Libânio Pedro de Alcântara Carreira (2)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Libânio Pedro de Alcântara Carreira (2)

#221172 | Aratnacla | 14 fev 2009 00:11

Olá,
Ainda acerca da minha pesquisa, posso informar que "LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA" terá nascido em 1838
, havendo de alguma forma uma associação a um MANUEL JOSÉ PIRES CARREIRA e uma estranha ligação a D. PEDRO IV (I do Brasil). Quem terá sido a mãe? e quem o verdadeiro pai?
De notar que LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA consta da base de dados da
Geneall.pt mas sem mais dados acerca de seus pais.
Mais uma vez grato pela ajuda que me possam eventualmente dispensar.

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221177 | Gilson Nazareth | 14 fev 2009 02:47 | Em resposta a: #221172

Amigo,
Tem a data e local de nascimento de Libânio?
Seria um começo para raciocinarmos,quem foram seus padrinhos,testemunhas dos atos religiosos seus e dos filhos?
Uma antepassada minha,do século XVII, Almeida Sanpaio, carioca,a fui cercando assim até identificaar-lhe o pai. Da mãe,portuguesa,Souza Vahia,não consegui andar.
Isto é, a família que cercou a criança foi a paterna,carioca, a da mãe deveria estar em Portugal e em nada aparece.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221180 | tmacedo | 14 fev 2009 06:58 | Em resposta a: #221172

Caro(a) Aratnacla:

D. Pedro, duque de Bragança e Imperador do Brasil, deixou muita geração de múltiplas mulheres. Alguns dos filhos são conhecidos mas, da maioria,...não reza a história. Por alguns deles são utilizados os nomes "Pedro d'Alcântara" em homenagem paterna.
Vi os dados que constam no geneall sobre Libânio Pedro. Trazem a data e local de baptismo do filho. Nesse registo, donde é dito natural seu pai, Libânio Pedro, e quais os avós paternos indicados? Libânio Pedro não teve outros filhos, cujos registos sejam mais clarificadores?

Verá que se assinar a mensagem obterá mais ajuda, totalmente desinteressada e descomprometida, de frequentadores deste forum. É por carolice e por vontade de ajudar, e ser ajudado, que aqui se está. É sempre mais estimulante do que tratá-lo(a) por Aratnacla.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221190 | Aratnacla | 14 fev 2009 11:17 | Em resposta a: #221180

Caro António Taveira

Antes de mais, quero agradecer a sua resposta.
A titúlo de esclarecimento "ARATNACLA" não é mais do que "ALCANTARA" escrito ao contrário ao qual terá que acrescentar João para me identificar.
O amigo também identifica-se TMACEDO e no entanto assina António Taveira.
Serão certamente hábitos de utentes da Internet.
Quanto à minha pesquisa, apenas sei que o Libânio Alcântara terá nascido em 1838
Casou com Felismina Amélia Xavier nascida a 29/10/1842 e tiveram um filho de nome Carlos Alberto Xavier de Alcântara Carreira nascido a 20/08/1869.
No entanto encontrei no "Family Search" uma associação a um Manuel José Pires Carreira que segundo me foi dado a saber, não seria o Pai biológico mas teria apenas dado o seu nome, através da segunda união da Mãe.
Na expectativa de mais alguns dados, subscrevo-me cordialmente.
João Alcântara

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221191 | tmacedo | 14 fev 2009 11:58 | Em resposta a: #221190

Caro João Alcântara:

Percebi o anagramatismo do seu "username". No entanto é mais agradável, quando conversamos com alguém, referi-lo pelo seu nome, rabujices de velho. O ponto está:
"...tiveram um filho de nome Carlos Alberto Xavier de Alcântara Carreira nascido a 20/08/1869...".
Ora no geneal vem a sua paróquia de baptismo. O que diz o respectivo assento ? Donde são ditos os pais ? Quem são os avós nomeados? Quem foram os padrinhos ? Será que aqueles pais tiveram outros filhos nascidos em Paul, Covilhã ?
Parece-me que é por aqui que numa primeira etapa deve seguir a sua investigação. Pesquisar os assentos mais antigos que encontrar, e lê-los, procurando deles retirar tudo o que contiverem, mesmo que à primeira vista pareça não ser importante.

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221201 | nrleite | 14 fev 2009 14:42 | Em resposta a: #221190

Caro João Alcântara
Posso saber a sua ligação com Libânio Alcântara?
Se não estou em erro, os dados da ascendência de Fausto de Alcântara Carreira, casado com uma prima do meu avô, foram enviados por mim para a base de dados do genea e pode ser que consiga localizar as fontes de onde retirei essa informação.
Muitos cumprimentos do
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221203 | nrleite | 14 fev 2009 14:49 | Em resposta a: #221190

Caro João Alcântara
Tenho a referência de Libânio Pedro de Alcântara Carreira ser filho de Manuel José Pires Carreira, n. em 1791 no Rosmaninhal, Freguesia de Nossa Senhora do Conceição, Concelho e Comarca de Idanha-a-Nova, Brigadeiro, f. a 31 de Agosto de 1861.
Muitos cumprimentos
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221206 | tmacedo | 14 fev 2009 15:42 | Em resposta a: #221190

Caro João Alcântara:

Complementando o que foi dito por Nuno da Rocha Leite:
Manuel José Pires Carreira foi capitão de caçadores n.º 9 e embarcou para Inglaterra em Maio de 1828 na sequência da revoluçao do Porto.
Nasceu em 1791 no Rosmaninhal, Idanha a Nova. Faleceu em 31 de Agosto de 1861 na Freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221404 | Aratnacla | 16 fev 2009 22:24 | Em resposta a: #221201

Caro Nuno,

Antes de mais, quero agradecer a sua resposta, bem como os elementos que me transmitiu. Contudo os meus agradecimentos são também extensíveis à informação que terá disponibilizado na base de dados pois tenho a dizer que Fausto de Alcântara Carreira era irmão do meu Avô Alberto Carlos de Alcântara Carreira e de outro irmão chamado Virgilio Almeida de Alcântara Carreira.
Foram obviamente todos filhos de Elisa Adelaide Rodrigues Henriques de Almeida e Carlos Aberto Xavier de Alcântara Carreira que foi filho de Libânio. A partir daí surgem as prmeiras dúvidas. Quem foi a mãe de Libânio. O Pai Manuel José Pires Carreira (Brigadeiro do Exército liberal de D. Pedro IV) poderá não ter sido o Pai biólógico, pois na certidão de baptismo de Libanio, este está identificado apenas como Libânio Carreira. Sómente mais tarde num documento de matrícula da Universidade de Coimbra, surge a ligação de Pedro de Alcântara. Pergunta:
Terá sido Libânio Pedro de Alcântara Carreira, filho bastardo de D. Pedro IV?
Quem terá sido sua mãe, e nesse contexto possível amante de D. Pedro IV?
Se tiver algum dado que possa ajudar a esclarecer essa dúvida, desde já agradeço.
Quanto a nós, já agora fiquei curioso em saber mais sobre a sua descendência.
Até breve e mais uma vez, obrigado.
João Alcântara

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221408 | Aratnacla | 16 fev 2009 22:36 | Em resposta a: #221206

Caro António,

Quero agradeçer-lhe os dados preciosos que me facultou.
Conforme pude comunicar ao Sr. Nuno da Rocha Leite, dados que pode ler no fórum, procuro obter dados acerca da mãe de Libânio e saber se este último poderá ou não sido um dos muitos filhos bastardos de D. Pedro IV.
Se tiver alguns dados que possam esclarecer esta dúvida, ou eventualmente conhecer uma forma de obter essa resposta, ficarei-lhe muito grato. Sou um puro amador nesta andanças da genealogia onde iniciei muito recentemente esta investigação sobre as minhas origens.
Até breve.
João Alcântara

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221409 | tmacedo | 16 fev 2009 23:03 | Em resposta a: #221408

Caro João Alcântara:

Confesso que não entendo algumas das suas dúvidas. E mais intrigado fiquei com a resposta que deu ao Nuno Rocha Leite. Ou é boi ou vaca. Esclareçamos:
Filho de D. Pedro imperador do Brasil, mas como? D. Pedro faleceu em 1834. Libânio terá nascido em 1838, segundo nos diz. Nascido quatro anos após a morte do "pai imaginado"!!!
No assento de baptismo costuma figurar exclusivamente o nome de baptismo. Diz-nos que, neste caso, figura também o apelido Carreira, teria sido baptizado com o nome de Libânio Carreira. Então, se temos assento de baptismo, sabe-se onde nasceu. Temos dia, ano e local. Ou não ???
Em que dia, em que ano e em que local? Vêm indicados seus pais e avós, paternos e maternos, ou não?

Nada mais natural, que em honra do chefe caudilho pelo qual se bateu, o pai desse ao filho os nomes próprios de "Pedro de Alcântara" que este viesse a usar pela vida fora, sem disso constar nem fazer menção no assento de baptismo.
Então porquê essa insistência "misteriosa" duma paternidade de D. Pedro? Sabe algo que não tenha ainda dito e que o leve a acreditar nisso?

Será que interpretei mal o que foi escrevendo?

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: LIBANIO PEDRO DE ALCÂNTARA CARREIRA (2)

#221848 | Aratnacla | 22 fev 2009 18:55 | Em resposta a: #221404

Caro Nuno,

Antes de mais, quero agradecer a sua resposta, bem como os elementos que me transmitiu. Contudo os meus agradecimentos são também extensíveis à informação que terá disponibilizado na base de dados pois tenho a dizer que Fausto de Alcântara Carreira era irmão do meu Avô Alberto Carlos de Alcântara Carreira e de outro irmão chamado Virgilio Almeida de Alcântara Carreira.
Foram obviamente todos filhos de Elisa Adelaide Rodrigues Henriques de Almeida e Carlos Aberto Xavier de Alcântara Carreira que foi filho de Libânio. A partir daí surgem as prmeiras dúvidas. Quem foi a mãe de Libânio. O Pai Manuel José Pires Carreira (Brigadeiro do Exército liberal de D. Pedro IV) poderá não ter sido o Pai biólógico, pois na certidão de baptismo de Libanio, este está identificado apenas como Libânio Carreira. Sómente mais tarde num documento de matrícula da Universidade de Coimbra, surge a ligação de Pedro de Alcântara. Pergunta:
Terá sido Libânio Pedro de Alcântara Carreira, filho bastardo de D. Pedro IV?
Quem terá sido sua mãe, e nesse contexto possível amante de D. Pedro IV?
Se tiver algum dado que possa ajudar a esclarecer essa dúvida, desde já agradeço.
Quanto a nós, já agora fiquei curioso em saber mais sobre a sua descendência.
Até breve e mais uma vez, obrigado.
João Alcântara

Resposta

Link directo:

Manuel Xavier de Alcântara Carreira

#228834 | Aratnacla | 09 mai 2009 22:44 | Em resposta a: #221177

Caro Gilson,

Procuro informações acerca do meu antepassado Manuel Xavier de Alcântara Carreira que terá emigrado muito jóvem para o Rio de Janeiro no século XiX.
Terá tido uma filha de nome "Neusa de Alcântara Carreira". Não disponho da sua data de nascimento. O irmão dele João Carlos Xavier de Alcântara Carreira, foi nomeado muito Jóvem, Director Geral da Alfandega do Rio de Janeiro onde foi posteriomente assassinado com então 31 anos.

Será que me pode ajudar a encontrar mais dados sobre estes meus antepassados.

Antecipadamente grato,

João Alcântara

Resposta

Link directo:

Fausto de Alcântara Carreira

#228839 | Aratnacla | 09 mai 2009 23:09 | Em resposta a: #221201

Caro Nuno Rocha Leite,

Respondi ao seu e-mail acima a 16-02-2009, devo dizer com algum entusiasmo, uma vez que existirá uma ligação com Fausto de Alcântara Carreira. na eleboração da árvore da minha familia, e no que diz respeito ao Fausto, sei (provavelmente graças a si) que teve uma filha de nome Maria Paulina Isabel Vasconcelos e Sá de Alcântara Carreira, casada com José Maria Vila Santa. Saberá me informar, se deixaram alguma descendência?

Aguardo com expectativa pela sua resposta.

Cordialmente,

João Alcântara

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 12:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen