Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#221603 | coviantiga | 19 fev 2009 01:58

Já deixei uma mensagem em "registos psroquiais de Unhais da Serra" de "Raquelis"
Porém pode passar despercebido e então vinha fazer esta nova pergunta pois procuro dados de minha bisavó HERMÍNIA AUGUSTA LEAL DE CAMPOS.
EM VÁRIAS NOTÍCIAS AQUANDO DA MORTE DE MEU BISAVÔ QUE ERA FIGURA NOTÁVEL NO CASTELEJO E fUNDÃO , DIZIA QUE TINHA CASADO COM HERMÍNIA ....
EM 1969, SENDO ELA NATURAL DO PAÚL.ELE ERA ANTÓNIO DE CAMPOS PAES DO AMARALnADA MAIS SEI SOBRE ELA.
Por acaso se possuir qualquer dado agradeço, pois mesmo que ela tenha casado com 20, ou até mesmo 30 anos, existem registos de nascimento nos que nomeia
Se possuir alguma coisa ou até outros dados, agradeço.
Malice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#221877 | Raquelis | 22 fev 2009 23:00 | Em resposta a: #221603

Cara Maria Alice

Sabe que, antes de mais é preciso muita paciência e esperança!

Efectivamente, eu tinha que ter algum registo da sua bisavó. Não do casamento
mas sim, do baptizado.

Os registos do Paúl, arquivados na Torre do Tombo vão de 1558 a 1859.

Como a sua bisavó se casou em 1869, esse registo ainda estará no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

Porém, deveria ter encontrado o registo de nascimento. Normalmente, nessa altura as mulheres casavam cedo. Ela deve ter nascido entre 1845/1849.

Como sabe, à data o nascimento da criança era-lhe dado apenas o nome próprio. O apelido só aparecia na altura do casamento.

O facto é que não tenho nenhuma Hermínia nascida no Paúl seja de que família for.
Também procurei em Augusta com os mesmos resultados e em Maria Hermínia.
Será que ela era Maria?

Assim, só lhe resta começar como nos recomendam:

Começar pelos assentos dos seus avós. No assento de nascimento, casamento e óbito vem o nome dos seus bisavós. Peça por email fotocópias ao Arquivo Distrital de Castelo Branco - adctbarrobamailpontotelepacpontopt.

As fotocópias custavam 1€ até há pouco tempo. Foi assim que eu comecei.

A partir de 1859 talvez a possa ajudar..

Boa pesquisa!
Cumprimentos
Raquel Digo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#221880 | LProjecto | 22 fev 2009 23:12 | Em resposta a: #221603

Cara Maria Alice,

O actual e-mail do ADCB é:

mail(arroba)adctb.dgarq.gov.pt


Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#221963 | coviantiga | 23 fev 2009 20:47 | Em resposta a: #221880

Muito obrigado
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#221967 | coviantiga | 23 fev 2009 21:19 | Em resposta a: #221877

Cara Raquel
Primeiro que tudo, muito obrigado pela ajuda.Acho estas ajudas mútuas giríssimas!
Eu julgave que as pesquisas nos Arquivos eram muito caras, porque uma pessoa minha amiga pagou por uma 100 E é certo que foi de umas poucas de pessoas que estavam ligadas e disseram-lhe (claro) em quanto ficava, e ela quis.
Depois julguei que tinha alguma coisa, pois minha sogra que é do Paúl e que tem 90 anos e uma cabeça melhor que a minha, quando lhe falei se conhecia alguma família Leal de Campos,disse-me logo que sim que ouvira falar que era das famílias "Grandes e importantes" há muito tempo !!.
Eu só tinha aquela notícia do jornal, e andava a ver era de meu bisavâ,que é Paes do Amaral., quando me disseram que ele devia ter casado com uma prima , que eventualmente seria filha de um Cónego (não sei se verdade ou não).
Depois veio a curiosidade sobre ela ,pois tenho 2 Cónegos do lado Paes do Amaral
Eu ainda não procurara nada sobre ela quando vi na Geneall o seu tema e dados os anos que dizia ter, julguei encontrar o nascimento, e o PAI !o que por sua vez ia fazer (quase) a ligação com a Casa da Anadia de quem meu Avô dizia que éramos primos e que se visitavam.Lá irei então pedir ao Arq.Distrital
Mais uma vez muito obrigadoe cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#222037 | jaferro | 24 fev 2009 14:55 | Em resposta a: #221963

Cara Maria Alice,

Neste momento é preferível utilizar as funcionalidades disponíveis no sitio do Arquivo Distrital de Castelo Branco. O endereço é o seguinte:

http://adctb.dgarq.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/

Pode solicitar a pesquisa e o envio de fotocópias simples, no valor de 50 cêntimos cada uma, por correio. O pagamento é por vale postal.

Não se esqueça de ser +- rigorosa nos seus pedidos, pois uma hora de pesquisa tem o preço de 15,13 euros. E vá avançando passo a passo...

Com base na minha experiência, apenas posso dizer que o serviço é impecável.

Na consulta das páginas dos Fundos e Colecções fica com uma ideia das fontes disponíveis.

Desejos de uma agradável investigação,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#222419 | coviantiga | 27 fev 2009 23:30 | Em resposta a: #222037

Muito obrigadaToda a ajuda e super útil, para quem começa agora
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#223313 | coviantiga | 09 mar 2009 23:36 | Em resposta a: #221877

Também tenhoum outro lado do Paúl que me interessa.Se me puder ajudar agradeço.
Meu marido é do Paúl
é filho de Maria de Lurdes, filha (ilegítima de Luis Boavida do Dominguiso e de Maria do Carmo Alves da Pureza que por sua vez era filha de António Alves e de Maria Pureza Bernarda. Minha sogra nasceu em 10/8/1918 (ainda é viva e fresca ! com 90 anos !! ) e casou em 29/8/1942 com:
Francisco Antunes Rosa, nascido em 18/1/1918 e falecido em 23/10/1968, que era filho de Carolina de Jesus de Sousa e de António Rosa Antunes, que tiveram 6 filhos
M.Augusta
Rita
José
Manuel
Francisco
M.Lurdes
Datas ela não se lembra de nada mais
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#223653 | Raquelis | 13 mar 2009 22:32 | Em resposta a: #223313

Cara Maria Alice

Gostaria muito de a poder ajudar mas falta-me pelo menos, uma geração.

Ainda não devem existir na T.T. os registos de casamento de António Alves/Maria Pureza Bernarda, como também, António Rosa Antunes/ Carolina de Jesus.

O caminho é mesmo pedir ao Arquivo Distrital de Castelo Branco fotocópias desses assentos, calculando a sua data provável.

Recue 25 a 30 anos em cada geração para os nascimentos.

Eu, começaria pelo casamento de António Rosa Antunes/ Carolina de Jesus de Sousa.

Sendo o seu sogro o 4º dos filhos. eles não casaram depois de 1914. Apontaria para cerca de 1910.

Estes processos exigem muita paciência da nossa parte. Temos de dar pequenos passos de cada vez. Não desista!

Cumprimentos
Raquel Elisabete Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#225116 | coviantiga | 29 mar 2009 23:30 | Em resposta a: #221877

Ainda sobre a minha bisavó HERMÍNIA AUGUSTA LEAL DE CAMPOS, recebi agora num registo de nascimento de um familiar que era seu filho pelos vistos ,onde é escrito que ela nasceu EM LISBOA NA FREGUESIA DE SANTA ENGÁCIA onde foi baptizada e RECEBIDA NO PAÚL.
Ora segundo me foi elucidado, RECEBIDA NO PAÚL FOI QUE SE CASOU LÁ.Sendo assim pode ser que agora já me possa ajudar.Pelas notícias da morte de meu bisavô, ANTÓNIO DE CAMPOS PAES DO AMARAL dizem que se casou em 1869.
cOMO ME DIZIA QUE A PARTIR DE 1859, talvez me pudesse ajudar, vinha pedir-lhe que caso tenha alguma coisa me diga por favor, a ver se consigo ligar as pontas soltas que já tenho.
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#225156 | Raquelis | 30 mar 2009 22:13 | Em resposta a: #225116

Cara Maria Alice

Ainda não é desta vez que a posso ajudar.

Não me devo ter feito entender quando disse que poderia fazê-lo a partir de 1859.

É realmente 1859 mas para trás. 1859 é a data mais recente que tenho. As datas 1860,61,62 etc. encontram no Arquivo de Castelo Branco.

Aliás, pode ver o que publiquei, aqui neste forum sob o título
Paúl-Indíce de casamentos (1859-1723).

Em genealogia começamos sempre pelas datas mais recentes e "avançamos" como os caranguejos....

Aguardo notícias suas.
Com os meus cumprimentos,

Raquel Elisabete Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#225564 | coviantiga | 04 abr 2009 23:55 | Em resposta a: #225156

Cara Raquel
Talvez agora me possa ajudar o que muito agradeço.Tanto procurei sobre a minha bisavó HERMÍNIA AUGUSTA LEAL DELGADO, que consegui descobrir o casamento dela no Paúl, (e o seu nome completo ),que é um verdadeiro enigma !
Ela casou efectivamente em 28/7/1869 no Paúl, com António de Campos Paes do Amaral, meu bisavó, é natural de Santa Engrácia -Lisboa, e é filha de PAIS INCÒGNITOS.
Porém como é isto possível, se é "Leal Delgado " "tem morada incerta no Paúl, e uma das testemunhas do casamento é o "BACHAREL LUIS ANTÓNIO LEAL DELGADO", RESIDENTE NA RUA DO CIMO DO lUGAR NO PAÚL.?
Ora talvez tenha algum registo deste Luis António que para ser bacharel naquela altura, já era homem feito !
Se assim for agradeço-lhe para ver se consigo decifrar o enigma, pois há quem me diga que ela era filha de 1 padre !.
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Leal Delgado, do Paul

#225575 | rmfrp | 05 abr 2009 01:57 | Em resposta a: #225564

Cara Maria Alice:

Desde o início que sigo atentamente este tópico, não tendo até ao momento intervindo por não ter quaisquer elementos relacionados com a sua bisavó. Já suspeitava, no entanto, de uma possível ligação aos Leal Delgado de que tinha referência em época mais recuada.

Se Hermínia Augusta Leal Delgado (que aparentemente usou o apelido Campos apenas por casamento) tem estes apelidos é porque, presumivelmente, um dos seus pais "incógnitos" seria da família Leal Delgado. Quem? Infelizmente é possível que nunca o venha a saber, mas eu tentaria procurar - se ainda não os tem - o registo de óbito da sua bisavó e os registos de baptismo de todos os filhos. Talvez algum desses registos revele o nome de algum dos pais. Também será interessante localizar o registo de baptismo dela própria apesar de não ter certamente o nome dos pais.

A junção dos apelidos Leal e Delgado deu-se com o casamento no Paul, a 4 de Maio de 1781, do Dr. Manuel Dias Delgado com D. Maria José dos Santos Leal. D. Maria José devia ser muito jovem pois o casal teve filhos durante cerca de 30 anos.

O se o Bacharel Luís António Leal Delgado for a mesma pessoa que tenho referenciada com esse mesmo nome e título então já era mais que um homem feito: nasceu cerca de 1786 e é um dos filhos do casal acima referido. Teria cerca de 84 anos em 1869. Do mesmo casal foram filhos o Bacharel Joaquim Firmino Leal Delgado, nascido cerca de 1789, D. Carlota Leal Delgado, o Padre Manuel Joaquim Leal Delgado, D. Maria José Leal Delgado e D. Teresa de Jesus Leal Delgado, que nasceu a 25.11.1812 no Paul e foi baptizada pelo irmão Manuel.

Não desenvolvi a pesquisa desta família pelo século XIX. Só conheço um ramo de descendência de D. Teresa de Jesus que está na base de dados do GeneAll:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=563412

Eu próprio tenho parentesco com toda a família Leal Delgado pois descendo de Manuel Dias Campos, avô matermo de Manuel Dias Delgado.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Leal Delgado, do Paul

#225646 | coviantiga | 05 abr 2009 23:28 | Em resposta a: #225575

Caro Rui Pereira
Toda e qualquer ajuda, é sempre preciosa.É pena realmente que não tenha desenvolvido a sua pesquisa pelo Sec XIX que talvez lá chegassemos.
Já mandei pedir o registo de nascimento (ou baptismo) em Santa Engrácia-Lisboa.
A sua idéia de ver o registo dos filhos já tinha feito. e diz em todos-Avós maternos incógnitos.
O que me estava a despistar é que também diz em todos que ela tinha nascido no Paúl !Pelo casamento com meu bisavô António de Campos Paes do Amaral foi viver para o Castelejo, e creio que foi onde morreu, esse registo ainda não tenho.Porém o tal "Campos" que parece agora efectivamente do casamento, também me despistou porque o povo disse-me no Castelejo que "parecia que ela era prima ou sobrinha do marido e que era filha de um Padre.Ora meu bisavô era irmão de 1 Cónego José deCampos Paes do Amaral e filho de 1 pessoa que me custou imenso a descobrir que 1º tinha casado c/ minha trisavó que morreu de parto e em seguida foi p/ Padre! Ora calcula o que isto custou a esclarecer!!!Muito obrigado pela sua ajuda.Mas está aqui ainda um grande enigma
Muitos cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#225696 | Raquelis | 06 abr 2009 16:50 | Em resposta a: #225564

Cara Maria Alice

Tenho os ancestrais de Luís António Leal Delgado,baptizado no Paúl a 17.12.1785, filho do Bacharel Manuel Dias Delgado b. Paúl em 21.4.1747 e cc no Paúl Maria José Vaz dos Santos Leal b. Paúl a 26.6.1765, np de Luís Fernandes Delgado, b.16.8.1708 no Pául e cc. Maria Dias Campos de Carvalho de Casegas .

Luís Fernandes Delgado b.Paúl 16,8,1708 é filho de Marcos Fernandes da Silva, B.Paúl 3/5/1654 e cc Victória Fernandes Delgado do Barco.

Marcos tem raízes profundas no Paúl.É filho de meus 10ºs avós, Diogo Fernandes b. Paúl 10.3.1619 e Maria Vaz, np de Domingos Dias André b.Paúl em 9/7/1589 e cc no Paúl em 30.11.1613 com Ana João b. 30.9.1590; n.m de Diogo Vaz b. Paúl a 1.10.1600 e Isabel Manuel do Ourondo; bp de Domingos André / Francisca Dias, António Pires/ Maria João, estes últimos, casados no Paúl em 7.1.1587; bm de Domingos Vaz b Paúl 26.10.1568 e Catarina Manuel, Pedro Gaspar/ Francisca Manuel dos Vales?
Domingos Vaz é filho de Diogo Vaz/Catarina Pires casados no Paúl em 13,2,1568.

D.Maria José Vaz dos Santos c.c. Manuel Dias Delgado é filha de Manuel Miguens (Coutada) cc.em 9.5.1762 Maria da Conceição dos Santos Leal b. Paúl a 3.12.1729, np de Manuel Miguens/Maria Fernandes e nm Manuel dos Santos Leal b.Paúl a 14.12.1692 e cc Maria José a 3.6.1725; bm de Manuel Fernandes Leal b. Paúl 8.1.1653 cc 9.2.1689 Paúl Isabel Lopes b. Paúl 22.8.1660.

Esta árvore ainda continua com mais uma geração mas, no assento de casamento da sua bisavó não são referidos os nomes dos pais do seu bisavô? António de Campos Pais do Amaral? Não é ele que é do Paúl? Era dele que eu estava a espera!

Afinal a árvore que lhe dei é a árvore de uma testemunha do casamento.
Há, efectivamente um padre na família, irmão de Luís. Trata-se de José António Leal Delgado, b. no Paúl 1.4.1798....mas, vá-se lá ter a certeza!!

Desejo-lhe uma Santa Páscoa!

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#225754 | coviantiga | 07 abr 2009 00:10 | Em resposta a: #225696

Cara Raquel.
Acabei por achar graça, pois lá chegou a vez finalmente de me ajudar !Não sei se reparou numa resposta que me tinha sido dada pelo Confrade Rui Pereira.Se a Raquel é desta família ele também, ainda devem ser "primos"Quanto ao que me diz de meu bisavô, ele não era do Paúl nas notícias aquando da sua morte nos jornais e em vários registos é que dizia que ela era do Paúl e pelos vistos nem era!
Ele é do Castelejo e o pai é de Alpedrinha.A minha confusão com o dizerem-me que ela podia ser filha de 1 padre e prima do marido, é que o irmão de meu bisavô era o Padre José de Campos Paes do Amaral!.Porém posso estar enganada., deste lado. Ela é de Santa Engrácia -Lisboa e diz no registo de casamento que tem 18 anos e ele trinta e um (era quase pedófilia"), que tem residência incerta no Paúl e que é filha de pais naturais e incógnitos.Porém o seu nome como se vê não é só Herminia Augusta como assim seria mas mais o Leal Delgado.(em todos os documentos é Leal de Campos)
Porém , para fazer um pouco mais de confusão !!!éla pode ter Campos dos 2 lados !!Fala também que quem os casa, é o irmão do marido a que me refiro, e que 1 testemunha é o tal bacharel Luis António Leal Delgado.
Para o casamento ser às 7 horas da manhã e só com 2 testemunhas, fora o Padre,
2 famílias brasonadas, alguma coisa se passava !!
Agora o quê, era filha de um dos Padres? A testemunha era Pai?, era adoptada?
Creio que não vou saber NUNCA.
Porém os dados do outro confrade diferem um pouco e há mais um padre.Mais 1
que pode ser !! Se é que é o que diz o povo !!
Só me resta 1 pequena esperança de deslindar este enigma , se houver registo de nascimento com alguma coisa ou no de óbito que ainda não tenho nenhum.
Não sei se a geração que continua é a que me dá o outro Confrade.
De qualquer maneira se alguém descobrir qualquer coisa que me ajude a decifrar , optimo.
Até lá so me resta agradecer a simpatia de todos e a ajuda valiosíssima .
Eu prometo também se descobrir alguma coisa dizer aos dois.
Até lá, Santas Páscoas e muitos cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#225827 | rmfrp | 07 abr 2009 22:48 | Em resposta a: #225754

Cara Maria Alice:

Não noto diferença entre os dados que lhe dei e os que foram referidos pela colega Raquel Diogo. Simplesmente, cada um de nós referiu partes diferentes da mesma família. Quanto a famílias brasonadas, os Leal Delgado são brasonados duas vezes: tanto o Dr. Manuel Dias Delgado como sua esposa D. Maria José dos Santos Leal tiveram carta de brasão.

Relativamente a um possível parentesco meu com a Raquel Diogo, não será novidade! :-)

Nós já trocámos bastante informação no Fórum e temos conhecimento de parentescos por várias vias, como é habitual entre duas pessoas com muita ascendência na mesma região. Aliás, a mensagem que a Raquel lhe dirigiu já vai motivar uma resposta minha que irei redigir já de seguida.

Continue a informar o Fórum dos seus progressos, pois haverá boas possibilidades de obter mais informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro(a) Gaspar / Francisca(o) Manuel

#225828 | rmfrp | 07 abr 2009 22:54 | Em resposta a: #225696

Cara Raquel Diogo:

Eu sou descendente de Isabel Manuel (mulher de Diogo Vaz) pelo segundo casamento desta, com Sebastião Lopes, no Paul a 03.04.1633. E, podendo ter sido um erro ridículo da minha parte, eu li os nomes dos pais de Isabel Manuel nesse casamento como Francisco Manuel e Pedra Gaspar em vez de Pedro Gaspar e Francisca Manuel. Terei sido induzido em erro por uma troca na ordem dos nomes em relação ao habitual? A verdade é que eu não consegui recuar mais nesse casal dos Vales do Rio...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#225831 | Raquelis | 07 abr 2009 23:27 | Em resposta a: #225754

Cara Maria Alice

Não tenho podido dar muita atenção a este meu "hobby" e não tinha lido a mensagem do estimado confrade Rui Pereira.

Na verdade temos antepassados comuns mas na Erada, Unhais, Casegas, Alvoco (Vasco Esteves) e penso que também na Loriga. etc.. etc..

É muito profícua esta troca de mensagens. Agora, deu para acompanhar a descendência de Teresa de Jesus Leal Delgado. Tinha- a casada com Luís Cândido de Gouveia Branco e afinal é Franco. Também ignorava que existiam dois padres na família. Só conhecia um.

As intervenções do nosso ilustre confrade dão sempre frutos!
Quanto ao caso de "pedófilia" havia piores... Veja só o exemplo de Manuel Dias Delgado que casa aos 34 anos com Maria José Vaz dos Santos Leal com 16 anos.
Apanhei nos registos 12 filhos. Não sei se me escapou algum!

Espero, que consiga decifrar o mistérioda sua bisavó. O povo devia conhecer a verdade.
Tinha esperança que seu bisavô fosse descendente ou relativo a José Pais do Amaral nascido perto de 1690, filho de Manuel Pais do Amaral e de Antónia de Abranches e Sequeira casados a 8.3.1689 em S. Romão.
José casa com Águeda Mendes (de Castelo Branco) b. 9.3.1706 em Alvoco, filha de
João Francisco de Alvoco e Maria Mendes (de Castelo Branco) n. 15.4.1675 na Loriga.

Talvez seja.. quem sabe? Ainda no meu tempo era costume procurar-se casamento entre as primas e primos... dos arredores... à volta da Serra mãe.

Santa Páscoa
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Pedro(a) Gaspar / Francisca(o) Manuel

#225840 | Raquelis | 08 abr 2009 00:18 | Em resposta a: #225828

Caro Rui Pereira
Caro parente...mais uma vez!

Mais um casal comum que temos nos nossos ancestrais.
Não tenho, neste momento, os meus apontamentos, só depois de Páscoa mas, recordo-me de estranhar que o páraco tivesse colocado 1º o nome da mulher.

Eu li, portanto, Pedro Gaspar e Francisca Manuel (meus 11ºs avós) dos Vales, pais de Isabel Manuel que casa com Sebastião Lopes a 3.4.1633 no Paúl, nascido a 11.10.1608, filho de outro Sebastião Lopes "o velho" b. 18.8.1575 e Maria Fernandes c.c. 16.4.1600 no Paúl, np de António Lopes/Catarina Fernandes; n.m de Domingos Francisco/Isabel Fernandes (todos do Paúl), menos o pai de Antonio Lopes que seria de Alvoco.

Sebastião Lopes/Isabel Manuel também são meus antepassados através de seu filho Diogo Lopes "o moço" b.20.6.1640 e cc. Domingas Rodrigues b. 17.12.1652 (em 6.8.1672).

Isabel Manuel era viúva de Diogo Vaz . Também descendo deste casamento através da filha Maria Vaz que casa a 10.8.1648 com Diogo Fernandes b. 10.3.1619, filho de Domingos Dias André b. 9.7.1589 c.c. Ana João b.30.9.1590 (em 30.11.1613), n.p. Domingos André/ Francisca Dias, n.m. António Pires/Maria João, casados 7.1.1587.
António Pires seria das Cortes do Meio? (Tortosendo).

Ainda não tive oportunidade de procurar pelo casal Pedro Gaspar/Francisca Manuel
dos Vales do Rio (Alfândega da Fé?) Terão casado perto de 1600.

Assim que tiver conhecimento de mais algo diga-me, por favor. Eu farei o mesmo.

Uma Santa Páscoa!
Os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#226299 | coviantiga | 13 abr 2009 21:03 | Em resposta a: #225827

Caro Rui
Eu estava a brincar, pois se já é dificil saber se ela era filha de 1 padre quanto mais de dois!!Que era a diferença que havia.
Referi-me ao brasonado pois meu bisavô é Paes do Amaral e ligado com a casa da Anadia.Só que ainda não cheguei onde a Raquel me diz!
Como a esperança é a última a morrer, cá vou eu continuando devagarinho, devagarinho
Com os melhores cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#226301 | coviantiga | 13 abr 2009 21:44 | Em resposta a: #226299

Cara Raquel
Não me diga, que também tem Paes do Amaral?
A minha bisavó foi curiosidade feminina aguçada pelo povo quando disseram que "parecia "que ela era filha de 1 padre !Ora o irmão do meu bisavô era Padre e foi quem os casou! Daí...curiosidade.
Pois de quem eu andava mesmo a ver era dos "Paes do Amaral" seguindo a linha do meu bisavô que era "Primo" do Conde da Anadia " agora por onde não sei.!
Mas ainda não vou em 1600!. Ainda só vou no meu 5º.Avô que é Pedro Paes do Amaral, casado com Rita Maria , em princípio ,de Alpedrinha, não sei de que ano,só sei que 1 filho que creio o 1º, nasceu em 1792 ! Se tem alguma ajuda para aqui, é sempre bem vinda !
Queria também perguntar-lhe como conseguiu os microfilmes.Indicaram-me a "family search" mas não vendem nem alugam microfilmes.Tinha de me deslocar a Viseu e ainda era pior que ao Arquivo de Castelo Branco que é mais perto.Por sua vez o Arquivo Distrital de Lisboa, indicou-me o email:
núcleo.reproduçao@antt.dgarq.gov.pt, mas não consigo mandar ,,pois diz que não identifica o mail.
Como é já "veterana" nesstas "lides"e até "nos ensina a lê-los" sem máquina, mais uma vez "HELP!"
Muito obrigada e desculpe mas eu sou mesmo brincalhona por natureza, não leve a mal.
Com os melhores cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Pedro(a) Gaspar / Francisca(o) Manuel

#226396 | rmfrp | 14 abr 2009 21:57 | Em resposta a: #225840

Cara Raquel Diogo:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Creio que a localidade Vales é a actual Vales do Rio, sede de freguesia do concelho da Covilhã, que antigamente era lugar da freguesia do Peso.

Irei analisar os restantes dados com atenção e não deixarei de informá-la caso consiga progredir neste nosso ramo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#226400 | rmfrp | 14 abr 2009 22:09 | Em resposta a: #226299

Cara Maria Alice:

Desejo-lhe muito boa sorte na continuação das suas pesquisas.

Ainda quanto a brasonados, o que tenho observado é que os descendentes da família Dias, incluindo os Dias Delgado, ligaram-se a muitas famílias de grande importância da região. O casamento com o seu bisavô será mais um exemplo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#226502 | coviantiga | 16 abr 2009 00:55 | Em resposta a: #226301

Cara Raquel
Deve andar atarefada , para ainda não ter visto o seu "hoby".Tenho porém mais uma pergunta a fazer-lhe.Por acaso não tem parents em Alcongosta?
Chegaram-me novos dados e levam-me para outro "ramo" que vai para Alcongosta
Se tiver diga que quando calha ainda também somos"Primas"
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#226804 | coviantiga | 18 abr 2009 22:45 | Em resposta a: #225831

Cara Raquel
Deve andar toda atarefada pois ainda não viu 2 preguntas que lhe fiz.Quando puder agradeço a sua resposta pois fez-me renascer esperanças de unir "os cabos soltos" que tenho.
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

antt

#227224 | agp | 22 abr 2009 23:27 | Em resposta a: #226301

Cara Maria Alice,

Experimente sem cedilhas nem acentos:

nucleo.reproducao@antt.dgarq.gov.pt

Entretanto, peço-lhe que me contacte em privado. Tem o meu contacto em:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#227284 | Raquelis | 23 abr 2009 19:34 | Em resposta a: #226804

Cara Maria Alice

Antes de tudo, as minhas desculpas por só agora comunicar consigo mas tenho estado ausente.
Espero que tenha tido uma boa Páscoa e tenha avançado nas suas pesquisas.

Acontece que não fui notificada pelo geneall pelas suas questões colocadas em 13 do corrente às 21.44h e 16 do corrente às 00.55h. Penso que colocou as questões sob uma resposta ao caro colega Rui Pereira e, assim o alerta automático não chegou até mim.

Mas vamos ao nosso assunto.

1º Quero, antes de mais, informá-la que não tenho ligações com a ilustre família dos Leal Delgado do Paúl. Unicamente, existe um antepassado comum lá muito atrás como já referi.

2º Não tenho parentes (que saiba) em Alcongosta. Pelo menos até aos 64 pentavós.

3º Os "Pais do Amaral" que tenho na minha base de dados, tenho-os porque estão relacionados com o Alvoco e Loriga, são os seguintes e por confirmar:

Cipriano Pais do Amaral casado com Isabel Ferrão Sequeira têm um filho em Seia, Manuel Pais do Amaral bap. a 21.8.1655 que tem dois casamentos.
Em 8.3.1689 casa em S. Romão com a 2ª mulher Antónia de Abranches e Sequeira, filha de António Ferrão de Carvalho e Luísa de Abranches de S.Romão.
Deste casamento nasce José Pais do Amaral que vem a casar com Águeda Mendes (de Castelo Branco) b. em Alvoco em 9.3.1706, Filha de João Francisco de Castelo Branco (n. em Alvoco) e Maria Mendes da Loriga casados em Loriga a 28.1.1696.

O meu interesse centrou-se na Loriga e Alvoco. Não tenho mais desenvolvimentos sobre os "Pais do Amaral" mas palpitava-me que seu bisavô tem relação com estes nomes. Não será dificil verificar.

4º Voltando às origens de Hermínia Augusta e quanto à possibilidade de ser filha de um padre, eu não me tinha voltado para o lado de Castelejo (família do marido).
porque:
4.1. É sempre referido que a sua origem é Paúl, onde foi recebida, muito embora tenha sido baptizada em Lisboa.
4.2. O seu nome é Herminia Augusta Leal Delgado. (Campos será do marido)?
4.3. A testemunha de casamento é o bacharel Luís António Leal Delgado.
4.4. Luís António Leal Delgado tem dois irmãos padres: - Padre Manuel Joaquim Leal Delgado b. no Paúl em 26.12.1783 e Padre José António Leal Delgado b. no Paúl em 1.4.1798. Este último teria 53 anos à data do nascimento de Hermínia...
Luís António Leal Delgado poderia ser tio?
4.4. Esta família não usa "Campos" mas com referiu o colega Rui Pereira, a avó paterna é Maria Dias Campos de Carvalho (Casegas). Será que a família do seu bisavô (de Castelejo) terá algo a ver com esta senhora? e daí o relacionamento entre Hermínia Augusta e o marido António de Campos Paes do Amaral? São tudo conjecturas... mas o povo dizia que ela era do Paúl...

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Comprar microfilmes

#227293 | Raquelis | 23 abr 2009 20:06 | Em resposta a: #227284

Cara Maria Alice

Acabei de mandar vir mais um microfilme, desta vez da Erada.

Mandei um email para:

nr@antt.dgarq.gov.pt

e solicitei que me remetessem para a minha morada a reprodução do microfilme que continha os baptismos e casamentos dos anos tal a tal da Erada e que correspondia à referência tal dos mormon. Tinha procurado a referência dos mormon no "family search"

Responderam-me prontamente e recebi a encomenda à cobrança (à vota de 26€ com os portes de correio) em menos de uma semana.

Depois é só abrir o filme, munir-se de toda a paciência, de uma lâmpada e um jogo de lentes, tirar apontamentos e informatizá-los num programa especial para genealogia. Eu uso o "Family Tree maker" mas pode descarregar o "Paf" dos Mormons que é gratuito ou outro qualquer. Informe-se aqui no forum sobre programas para genealogia.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#227521 | coviantiga | 25 abr 2009 22:57 | Em resposta a: #227284

Cara Raquel
Pensei logo, que efectivamente se tinha ausentado
Como me dava aquela dica sobre o José Paes do Amaral, daí eu julgar que teria registos dos "Paes do Amaral"Tenho muitas "pontas " e até agora da linha directa,
vou em 17??, mas ainda ninguém nasceu sem ser em Alpedrinha.Os descendentes dos que encontrei é que talvez.
Por exemplo : No testamento de 1 irmã de meu trisavó encontro como testamenteiro 1 Fernando P.A. nascido em 1804 já encontrei até o avô dele mas onde é que ele pega com esta linha directa " que levo direitinha".?
É muito complicado encontrar os "elos" para quem é principiante .!Vou a passo de caracol
Quanto à minha bisavó creio que ficará o enigma.efectivamente o pai deve ser do lado Lel de Carvalho, quer pelo nome, quer porque o Padre que os casa, irmão de meu bisavô, só tem mais 11 anos que ela, portanto o único Padre desta altura (conhecido) do lado P.A.não pode ser.!
O Campos, pode ser do marido que é António de CAMPOS P.A. mas há efectivamente do outro lado também o Campos da Maria Dias CAMOPOS que não sei se tem ligação com meu bisavô.
Muito obrigado por toda a sua ajuda
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#230231 | coviantiga | 23 mai 2009 03:19 | Em resposta a: #227521

Cara Raquel
Não quero deixar de lhe dar nota de"1 passo nada significativo" mas cada vez mais intrigante sobre a tal minha bisavó e dizer-lhe que pode acrscentar mais 1 filho ao Dr.Manuel Dias Delgado e Maria José Vaz dos Santos Leal.
Enconteri 1 testamento de Angélica Teodora Leal Delgado, Vºa do Capitão José Miguens Delgado, residente na Coutada e "indo visitar a família ao Paúl, lá fez testamento".
Diz que deixà irmã e ao irmão, DrLuis António e Teresa de Jesus, por isso não há engano, e deixa a esta ...àquele.... e a "Hermínia Júlia, Hermínia Januária e HERMÍNIA AUGUSTA que cá estão a ser criadas em casa"....de certeza por serem da família, mas porque não dirá , a minhas sobrinhas, primas , qualquer coisa ! continua o enigma, pois também vi o testamento do Dr.Luis qwue era solteiro e podia ser por desgosto de amor!!!!, mas não fala nelas, e parece serem 3 irmãs , mas filhas de quem?
O enigma continua !!!
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#231363 | coviantiga | 05 jun 2009 17:53 | Em resposta a: #230231

Cara Raquel.
Não deve ter voltado a este tema, pois podia ser que por lá visse alguma destas Hermínias, ou o óbito de minha bisavó, pois vim a saber ontem que ela se separou de meu bisavô e foi viver para o Paúl para ao pe da família que lá tinha e só vinha ao Fundão de onde em onde, ver os 2 filhos.Por isso ou terá morrido no Paúl ou no Fundão, mas são os anos que não me deixam pesquisar no Registo Civil. O único que sei é que ela em 1907 era viva com 56 anos.
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#233228 | jaferro | 02 jul 2009 19:43 | Em resposta a: #227284

Cara confrade Raquel Diogo,

Recentemente, analisando os registos paroquiais de Silvares, encontrei o casamento de um meu antepassado, António Gonçalves Ferrão (Ferran), natural do Pául.

Explicitando:

António Gonçalves Ferran (Ferrão), filho de António Gonçalves e Ana Gonçalves, naturais do Pául, casa pelo 3ª vez, em 23.04.1687, com Ana João, filha de Manuel Antunes e de Maria João, de Silvares.

O seu 1º casamento foi com Catarina Fernandes, filha de Domingos Fernandes e Ana Fernandes, do Pául e o seu 2º casamento, com Águeda Francisco, filha de Pedro Francisco e de Maria Fernandes, de Silvares

Tem informações sobre esta família Gonçalves Ferran/Ferrão, do Pául, no século XVII? Reparei que o apelido existe, no século XVII, mas associado com Sequeira e não com Gonçalves.

Em Silvares, o apelido "Gonçalves Ferrão" permanece pelo menos até ao século XIX. No meu caso, a situação altera-se ligeiramente ao longo do século XIX, passando de Gonçalves Ferrão, para Soares Ferrão e finalmente, no caso da minha bisavó Delfina de Jesus, para Ferrão Delgado.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#233248 | coviantiga | 03 jul 2009 00:41 | Em resposta a: #226400

Caro confrade
a Raquel também devia gostar de saber isto.
Já consegui saber quem é o pai de minha bisavó, quase de certeza.
è José António Leal delgado 13º filho de Manuel Dias Delgado e de Maria José dos Santos Leal, que nuns lados diz ser "Major" noutros "Padre", por 1 documento de compilação de dados da família Cunha Leal, onde diz ter filiação ilegítima.
Por sua vez num testamento de Angélica Teodora Leal Delgado, irmã deste Padre ou Major, deixabens a Hermínia Júlia, Hermínia Januaria e HERMÍNIA AUGUSTA , "que estão a ser cá criadas em casa" diz no testamento.Sendo assim devem ser sobrinhas e talvez irmãs.
Quanto aos Paes do Amaral, não encontrou nada nos seus papeis ?
Cumprimentos
Maria Alice

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#235571 | Raquelis | 02 ago 2009 19:55 | Em resposta a: #233228

Caro José Fernandes Rodriguez

As minhas desculpas por só hoje poder responder à sua mensagem.

Efectivamente nos meus registos existe um casal António Gonçalves e Ana Gonçalves que terão nascido e vivido perto de 1620? nas Cortes de Baixo (Paúl).
Tenho registo de 5 filhos.

-Maria Gonçalves que casa no Paúl a 26/11/1654 com Miguel Fernandes do Paúl,n. a 5/10/1642, filho de Domingos Francisco da Erada e Domingas Fernandes do Paúl;

-Manuel Gonçalves que casa no Paúl a 5.11. 1679 com Catarina Fernandes do Paúl, n.24/9/1658, filha de Pedro Fernandes e Maria Fernandes do Paúl;

-Catarina Gonçalves n. 9/4/1653 que casa a 3/12/1674 no Paúl com Francisco Fernandes de Silvares (este morre no Paúl a 21/11/1687), filho de Manuel Fernandes e Isabel Gonçalves de Silvares. Este Francisco terá um irmão o Pedro Fernandes que se casa três vezes. A sua terceira mulher do Paúl (Domingas Fernandes Branco) é irmã de um dos meus 8ºs avós - João Fernandes Branco;

-Simão Gonçalves n. 21/4/1659; e

- António (deve ser o seu António Gonçalves) n. 4/2/1651.

Pode haver mas, não encontro qualquer relação com Ferrão ou Ferran do Paúl.
Existe um apelido Ferrão no Paúl mas mais recente, trata-se de Isabel Ferrão que casa a 30/7/1721 no Paúl com José Francisco de Carvalho, também do Paúl.
Isabel é filha de Francisco Ferrão da Soalheira e Isabel Fernandes do Paúl, casados no Paúl a 12/10/1696.

Não tenho registos anteriores ao casal António e Ana Gonçalves das Cortes de Baixo.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#235572 | Raquelis | 02 ago 2009 20:00 | Em resposta a: #235571

Caro José Fernandes Rodriguez

No casamento de Maria Gonçalves com Miguel Fernandes, onde lê 26/11/1654 deverá ler 26/11/1664.

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#235579 | jaferro | 02 ago 2009 22:22 | Em resposta a: #235571

Cara Raquel Diogo,

Muito obrigado pela sua atenção e pelos dados que deixou no fórum.

Abusando da sua paciência e boa vontade, pode confirmar-me se o o referido António Gonçalves, n. 04.02.1651 casa com Catarina Fernandes, filha de Domingos Fernandes e Ana Fernandes, do Pául. A data de casamento, o 1º dele, deve ter sido +- 1675.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#235583 | jaferro | 02 ago 2009 22:52 | Em resposta a: #235572

Cara Raquel Diogo,

Continuando o nosso diálogo, reparei que na minha base de dados tenho o casal Manuel Fernandes e Isabel Rodrigues (e não Gonçalves... Tenho que verificar...). Este casal tem uma numerosa descendência, que ainda não levantei na totalidade. Do que tenho:

O casamento com a Isabel Rodrigues ocorreu em 15.03.1637, Silvares. Os pais dele foram: Manuel Fernandes e Penolia (Apolonia?) Francisca

O filho Francisco Fernandes n. 02.02.1642 e o Pedro Fernandes, n. 16.04.1644. Uma irmã, a Maria Fernandes, n. 15.12.1639, casa com Brás Gonçalves, de Bogas do Meio, Janeiro de Baixo, que desenvolvo no tópico Brás Gonçalves.

Para além destes, tenho: Catarina Fernandes, que casa com Manuel Antunes, do Castelejo, em Silvares, 02.12.1658 e Domingos Fernandes, que casa com Maria Francisca, de Silvares, em 20.07.1665.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#235642 | Raquelis | 03 ago 2009 18:05 | Em resposta a: #233248

Cara Maria Alice

Só agora vi que tem o seu mistério quase desvendado.....
Eu bem tinha razão quando lhe enviei a mensagem em 23 de Abril sobre a possível paternidade da sua Hermínia Augusta!!

Parabéns por ter conseguido!

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Pedro e Francisco Fernandes de Silvares

#235648 | Raquelis | 03 ago 2009 19:21 | Em resposta a: #235583

Caro José Fernandes Rodriguez

Não fiz o levantamento de Silvares e o que recolhi foi através dos registos de casamento, quando era referido que o nubente era de Silvares ou de outra terra mas, pode muito bem tratar-se desse casal com numerosa descendência.

No casamento de Francisco Fernandes em 3.12.1674, nos meus apontamentos tenho os pais como Manuel Fernandes e Isabel Gonçalves de Silvarres.

No 1º casamento de Pedro tenho os pais como Manuel Fernandes e Isabel.... de Silvares
Não tenho registo de 2º casamento de Pedro com Ana Gonçalves que morreu de parto em 1676.
No casamento de Pedro com Domingas em 1676 (não perdiam tempo..) diz que o noivo era de Silvares, viúvo de Maria Francisca e de Ana Gonçalves.

Se conseguir verificar que o apelido dessa senhora de Silvares é Rodrigues e não Gonçalves agradeço-lhe a informação para corrigir os meus dados.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- António Gonçalves

#235649 | Raquelis | 03 ago 2009 19:46 | Em resposta a: #235579

Caro José Fernandes Rodriguez

Não vejo no Paúl o registo de casamento do seu António Gonçalves com Catarina Fernandes do Paúl.
Aliás, não encontro no meu índice do Paúl os pais de Catarina. Existe no Paúl um casal - Domingos Fernandes Ginete/Ana Fernandes com dois filhos nascidos em 1654 e 1658 mas nenhum tem o nome de Catarina.

Podem ter-se casado noutra freguesia?

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#235650 | Raquelis | 03 ago 2009 19:58 | Em resposta a: #235583

Caro José Fernandes Rodriguez

Já agora solicitava-lhe que visse a mensagem que deixei em "Registos paroquiais de Silvares"

Os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Hermínia Augusta

#235658 | jaferro | 03 ago 2009 22:16 | Em resposta a: #235650

Cara Raquel Diogo,

O referido tópico foi encerrado (???). Aproveito, no entanto, este - enquanto está aberto (!?) - para responder à sua mensagem.

Silvares, Fundão, onde ainda tenho casa, é o centro territorial da minha génese familiar portuguesa, por isso, pouco a pouco, vou tentando levantar todos os registos que estejam relacionados com as gentes desta terra. Todavia, como principiante, tenho-me concentrado nos costados que directamente se relacionam com a minha família, pois o meu objectivo é certamente o seu, fazer da pesquisa genealógica da (nossa) família, em simultâneo, um hobby e um legado.

Em relação aos casais que refere, já vi vários dos apelidos que refere, mas não os levantei de forma sistemática.

Apenas tenho informação sobre o segundo casal e não é certamente o fim da linha...

Pedro Francisco Ferreira, n. 15.06.1704, cc Francisca Simão, em Silvares, em 24.08.1728. A Francisca Simão, natural do Bodelhão, Dornelas do Zêzere, filha de Manuel Pires e de Francisca Gonçalves, falece em 10.11.1729, em Silvares, o que indica com certeza que o Manuel Francisco Ferreira é filho único e mãe deve ter falecido como resultado de complicações pós-parto. Destes dados podemos assumir que o Manuel nasce em 1729 (não tenho indicação do registo, mas vou procurar...) e teria 28 anos quando casou no Pául.

O Pedro Francisco Ferreira volta a casar em 21.02.1730 com Isabel João, do Casal de São Martinho, Silvares, filha de Manuel João, de São Martinho e Isabel Gaspar, de Silvares. Este casal teve pelo menos um filho: José Ferreira, que casa em 14.09.1764, com Teresa Duarte, de Silvares.

Do lado paterno, a ascendência de Pedro Francisco Ferreira (PFF) é bastante conhecida devido à contribuição de diversos confrades, nomeadamente do “nosso” primo Rui Pereira, pois eu descendo de quase todas estas linhas:

1. Pedro Francisco Ferreira (1704)

2. Plácido Simão (b.06.12.1678-Silvares,Fundão;), cc.
3. Maria Ferreira (f.15.11.1733-Silvares,Fundão), em 28.09.1696, Silvares,Fundão;

4. Antão Fernandes (n. Ourondo,Covilhã; f.11.09.1693-Silvares,Fundão), cc.
5. Maria Simão (f.17.10.1693-Silvares,Fundão), em 11.01.1671, Silvares, Fundão
6. Miguel Francisco
7. Maria Ferreira (f.4.11.1707-Silvares,Fundão)

8. Antão Fernandes (n. Ourondo,Covilhã;) cc
9. Simoa Sebastião, em 27.02.1645, Ourondo, Covilhã;
10. Manuel Simão (b.26.08.1621-Barroca, Dornelas do Zêzere;) cc
11. Maria Francisca (b.15.12.1619-Silvares,Fundão), em 22.08.1646, Silvares, Fundão

16. Domingos Fernandes (n.9.10.1572-Póvoa da Raposeira,Dornelas do Zêzere)
17. Marta Fernandes, Ourondo, Covilhã
18. Cristóvão Gonçalves, Relvas, Ourondo
19. Maria Sebastião, Relvas, Ourondo
20. Simão Fernandes, Barroca, Dornelas do Zêzere
21. Helena Giraldes
22. António Francisco, Silvares, Fundão
23. Justa Francisca, Silvares, Fundão

32. Miguel André (f.12.03.1585-Póvoa da Raposeira,Dornelas do Zêzere)
33. Maria Matias (Bacias) (f.8.05.1594-Póvoa da Raposeira,Dornelas do Zêzere)

Com os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Paúl- Silvares

#235660 | jaferro | 03 ago 2009 22:27 | Em resposta a: #235650

Cara Raquel,

Encontrei, ainda, no mesmo contexto, o casamento de Isabel Simão, filha de Plácido Simão e Maria Ferreira e, portanto, irmã de Pedro Francisco Ferreira, com Manuel Fernandes de Gouveia, do Pául, Covilhã, filho de Manuel Fernandes da Calçada, em 07.11.1728, Silvares, Fundão. O nome da mãe não é referido.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedro e Francisco Fernandes de Silvares

#235661 | jaferro | 03 ago 2009 22:35 | Em resposta a: #235648

Cara Raquel Diogo,

Tenho quase a certeza que é Rodrigues, pois estive a levantar vários registos, como foi evidente. Todavia, como não tive «tempo» de tirar fotocópias - na TT só existe uma fotocopiadora de microfilmes e com fila de espera... - não tenho uma prova factual para lhe enviar. Logo que possa, fica prometido (...). As férias familiares poderão adiar um pouco esta promessa, mas não estará esquecida.

Obrigado pelos dados que disponibilizou.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- António Gonçalves

#235662 | jaferro | 03 ago 2009 22:43 | Em resposta a: #235649

Cara Raquel,

O registo de casamento em Silvares apenas refere a Catarina Fernandes como sendo do Pául e os (referidos) nomes dos pais.

Como o António Gonçalves Ferrão é dado como sendo do Pául e estamos a falar do 1º casamento, pensei que o registo estivesse no Pául. Vou ter que procurar nas freguesias envolventes, por exemplo, no Ourondo, que apresenta uma elevada ligação com as restantes freguesias da Covilhã.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais- Pedro Francisco Ferreira

#235702 | Raquelis | 04 ago 2009 18:08 | Em resposta a: #235658

Caro Fernandes Rodriguez

Mas que grande alegria me dá!

E eu a pensar que do lado de Silvares não conseguia obter mais nada e veja só, uma mão cheia de antepassados e mais um parente!

Há muito tempo que não conseguia tanto de uma só vez!

Também não percebi aquela do tópico encerrado. Vou perguntar o porquê.

Com um grande abraço

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Paúl- Silvares

#235707 | Raquelis | 04 ago 2009 19:16 | Em resposta a: #235660

Caro José Fernandes Rodriguez

Obrigada. Anotei como irmão do nosso antepassado.

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Pedro e Francisco Fernandes de Silvares

#235708 | Raquelis | 04 ago 2009 19:19 | Em resposta a: #235661

Caro José Fernandes Rodriguez

Obrigada e Boas Férias

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais- Pedro Francisco Ferreira

#235709 | jaferro | 04 ago 2009 19:38 | Em resposta a: #235702

Cara Raquel,

Fico, igualmente, feliz. Este é tipo de «troca» ou relação que justifica e constitui a natureza deste fórum.

Como reparou, ainda nos faltam alguns ascendentes na lista que lhe enviei, mas (1ª) ainda não tive tempo para aprofundar algumas destas linhas; (2º) alguns dos livros desapareceram e (3º) não existe informação disponível devido aos próprios factos da génese histórica dos registos paroquiais. Todavia, com entre-ajuda e a crescente disponibilização on-line dos registos paroquiais poderemos tapar alguns destes «buracos».

Boas férias para si e para os seus,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel?

#241357 | jaferro | 07 out 2009 22:14 | Em resposta a: #225840

Cara Raquel Diogo,

E os restantes filhos do casal Sebastião Afonso e Isabel Manuel, do Paúl? Têm informações sobre eles?

Nos RP de Ourondo, pág. 83v, item 1, M199, em 02.09.1665, tenho o casamento de António Lopes, filhos do referidos, e de Maria Fernandes/Sebastião(?), filha de Pedro Fernandes e de Maria Fernandes, das Relvas, que foi casada com Manuel Gonçalves. Este casal dá lugar aos Lopes Ferreira, das Relvas, Ourondo.

António, b12.12.1666 (Pág. 101v, item 1, M199).PP João Lopes, das Relvas e Maria Antunes, mulher de Pedro Gonçalves, das Relvas (todos, meus 8º avós)
Manuel, b02.10.1669 (Pág. 106, item 1, M199). PP Domingos Lopes, do Paúl e Isabel Fernandes, mulher de Manuel Fernandes do Canto, Paúl
Pedro (Lopes Ferreira), b...

Encontrei também diversos registos de baptismo de filhos do casal João Lopes e Francisca Lopes, meus 8º avós, moradores nas Relvas, que certamente casaram no Paúl e são familiares...

Bernardo, b.27.08.1665 (Pág. 99v, item 1, M199), PP António Lopes e Maria Fernandes;
Maria, b.01.01.1668 (Pág. 102v, item 1, M199). Padre António Cascão, Casegas e PP Sebastião Lopes e Águeda Duarte, Relvas;
Ana, b??.07.1672 (Pág. 108, item 1, M199). Padre António Gonçalves, de Casegas e PP Domingos Lopes, do Paúl e Maria Fernandes, mulher de António Lopes;
Helena, b.01.03.1675 (Pág. 112v, item 1, M199). PP António Lopes, Relvas e Isabel, filha de Sebastião Lopes, do Paúl;
Isabel, f.19.10.1694 (Pág. 80v, item 1, M199)

Encontrei, ainda, o baptismo de Manuel, b.??.04.1666 (Pág.100v, item 1, M199), filho de Joana Vaz e do Pe (Padre?) – espaço vazio -. PP João Lopes e Francisca Lopes, Relvas. Joana Vaz, filha do 1º casamento de Isabel Manuel?

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel?

#241359 | jaferro | 07 out 2009 22:16 | Em resposta a: #241357

Correcção: ... Sebastião Lopes (e não Afonso) e Isabel Manuel?

JFR

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel?

#241509 | Raquelis | 09 out 2009 12:30 | Em resposta a: #241357

Caro parente José Fernandes Rodriguez

Vou ter de levar algum tempo para assumir esta sua informação. Ainda não vi nada do Ourondo. Entretanto, aqui vai o que tenho sobre a descendência deste casal em epígrafe, meus 10º avós:

Sebastião Lopes b. 11.10.1608 (Paúl) e falecido a 2.8.1686, cc em 3.4.1633 Paúl - Isabel Manuel do Ourondo, n. perto de 1610?, filha de Pedro Gaspar/Francisca Manuel e viúva de Diogo Vaz do Paúl, n. 1.10.1600, filho de Domingos Vaz n. 26.10.1568 e Catarina Manuel f. 2.9.1644 do Paúl (meus 12ºs avós).

Filhos:

1-Sebastião Lopes b.12.3.1635;

2- João Lopes b.31.8.1637;

3- Diogo Lopes b. 20.6.1640, cc Domingas Rodrigues em 6.8.1672 (Paúl) meus 9ºs avós, tenho registo de 8 filhos;

4- António Lopes b. 11.1.1643;

5- Isabel Manuel b. 4.11.1645, c.c. José Gonçalves em 10.11.1680. registo de 2 filhos. Esta Isabel deve ter morrido cedo, uma vez que José Gonçalves volta a casar com Maria Gonçalves do Barco.

Do 1º casamento de Isabel Manuel com Diogo Vaz, também do Paúl, tenho registo de 2 filhos:

1- Maria Vaz n.? e f. 6.6.1698 c.c Diogo Fernandes em 10.8.1648, filho de Domingos Dias André e Ana João, b. respectivamente em 9.7.1589 e 30.9.1590 e casados no Paúl em 30.11.1613 (meus 11º avós); 11 filhos registados.

2- Máximo? Vaz cc. Maria Gonçalves de Unhais em 13.9.1654.



Por último, morro de curiosidade!! O que sabe sobre a nossa antepassada Isabel Manuel do Ourondo cc Diogo Vaz e Sebastião Lopes?

Nas mensagens que troquei com o nosso parente Rui Pereira teremos chegado à conclusão que era filha de Pedro Gaspar/Francisca Manuel de Vales do Rio? Covilhã?

Este casal (meus 11º avós) é comum a José Fernandes Rodriguez, Rui Pereira e a mim.

Com os meus cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Descendência/Ascendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel?

#241521 | jaferro | 09 out 2009 13:27 | Em resposta a: #241509

Cara Prima Raquel Diogo,

Como sempre, rápida e gentil. Muito obrigado pela sua resposta!

Do casamento do João Lopes com Francisca Lopes não tem informações? Se não casaram no Paúl, onde terão casado?
Um bom problema para investigar... De acordo com os padrinhos e os padres que baptizam em Ourono, a paroquia de Casegas é uma boa hipótese.

Tenho pena por não satisfazer a sua curiosidade imediata, mas o meu objectivo - no momento presente - era o de estabelecer a ligação de João Lopes e os nossos avós Sebastião e Isabel.

Estabelecida inequivocamente a referida ligação - falta obviamente o registo de casamento de João Lopes e de Francisca Lopes - avançarei para os registos paroquiais do Peso, Paroquia em que Vales do Rio estava/está integrada.

Temos, no entanto, muita sorte, pois os registos paroquiais do Peso iniciam-se em 1567, o que permite ter esperança em avançarmos ( ...recuarmos! :) ) uma ou mesmo duas gerações. O microfilme do período 1567-1656 inclui documentos eclesiásticos e testamentos.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#241560 | Raquelis | 09 out 2009 21:53 | Em resposta a: #241521

Caro Primo José Fernandes Rodriguez

João Lopes não casou no Paúl. Desconhecia o nome da mulher até trocar estas mensagens.
Casegas pode ser uma hipótese. O meu ascendente é o irmão Diogo Lopes.
Um bom fim de semana.

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#249609 | Silcar | 09 fev 2010 23:19 | Em resposta a: #221603

Cara Maria Alice,

Ainda não tive oportunidade para descobrir o casamento que me pediu e que julgo ser do Fundão.
Mas, neste momento, tenho um dado que poderá ter interesse.
Acompanhei este seu tópico e ao consultar os registos paroquiais de Santa Engrácia Lisboa entre 1849 e 52 foi registada apenas uma HERMINIA e que sendo filha de Pais incógnitos pesnso ser a sua Bisavó Leal Delgado.
Assim consta deste registo

HERMINIA
N 06.09.1852
B 12.09
PADRINHOS : Agostinho Jose da Silva Franco e sua mulher, a parteira faustina Angélica, moradores na Rua da Bela Vista nº 13 em Lisboa

Espero ter ajudado

Os meus cumprimentos

Luis Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#249614 | coviantiga | 10 fev 2010 01:05 | Em resposta a: #249609

Caro Luis Silveira
Agradeço do fundo do coração este seu cuidado e lembrança quando julgava nunca mais conseguir nada.Por acaso neste registo não averbaram a morte? é que num registo de óbito de um filho que morreu em Oliveira do Hospital diz que ela morreu em Matosinhos, mas não diz quando.Já mandei fazer buscas em Matosinhos e nada.Consegui por uns dados de um primo, saber que ela é filha de D.Maria Caessa e de José António Leal Delgado, ou Padre ou Major.Nuns lados está uma coisa , noutros outra. A mãe é mesmo este nome estranho, que não consigo saber quem era embora já tenha encontrado uma família Caessa nos nossos dias que não sei se tem alguma coisa a ver. Esta também diz nuns registos que é do Paúl, noutros de Lisboa.Embora eu creia que o do Paúl está certo, por um apontamento que está à margem que mal se entende mas parece, Paúl-Covilhã.Só sei que em 1896 ainda era viva pois foi madrinha de 1 criança, mas já tinha deixado o meu bisavô de quem se separou.Em Matosinhos devia viver lá ou uma filha , ou alguém muito chegado .Como não sei de 2 filhas se calhar era uma que lá vivia.
Quanto ao meu bisavô do outro lado, nos seus apontamentos deve ter o resto. O 1º marido já encontrei os dados todos.do segundo disse-me de quem era filho e quando casara.Deve ter também a morte e o 3º marido, meu bisavô, digo eu?Não?
Os meus cumprimentos e o meu muito obrigada mais uma vez
M.Alice

Resposta

Link directo:

Familia Leal do Paúl!

#266815 | fpresunto | 14 dez 2010 15:36 | Em resposta a: #241509

Sou do Paul e chamo-me Fernando Jorge Vaz Leal Presunto.
Sou descendente directo da familia Leal do Paúl!

Sou novato por aqui mas como vi o nome da minha familia por aqui... se puder ajudar a esclarecer alguma coisa, o meu mail é fpresunto(arroba)gmail.com.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leal do Paúl!

#266820 | Raquelis | 14 dez 2010 16:39 | Em resposta a: #266815

Caro Fernando Jorge

Terei todo o prazer em ajudar, afinal, é para isso que serve este fórum mas, terá de encontrar pelos próprios meios os seus antepassados que tenham nascido depois de 1859.

Só tenho registos do Paúl a partir de 1859 para trás. Assim, procure nas certidões de nascimento de seu pais o nome de seus avós e bisavós. Com sorte os seus 8 bisavós poderão ter nascido ou se casado antes de 1850. Se assim fôr diga-me como se chamavam e talvez lhe possa dar a sua árvore.

Um dos meus 13ºs avôs chamava-se Diogo Vaz, era do Paúl e terá nascido por volta de 1540. Quem sabe se não teremos antepassados comuns?

Se os seus bisavós tiverem nascido depois de 1859 há necessidade de dar outra volta que depois lhe explicarei.

Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leal do Paúl!

#266910 | fpresunto | 16 dez 2010 09:42 | Em resposta a: #266820

Cara Raquel

O meu nome "Vaz" vem da parte da minha mãe que nasceu e cresceu em castelo branco mas que por força do emprego veio parar ao Paúl onde conheceu o meu pai António Augusto Presunto Leal de Carvalho que era natural do paúl.
o nome do meu avô que também é natural do Paul é Joaquim dos Santos Leal de Carvalho que é filho de António Augusto Leal de Carvalho. Anterior ao meu bisavô é que não faço ideia. O meu avô ainda me recitou a arvore de familia quando eu era pequeno mas não me lembro de nada anterior ao meu bisavô. Tenho um ligeira ideia que ainda descendemos do Major médico do Rei D. Miguel que tinha "Cunha Leal" no nome. Mas já faz tantos anos que não me lembro bem.

Muito obrigada pela disponibilidade e pela simpatia.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Leal Presunto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leal do Paúl!

#266945 | Raquelis | 16 dez 2010 17:04 | Em resposta a: #266910

Caro Fernando Jorge

Como pode perceber, não é fácil dar-lhe qualquer indicação se não conseguir ser mais preciso.
E a sua bisavó como se chamava? Casaram no Paúl?

Em 2007 coloquei aqui no forum os índices de casamento do último livro do Paúl (1723/1859). Pode procurar por "Paúl - índices de casamento". Veja em modo expandido. Talvez esses nomes lhe digam qualquer coisa.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do Paúl - Covilhã

#303594 | jaferro | 20 abr 2012 19:53 | Em resposta a: #225696

Cara Prima Raquel Diogo,

Espero que esteja tudo bem!

Nos RP do Castelejo encontrei no óbito de um meu 9º tio-avô Domingos Fernandes Silvares cc Isabel Fernandes, em 15.01.1696, referências ao cunhado Manuel Fernandes Leal, do Paúl. Para além disso, assinalam-se dois testamentos nos tabeliões Francisco Freire Corte Real e Francisco do Amaral.

Tem alguma informação sobre o casamento com a referida Isabel Fernandes ou desta com alguém do Castelejo?

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl - Covilhã

#303607 | Raquelis | 20 abr 2012 22:01 | Em resposta a: #303594

Caro primo José Fernandes Rodriguez

Estou na casa de férias, não tenho comigo os meus apontamentos sobre os registos do Paúl.
No computador tenho um Domingos Fernandes Ruivo que morre no Paúl em 5/10/1657, casado com Isabel Leal que morre no Paúl em 5/11/1669, com 7 filhos nascidos no Paúl:

1- Ana , 27/1/1646;
2- Catarina, 20/10/1648;
3- Outra Ana, em 11/10/1651;
4- Francisca Fernandes Leal, gémea da Ana, que casa com António Francisco (pequenote) e morre em 27/8/1703;
5- Isabel Fernandes (deve ser esta) casada com Domingos Fernandes em 1673?;
6- Manuel Fernandes Leal, em 8/1/1653 que casa no Paúl com Isabel Lopes em 9.2.1689, b 22.8,1660 com 6 filhos, sendo filha de Domingos Lopes Cerdeira/Marta Fernandes;
7- Maria Fernandes, que casada no Paúl em 9/7/1677 com Matias Francisco do Alvoco, filho de Manuel Francisco e Isabel Luís do Alvoco.

Aqui tenho apenas o casamento de Isabel Fernandes em 1673. Sem ver os apontamentos não sei se esta data foi retirada de qualquer informação ou se terei mesmo visto nos casamentos do Paúl e a falta do dia e mês deve-se a difícil leitura?
No final do mês dou-lhe a resposta.

Uma curiosidade - Os pais de Matias Francisco (Alvoco) são meus 8ºs avós.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl - Covilhã

#303639 | jaferro | 21 abr 2012 12:39 | Em resposta a: #303607

Cara Prima Raquel Diogo,

Muito obrigado pela sua atenção e continuação do merecido descanso!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl - Domingos Fernandes/Isabel Fernandes (Leal)

#304912 | Raquelis | 04 mai 2012 13:16 | Em resposta a: #303639

Caro primo José Fernandes Rodriguez,

Voltei a ver o filme para ter a certeza. Efetivamente é de difícil leitura mas, parece-me ter lido que se trata de Domingos Fernandes filho de Domingos Fernandes? e Isabel Silva? moradores no Freixial que casa em 16/4/1673 com Isabel Fernandes, filha de Domingos Fernandes (não aparece Ruivo) e de Isabel Leal. Ele, teria sido casado com Maria Gaspar, filha de António Gaspar/ Das Simão? e também com Isabel Simão filha de Domingos Jorge?/Isabel Simão? todos do Freixial.
O registo ocupa todo o verso da folha nº 140 do livro de registo das datas correspondentes (penso ser o misto 2).

Se precisar que eu veja mais alguma coisa é só dizer.

Com os meus cumprimentos,

Raqiel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem te

#305531 | sardimercado | 10 mai 2012 15:04 | Em resposta a: #235642

Boa tarde

Alguem podia dar-me alguma pista sobre as origens da familia sardinha do paul?

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#306052 | Raquelis | 16 mai 2012 23:07 | Em resposta a: #305531

Caro/a "sardimercado"

Tenho nos meus registos uma Isabel Gonçalves Sardinha de Alcaria que morre no Paul em 29 de Abril de 1792 e está casada com João Ferreira do Paul b. em 5/4/1715, filho de Francisco Manuel Ferreira b. no Paul em 1.1.1662/ e Mariana Lopes, b. Paul em 30/12/1668.
Esta Isabel Gonçalves Sardinha é filha de Manuel Francisco Sardinha/Maria Antunes? de Alcaria? e tem 5 filhos no Paul, alguns com descendência no Paul. Uma das filhas com o mesmo nome, nascida em 19/12/1757, casa no Paul com João Mendes Cipriano em 20/6/1785 e tem 9 filhos desde 1786 até 1803.

Não tenho registos de Alcaria.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl - Domingos Fernandes/Isabel Fernandes (Leal)

#306357 | jaferro | 20 mai 2012 10:43 | Em resposta a: #304912

Cara Prima Raquel Diogo,

Muitas desculpas pelo atraso na resposta e muito obrigado pela sua gentileza. Estive e estou entretido com os RP do Barco e não tive tempo para ver os do Castelejo.

Perante os dados que me envia, penso que estaremos a falar de um 2º casamento... de homónimos (!?).

A 1ª (?) mulher de Domingos Fernandes Sylvares, Isabel Fernandes falece em 15.06.1678. Todavia em 15.10.1684 é batizada Teresa, filha de Domingos Fernandes Silvares e de Isabel Fernandes. Os padrinhos foram o Padre Manuel Antunes Safurdas (?) e de Ana Manuel, mulher de Domingos da Fonseca.

O referido Domingos Fernandes Sylvares falece 15.01.1696, referindo, como já tinha dito, o seu cunhado Manuel Fernandes Leal, do Pául. Vou ter que olhar para os registos do Freixial ou do Castelejo para saber quando ocorreu o óbito do 1º Domingos Fernandes e o casamento com o 2º. Perante nomes iguais, não tinham problemas ao se enganarem... :)

Tenho alguns novos dados sobre os Gouveia e Fonseca que colocarei no tópico dos Gouveia do Barco.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#306998 | sardimercado | 28 mai 2012 09:56 | Em resposta a: #306052

Obrigada Sra. Raquel
Se no Paul existem muitos Sardinhas, não serão filhos destas pessoas? porque logicamente, casando com os seus maridos, não seguiram o nome?
O meu avô chamava-se Antonio Santos Sardinha, nasceu em 1904. não é descendente desta pessoas?
Cumprimentos

Carlos Sardinha

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#307034 | Raquelis | 28 mai 2012 17:54 | Em resposta a: #306998

Caro Carlos Sardinha

Em tempos idos isso não era assim tão linear.
Havia muitos filhos que tinham o apelido da mãe, independentemente de outros irmãos herdarem o apelido do pai. Outras vezes iam buscar o apelido de um avô ou bisavô....
Às vezes nem pareciam filhos do mesmo casal. São variadíssimas as razões para que isso acontecer.

Quanto ao seu avô (que será de Paúl?) é só pedir ao Arquivo Distrital de Castelo Branco o registo de nascimento. Fica logo a saber como se chamava o seu bisavô e trisavô e respectivas esposas.

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#307118 | sardimercado | 29 mai 2012 16:58 | Em resposta a: #307034

Bom dia, Raquel Diogo

Muito obrigado, pela sua disponibilidade. já reparei que tambem tem raizes no Paul, conheço-a? o seu nome de solteira é Raquel Rodrigues?

Cumprimentos

Carlos Sarrdinha

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#307277 | sardimercado | 01 jun 2012 17:16 | Em resposta a: #307034

Muito Obrigado Sra. Raquel

podia consultar pelo meu bisavô, Joaquim santos sardinha que nasceu por volta de 1850-60 os antecessores dele?

Obrigado

Carlos sardinha

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#307343 | Raquelis | 02 jun 2012 19:06 | Em resposta a: #307277

Caro Carlos Sardinha

Não tenho nenhum Joaquim Santos Sardinha nascido no Paúl por volta de 1850-60.
Estas são as datas limites para os registos do Paúl que se encontram depositados na Torre do Tombo, de onde retirei os dados que possuo. Possivelmente terá nascido na década seguinte.
A partir de 1860 e até 1910, aproximadamente, penso que se encontram no Arquivo Distrital de Castelo Branco.
É a este Arquivo que poderá pedir o registo de nascimento de seu bisavô.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl- Família Sardinha

#307347 | Raquelis | 02 jun 2012 21:41 | Em resposta a: #307118

Caro Carlos Sardinha

Meu nome de solteira é mesmo Raquel Diogo. Como estou num Forum de genealogia e procuro a minha árvore, não juntei o apelido de meu marido.

Tenho raízes no Paúl por parte da ascendência de minha avó materna, mais propriamente pelo lado da bisavó materna. São : - Mendes, Carvalhos, Gravitos, Miguens, Figueiredo, Vaz Neto etc.. Tenho contados perto de 150 antepassados do Paúl, desde que existem registos. Dos mais antigos são, por exemplo Diogo Vaz meu 13º avô, que casa no Paúl em 13.2.1568 ou Afonso Álvares meu 10º avô (1565?), pai de outro Afonso Álvares b. no Paúl em 1591.

Mas o lado paterno de minha avó e as raízes mais próximas de meu pai são de Unhais, Alvoco e Erada.
Não deve conhecer-me. Nunca vivi nem no Paúl, nem em Unhais mas sinto que é dali que eu sou (dos quatro costados!!)

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel?

#308204 | JúliaTKD | 14 jun 2012 22:17 | Em resposta a: #241357

Boa noite,
O meu bisavô era Sebastião Carlos Garcia Ferreira Lopes de São Romão, Seia..
Era detentor de um vasto património e muito conhecido.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre a minha família, pois foram se perdendo contactos e alguns membros foram falecendo.
Atenciosamente,
Júlia Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl - Caessa de Donas

#308496 | Raquelis | 18 jun 2012 21:58 | Em resposta a: #233248

Olá Maria Alice
Finalmente encontrei o fio da meada deste ramo dos Caessa.

A grafia antiga é, por vezes, bem difícil de decifrar e este “Caessa” era escrito com um “s” com uma perna comprida que mais parecia um “p”.

Ao que parece, a Hermínia Augusta Leal Delgado que foi criada na casa de Dona Angélica Teodora Leal Delgado cc Cap. José Miguens Delgado, juntamente com as duas meias-irmãs Hermínia Januária e Hermínia Júlia (nomeadas no seu testamento) seria filha ilegítima do Major José António Leal Delgado (irmão de Angélica, ambos do Paúl) e de Dona Cândida de Oliveira Caessa nascida no Barco.

Dona Cândida e seu irmão António Balbino Aires de Carvalho cc Dona Carolina de Sampaio e Lemos da Covilhã e uma outra criança que morreu aos 7 anos eram filhos do médico José Joaquim Aires Antunes de Carvalho, b. no Paúl em 18.6.1774, pág 4, do livro B4, filho de José Antunes da Lameira e de Maria Paula Mendes, ambos do Paúl e de Dona Ana Jacinta de Oliveira Caessa nascida no Barco, que morreu no Paúl com 67 anos em 9.4.1849.

Encontrei, agora, no Barco, página 58 (freguesia que nunca tinha pesquisado) o casamento de Dona Ana Jacinta de Oliveira Caessa com o Dr. José Aires Antunes de Carvalho, realizado em 12/9/1810.

Nesse registo Ana é dada como filha de António José de Oliveira Caessa (dito da Aldeia Nova das Donas) e de Dona Rosalina Teodora de Lima Preto Castelo-Branco, natural de Unhais da Serra, onde foi b. em 16.2.1745, pág. 31.

O casamento de Dona Rosalina e de António Caessa realizou-se em Unhais a 16/10/1777, pág 44, sendo ela filha de Domingos Barata Pais Preto e de Dona Isabel Mendes de Castelo Branco b. no Alvoco em 25/5/1708 e António José de Oliveira Caessa de Penamacor?, filho de Clemente Vaz Caessa das Cortes de Baixo e Dona Ana Maria de Donas – Aldeia Nova. Não encontrei registo de Clemente Vaz Caessa nas Cortes mas, possivelmente terá casado na Aldeia Nova e já sabemos de quem é filho e com quem casou.

Vem propósito, o casamento de Dona Isabel e Domingos Barata Preto que também se realizou em Unhais da Serra em 5.3.1743, pág 129, tendo ela o nome de Isabel de S. João Batista, filha de João Francisco de Alvoco e de Maria Mendes de Castelo-Branco de Loriga, casados em Loriga a 28/1/1696, pág 183. Esta senhora da qual fala Eduardo Osório em Raízes da Beira “ Mendes de Loriga” pág 843, está na base de dados da GeneAll mas com pais errados. Os pais que aparecem são Miguel Mendes Castelo- Branco e Bárbara Mendes, seus 6ºs avós que terão nascido perto de 1440 cerca de 270 anos antes do seu batismo. Do seu casamento tenho registo de quatro filhos todos nascidos em Unhais:
- Dona Rosalina Teodora (acima) cc com António José de Oliveira Caessa;
- Dona Rosália da Conceição Mendes Barata de Castelo-Branco b. 13.12.1743, pág 28, cc em Unhais 18.7.1760, pág. com Cap. José dos Santos Leal do Telhado;
- Marcelino Alexandre b. 22.4.1747, pág 37;
- Dona Isabel Jacinta Alexandra Mendes Barata de Castelo-Branco b.23/4/1750, pág 49, cc em Unhais 18/4/1772, pág 35, com Domingos José da Costa Vidigal da Covilhã (S. Pedro), filho de Dr. Manuel da Costa Mendes da Covilhã e Dona Florência Vidigal de Évora.
Agradeço comentários e aditamentos.
Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais do Paúl - Caessa de Donas

#308524 | coviantiga | 19 jun 2012 01:43 | Em resposta a: #308496

Olá Raquel
Mais uma vez uma ajuda inestimável.Quando eu julgava ter os meus CAESSA desaparecidos estão "vivos e com pernas para andarem".Pode ser que também apareçam agora alguns ascendentes mais. e até da parte da Covilhã!
O meu profundo bem-haja e muitos cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel?

#308526 | coviantiga | 19 jun 2012 02:03 | Em resposta a: #308204

Cara Júlia
É melhor criar um tema novo com esta mesma pergunta.Já reparou que este tema é praticamente dos registos do Paúl Covilhã e ninguém que esteja a ler as respostas todas ,encontra "perdida" a sua no meio.Por acaso vi e chamou-me a atenção o seu nome "LIma"Eu por acaso também tenho "Limas" Preto Castelo Branco de que me falam agora, em resposta à minha pergunta sobre antepassados do Paúl. Agora digo-lhe eu o que me disseram a mim quando comecei este tema
Peça uma fotocópia ao Arquivo Distrital do registo de nascimento de seu bisavô , caso não consiga ninguém que lhe responda aqui no forum, mas com 1 tema novo.Basta pôr em-INICIAR TÒPICO.
Boa Sorte.Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#309487 | jaferro | 02 jul 2012 23:07 | Em resposta a: #241560

Cara Prima Raquel Diogo,

O meu antepassado João Lopes casou com Francisca Lopes no Peso, Covilhã em 13.02.1662. A Francisca Lopes é filha de Pedro Domingues e Maria Lopes, dados como moradores nas Relvas, Ourondo. Da nossa antepassada Isabel Manuel não encontrei muita coisa...

Do 1º casamento encontrei o baptismo da filha Maria, b.20.01.1630. Foi baptizada pelo Padre António Delgado Feyo e os padrinhos foram Diogo (Manuel?) e Maria Manuel. Todos dos Vales. Estes devem ser irmãos. Os registos do Peso do 1º quartel do século XVII são em número reduzido e muito incompletos.

Sebastião Lopes é padrinho de dois filhos de Diogo Fernandes e de Ana Manuel, do Pesinho: Ana, b.02.03.1636 e Ana, n.27.08.1639.

Se necessitar alguma informação sobre os RP do Peso (século XVII), disponha...

Em relação ao Paúl tenho dois casais que me interessam. Espero que lhe tenham passado pelas mãos...

1. João Fernandes e de Ana Fernandes, moradores no Paúl, que devem ter casado por volta de 1600. A filha Isabel Fernandes casa 1ª vez com António Fernandes, morador na Coutada e natural de Lavacolhos e 2ª vez com Manuel Gaspar do lugar do Açor, Castelejo, filho de João Gaspar e de Brisída Gonçalves, no Peso em 14.02.1627. Um irmão desta Isabel Fernandes, Domingos Fernandes, também casa no Peso, em 03.04.1626, com Catarina Francisca, filha de Francisco Afonso, já defunto, e de Isabel Francisca, da Coutada, Peso.

2. António Gonçalves e Ana Gonçalves das Cortes de Baixo, que devem ter casado por volta de 1650.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#309564 | Raquelis | 03 jul 2012 19:53 | Em resposta a: #309487

Caro primo José Fernandes Rodríguez

É um prazer trocar, de novo, mensagens consigo! Antes de lhe responder, deixe que lhe apresente os meus parabéns pelos dados que deixou neste sítio, no tópico “ Meãs – Unhais –o-Velho. É que depois de ter concluido a leitura dos RP de Dornelas, Unhais-o-Velho, Meãs, Vidual etc., à procura de ancestrais, resolvi ler as mensagens neste Fórum, sobre aquelas localidades e fiquei estupefata com o que ainda consegui retirar da troca de informação entre os novos “primos” e os já conhecidos e com a atenção, qualidade e rigor nos dados apresentados. É um previlégio ter tantos parentes tão interessados, conhecedores, entusiasmados, com uma tão grande correcção na escrita e uma tão grande generosidade em transmitir saber.

Mas, vamos à minha diminuta contribuição:
Citando:
“Da nossa antepassada Isabel Manuel não encontrei muita coisa...Do 1º casamento encontrei o baptismo da filha Maria, b.20.01.1630. Foi baptizada pelo Padre António Delgado Feyo e os padrinhos foram Diogo (Manuel?) e Maria Manuel. Todos dos Vales. Estes devem ser irmãos. “

R – Também descendo do 1º casamento da nossa antepassada Isabel Manuel com Diogo Vaz, através da filha Maria Vaz casada em 10.8.1648-Paúl, com Diogo Fernandes Coelho. Esta filha Maria que indica deve ser a minha Maria Vaz, da qual não tinha a data de batismo.
Quanto a Diogo Manuel e Maria Manuel serem irmãos da nossa Isabel Manuel, o que tenho a dizer é que existe um casamento no Paúl em 5.5.1634 entre um Domingos Rodrigues do Paúl com uma Maria Manuel de Vales do Rio? filha de um Diogo Manuel e de uma Ana Martins da mesma localidade.
Este casal, pais de Maria Manuel têm um outro filho – João Martins – que casa no Paúl a 5.9.1634, com Maria Rodrigues de Unhais, viúva de João Fernandes com quem havia casado em 1628.
Os padrinhos de Maria Vaz em 20.1.1630 seriam, talvez, estes Diogo Manuel e Maria Manuel, pai e filha.
Como tinhamos uma irformação que a nossa antepassada Isabel Manuel seria filha de Pedro Gaspar e Francisca Manuel de Vales do Rio, talvez o Diogo Manuel fosse irmão de Francisca e tio da nossa Isabel. Infelizmente, quando comecei a fazer o levantamento dos RP não dava atenção aos padrinhos....

“Sebastião Lopes é padrinho de dois filhos de Diogo Fernandes e de Ana Manuel, do Pesinho: Ana, b.02.03.1636 e Ana, n.27.08.1639.”
R- Tenho um filho deste casal, António Fernandes a casar no Paúl a 9.4.1648 com Maria Pires das Cortes de Baixo. Penso que seja um erro pois, para ser irmão das duas Anas teria de ter casado muito cedo.

“ João Fernandes e de Ana Fernandes, moradores no Paúl, que devem ter casado por volta de 1600. A filha Isabel Fernandes casa 1ª vez com António Fernandes, morador na Coutada e natural de Lavacolhos e 2ª vez com Manuel Gaspar do lugar do Açor, Castelejo, filho de João Gaspar e de Brisída Gonçalves, no Peso em 14.02.1627. Um irmão desta Isabel Fernandes, Domingos Fernandes, também casa no Peso, em 03.04.1626, com Catarina Francisca, filha de Francisco Afonso, já defunto, e de Isabel Francisca, da Coutada, Peso.”

R- João Fernandes/Ana Fernandes são meus 11ºs avós, através da filha mais velha do casal (conhecida) Maria Fernandes b. 1.1.1590 que casa no Paúl em 27.8.1611 com António João, filho de António João e Catarina Dias.
O casamento realizou-se antes de 1590 e não o encontrei no Paúl. Nada sei sobre a sua filiação e naturalidade.
Tinha a filha Isabel casada com um Domingos Fernandes e não António Fernandes. Também desconhecia o casamento de Domingos Fernandes.
Tiveram 9 filhos no Paúl.
João Fernandes morre no Paúl em 1.6.1626. Ana Fernandes em 26.6.1635.
Com as habituais reservas junto uma listagem de alguns descendentes

Descendants of João FERNANDES
1 João FERNANDES b: Abt. 1565 in *Paúl - 11º avô
. +Ana FERNANDES b: Abt. 1565 in *Paúl - 11º avó
2 Maria FERNANDES b: 1/Janeiro/1589-90 in *Paúl - 10º avó
... +António JOÃO b: 30/Setembro/1584 in *Paúl - 10º avô m: 27/Agosto/1611 in *Paúl
. 3 Domingos b: 4/Novembro/1612 in Paúl
. 3 João FERNANDES b: 23/Agosto/1616 in *Paúl - 9º avô
..... +Isabel FRANCISCA b: 28/Fevereiro/1620-21 in *Paúl - 9º avó m: 2/Maio/1648 in *Paúl
.. 4 António b: 5/Fevereiro/1648-49 in Paúl
.. 4 Domingas Fernandes Branco b: 3/Maio/1654 in Paúl
...... +Pedro (almocreve?) Fernandes b: Abt. 1650 in Silvares m: 14/Junho/1676 in Paúl
.... 5 Maria b: 14/Setembro/1677 in Paúl
.... 5 Manuel b: 19/Novembro/1679 in Paúl
.... 5 Francisco b: 11/Setembro/1682 in Paúl
.... 5 Manuel b: 7/Janeiro/1684-85 in Paúl
.... 5 João Fernandes Branco b: 3/Dezembro/1687 in Paúl
........ +Catarina Gonçalves b: 7/Maio/1693 in Paúl
.... *2nd Wife of João Fernandes Branco:
........ +Úrsula Fernandes b: 21/Outubro/1688 in Unhais m: 11/Novembro/1709 in Paúl
.... *3rd Wife of João Fernandes Branco:
........ +Maria Vaz b: 25/Abril/1696 in Unhais m: 14/Março/1719-20 in Unhais da Serra
.... 5 Catarina Fernandes Branco b: 28/Janeiro/1690-91 in Paúl
........ +Simão Fernandes Carriço b: 21/Outubro/1689 in Paúl m: 21/Janeiro/1711-12 in Paúl
.... 5 Domingas Fernandes Branco b: 15/Dezembro/1697 in Paúl
........ +António Duarte das Neves b: 8/Julho/1699 in Erada m: 20/Fevereiro/1729-30 in Paúl
.. 4 Manuel Fernandes Branco b: Abt. 1655 in Paúl
...... +Maria Nunes b: 25/Dezembro/1662 in Paúl m: 1673 in Paúl
.... 5 Maria b: 24/Janeiro/1676-77 in Paúl
.... 5 Manuel (o moço) Fernandes Branco b: 10/Novembro/1680 in Paúl
........ +Margarida da Cruz b: 10/Junho/1679 in Paúl m: 11/Maio/1704 in Paúl
.... 5 Maria b: 23/Outubro/1681 in Paúl
.... 5 Catarina b: 12/Maio/1684 in Paúl
.... 5 Domingos Fernandes Nunes Branco b: 4/Agosto/1686 in Paúl
........ +Joana Francisca b: 27/Dezembro/1689 in Unhais m: 24/Setembro/1715 in Unhais da Serra
.... 5 Catarina b: 11/Outubro/1690 in Paúl
.... 5 Isabel b: 14/Novembro/1702 in Unhais
.. 4 Isabel b: Abt. 1657 in Paúl
.. 4 João Fernandes BRANCO b: 30/Julho/1662 in *Paúl - 8º avô, 19
...... +Maria HENRIQUES b: 13/Abril/1661 in *Paúl - 8º avó, 17 m: 6/Junho/1686 in *Paúl, 117
.... 5 Maria Henriques b: 15/Outubro/1688 in Paúl
........ +Domingos Rodrigues b: Abt. 1688 in Coutada m: 4/Fevereiro/1708-09 in Paúl
.... 5 Luísa Fernandes HENRIQUES b: 21/Maio/1690 in *Paúl - 7º avó, p 8
........ +Eusébio LOPES b: 15/Dezembro/1686 in *Paúl - 7º avô, p 89 m: 9/Fevereiro/1714-15 in *Paúl
.... 5 Manuel b: 2/Fevereiro/1693-94 in Paúl
.... 5 Catarina Fernandes b: 20/Fevereiro/1694-95 in Paúl
........ +Manuel "da Lameira" Antunes b: 31/Outubro/1703 in Paúl m: 12/Março/1722-23 in Paúl
.... 5 Manuel b: 17/Dezembro/1697 in Paúl
. 3 António João b: 22/Fevereiro/1628-29 in Paúl
..... +Catarina Fernandes b: 9/Agosto/1629 in Paúl m: 21/Agosto/1650 in Paúl
. 3 Manuel João b: 3/Dezembro/1632 in Paúl
. 3 Catarina Fernandes b: 4/Dezembro/1634 in Paúl
2 António b: 13/Abril/1591 in Paúl
2 Isabel Fernandes b: Novembro/1593 in Paúl
... +Domingos Fernandes b: Abt. 1590 in Coutada m: 7/Junho/1616 in Paúl
. 3 Manuel b: 16/Janeiro/1616-17 in Paúl
2 Ana Fernandes b: 8/Novembro/1596 in Paúl
... +Pascoal Afonso b: Abt. 1596 in Ourondo m: 4/Fevereiro/1628-29 in Paúl
2 Domingos b: 7/Fevereiro/1598-99 in Paúl
2 Francisco b: 24/Setembro/1601 in Paúl
2 Francisca b: 12/Dezembro/1602 in Paúl
2 Pedro Fernandes Ruivo b: 15/Março/1607-08 in Paúl
... +Ana Fernandes b: 1/Agosto/1617 in C Baixo m: 10/Janeiro/1635-36 in Paúl
. 3 Manuel b: 15/Agosto/1639 in C Baixo
. 3 Lázaro b: 17/Março/1643-44 in C Baixo
. 3 Pedro b: 7/Março/1648-49 in C Baixo
2 Maria b: 11/Fevereiro/1610-11 in Paúl


“António Gonçalves e Ana Gonçalves das Cortes de Baixo, que devem ter casado por volta de 1650.”

R – Também não aparece no Paúl (Cortes de Baixo) o casamento de António/Ana Gonçalves nem o batismo de dois dos seus filhos (possivelmente os mais velhos) a Maria e o Manuel Gonçalves. Nada sei sobre a naturalidade/ filiação.
Têm 5 filhos conhecidos. Junto listagem (com as mesmas reservas)

Descendants of António Gonçalves
1 António Gonçalves b: Abt. 1618 in C Baixo
. +Ana Gonçalves b: Abt. 1620 in C Baixo
2 Maria Gonçalves b: Abt. 1644 in C Baixo
... +Miguel Fernandes b: 5/Outubro/1642 in Paúl m: 26/Novembro/1664 in Paúl
. 3 Maria b: 1/Novembro/1666 in Paúl
. 3 Catarina Fernandes b: Abt. 1667 in Paúl
..... +Manuel Pereira b: 16/Março/1656-57 in Vide, p 78 m: 21/Fevereiro/1688-89 in Paúl
.. 4 Isabel b: 8/Março/1699-00 in Erada
.. 4 Manuel b: 8/Fevereiro/1703-04 in Erada
.. 4 Manuel b: 11/Maio/1706 in Erada
.. 4 Domingos b: 12/Fevereiro/1710-11 in Erada
.. 4 António Fernandes Pereira b: Abt. 1670 in Erada -Trigais
...... +Maria Mendes b: 25/Setembro/1684 in Erada
.. *2nd Wife of António Fernandes Pereira:
...... +Isabel Gonçalves b: Abt. 1690 in Dornelas m: 16/Outubro/1715 in Erada
.... 5 Maria b: 22/Agosto/1726 in Erada
.... 5 Paulo Fernandes Pereira b: Abt. 1720 in Erada
........ +Laurência Maria de Carvalho b: 21/Dezembro/1741 in Unhais m: 26/Agosto/1767 in Unhais da Serra
.... 5 Manuel b: 29/Janeiro/1721-22 in Erada
.... 5 Maria b: 15/Agosto/1720 in Erada
.... 5 Paulo b: 21/Junho/1735 in Erada
2 Manuel Gonçalves b: Abt. 1650 in C Baixo
... +Catarina Fernandes b: 24/Setembro/1658 in Paúl m: 5/Novembro/1679 in Paúl
. 3 Manuel Gonçalves b: 1/Junho/1681 in Paúl
..... +Mariana de Proença e Sampaio b: Abt. 1687 in Freixial dos Potes m: 3/Maio/1708 in Freixial
dos Potes
.. 4 Maria b: 30/Agosto/1710 in Paúl
.. 4 José b: 18/Outubro/1712 in Paúl
.. 4 Maria de Proença da Fonseca e Sampaio b: 8/Setembro/1716 in Paúl
...... +Manuel Pereira da Silva b: Abt. 1705 in Vide - Barriosa m: 9/Fevereiro/1737-38 in Paúl
.... 5 Manuel b: 28/Novembro/1738 in Paúl
.... 5 Cipriano b: 29/Abril/1740 in Paúl
.... 5 Brás b: 23/Outubro/1742 in Paúl
.... 5 Manuel b: 7/Maio/1745 in Paúl
.... 5 João b: 16/Junho/1747 in Paúl
.... 5 José Pereira Proença da Silva b: 3/Novembro/1749 in Paúl
........ +Joana de Gouveia de Castelo-Branco b: 11/Outubro/1760 in Paúl m: 22/Setembro/1783 in Paúl
.... 5 António b: 3/Junho/1752 in Paúl
. 3 José (da Serra) Fernandes b: 10/Dezembro/1684 in Paúl
..... +Maria Lopes b: 19/Outubro/1682 in Paúl
.. 4 Maria Lopes b: 30/Maio/1713 in Paúl
2 António Gonçalves Ferrão b: 4/Fevereiro/1650-51 in C Baixo
... +Catarina Fernandes b: Abt. 1658 in Paúl
*2nd Wife of António Gonçalves Ferrão:
... +Águeda Francisca b: Abt. 1658
*3rd Wife of António Gonçalves Ferrão:
... +Ana João b: Abt. 1650 in Oleiros - Gambas m: 23/Abril/1687 in Silvares
2 Catarina Gonçalves b: 9/Abril/1653 in C Baixo
... +Francisco Fernandes b: Abt. 1653 in Silvares m: 3/Dezembro/1674 in Paúl
2 Simão Gonçalves b: 21/Abril/1659 in C Baixo


Os meus dados nunca foram cruzados com outros, pelo que peço desculpa pelos possíveis erros, omissões etc.

Disponha sempre

Raquel Elisabete Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#309581 | jaferro | 03 jul 2012 22:52 | Em resposta a: #309564

Cara Prima Raquel Elisabete Diogo,

A informação que teve a gentileza de disponibilizar é tão abundante que vou levar o resto da noite a digeri-la... :)

Pois é, mais um ramo em comum! O João Fernandes e a Ana Fernandes também são meus 11º avós.

O António Gonçalves e a Ana Gonçalves são meus 10º avós (1 vez) e 9º avós (2 vezes). É estranho que não se conheça a sua ascendência, considerando que os RP do Paúl, se iniciam muito antes... Será que estarão no Peso? Vou procurar...

Aproveito, contudo, a oportunidade para lhe colocar uma dúvida sobre uma filha do último casal, a Catarina Gonçalves, b.09.04.1653, que cc Francisco Fernandes, filho de Manuel Fernandes e de Isabel Rodrigues, em 03.12.1674, Paúl. Nos meus registos tenho o Francisco Fernandes à falecer e ser sepultado no Paúl em 21.11.1687. Todavia, tenho um Francisco Fernandes casado 1ª vez com uma Catarina Gonçalves, do Paúl, que casa 2ª vez no Ourondo, com Catarina Fernandes, em 06.01.1687, com descendência. Deve ser engano da minha parte.

Gostaria, ainda, de lhe pedir informações sobre o casal José Antunes, Paúl cc Maria dos Ramos, Barco. Tenho-a como filha de Manuel Álvares e de Maria dos Ramos. São primos colaterais, mas poderão ajudar a deslindar algumas dúvidas...

O meu muito obrigado.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#309630 | Raquelis | 04 jul 2012 18:02 | Em resposta a: #309581

Caro primo José Fernandes Rodríguez

Já perdi a conta aos ramos que temos em comum. É, deveras, muito interessante!
Citando:

“O António Gonçalves e a Ana Gonçalves são meus 10º avós (1 vez) e 9º avós (2 vezes). É estranho que não se conheça a sua ascendência, considerando que os RP do Paúl, se iniciam muito antes... Será que estarão no Peso? Vou procurar...”

R- Para terem um filho com apelido Ferrão um dos pais deveria ser “Gonçalves Ferrão”.
Não encontro “Ferrão” por aquelas datas ou antes nas Cortes de Baixo ou Paúl . Só em 1696 existe um Francisco Ferrão de Soalheira que vem casar ao Paúl com uma Isabel Fernandes.
Os “Gonçalves Ferrão” conhecidos são do Torrezelo. O meu ramo liga-se aos “Silva” de S. Gião em 1640, aos “Lobo” de Sandomil em 1677, aos “Antunes” de S. Jorge da Beira (Casegas) em 1733 e vem aparecer em Unhais da Serra com “Lopes Biscaia” ou só “Lopes” e só “Carvalho”....ou simplesmente - Maria de Jesus em 1760. Encontrei “Ferrão” aparentemente isolados em Valezim, S. Romão, Loriga, S. Gião, Pomares, Avô, Penalva de Alva etc...

“Aproveito, contudo, a oportunidade para lhe colocar uma dúvida sobre uma filha do último casal, a Catarina Gonçalves, b.09.04.1653, que cc Francisco Fernandes, filho de Manuel Fernandes e de Isabel Rodrigues, em 03.12.1674, Paúl. Nos meus registos tenho o Francisco Fernandes à falecer e ser sepultado no Paúl em 21.11.1687. Todavia, tenho um Francisco Fernandes casado 1ª vez com uma Catarina Gonçalves, do Paúl, que casa 2ª vez no Ourondo, com Catarina Fernandes, em 06.01.1687, com descendência. Deve ser engano da minha parte."

R- Também tenho este Francisco Fernandes cc Catarina Gonçalves a morrer no Paúl em 21,11,1687. Tenho-o, no entanto, como filho de um Manuel Fernandes/ Isabel Gonçalves de Silvares. Este casal parece ter outro filho (o Pedro Fernandes – almocreve) que casa três vezes, no Paúl . Com Maria Francisca em 4/7/1672, filha de Francisco Fernandes Alfaia e Isabel André, com Ana Gonçalves, filha de António Gonçalves e Ana Fernandes de quem tem um filho Pedro, b. 18.3.1676 e deve morrer de parto em 15.3.1576 e com Domingas Fernandes Branco com quem casa em 14 de Junho de 1676 (rei morto, rei posto) e com quem tem sete filhos até 1697, filha dos nosssos João Fernandes/Isabel Francisca. Todos estes dados necessitam confirmação.

“Gostaria, ainda, de lhe pedir informações sobre o casal José Antunes, Paúl cc Maria dos Ramos, Barco. Tenho-a como filha de Manuel Álvares e de Maria dos Ramos. São primos colaterais, mas poderão ajudar a deslindar algumas dúvidas”...

R- Este casal do Barco tem dois filhos que casam no Paúl

Descendants of Manuel Álvares
1 Manuel Álvares b: Abt. 1660 in Barco
. +Maria Fernandes dos Ramos b: Abt. 1660 in Barco
2 Maria dos Ramos b: Abt. 1693 in Barco
... +José Antunes b: 23/Abril/1693 in Paúl
. 3 Maria b: 24/Junho/1713 in Paúl
. 3 Ana b: 21/Julho/1716 in Paúl
. 3 Maria b: 9/Agosto/1718 in Paúl
. 3 Manuel b: 31/Maio/1721 in Paúl
. 3 José b: Abt. 1722 in Paúl – morre em 26/11/1724
. 3 Rita b: 29/Dezembro/1725 in Paúl
2 Manuel Álvares b: Abt. 1660 in Barco
... +Ana Miguens b: 5/Dezembro/1660 in Paúl m: 5/Maio/1707 in Paúl

Espero que tire algum proveito.

Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Ascendência de Isabel Manuel

#309685 | jaferro | 05 jul 2012 19:34 | Em resposta a: #309564

Cara Prima Raquel Diogo,

Agradeço o conjunto de dados que disponibilizou. Vou responder às suas mensagens de acordo com o assunto. Neste caso a ascendência da nossa antepassada Isabel Manuel e familiares do Peso.

Citando-a:
" Como tinhamos uma irformação que a nossa antepassada Isabel Manuel seria filha de Pedro Gaspar e Francisca Manuel de Vales do Rio, talvez o Diogo Manuel fosse irmão de Francisca e tio da nossa Isabel."

De acordo com a leitura dos RP do Peso tenho dúvidas sobre os pais de Isabel Manuel, dos Vales do Rio. Penso que estão trocados. Não encontrei nenhuma referência ao casal Pedro Gaspar e Francisca Manuel. Pelo contrário, em 21.02.1593, o casal Francisco Manuel e Petra Gaspar, moradores nos Vales, baptizam a Francisco. Os padrinhos são Sebastião Francisco, dos Vales e Isabel de Proença, mulher de Baltazar Afonso, moradores no Barco (pág. 8 verso, item 2, FS1387440). Em 28.07.1618 falece Francisco Manuel, marido de Petra Gaspar, moradores nos Vales. fez testamento (Pág. 47). Em 22.12.1632 falece Petra Gapar, viúva, dos Vales. Não fez testamento (pág.s 152 verso e 153). De acordo com estes dados penso que os pais de Isabel Manuel sejam Francisco Manuel e Petra Gaspar. Peço-lhe para confirmar os dados no casamento com o nosso antepassado Sebastião Lopes?

Citando-a:
“Sebastião Lopes é padrinho de dois filhos de Diogo Fernandes e de Ana Manuel, do Pesinho: Ana, b.02.03.1636 e Ana, n.27.08.1639.
R- Tenho um filho deste casal, António Fernandes a casar no Paúl a 9.4.1648 com Maria Pires das Cortes de Baixo. Penso que seja um erro pois, para ser irmão das duas Anas teria de ter casado muito cedo."

O casal Diogo Fernandes e Ana Manuel começaram a te filhos antes de 1627, por isso se casou em 1648 teria +- 20 anos... Sem problemas...

Em relação ao Diogo Manuel, pelos poucos dados que os registos permitem avançar, penso que seria irmão ou primo...

Um pouco antes, temos um Diogo Manuel, dos Vales do Rio, a casar no Barco em 11.01.1626 com Maria Fernandes, filha de Sebastião Fernandes ( também referido como Sebastião Álvares), defunto em 1626, e de sua mulher Catarina Fernandes (também referida como Catarina Joaquina). Este Diogo Manuel falece logo a seguir em 06.06.1626. A sua mulher Maria Fernandes casa 2ª vez com Pedro Fernandes, do Freixial, filho de Pedro Fernandes e de Maria Martins.

Isto sem contar com o Diogo Manuel cc Ana Martins que referiu, que tiveram filhos a partir de 1577...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#309699 | jaferro | 05 jul 2012 22:28 | Em resposta a: #309630

Caro prima Raquel Diogo,

Obrigado pela sua atenção e generosidade!

Citando:
”Para terem um filho com apelido Ferrão um dos pais deveria ser “Gonçalves Ferrão”.” Concordo plenamente, mas faltam-nos a informação e o tempo para procurar outras fontes... ;)

Em Silvares, encontram-se muitos descendentes deste casal. No meu caso, os dois apelidos - “Gonçalves Ferrão” -, mantêm-se juntos até ao final do século XVIII. No século XIX passa para o ramo Soares Ferrão, que de seguida dá os Ferrão Delgado. Apelido que sobrevive até ao século XX através dos meus tios-bisavôs, pois a minha bisavó só utilizava o Delgado.

Citando:
“Também tenho este Francisco Fernandes cc Catarina Gonçalves a morrer no Paúl em 21,11,1687. Tenho-o, no entanto, como filho de um Manuel Fernandes/ Isabel Gonçalves de Silvares.”
O Manuel Fernandes e a Isabel Rodrigues (Não é Gonçalves...), casam em Silvares em 15.03.1637, respectivamente filhos de Manuel Fernandes e Apolónia Francisca, de Silvares, e de João Rodrigues e de Maria Francisca, moradores no Casal dos Boxinos.
Os filhos deste 3º casamento pela parte paterna, que entretanto já levantei, são:
1. Domingos e 2. Maria, gémeos, b.12.12.1637;
3. Maria, a 2ª do nome, b12.12.1639. Esta deve ser a Maria Fernandes que cc Brás Gonçalves em 23.09.1657;
4. Francisco, n.02.02.1642. Este é o Francisco Fernandes...
5. Pedro, n.16.04.1644. Este é certamente o Pedro Fernandes, almocreve...
6. Catarina Fernandes que cc Manuel Antunes, do Castelejo, filho de João Manuel e de Catarina Simão, em 02.12.1658, em Silvares. Deve ter nascido por volta de 1640.

O caso do
Citando-a:
" 1. Manuel Álvares b: Abt. 1660 in Barco
. +Maria Fernandes dos Ramos b: Abt. 1660 in Barco"

Não conhecia esta Maria Fernandes com o apelido Ramos e não tenho qualquer dado sobre a sua ascendência. O Manuel Álvares identificado com 2 e nascido +- 1660, no Barco é o mesmo que 1. S/N?

O 1. Manuel Álvares deve ser o que é baptizado em 10.01.1655, filho de Manuel Álvares, de Lavacolhos, que cc Maria Fernandes, de Janeiro de Cima, que casam no Barco em 25.03.1647.

Considerando 2 Maria dos Ramos b:+- 1691, falece em 17.09.1768, no Barco.
... +José Antunes b: 23/Abril/1693 no Paúl. Qual é a ascendência?
3 Manuel b: 31/Maio/1721 in Paúl. Este é o Manuel Álvares Ramos que casa 1ª vez com Vitória Duarte, b.04.02.1722, da Barroca, falecida em 27.10.1759, Barco. Casa 2ª vez com Maria Antónia, filha de Manuel Antunes Muchacho, Lavacolhos, e de Catarina Antónia Antunes, Barco.

Irmãos de 2. Maria dos Ramos:
2. Brás Álvares, falecido em 29.11.1738 e casado com Maria Antónia, filha de António Fernandes e de Catarina Fernandes;
2. Manuel Álvares, falecido em 18.11.1775. Casa 1ª vez com Dionisia Fernandes em Janeiro de Cima em 04.01.1708 e 2ª vez com Maria Delgada, do Pesinho, em 27.09.1745, no Peso.
2. Catarina, falecida em 02.03.1742.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Descendência do casal Sebastião Lopes e Isabel Manuel - João Lopes

#309741 | Raquelis | 06 jul 2012 21:04 | Em resposta a: #309699

Caro primo José Fernandes Rodríguez,

Ainda sobre os “Gonçalves Ferrão” leu, por acaso, o que diz Eduardo Osório sobre uma Isabel Gonçalves com ascendência em Silvares? que casa com Jerónimo Ferrão? Diz-lhe alguma coisa?

“JERONIMO FERRAO, casou duas vezes, a primeira vez em Santiago a 28-02-1628
com MARIA FERRAO (1), n. de Maceira, filha de Jeronimo Ferrao e de sua mulher
Brigida Fernandes, casados na capela de Na Sra de Maceira a 02-05-1613. Casou
novamente em Sao Romao a 15-06-1656 com ISABEL GONCALVES (2), filha de
Domingos Martins, n. de Silvares, e de sua mulher Isabel Goncalves, de Vila Nova da
Rainha. Parece terem vivido em Maceira e depois em Sao Romao e tiveram:
5(1) Antonio, b. em Santiago a 10-02-1629
5(1) Eufemia, b. em Sao Romao a 26-02-1634
5(1) Catarina, b. em Sao Romao a 09-10-1639
5(2) Francisco Ferrao”

Citando:
“Não conhecia esta Maria Fernandes com o apelido Ramos e não tenho qualquer dado sobre a sua ascendência. O Manuel Álvares identificado com 2 e nascido +- 1660, no Barco é o mesmo que 1. S/N? “

R- Estes dados que tenho são retirados dos batismos dos netos, nascidos no Paúl entre 1713 e 1725. tenho de voltar a ver os apontamentos no próximo mês de Agosto.
Não fiz o levantamento sistemático do Barco. Apontei apenas alguns casos mas há, certamente, erro na filiação do 2º Manuel Álvares que casa com Ana Miguens em 5.5.1707, b. em 5. 12.1660, filha de António Miguens da Coutada e Maria Dias do Paúl, casados no Paúl em 5.5.1658. Este casamento de Ana Miguens é o terceiro. Primeiro havia sido casada com Domingos Duarte Fajardo em 17.12.1693 e depois com Manuel da Silva de Silvares, em 28.12.1701.
Talvez seja um segundo casamento do 1º Manuel Álvares, filho de outro e de Maria Fernandes de Janeiro de Cima?

“Considerando 2 Maria dos Ramos b:+- 1691, falece em 17.09.1768, no Barco.
... +José Antunes b: 23/Abril/1693 no Paúl. Qual é a ascendência?”

R- Tenho este José Antunes como filho de José Antunes (lavrador) n. Lavacolhos, filho de Domingos Antunes das Cortes de Baixo e de Maria Antunes de Lavacolhos cc. Em 6.2.1683 (Paúl), Ana Fernandes das Cortes de Baixo, b. 9.4.1656, filha de Pedro Fernandes Cabeças e de Ana Fernandes.

Muito obrigada pelas informações complementares que já ficaram na minha base de dados.

Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Isabel Manuel

#309750 | Raquelis | 06 jul 2012 22:54 | Em resposta a: #309685

Caro primo José Fernandes Rodríguez

Agora me recordo de já ter trocado mensagens com Rui Pereira sobre este assunto.

Rui Pereira disse-me que tinha como pais de Isabel Manuel, Francisco Manuel e Petra Gaspar, dados retirados do registo do casamento no Paúl.
Eu tinha o contrário, pois quando li os RP do Paúl fiquei convencida que o padre teria colocado, por qualquer razão, o nome da mãe primeiro. Para mim Petra era Pedro e Francisco era Francisca. Ficámos de voltar ao assunto quando tivéssemos certezas e as certezas só chegaram agora.

Se Francisco, irmão Isabel Manuel foi b. em 21.2.1593 o pai deverá ter nascido antes de 1570. Diogo Manuel de Vales do Rio pode ser irmão do pai.

Foi muito bom ter trocado estas mensagens, Saí a ganhar como sempre.

Já agora pergunto-lhe se não terá visto e anotado e o casamento e filiação de um André Rodrigues das Cortes de Baixo com uma Isabel Duarte da Coutada. Eles morrem ambos nas Cortes de Baixo em 1/5/1729 e 7/9/1725 respectivamente. Têm 10 filhos nas Cortes entre 1684 e 1709. Um dos filhos é o Padre Manuel Duarte, outra uma Isabel Duarte que casa no Paúl com Inácio Barata e há ainda uma Maria Duarte Rodrigues que é a 2ª esposa de Fernando Lourenço que casa 3 três vezes.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

André Rodrigues, Paúl e Isabel Duarte, Coutada

#310135 | jaferro | 13 jul 2012 19:51 | Em resposta a: #309750

Cara Prima Raquel Diogo,

O André Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e de Beatriz Esteves do lugar das Cortes de Baixo, Paúl, cc Isabel Duarte, filha de Simão Duarte e de Maria Francisca, da Coutada, Peso, em 24.08.1681, Peso (FS1387440, item 3, pág. 103 verso).

Não encontrei o casamento entre o Simão Duarte e Maria Francisca no Peso. A referida Isabel nasceu em 26.01.1663 e foi baptizada em 04.02.1663, pelo Padre Filipe de Oliveira. Os PP foram Francisco Migueis e Ana Duarte, mulher de Domingos Francisco, da Coutada [estes últimos serão irmã e cunhado de Simão Duarte, que certamente será da Coutada e foi casar fora...], FS1387440, item 3, pág. 21.

Encontrei ainda, os seguintes filhos:

Simão, n.19.04.1657 e b26.05.1657. PP Domingos Francisco e Maria Gaspar, mulher de Francisco Gaspar (item 3, pág. 4)
Maria, n.03.03.1660 e b.13.03.1660. PP Domingos Francisco e Maria Gaspar, mulher de Francisco Gaspar (item 3, pág. 12 verso)
Ana, b.09.01.1667. PP Francisco de Proença, morador no Pesinho, Peso e Maria Manuel, moradora no Peso (item 3, pág. 31 verso).

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: André Rodrigues, Paúl e Isabel Duarte, Coutada

#310143 | Raquelis | 13 jul 2012 21:57 | Em resposta a: #310135

Caro Primo José Fernandes Rodríguez

Espero não ter dado muito trabalho.

Muito obrigada pela sua prontidão e gentileza. Este Simão Duarte/Maria Francisca são meus 9º avós e este apelido "Duarte" chegou à minha mãe, mais propriamente ao meu avô e aos meus tios maternos, já que as minhas tias usaram o apelido da mãe.

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Pedro Fernandes e Beatriz Fernandes, Paúl

#310236 | jaferro | 15 jul 2012 15:16 | Em resposta a: #310143

Cara Prima Raquel Diogo,

De nada! "Mande sempre..."

Estive a arrumar os meus últimos "achados" e encontrei como padrinho da minha 8ª avó, Catarina Fernandes, da Coutada, Peso, b.11.03.1671, um Pedro Fernandes, o Carambola, do Paúl. Como a mãe da Catarina é a Beatriz Fernandes cc João Gaspar, da Coutada, dos quais não encontro o casamento, lembrei-me de lhe perguntar se nos registos do Paúl encontrou este casamento, mais ou menos por volta de 1670?

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes e Beatriz Fernandes, Paúl

#310239 | Raquelis | 15 jul 2012 17:26 | Em resposta a: #310236

Caro Primo José Fernandes Rodríguez

Encontrei sim.
João Gaspar da Coutada, filho de Manuel Gaspar e Isabel Gonçalves, casa com Beatriz Fernandes do Paúl b. 15.9.1637 em 22.7.1659, filha de Matias Fernandes e Maria Domingues, ambos do Paúl, b. 4.3.1590 e 15/8/1602 respectivamente, casados em 12.2.1623 - Paúl:

Descendants of Matias Fernandes
1 Matias Fernandes b: 4/Março/1589-90 in Paúl
. +Maria Domingues b: 15/Agosto/1602 in Paúl m: 12/Fevereiro/1622-23 in Paúl
2 Maria Fernandes b: 25/Fevereiro/1623-24 in Paúl
... +Pedro Fernandes da Lameira b: 20/Janeiro/1629-30 in Paúl m: 26/Agosto/1648 in Paúl
2 Matias b: 10/Dezembro/1627 in Paúl
2 Manuel b: 7/Novembro/1630 in Paúl
2 Beatriz Fernandes b: 15/Setembro/1637 in Paúl
... +João Gaspar b: Abt. 1635 in Coutada m: 22/Julho/1659 in Paúl.


Matias Fernandes é filho de Pero Fernandes e Beatriz Fernandes, falecida a 2,1,1622 no Paúl.
Matias tem um irmão - Pero - b. 25.9.1588.

Maria Domingues é filha de Pero Domingues e Margarida Afonso, ele falecido em 25,2,1633.
Maria Domingues tem uma irmã - Domingas Fernandes, b. 11.1.1610 cc Domingos Francisco da Erada, b. 8.10.1612, casados em 23/9/1635 - Paúl, ele filho de Manuel Álvares da Covilhã (barbeiro), e de Maria Francisca da Erada casados na Erada em 8.10.1600.

Os assentos do Paúl foram os primeiros que vi e registei, já lá vão alguns anos. Pode haver qualquer erro mas, em príncipio estão certos.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes e Beatriz Fernandes, Paúl

#310240 | jaferro | 15 jul 2012 18:04 | Em resposta a: #310239

Cara Prima Raquel Diogo,

Muito obrigado!!!

Deixo-lhe alguns dados complementares:

O João Gaspar n.20.07.1634 e é b.23.07.1634, Coutada, falecendo em 17.05.1694, na Coutada, filho dos já referidos Manuel Gaspar e Isabel Fernandes (não Gonçalves). Esta é filha dos nossos avós João Fernandes e Ana Fernandes. A Beatriz Fernandes falece em 03.03.1676, na Coutada.

O João Gaspar volta a casar em 15.08.1678 com Isabel Simão, de Lavacolhos, filha de Domingos Simão e de Maria Duarte, que foi viúva de Gaspar Simão, do Telhado, casados em 30.05.1666, no Peso e de Francisco Gaspar, do Peso(?), falecido antes de 1666.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes e Beatriz Fernandes, Paúl

#310241 | Raquelis | 15 jul 2012 18:39 | Em resposta a: #310240

Caro primo José Fernandes Rodríguez

Obrigada! Está feita a ligação.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Os Leal, do Paúl, no AD de Évora

#344436 | jaferro | 27 mar 2014 22:56 | Em resposta a: #225696

Cara Raquel Diogo,

Os registos sobre os Leal no AD de Évora serão para si, certamente interessantes! :)

- Requisitória a favor de João dos Santos Leal, 1706, dado como filho de Manuel Martins Leal e Isabel Lopes:

http://digitarq.adevr.arquivos.pt/details?id=1066663

- Requisitória a favor de João dos Santos Leal, 1707. Do mesmo? Assunto: Requisitória para se proceder, na cidade de Évora, a diligências de “vita et moribus" a favor do justificante, para se ordenar de ordens menores:

http://digitarq.adevr.arquivos.pt/details?id=1066808

- Processo de habilitação “de genere”de Pedro Dias Leal, filho de Diogo Fernandes Ruivo e de Maria Toscano, natural de Alcáçovas, para ser admitido a ordens menores e ordens sacras, 1704/1708:

http://digitarq.adevr.arquivos.pt/details?id=1047379 [É possível que o Diogo Fernandes Ruivo seja irmão do Manuel Fernandes/Martins Leal e que casando na vila das Alcáçovas tenha acolhido o sobrinho João dos Santos Leal...]

Boas Pesquisas!

José Fernandes Rodríguez

PS - Para além dos Leal, encontram-se os seguintes processos referentes ao Paúl:

- Requisitória a favor de Manuel Lourenço, 1717. Filho de Fernando Lourenço e Isabel Nunes:

http://digitarq.adevr.arquivos.pt/details?id=1067887

- Requisitória a favor de Manuel Gonçalves, 1720. Filho de José Gonçalves e Maria Fernandes:

http://digitarq.adevr.arquivos.pt/details?id=1067998

Resposta

Link directo:

RE: Os Leal, do Paúl, no AD de Évora

#344500 | Raquelis | 29 mar 2014 22:00 | Em resposta a: #344436

Caro José Fernandes Rodriguéz
Que bom voltar a ver as suas mensagens! Pensei que já tivesse parado com as suas pesquisas. Mas isto é um bichinho que não deixa de nos morder…. Não é?
Interessam-me todas essas requisitórias. Todas elas tocam directa ou indirectamente ascendentes meus.

1 - Tudo leva a crer que tem razão. O Padre João dos Santos Leal era filho de Manuel Fernandes Leal e Isabel Lopes, n. p. Domingos Fernandes Ruivo e Isabel Leal e n.m. de Domingos Lopes Cerdeira e Marta Fernandes, foi b. no Paúl em 23,10,1690 e, daquilo que consegui apurar, era o filho mais velho dos seis filhos do casal.
Esse Pedro Dias Leal, nascido em Alcáçovas, terá herdado o apelido da avó paterna, já que nem o pai nem a mãe têm “Leal”. Assim, Diogo Fernandes Ruivo seria irmão de Manuel Fernandes Leal, ambos filhos de Domingos Fernandes Ruivo/Isabel Leal.

A confirmar esta hipótese está o facto de nas requisitórias serem incluídas as duas localidades, Alcáçovas e Paúl para ambos os requisitantes que seriam primos.
É pena que os documentos não possam ser vistos online. Só indo ao Arquivo de Évora?

2 – O Padre Manuel Lourenço, daquilo que consegui apurar, b. em 3,2,1686 – Cortes de Baixo era o 3º filho do casal Fernando Lourenço (o velho)/Isabel Nunes (c. 19/4/1676), neto paterno de Fernão Lourenço/Beatriz Pires, n.m. de Francisco Nunes, Francisca Fernandes estes da Bouça. O velho Fernão Lourenço parece ser de Vide. Beatriz Pires é minha antepassada com outro casamento anterior.

3 - Quanto a este Manuel Gonçalves b. 26,9,1696 é o 2º dos 7 filhos de José Gonçalves de Relvas e Maria Fernandes do Barco. Descendo do irmão Mateus Gonçalves. Estes não são seus também?
Como faço para ver esses documentos?

Os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Os Leal, do Paúl e as suas ligações ao Barco

#345225 | jaferro | 18 abr 2014 17:33 | Em resposta a: #344500

Cara Prima Raquel Diogo,

Muito obrigado pela resposta.

Não tenho a ascendência do casal José Gonçalves, das Relvas e de Maria Fernandes, do Barco, o que não me permitiu entroncá-los com os meus Gonçalves das Relvas e os meus Fernandes do Barco. O que torna esta documentação ainda mais interessante.

Podemos especular a razão da ordenação em Évora por parte do Manuel Gonçalves através da ligação com os Leais, por exemplo, com o casamento em 03.06.1725, no Paúl, entre Maria José da Fonseca - Qual a explicação deste apelido? -, filha de José Gonçalves e de Maria Fernandes, com Manuel dos Santos Leal, filho de Manuel Fernandes Leal e de Isabel Lopes.

Aproveito a oportunidade para lhe colocar/confrontar a 1ª de duas questões/ramos - a 2ª deixo-a para o tópico dos Gouveis do Barco/Paúl:

Uma neta do casal Manuel dos Santos Leal/Maria José da Fonseca, Maria José Vaz dos Santos Leal casa em 04.05.1781, no Paúl, com o Dr. Manuel Dias Delgado, filho de Luís Fernandes Delgado e de D. Maria Dias. Este 1. Luís Fernandes Delgado tenho-o como filho de:

2. Marco Fernandes da Silva
3. Vitória Fernandes Delgado

neto de

4. Diogo Fernandes
5. Maria Vaz
6. Manuel Delgado
7. Maria Fernandes

Bisneto de

8. Domingos Dias André
9. Ana João
10. Diogo Vaz
11. Isabel Manuel
12. Domingos Delgado
13. Águeda Duarte - Matriarca dos ramos Duarte e Delgado do Barco!
14. Manuel Fernandes
15. Violante Pires

Trineto de

16. Domingos André
17. Francisca Dias
18. António Pires
19. Maria João
20. Domingos Vaz
21. Catarina Manuel
22. Francisco Manuel
23. Petra Gaspar
24. António Delgado
25. Maria Fernandes
26. Domingos Duarte
27. Ana Francisca
28. Diogo Fernandes
29. Isabel Francisca
30. António Gonçalves
31. Isabel Antunes

4º neto de

40. Diogo Vaz
41. Catarina Pires
(...)
50. João Fernandes
51. Catarina Gaspar
52. Francisco Duarte
53. Maria Fernandes

Os CBA do Dr. Manuel Dias Delgado e da irmã Rosália Dias Delgado, respectivamente de 200.7.1807 para Delgados c/ diferença e de 22.10.1817, para Delgados e Dias não permitem recuar na ascendência... Por exemplo, no Auto de Justificação de Nobreza
de 22.06.1815 de Rosália Dias Delgado, na pág. 2 remete-nos para "...não podendo juntar certidões de baptismo e casamento porque os cartórios das igrejas foram desorganizados e destruídos pela invasão francesa...". Sem comentários...

Não me preocupei com dados individuais, que posteriormente colocarei...

A 2ª questão/comparação de dados remete-nos para o marido D. Rosália Dias Delgado, Simão Pedro de Gouveia Castelo Branco.

Cumprimentos e Boa Páscoa,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Os Leal, do Paúl e as suas ligações ao Barco

#345479 | Raquelis | 25 abr 2014 21:40 | Em resposta a: #345225

Caro primo José Fernandes Rodríguez,

Maria José da Fonseca é apresentada nos registos do casamento e no nascimento dos filhos apenas como Maria José, filha de José Gonçalves e Maria Fernandes.
Desconhecia que fosse “Fonseca” e, também gostaria de saber de onde vem este “ Fonseca” uma vez que tenho José Gonçalves/Maria Fernandes em fim de linha e eles são pais do meu Mateus Gonçalves b. 21/9/1704, que é irmão da Maria José.
Estive a verificar a proveniência dos “da Fonseca” mais antigos, residentes no Paúl nos finais do século XVII e encontrei três origens: Loriga, Fundão e Sandomil.
1 - Agostinho nasce em 1660, filho de António de Gouveia da Fonseca/Ana de Gouveia, ambos de Loriga,
2 – Clara Nunes da Fonseca nasce – 1682 – filha de João Nunes e Isabel da Fonseca, ambos de Loriga;
3 – Domingos da Fonseca (Fundão) casa no Paúl com Maria Soares de Gouveia;
4 – Manuel da Fonseca (Sandomil) cc no Paúl Isabel Lopes, 1654.
Não vejo qualquer possível ligação com José Gonçalves/Maria Fernandes...

Quanto à arvore de Luís Fernandes Delgado está igual à dos meus registos. Aliás, aproveitei para acrescentar dois indivíduos do Barco de que não tinha conhecimento.
Com os meus cumprimentos,


Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais do Paúl,- Covilhã, quem tem?

#350459 | sardimercado | 20 set 2014 20:56 | Em resposta a: #221603

Boa noite. finalmente, consegui ter acessos aos registos do meu bisavô, por intermedio do endereço de tombo.pt. encontrei o registo de: Joaquim santos sardinha; nascido em 22/02/1862 b. em 04/03/1862 filho de antonio santos sardinha e de anna da costa, neto paterno de domingos? mendes? sardinha e de maria dos santos, os netos maternos, não consigo ler nada, só anna da costa.
Como posso procurar mais atrás.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen