Afonso Fayão, Abade de Baltar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Afonso Fayão, Abade de Baltar

#221520 | HenriqueSousaAzevedo | 18 fev 2009 01:28

Caros Senhores,

Ficaria muito agradecido se me pudessem fornecer informação sobre as origens de Afonso Fayão, Abade de Baltar. A única obra que possuo que o referencia é "Os Braganças da Província do Minho", do Prof. Elísio Ferreira de Sousa. Diz-nos esta obra:
"Da paternidade de Afonso Fayão, considerado erradamente filho bastardo e não reconhecido de Dom João IV."
"Quem era este Afonso Fayão?
Pela habilitação do Santo Ofício, de Domingos de Meireles Nogueira Fayão, seu segundo neto, sabe-se que Anfos Fayão era natural de Vila Viçosa, e, por um requerimento para o hábito de cavaleiro da Ordem de Cristo, de Hipólito de Meireles Afonso Fayão, seu terceiro neto, que este abade era filho de Dom Teodósio, Duque de bragança, sem dizer de qual dos dois, como se verá pelo repsectivo requerimento."

Pelo que consta, tanto Felgueiras Gayo como Ferreira de Sousa estão convencidos que o Abade é filho de D. Teodósio. Fala-se também da existência de documentos que comprovam a paternidade de Fayão, os quais foram disponibilizados ao genealogista Felgueiras Gayo. Existem de facto provas de tudo isto? Gostaria de saber, uma vez que meu pai se encontra na lista dos descendentes de Afonso Fayão.
A descendência passa pelos Meireles, cuja ascendência já foi estudada neste fórum. Um facto curioso: um dos meus antepassados mencionado no livro, António Ventura Fernandes de Meireles, teve vários filhos, entre os quais Ventura Fernandes de Meireles. Este senhor foi familiar do Santo Ofício e foi-lhe passada carta de Brasão de Armas. Alguém sabe quem concedeu esta carta ou qual o texto da mesma? Porque motivo não se encontra este senhor na lista de familiares do Santo ofício do Genea?
Por fim, parece haver um erro na entrada do Genea referente a Pedro Afonso Fayão, Abade de Baltar: este é referido como filho de Domingos Cardoso Lima, que nasceu em 1930. Um pouco estranho...

José Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#221597 | mbp | 19 fev 2009 01:06 | Em resposta a: #221520

Caro Senhor,
Sobre as origens de Afonso Fayão penso que terá mesmo que basear-se na obra do Dr. Elisio Ferreira de Sousa. Tudo leva a acreditar que Afonso Fayão era mesmo filho do duque D.Teodósio.

Relativamente à carta de Brasão foi mandada passar por D. João e ficou registada no "livro duodecimo do Registo dos Brazões a f. 78 Lisboa em 17 de Julho de 1748".

Na primeira folha aparecem as armas dos Bragança e as seguintes palavras " Brazão de Armas de Ventura Fernandes de Meyrelles Familiar do Sancto Officio e morador na Cidade do Porto ano de 1748". As folhas seguintes descrevem a genealogia de Ventura Fernandes de Meireles atá ao duque D. Teodósio e as armas dos Meireles/Bragança (as armas da casa de Bragança com um filete preto em contra banda, como diferença). O resto é o habitual.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#221664 | HenriqueSousaAzevedo | 19 fev 2009 20:47 | Em resposta a: #221597

Fico-lho muito agradecido pela descrição do brasão de armas. Já havia procurado em diversas fontes mas não tinha encontrado.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#221665 | HenriqueSousaAzevedo | 19 fev 2009 20:49 | Em resposta a: #221664

Errata: Em "Fico-lho" leia-se "Fico-lhe"

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#221682 | mbp | 19 fev 2009 22:42 | Em resposta a: #221665

Caro senhor,

Acrescento o seguinte. Não tenho comigo o livro do Dr.Elisio Ferreira de Sousa, mas se não estou em êrro a carta de armas vem ali transcrita.
A descrição parcial que eu faço baseia-se numa cópia que possuo (do princípio do século XX), feita à mão, praticamente igual ao original. O original passou ao ramo de minha avò materna (Meireles). Cheguei a vê-lo. Um dia, não há muitos anos, foi cedido a alguém e agora ninguém sabe onde está. Coisas que acontecem!

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#221857 | HenriqueSousaAzevedo | 22 fev 2009 20:48 | Em resposta a: #221682

Caro Senhor

Muito obrigado, fico-lhe grato pelo auxílio concedido. Frequentemente, este tipo de livros é emprestado, depois as pessoas esquecem-se de devolver e quando alguém nota, já ninguém sabe onde estão.

Só acho estranho que o Genea não dê o Duque D. Teodósio como pai de Pedro Afonso Faião, Abade de Baltar. Seria de presumir que, se não há dúvidas quanto à paternidade do Abade, este aparecesse como filho de D. Teodósio e de N (uma vez que o nome da mãe é desconhecido). Era interessante saber porque o Genea não o regista como tal...

De qualquer das formas, o registo contém um erro. O Abade nunca poderia ter sido ser filho de alguém que nasceu em 1930 (é o que se encontra na base de dados).

Cumprimentos

Henrique Sousa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222006 | mbp | 24 fev 2009 01:16 | Em resposta a: #221857

Caro Henrique Sousa Azevedo,

Não se preocupe com essa falha. Alguém esqueceu de colocar o nome. Quanto â data de 1930 trata-se evidentemente de uma gralha. Há muitas no Geneall o que é perfeitamente normal dada a grande quantidade de nomes introduzidos. Porque não sugere a correcção?

Cumprimentos

mbp

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222069 | HenriqueSousaAzevedo | 24 fev 2009 22:04 | Em resposta a: #222006

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Agradeço a sua resposa e o auxílio que me tem concedido nesta pesquisa. Desculpe incomodar mais uma vez, mas por acaso não terá uma cópia do "Nobiliário das Famílias de Portugal", do Prof. Felgueiras Gayo? Eu precisava de consultar a entrada sobre Afonso Fayão que, pelo que vejo no Geneall, encontra-se no volume V na página 155. Já procurei em duas bibliotecas que, tendo vários nobiliários, não tinham o do Prof. Felgueiras Gayo.
Quanto ao registo de Afonso Fayão no GeneAll noto que, como nota biográfica, se encontra o seguinte:

"Segundo NFP seria supostamente filho de D. Teodósio, duque de Bragança"

Não sei se o GeneAll vai proceder à alteração, de qualquer das formas, segui o seu conselho e pedi a correcção.

Cumprimentos

Henrique Sousa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222783 | mbp | 03 mar 2009 23:55 | Em resposta a: #222069

Caro Henrique Sousa Azevedo,

Em Leites de Bragança no Felgueiras Gayo, parágrafo 86


"nº13 D. Margarida Isabel Leite Correia fª de H. de Manuel Correia Leite nº12 casou na freguesia de Cete junto a Penafiel com Hipólito de Meireles Afonso Faião FCR (...) filho de Domingos de meireles que tinha foro e s.m. Maria Barbosa e neto de António de Meireles e s.m. Maria Nogueira Faião bisneto materno de Gonçalo Nogueira e s.m. Leonor Faião; esta Leonor Faião dizem ser filha bastarda seus descendentes de Pedro Afonso Faião Abade de Baltar e este filho do Duque D. Teodósio: eu vi em Lisboa na mão de António José de Bragança papéis autenticos que provavam esta ascendência até ao dito duque de Bragança D. Teodósio e não eram feitos pelo presente, pois foi por onde se alcançou o foro."

Cumprimentos



Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222795 | HenriqueSousaAzevedo | 04 mar 2009 03:38 | Em resposta a: #222783

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo trabalho que teve com o intuito de me auxiliar. Fico-lhe grato e se houver alguma informação que eu possa fornecer, disponha.
Em segundo lugar, a informação que me dá é valiosa, especialmente porque creio que posso ter acesso aos tais documentos de que Felgueiras Gayo nos fala (ou pelo menos a parte). Um primo meu em 2º grau tem em sua posse uma carta de foral bem como uns papéis relativos a um morgadio. Presumo que integrem os ditos documentos. Vou ver se os consulto e comunico o que descobrir.
Aproveito também para referir um facto curioso: a equipa do Geneall já editou a entrada relativa a Afonso Faião, contudo não colocou D. Teodósio como pai. Em vez disso, acrescentou a nota biográfica transcrita anteriormente. Deduzo então que o Abade não seja reconhecido "oficialmente" como filho do dito duque.

Cumprimentos e mais uma vez os meus agradecimentos

Henrique Sousa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222866 | mbp | 04 mar 2009 22:05 | Em resposta a: #222795

Caro Henrique Sousa Azevedo,

Oficialmente não! Mas foi apresentado na Casa de Bragança. Posso, se estiver interessado, arranjar-lhe a cópia a preto e branco da carta de armas de Ventura Fernandes de Meireles (do original que desapareceu e que passou à minha família) onde se diz que era descendente do Duque e uma cópia a cores que tenho comigo.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222885 | HenriqueSousaAzevedo | 05 mar 2009 02:14 | Em resposta a: #222866

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Pois, ao que parece o Abade, embora filho ilegítimo, deve ter tido umas quantas "cunhas" e favores por parte da Casa de Bragança. Privilégio das circunstâncias...
Creio que li algures que foi Teixeira de Vasconcelos o primeiro a ter considerado a hipótese de o Abade ser descendente da Casa de Bragança, embora tenha assumido, erroneamente, que era filho de Dom João IV. Acrescento que os tais documentos de que Vasconcelos e Gaio falam que supostamente provam a ligação não se encontram na Torre do Tombo, tendo muito provavelmente sido destruídos no incêndio do Cartório de Nobreza que se seguiu ao Terramoto de 1755.
Fico-lhe muito grato se me arranjar uma cópia da carta de armas, estou deveras interessado. Só me apoquenta o tempo que lhe estou a ocupar. Deixo o meu e-mail para que possa enviar a cópia da carta, e mais vez os meus agradecimentos.

Cumprimentos

Henrique Sousa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#222886 | HenriqueSousaAzevedo | 05 mar 2009 02:29 | Em resposta a: #222885

Peço desculpa, esqueci-em de acrescentar o e-mail.

henrique_azevedo@hotmail.co.uk

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#225045 | HenriqueSousaAzevedo | 28 mar 2009 02:20 | Em resposta a: #222866

Caro Miguel Brandão Pimenta,


Uma vez que também se interessa pelas origens de Afonso Fayão (ou Faião), transcrevo um excerto do livro CARTAS DE BRASÃO DE ARMAS II de Nuno Gonçalo Pereira Borrego

“314. Manuel José Osório Coutinho de Vasconcelos

(...)bisneto de António Nogueira e de sua mulher Isabel Fernandes, terceiro neto de João Nogueira e de sua mulher Antónia de leão, quarto neto de Gonçalo Nogueira e de sua mulher Leonor Faião, a qual foi filha de Afonso Faião, Abade que foi da Igreja de Baltar, e o dito Afonso Faião foi filho do Senhor Dom Teodósio, Duque da Sereníssima Casa de Bragança; e vem a ser o suplicante sexto neto do dito Senhor Dom Teodósio.”

Segundo o texto, Manuel Coutinho de Vasconcelos recebeu carta de brasão de armas datada de 22 de Deszembro de 1739, cuja descrição se segue:

“Um escudo esquartelado, no primeiro quartel as armas da Casa de Bragança, em campo de prata uma aspa sanguinha com cinco escudos das Armas do Reino, sem orla de castelos, e em cada escudo um filete preto, em contrabanda; (...)”

O resto das armas reflectem outras ascendências (Sousas de Arronches, Pereiras, Coutinhos), se estiver interessado nesta carta em particular, terei todo o gosto em facultar-lhe a resenha completa.

Ao que parece, os diversos Reis de Armas Portugal nunca puseram a descendência de Afonso Faião em questão, tendo-se reflectido nas armas Hipólito de Meireles Afonso Faião (Carta de Armas de 18.5.1734), nas de Manuel Coutinho de Vasconcelos e ans de Ventura Fernandes de Meireles, que fez o favor de transcrever.

Só não compreendo porque, tendo todos estes dados, o Geneall afirma na entrada de Afonso Faião, que “segundo NFP seria supostamente filho de D. Teodósio, duque de Bragança”, não inserindo como seu pai nem colocando as “bolinhas” em Afonso Faião e seus descendentes. Ora sabe-se que o Geneall tem registos de filhos bastardos de membros da casa real e seus descendentes, só não percebo porque coloca este em questão.

Por fim, gostaria de lhe pedir que me enviasse a cópia da dita carta de armas que passou à sua família; perdoe incomodá-lo, mas o documento interessa-me bastante.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#225081 | mbp | 29 mar 2009 00:49 | Em resposta a: #225045

Caro Henrique Sousa Azevedo,

Nem eu compreendo, apesar das diversas cartas que atestam a ascendência. É um mistério! Sobretudo depois do Felgueiras Gayo afirmar que viu documentos comprovativos e, como bem afirma, os diversos Reis de Armas não questionarem a a ascendência de Afonso Fayão.
Estou em falta para consigo. Amanhã vou procurar digitalizar a cópia da carta de Ventura Fernandes de Meireles. Enviar-lha-ei no princípio da semana.

abraço

Miguel pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#225419 | mbp | 02 abr 2009 23:50 | Em resposta a: #225045

Caro Henrique Sousa Azevedo,

Enviei-lhe há dois dias o pedido para o "email" indicado. Como estou a ter problemas com a internet não tenho a certeza se as digitalizações chegaram à sua caixa de correio.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#225430 | HenriqueSousaAzevedo | 03 abr 2009 01:06 | Em resposta a: #225419

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Respondi para o seu e-mail.

Abraço

Henrique Sousa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#231627 | HenriqueSousaAzevedo | 08 jun 2009 23:35 | Em resposta a: #225419

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Escrevo para informar que mandei uma missiva ao GeneAll Portugal, que se segue:

"Ex.mos Senhores,

Venho por este meio pedir-lhes que coloquem editem a entrada de Afonso Faião, Abade de Baltar. Existem provas de que este era filho de D. Teodósio I, 5º Duque de Bragança, segundo nos diz Felgueiras Gayo no NFP. Além disso, as seguintes cartas de brasão também comprovam esta ascendência:
-a de Hipólito de Meireles Afonso Faião
-a de Manuel José Osório Coutinho de Vasconcelos
-a de Ventura Fernandes de Meireles
-a de Francisco Duarte de Meireles
Por fim, existe ainda a obra "Os Braganças da Província do Minho" de Elísio de Meireles Ferreira de Sousa, que estuda de forma aprofundada a descendência de Afonso Faião, dando-o como filho ilegítimo de D. Teodósio. Assim, venho por este meio pedir que a nota biográfica da ficha de Afonso Faião seja substitúida pelo registo da sua paternidade.
Com os melhores cumprimentos"

Talvez assim sejam esclarecidas as dúvidas e a entrada de Afonso Faião seja alterada.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#231629 | jpm2353 | 08 jun 2009 23:58 | Em resposta a: #222069

Caro Henrique Sousa Azevedo,

Veja a mensagem do fórum, através da ligação abaixo indicada

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=229548

poderá consultar em linha, a obra de Felgueiras Gaio através da ligação que consta na terceira mensagem.

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#231670 | HenriqueSousaAzevedo | 09 jun 2009 22:37 | Em resposta a: #231629

Caro João Peixoto de Magalhães,

Muito obrigado pela informação, espero que digitalizem mais obras deste teor o que facilita muito a pesquisa genealógica.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#232503 | HenriqueSousaAzevedo | 23 jun 2009 00:52 | Em resposta a: #231670

Caros senhores,

Aproveito para mencionar que, tal como havia referenciado previamente, contactei o Genea Portugal e apresentei as razões pelas quais penso que a base de dados deve ser corrigida, sendo Afonso Fayão inserido como filho de D. Teodósio. Não obtive resposta nem se procedeu à alteração.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#250504 | RMMacedo | 25 fev 2010 19:45 | Em resposta a: #225081

Caro Senhor
Miguel Pimenta

Uns meus amigos descobriram recentemente serem também descendentes do Abade Faião, pelo que me atrevo a, insinuando-me em diálogo alheio, pedir-lhe um especial favor: poderia por gentileza remeter-me as digitalizações da CBA de Ventura Fernandes de Meireles?
O meu email é rammacedo@hotmail.com

Antecipadamente grato, remeto-lhe os melhores cumprimentos

Rogério M. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#251789 | HenriqueSousaAzevedo | 17 mar 2010 00:37 | Em resposta a: #250504

Caro Sr. Rogério M. Macedo,

O seu contributo para o diálogo é sempre muito bem vindo. Estou a tentar completar a genealogia de Afonso Fayão, pelo que a ligação genealógia desses seus parentes interessa-me. Poderia ter a gentileza de a partilhar comigo? Aproveito para mencionar que possuo uma cópia de uma árvore genealógica do século XVIII da família Fayão, que me foi cedida por um participante deste fórum, em que se mencionam alguns nomes não incluídos n'Os Braganças da Província do Minho.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Fayão, Abade de Baltar

#292163 | PaulaLima | 01 dez 2011 23:21 | Em resposta a: #221520

O meu marido é filho de Domingos Cardoso Lima. Onde é que a familia pode actualizar oss dados?

Resposta

Link directo:

Afonso Fayão, Abade de Baltar

#428461 | Ailec | 29 out 2020 17:07 | Em resposta a: #221520

Boa tarde!

Gostaria de adquirir o livro "Os Braganças da Província do Minho", do Prof. Elísio Ferreira de Sousa. Onde conseguirei comprá-lo?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Atenciosamente,
Célia Baptista Andrade

Resposta

Link directo:

Afonso Fayão, Abade de Baltar

#428531 | Vasco Briteiros | 31 out 2020 00:49 | Em resposta a: #428461

Só numa casa de livros usados ou leiloeiros de livros antigos.
O Abade de Baltar Afonso Fayão, também consta do livro " Braganças e Araújos" do Dr. Mário Xavier de Araújo. Diz que este Abade estudou no Convento de Cête e mais tarde foi Abade de Baltar.
Este Abade teve dois filhos Leonor Fayão e Paulo Fayão.
Paulo Fayão, antes de casar teve uma filha, de nome Maria que foi baptizada a 16.4.1617.
Esta Maria teve um filho Manuel Ribeiro Fayão, que foi mercador e se fixou em Sernancelhe.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

Afonso Fayão, Abade de Baltar

#428553 | evieira | 01 nov 2020 12:29 | Em resposta a: #221520

Caro Henrique Sousa de Azevedo

Existem descendentes em linha varonil do abade Fayão? A ser o caso seria interessante comparar o haplogrupo paterno dos mesmos com os dos descendentes dos Duques de Bragança que aliás já é conhecido em outros ramos.

Cps

Resposta

Link directo:

Afonso Fayão, Abade de Baltar

#434828 | Manuel Baltazar | 03 jul 2021 15:37 | Em resposta a: #221520

Olá,
Eu tenho andado a investigar sobre Afonso Fayão pois tendo feito a minha árvore genealógica fiquei a saber que sou descendente do Abade de Baltar.
Peço a vossa ajuda para conhecer mais sobre esta história de família.

Grato,

Manuel Baltazar

Resposta

Link directo:

Afonso Fayão, Abade de Baltar

#434829 | Manuel Baltazar | 03 jul 2021 16:38 | Em resposta a: #428553

Olá
Escrevo para pedir algumas informações sobre o Abade Afonso Fayão pois através de um estudo genealógico dos meus ascendentes fiquei a saber que descendo deste Afonso Fayão,

Grato,

Manuel Baltazar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 11:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen