Freguesia de Campanhã,alguém me ajuda ?

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Freguesia de Campanhã,alguém me ajuda ?

#221266 | MICHELRIO32 | 15 fev 2009 12:26

Caros confrades,necessito de ajuda para conseguir o registro de nascimento de meu antepassado nascido e batizado na Freguesia de Nossa Senhora do Calvário,bispado do Porto,como consta no registro religioso de casamento realizado aqui no Brasil em 25/02/1932


seguem os dados :

Seraphim Gomes Corrêa
Nascimento : 30/04/1905
Filiação : José Gomes Corrêa
Emilia da Conceição



Desde já agradeço toda ajuda e orientação que puderem me dar paraque eu consiga ter esse registro,tanto o de batismo,quanto o de nascimento civil, do cartório.


Com os melhores cumprimentos


Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Campanhã,alguém me ajuda ?

#221282 | isabel71 | 15 fev 2009 15:45 | Em resposta a: #221266

Confrade Michel

O registo que pretende está no Arquivo Central do Porto, visto que no Distrital só estão os registos até 1899 da freguesia de Campanhã. O Arquivo Central do Porto está situado na Rua Visconde de Setúbal n.º 328 , Porto 4200-498. Pode tentar pedir lá a certidão. No entanto no seu pedido fala da freguesia da Nossa Sra do Calvário e não da de Campanhã. Haverá confusão?

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Campanhã,alguém me ajuda ?

#221298 | MICHELRIO32 | 15 fev 2009 20:17 | Em resposta a: #221282

Prezada confrade Isabel,muito agradecido pela resposta,sabe como és quando surge uma dúvida é melhor procurarmos ajuda e foi o que fiz,mas sobre o que eu disse no meu pedido,é o que consta no registro de casamento dele de casamento ocorrido aqui no Brasil e diz assim : Receberam-se em matrimônio os contraentes Seraphim Gomes Corrêa e Jovita Gomes Corrêa,ele com 27 anos de idade,solteiro,filho legítimo de José Gomes Corrêa e Emília da Conceição,batizado na Freguesia de Nossa Senhora do Calvário,diocese do Porto.
Eu coloquei Campanhã,porque vi na internet que essa paróquia pertence a essa Freguesia, é a única que existe de Nossa senhora do calvário, acredito eu.Qualquer coisa que puder me orientar sobre isso ficarei muito agradecido e coloco-me a sua disposição caso necessite de alguma ajuda para pesquisas aqui no Rio de Janeiro.




Com os melhores cumprimentos



Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Campanhã,alguém me ajuda ?

#221325 | isabel71 | 16 fev 2009 01:14 | Em resposta a: #221298

Confrade Michel:
A freguesia de Campanhã tem uma capela chamada a capela do Forte que é dedicada ao Sr. do Calvário. Não sei se será este o caso. De qualquer forma o registo que pretende está no Arquivo Central do Porto, cuja morada lhe enviei, porque no Arquivo Distrital só estão os registos até 1899. Tente entrar em contacto com eles e confirmar. Caso necessite de mais alguma coisa não hesite em perguntar. Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

Esclarecendo outra dúvida...

#221337 | MICHELRIO32 | 16 fev 2009 09:22 | Em resposta a: #221325

Prezada confrade Isabel,gostaria que por gentileza me esclarecesse uma dúvida,além desse registro ao qual lhe pergurtei anteriormente, também preciso localizar este que é de um tio,será que ele também pode estar localizado no Arquivo distrital do porto ? Ou no Arquivo Central do Porto ?
Seguem os dados :

Antônio Vaz Corrêa,nascido a 11/06/1899 filho de José de Oliveira Vaz e Anna Margarida de Jesus,batizado nafreguesia de São Martinho,bispado do porto em Portugal,como consta no registro de casamento religioso,ocorrido aqui no Brasil




Melhores cumprimentos


Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#221386 | isabel71 | 16 fev 2009 18:29 | Em resposta a: #221337

Caro Confrade Michel:

Após ler novamente as suas mensagens penso ser importante dizer o seguinte:
- sabe qual a região do Porto da qual os seus ascendentes provêm?Isto porque dentro de uma Freguesia não há outras freguesias; a cada freguesia corresponde um Orago, ou seja, um santo padroeiro, que no caso de Campanha é Santa Maria, e por isso se chama Freguesia de Santa Maria de Campanha.Como me refere que o seu ascendente nasceu na Freguesia de Nossa Senhora do Calvário, não pode ser dentro da Cidade do Porto porque não há nenhuma freguesia do Porto com esse Orago. Logo deve ser no Distrito do Porto, mas como sabe, este é muito vasto e era importante saber qual o concelho, dentro de todos os que existem.
- no segundo caso refere que é na freguesia de São Martinho; se for dentro da cidade do Porto existem as seguintes freguesias com o Orago de São Martinho e que são: Aldoar, Cedofeita e Lordelo do Ouro. No Distrito existem muito mais como deve imaginar.
Era importante tentar saber para se poder iniciar a pesquisa.
Espero ter sido esclarecedora. Se conseguir saber informações mais precisas e necessitar de ajuda não hesite em me contactar.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#222480 | MICHELRIO32 | 28 fev 2009 17:36 | Em resposta a: #221386

Prezada confrade Isabel,mais uma vez necessito de vossa ajuda,acredito que realmente seja esse o local do batismo, a Igreja do Senhor do Calvário que você citou acima,gostaria de saber como faço para pesquisar nesse lugar,onde ficam esses arquivos ? Acredito que no casamento aqui no Brasil, o padre na época trocou, ao invés de colocar Senhor do Calvário,colocou nossa senhora do calvário...
Gostaria de lhe perguntar se essa igreja do Senhor do Calvário pertence a diocese do Porto.Mais uma vez agradeço-lhe por sua atenção e que possa conseguir me esclarecer e que eu possa conseguir esse batismo de meu tio Seraphim Gomes Corrêa que é muito importante para mim.


Com os melhores cumprimentos


Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#222481 | MICHELRIO32 | 28 fev 2009 17:41 | Em resposta a: #222480

prezada confrade Isabel, gostaria de lhe perguntar se tens alguma ligação de trabalho com o arquivo distrital do porto, pois mandei um e-mail para lá e curiosamente a pessoa que me respondeu foi uma pessoa muito agradável e atenciosa que tem o mesmo nome seu : Isabel







Com os melhores cumprimentos



Michel do Nascimento G. Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#222490 | isabel71 | 28 fev 2009 18:41 | Em resposta a: #222481

Confrade Michel:

Não tenho nenhuma relação com o arquivo central, foi na realidade uma coincidência. Se já entrou em contacto com o arquivo apenas tem que lhes fornecer os dados que possui para pedir o registo de nascimento do seu tio não se esquecendo de referir a freguesia de campanhã. De qualquer forma se lhes der o nome completo e a data de nascimento, mesmo sem a freguesia por vezes eles conseguem descobrir a certidão. Boa sorte para a sua demanda.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#222491 | MICHELRIO32 | 28 fev 2009 18:49 | Em resposta a: #222490

Confrade Isabel lá no Arquivo distrital do Porto não acharam informaçãode nenhum do dois, agora penso em pesquisar na igreja do senhor do calvário que você me disse,mas precisariaque me desse maiores informações sobre essa igreja pois não sei...Acredito que na época casamento aqui, o padre de ve ter trocado,ao invés de colocar senhor do calvário,confundiu com nossa senhora do calvário.


Aguardo por suas notícias e meui uma vez muito obrigado




Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#222492 | MICHELRIO32 | 28 fev 2009 18:51 | Em resposta a: #222491

Essa igreja do senhor do calvário faz parte da diocese do porto ?

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo outra dúvida...

#222505 | isabel71 | 28 fev 2009 23:52 | Em resposta a: #222492

Confrade Michel:
Ao fazer uma pesquisa mais aprofundada na internet verifiquei que realmente existe uma igreja de Nossa Sra do Calvário em Campanhã, no Porto, situada na Rua Nossa Senhora Calvário nº401 código postal 4300 PORTO telefone - 225 107 593. Espero que possa conseguir o que pretende contactando esta Igreja.
Cumprimentos
isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 19:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen