Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#221400 | luis262 | 16 fev 2009 21:13

Boa noite,

Na procura de uns ascendentes, MEGRE RESTIER, da minha mulher encontrei o casamento de MARIA OLYMPIA MACAMBIRA CARNEIRO, filha de FRANCISCO ANTUNES DE BRITO CARNEIRO, n. do Porto, Foz do Douro e MARIA OLYMPIA MEGRE MACAMBIRA n. do Porto, Cedofeita com RODRIGO da ROCHA BESSA, de 27 anos, n. de Penafiel e morador no Porto, filho de AGOSTINHO DA ROCHA BESSA n. de Penafiel e de MARIA LUÌSA DE PORTUGAL SANCHES DE CHÂTILLON, de 19 anos n. de uma freguesia de Lisboa.
O casamento teve lugar na igreja paroquial de São Martinho Cedofeita a 11.1.1902.
Foram testemunhas, Tomás Megre Restier, Gustavo António Barbosa, Victorina Lidoina d`Artayath e a mãe da nubente.
Agradecia qualquer informação sobre a ascendência da mãe da noiva que poderá eventualmente eventualmente nos Portugal Sanches de Châtillon que constam da base de dados do Geneall.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#221498 | luis262 | 17 fev 2009 23:03 | Em resposta a: #221400

Renovação de pedido,
LP

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222077 | luis262 | 25 fev 2009 00:38 | Em resposta a: #221400

Corrigindo a mensagem: a nubente, Maria Olympia Macambira Carneiro, tinha 19 anos de idade à data do casamento.
LP

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222082 | luis262 | 25 fev 2009 01:18 | Em resposta a: #222077

Caros participantes do fórum,

Como a primeira mensagem qu coloquei neste tópico continha algumas "gralhas", torno a colocá-la, já sem as incómodas aves.

Encontrei o casamento de MARIA OLYMPIA MACAMBIRA CARNEIRO, de 19 anos de idade, filha de FRANCISCO ANTUNES DE BRITO CARNEIRO, n. do Porto, Foz do Douro e de MARIA OLYMPIA MEGRE MACAMBIRA n. do Porto, Cedofeita com RODRIGO da ROCHA BESSA, de 27 anos, n. de Penafiel e morador no Porto, filho de AGOSTINHO DA ROCHA BESSA n. de Penafiel e de MARIA LUÌSA DE PORTUGAL SANCHES DE CHÂTILLON n. de uma freguesia de Lisboa.
O casamento teve lugar na igreja paroquial de São Martinho Cedofeita a 11.1.1902.
Foram testemunhas, Tomás Megre Restier, Gustavo António Barbosa, Victorina Lidoina d`Artayath e a mãe da nubente.

Agradeço qualquer informação sobre a ascendência dos pais do noivo, nomeadamente sobre a mãe que poderá estar eventualmente ligada a uns Sanches de Châtillon que constam da base de dados do Geneall.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222193 | Rui Portugal | 26 fev 2009 11:52 | Em resposta a: #222082

Caro Senhor,
Pelas datas que refere, será possível tratar-se da terceira filha de D. Luís Carlos Sanches de Almeida do Amaral Castro Pinto Vieira de Chatillon e de D. Carolina Efigénia de Portugal da Silveira; sendo esse o caso, deverá ter nascido em Lisboa (Beato?) a 18-9-1840. Nã tenho indicação sobre o casamento.
José Dias Sanches, "Os Sanches de Vila Viçosa", Lisboa, 1970

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222205 | JoãoGaspar | 26 fev 2009 13:14 | Em resposta a: #222193

Caro Rui Portugal,

Como está?
Gostaria de saber se o Senhor tem mais informações sobre os seus Matos Cabral de Alhos Vedros.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222209 | luis262 | 26 fev 2009 13:55 | Em resposta a: #222193

Caro Senhor Rui Portugal,

Antes do mais quero agradecer a
sua colaboração e informações que me fêz chegar.

Como ontem à tarde fui ao ADP e encontrei o assento de baptismo de Rodrigo da Rocha Beça, posso confirmar que se trata da mema pessoa.

O referido assento, s consta do livro de baptismos da freguesia de São Martinho de Penafiel, cidade e concelho de Penafiel, ano de 1847, assento nº139 a fls. 46 v. e 47 e, nele se refere que RODRIGO foi baptizado a 9 de Novembro de 1874 na paróqia de S. Martinho de Penafiel, onde nasceu a 23 de Outubro do mesmo ano, filho legítimo de Agostnho da Rocha Beça e de D. Maria Luisa de Portugal Sanches de Châtillon. recebidos numa freguesia de Amarante, cujo nome é de difícil leitura e ainda não consegui decifrar.
Quanto aos avós maternos refere ser neto de D. Luís Carlos Sanches de Castro Pinto Vieira de Almeida do Amaralde Châtillon e D. Carolina Efigénia de Portugal da Silveira Curvo Semedo ( estes dois últimos apelidos não são perfeitamente llegíveis).
Padrinhos: Joaquim Pereira de Meneses Sotto-Maior, solteiro e Dona Rosa Clara Soares de Moura Meneses, viúva, da casa de Cabanellas, freguesia de Bustelo.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222242 | Rui Portugal | 26 fev 2009 19:21 | Em resposta a: #222209

Caro Senhor,
Felicito-o por ter encontrado um registo que confirma a hipótese levantada.
Vi entretanto que o Visconde e Marquês de Faria (António de Portugal de Faria), in "Genealogia da Família Portugal da Silveira", Lisboa, Typographia Portuense, 1896, a pág.s 97 e seguintes, refere, entre a descendência de D. Carolina Efigénia de Portugal da Silveira Curvo Semmedo, nascida a 21.9.1816, o casamento da filha D. Maria Luiza com Agostinho da Rocha Bessa, dando ao casal os seguintes filhos: Luís Sanches de Chatillon da Rocha Bessa, D. Laura, casada na época,, Agostinho, Rodrigo e António.
Espero que estes dados lhe possam ser de alguma utilidade.
Os cumpriomentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222245 | Rui Portugal | 26 fev 2009 19:26 | Em resposta a: #222205

Caro Senhor,
Agradeço a amabilidade do seu cuidado.
Infelizmente não tenho conseguido fazer pesquisa sobre os Matos de Alhos Vedros e Amora; os Cabrais, como sabe, são originários da Vidigueira/Moura.
Os cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222246 | luis262 | 26 fev 2009 19:44 | Em resposta a: #222242

Caro Senhor,

Obrigado por mais esses elementos e bibliogafia que fêz o favor de disponibilizar os quais efectivamente me interessam.
Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#222281 | JoãoGaspar | 26 fev 2009 23:49 | Em resposta a: #222245

Caro Senhor,

Agradeço o seu tempo, e peço desculpa por utilizar este tema para chegar até si! Mas ja faz algum tempo que não sabia como o encontrar.
Temo que tenha chegado a um beco sem saida, não conseguindo entroncar estes Matos.

Sinceros cumprimentos,

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#243239 | luis262 | 01 nov 2009 13:07 | Em resposta a: #222242

Caro Rui Portugal,

Deparei com o assento de casamento de Agostinho da Rocha Beça de 35 anos, solteiro, Secretário da Câmara Municipal de Penafiel, com D. Maria Luisa Portugal Sanches d`Almeida Chatillon de 28 anos, solteira, vivendo das suas rendas, na Igreja paroquial de Santa Maria de Fregim, concelho de Amarante a 24.1.1869.
Testemunhas presentes Manuel Monteiro Carvalho Brandão e D. Maria Augusta de Lencastre e Meneses.
( Liv. de Casamentos de Fregim, concelho de Amarante de 1867/1878 fl. 11 e 11v. ).

Cumprimentos do
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#243240 | luis262 | 01 nov 2009 13:25 | Em resposta a: #222242

Caro Senhor,
No assento de casamento de Rodrigo da Rocha Beça com D. Maria Luísa. é referido que esta " é natural da freguesia de São Bartolomeu do Beato, em Lisboa " o que confirma a hipótese que levantou.
Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#243293 | mtt | 02 nov 2009 06:17 | Em resposta a: #222082

Caro Luís Piçarra
Agostinho da Rocha Beça era, em 1896, Secretário da Câmara Municipal de Penafiel, e havia sido, anteriormente, regente do cartório do escrivão João Teixeira.
(Coriolano de Freitas Beça – Penafiel, Ontem e Hoje. Penafiel, 1896; p. 41).
A testemunha cujo nome leu como Artayath é uma Artayett, família que vivia no Porto, em Campanhã.
Já conhecia o estranhíssimo sobrenome dela, Liduína, pois ela aparece a assinar um anúncio de agradecimento por participação no funeral de José Augusto Artayett, publicado n'O Comércio do Porto de 1 de Outubro de 1874.
José Augusto era engenheiro dos Caminhos de Ferro, mas um irmão dele, João Baptista Artayett, foi escrivão interino no Porto. Penso, sem ter a certeza, que esta Victorina Liduína seria também irmã. Outra irmã, Francisca da Conceição, casou com Joaquim de Almeida Simão, e foi viver para Penafiel, o que indicia relações familiares com gente de lá.
Para terminar, a viúva do José Augusto Artayett, Angélica Adelaide da Costa Lobo, era filha de José da Costa Lobo, tabelião da Nota Privativa do Cabido da Sé, cargo que foi herdado, e deste modo se fecha o círculo, pelo seu Tomás Megre Restier.
Como vê, tudo se passa no intrincadamente relacionado mundo dos tabeliães e dos escrivães.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#261542 | Maria Beatriz Valle | 05 set 2010 01:08 | Em resposta a: #222082

Olá a todos,

Segundo fonte muito recente (este mês de Agosto, 2010) a minha avó esteve-me a fazer uma pequena árvore genealógica.
De acordo com esses dados, esta minha avó, Maria Luíza Megre Beça, é filha do meu bisavô Rodrigo da Rocha Beça (mencionado acima; filho de Agostinho e Mª Luisa), mas a minha bisavó, sua mulher, chamava-se BEATRIZ MEGRE RESTIER.... (vem desde aí o meu próprio nome).
Estive também a verificar outros ramos da minha família aqui no fórum e, já agora (mesmo não fiando a 100% a memória da minha avó no que toca a apelidos), a minha trisavó, mãe de Rodrigo da Rocha Beça, chamava-se Mª Luísa PORTUGAL DA SILVEIRA Chatillon.



Maria Beatriz Valle Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#261559 | luis262 | 05 set 2010 13:23 | Em resposta a: #261542

Boa tarde,

Tenho estudado a os Megre Restier do Porto (de quem descende a minha mulher), mas há alguns ramos da família que ainda conheço pouco.

Em relação ao seu bisavô Rodrigo da Rocha Beça (ou Bessa), conheço apenas o assento do seu casamento com Maria Macambira Carneiro, do qual não sei se houve descendência e que consta do Liv. de casamentos da freguesia de Cedofeita, ano de 1902 fl. 6 e 6 v.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=13736&FileID=_397230 e

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=13736&FileID=_397229

A sua avó será certamente filha de um segundo casamento do seu bisavô, com Beatriz Megre Restier.
É até muito possível que a primeira mulher, Maria Macambira Carneiro, que era neta de Maria Torquata Megre e bisneta de Tomás Megre Restier, fosse prima da sua bisavó...

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1309169

Quanto à sua trisavó ,o nome que consta dos documentos que conheço é o que referi, muito embora também fosse Silveira, pelo lado da mãe, que se chamava Carolina Efigénia Portugal da Silveira.

Se a sua avó se recordar de mais alguma coisa sobre os Megre Restier, pode ser que se consiga descobrir a ligação.

Ao seu dispôr,

Melhores cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#262272 | Maria Beatriz Valle | 15 set 2010 20:26 | Em resposta a: #221400

Olá,

A minha mãe confirmou que MARIA OLYMPIA MACAMBIRA CARNEIRO foi a primeira mulher do meu bisavô RODRIGO da ROCHA BESSA!

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#262422 | luis262 | 18 set 2010 17:39 | Em resposta a: #262272

Olá Maria Beatriz,

Localizei na TT on-line o assento de Baptismo de sua bisavó, BEATRIZ MEGRE RESTIER, filha de TOMÁS MEGRE RESTIER e MARIA AMÉLIA DE AZEVEDO VIANA, em Cedofeita a 29.7.1883. ( Liv. Batizados da freg. de Cedofeita, registo nº 439 fl. 221).
Do registo, como poderá ver, constam igualmente os avós paternos e maternos da batizada e, em averbamento, a data casamento dos seus bisavós.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=13372&FileID=_371209

Maria Olimpia Macambira Carneiro, primeira mulher de Rodrigo da Rocha Bassa e a sua bisavó eram pois primas.

É curioso que os padrinhos de baptismo foram Francisco de Brito Carneiro e sua mulher Maria Olimpia Macambira, pais da já referida Maria Olímpia.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Megre Restier

#266238 | luis262 | 03 dez 2010 12:00 | Em resposta a: #262272

Olá Maria Beatriz,

A sua bisavó Beatriz Megre Restier já tem uma página editada no Geneall.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2034126
Não sei se têm acesso ao Geneall Plus.Se assim não fôr, caso queira que eu envie os dados da sua avó Maria Luísa Megre Beça, posso fazê-lo, desde que os coloque aqui no fórum.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Beatriz Megre Restier

#266321 | Maria Beatriz Valle | 05 dez 2010 12:14 | Em resposta a: #266238

Obrigada pela informação!

Queria só lembrar o "Beça" com Ç, no nome do meu bisavô Rodrigo.

Resposta

Link directo:

freguesia de Beça em Boticas

#266341 | rmpt | 05 dez 2010 18:31 | Em resposta a: #266321

Beça com ç como se pode ver na freguesia de Beça http://www.cm-boticas.pt/freguesias/default.php?id=3

Resposta

Link directo:

RE: freguesia de Beça em Boticas

#286088 | Luiz Megre Beça | 31 ago 2011 15:18 | Em resposta a: #266341

Olá a todos

O Beça da Familia, com ç não tem nada a ver com Boticas.

Com devem saber o primeiro deste nome que veio para Portugal chamava-se D. Joao Afonso de Baeza ( Andaluzia ) - 18º Avô de todos os Beças em Portugal , serviu com o Rei D. Fernando. Após as grandes questiunculas com Castela alistou-se nas hostes de D. João I e combateu na batalha de Aljubarrota. Como mercê deu-lhe o Rei o Senhorio de São João de Rei no Minho ( por ironia do destino, a aldeia onde eu vivo ). Tempos depois, traiu-o, e foi-lhe retirado o Senhorio que passou para os Azevedos. - no armorial lusitano podem-se ver as armas dos Azevedos e as dos Azevedos de São João de Rei.
A descendencia deste Senhor deu origem à Familia e, porquê Beças e Bessas -um antepassado meu que não sei bem precisar em que linha teve 2 filhos que se zangaram figadalmente a tal ponto que um retirou aos filhos o ç e introduziu os ss para se não confundirem com os primos ( que zanga deve ter sido ). O meu o ramo com ç.

Um abraço a todos

Luiz Megre Beça

Resposta

Link directo:

RE: freguesia de Beça em Boticas

#286089 | Luiz Megre Beça | 31 ago 2011 15:21 | Em resposta a: #286088

Como devem ter percebido, o aportuguesamento de Baeza foi Beça. Desculpem não o ter referido

Luiz Megre Beça

Resposta

Link directo:

RE: Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#286090 | Luiz Megre Beça | 31 ago 2011 15:29 | Em resposta a: #222242

Caro Rui

Falta acrescentar Maria José, minha tia-avô que eu ainda conheci e o mais velho era Luiz Carlos e já agora o Beça é com ç.. O resto está tudo bem.

Um abraço

Luiz Megre Beça

Resposta

Link directo:

Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#369921 | Luis K. W. | 27 mai 2016 14:54 | Em resposta a: #286088

Beça é um nome toponímico português (rio e freguesia de Boticas-Vila Real).

A excepção são os descendentes dos Andaluzes que vieram "de Baeza" (->baeça ->beça).
E não o contrário.

Resposta

Link directo:

Mª Luísa Portugal Sanches de Châtillon

#435649 | JPedroBessa | 12 ago 2021 11:21 | Em resposta a: #261542

Cara Maria Beatriz Valle Teixeira,
Só agora, passados 21 anos, li o seu post.
Temos nomes cruzados nas nossas famílias.
Poderá contactar-me?
Obrigado,
J.Pedro Bessa
jpedro.bessa@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 23:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen