez com muitos assentos visíveis em tombo.pt ?

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#427927 | almacor | 11 out 2020 21:10 | Em resposta a: #221054

Caros confrades

Meu pentaavô José Pedro Bocardo Rubim, filho de António Rubim e Rosa Cortez Bocardo era de origem italiana. Terá nascido por volta de 1740. De acordo com o pedido de dispensa de banhos existente na Câmara Eclesiástica de Lisboa, era natural de San Nicolá de Aazua, Palermo, Reino de Nápoles. Apesar de todas as buscas, não consigo obter qualquer referência a esta freguesia/paróquia. Por acaso algum dos confrades já ouviu falar desta freguesia?
De referir que uma das testemunhas neste processo é um Lonforte, apelido referido neste tópico.

Desde já os agradecimentos por qualquer ajuda.

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#427932 | vmalmeida | 11 out 2020 23:18 | Em resposta a: #410499

Loreto disponível no tombo.pt
https://tombo.pt/f/lsb58

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#427943 | tbonny | 12 out 2020 11:25 | Em resposta a: #221054

Finalmente os arquivos do Loreto on-line. Obrigado pela informação, já pude aceder a um registo que procurava há muito.

Aproveito para fazer um pedido pouco ortodoxo, mas se alguém com acesso me puder enviar informação de qual o livro associado ao registo abaixo, agradeço muito.

https://nosportugueses.pt/pt/nome/2674241/sebastiano-boni

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#427944 | MJNFVC | 12 out 2020 14:12 | Em resposta a: #427943

Lv 0, Fl 19

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#427953 | tbonny | 12 out 2020 18:25 | Em resposta a: #427944

Agradeço desde já. Mas qual a paróquia?

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#427998 | MJNFVC | 14 out 2020 15:17 | Em resposta a: #427953

Lisboa
Loreto
Livro de registo de casamentos 1809-05-02 – 1952-06-07
Folio 19
29.05.1830

Resposta

Link directo:

Registos de italianos na Igreja do Loreto

#430677 | Elsa Lopes | 25 jan 2021 15:20 | Em resposta a: #221054

Boa tarde,

Com a ajuda dos ilustres membros deste site consegui descobrir o assento de baptismo da Igreja do Loreto de meu trisavô António Maria dos Santos (presumo que tenha assumido Santos por ter nascido no dia 1 de Novembro de 1807). Em todo o caso, através desse assento descobri que o seu pai, Antóni Cianfanelitinha sido baptizado no Bapitstério de S. João Bapista em Florença e daí já cheguei ao avó deste em 1716.

Caso necessitem de pesquisar baptismos em Florença o site é

http://archivio.operaduomo.fi.it/battesimi/elenco_registri.asp?fbclid=IwAR2d1YK2EaoyMVwi06v12oGUcJPsuxNuE_7iEJI0ijC3qfP1unKgAARKal8

Boa sorte nas vossas pesquisas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen