Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias

Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#221765 | JAVSO | 21 fev 2009 05:27

Caros Confrades

Será que alguém conhece a ascendência de Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos (Marco de Canaveses), filho de António Teixeira e de Teresa Pinto, de Fornos, que terá vivido por meados do séc. XVIII?

Desde já agradeço qualquer informação.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#235632 | Conde | 03 ago 2009 15:16 | Em resposta a: #221765

Fornos já está no etombo. Aparece um casl António Teixeira casado com Maria Pinto com vários Filhos : Bento? bap 9.12.1625, Manuel bap. 26,6.1622 este afilhado de Belchior Pinto e Branca Pinto "seus cunhados" que devem ser irmãos da Mãe. Será esta família?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#235634 | JAVSO | 03 ago 2009 16:16 | Em resposta a: #235632

Caro Conde

Muito obrigado por toda a informação.

Penso que o casal não será esse, mas pode ser ancestral de um dos elementos do que referi.

Na verdade, António Coelho da Mota, natural de Castelões de Recezinhos (Quinta de Mains), cc Maria Teresa PintoTeixeira, natural de Santa Eulália de Cosntance, a 18-8-1763.
Esta Maria Teresa era filha de Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos, e de Sebastiana Ferreira, de Santa Eulália de Constance.

Por seu turno, aquele Álvaro Pinto Teixeira era filho do casal António Teixeira e Teresa Pinto, de Fornos.

Vou procurar em etombo.

Cumprimentos agradecidos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#235754 | Conde | 05 ago 2009 12:15 | Em resposta a: #235634

Caro Cofrade:
Como verá no etombo, são todos os mesmos. Se tiver algo sobre a ascendência do Manuel Ribeiro casado no Freixo em 1666 com Maria do Valle, estou muito interessado.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#235888 | JAVSO | 07 ago 2009 09:29 | Em resposta a: #235754

Caro Confrade

Não tenho comigo elementos que me permitam dar-lhe a informação solicitada.

Em Soalhães há muitas pessoas que têm o apelido Vale. Esses Vale aparecem na ascendência de José António Reis e na minha.
Curiosamente, a casa da minha família é conhecida por casa do Vale e fica situada na estrada que vai de Soalhães para o Juncal, na encosta defronte do Freixo.

Logo que possa, dar-lhe-ei a informação referida.

Cordiais cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#235984 | Conde | 08 ago 2009 19:12 | Em resposta a: #235888

PS. Agradecendo a sua ajuda faltou dizer que esses Vales devem ser da família de Rodrigo do Valle e sua mãe Maria do Valle presos pela Inquisição (ver ttonline) por comerem carne na quaresma e nas sextas-feiras. O que isto mudou!!!
O Rodrigo do Valle era assassino, mas isso não interessou ao Tribunal. Afinal, nem tudo mudou.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236163 | JAVSO | 10 ago 2009 16:22 | Em resposta a: #235984

Caro Confrade

Antes de mais, solicito-lhe que me informe se era ou não da competência dos Tribunais do Santo Ofício o julgamento de crimes de delito comum, como o homicídio.

E se não era, qual a razão pela qual a justiça comum o não perseguiu.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236166 | Conde | 10 ago 2009 17:21 | Em resposta a: #236163

Caro Confrade;
O Santo Ofício só se ocupava de heresias e de ataques à Fé e à Igreja, no sentido lato. A bigamia,a sodomia e a bruxaria, por exemplo estavam na sua alçada. O que isto mudou! Mas a Justiça do Rei não lhe tocou pelo homicídio, que vem claramente denunciado no processo da Inquisição. Suponho que seria pessoa violenta e tinham medo dele e do bando (alguns dos amantes declarados da mãe eram gente com algum peso). Se os Vales do Freixo, Soalhães e Tuias eram a mesma família então a rede era bem maior. Mas nada disto justifica a abstenção da Justiça. Não sei explicar o que se passou. Só sei que sou parente desta gente pouco recomendável e que rezo por eles, pois não posso fazer nada mais de proveitoso.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236212 | JAVSO | 11 ago 2009 07:05 | Em resposta a: #236166

Caro Confrade

Muito lhe agradeço os seus esclarecimentos.

Como sabe, os meus Vales são de Soalhães, mas penso que o Soares veio de Tuías. Neste último tema tenho andado a fazer averiguações, estando "empancado" numa Ana Soares da Mota, do lugar de Quintã, em Soalhães.

Com os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236314 | Conde | 12 ago 2009 10:57 | Em resposta a: #236212

Caro Confrade:
Veja no etombo, Rio de Galinhas, casamento de Gonçalo do Valle,n. Soalhães a 3.6.1640. Os pais dele, Gonçalo do Vale e Margarida Pereira são de lá também. São dos seus.
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236333 | JAVSO | 12 ago 2009 21:34 | Em resposta a: #236314

Caro Confrade

Tenho como ascendente um Domingos do Vale cc Ângela de Oliveira, em 20-8-1644, Lº M-2 de Soahães, fls. 162.

Também se encontra entre os meus ascendentes um Manuel do Vale, que casou em Soalhães, a 9-5-1666, c. Isabel de Moura.

Contudo, não conheço a ascendência desses Domingos e Manuel. Já fiz um levantamento dos Livros de Soalhães e procuro as ligações.

Quero agradecer-lhe as informações que me deu, pois que me permitiram encontrar o assento de baptismo de Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos. Porém, não encontrei o assento de casamento de seus pais.

Aproveitando o seu conhecimento sobre o Marco de Canaveses, peço-lhe que se souber ou vier a encontrar a ascendência de Gonçalo Borges, que c.c. Joana Gonçalves, em Soalhães, a 7-1-1657, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Penso que esta Joana é neta do casal Pedro Gonçalves e Maria Borges, sendo aquela parente de seu mencionado marido Gonçalo Borges. Este faleceu em 24-5-1686 - Lº M-3, de Soalhães, fls. 313.

Também se souber da paternidade de Ana Soares da Mota, que cc António Fernandes, de Quintã, Soalhães, não se esqueça de me comunicar, pois que procuro, há algum tempo, a sua ascendência. Ela faleceu, em Soalhães, a 5-1-1673 -Lº M-3, fls. 87, 4º as..

Sou, há anos, o representante da família da casa do Vale, em Soalhães, descendente, por varonia legítima daquele Gonçalo Borges, da mesma casa.

Com os meus melhores e sempre agradecidos cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oiveira

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236493 | Conde | 14 ago 2009 15:08 | Em resposta a: #236333

Caro Confrade:
Quem "varreu" Soalhães foi o Confrade José António Reis. Eu vou ver o que tenho mas Borges não tenho. Vales sim. Teixeiras e Pintos também. Quem são os pais do Padre?
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Pinto Teixeira, abade de Fornos

#236535 | JAVSO | 14 ago 2009 20:27 | Em resposta a: #236493

Caro Confrade

Antes de mais, agradeço-lhe o tempo que está a gastar com as minhas questões.

Gonçalo Borges cc Joana Gonçalves, do Vale, em 7-1-1657 (ADP, Soalhães, L.º M-2, fls. 173vº e 174).
José António Reis, amavelmente, referiu que que Pedro Gonçalves cc Maria Borges, do Vale, em 29-8-1597 (ADP, Soalhães, L.º M-1, fls. 86). Aparecem como testemunhas pessoas da casa do Crasto, em Soalhães, que estão ligados aos Borges, como Nicolau Borges Cerqueira. Aparecem, desta família, posteriormente, um Belchio Borges, a residir em Canaveses, com descendência ilegítima; um Manuel Borges, uma Maria Borges, etc. Porém, este foi o 2º casamento desse Pedro Gonçalves, do Vale. Desconheço o nome da 1ª mulher, pois que do respectivo assento de óbito só consta que a 14-7-1592, faleceu a mulher de Pedro Gonçalves, do Vale.
Porém, não consegui fazer a ligação desse casal com o Gonçalo Borges, mas penso que serão avós paternos de Joana Gonçalves - tiveram um filho António Gonçalves, do Vale, que do seu casamento teve uma filha, no Vale, de nome Joana (bp. a 18?-9?-1631 (ADP, Soalhães, L.º M-2, fls. 15). E o António Gonçalves, do Vale, foi bp. a 17-4-1595 (L.º M-1, fls. ?).
Aparece, poucos anos antes do casamento do Gonçalo, um Gonçalo Gonçalves, em Crasto.
É preciso esclarecer que os prédios que integravam o Vale são contíguos à quinta do Crasto.

Penso que é problema para "entreter" durante uns tempos.

Quanto aso Vales -

Tenho um ascendente chamado Manuel do Vale, que casou em 9-5-1666, em Soalhães, com Isabel de Moura. Estará no Lº M-3, ainda não acessível, a não ser no ADP, bobine 198. Só depois de ver esse assento conseguirei saber de onde será.

Também tenho como ascendente um Domingos do Vale cc Ângela de Oliveira (desta já localizei os pais, que são de Aldeia, Soalhães). Mas, pela mesma forma, terei de consultar o L.º M-3.
O que só conseguirei fazer dentro de alguns dias ou semanas.

Quanto ao Padre - é filho do casal António Teixeira/Teresa Pinto, tendo nascido a 1-1-1694 (ADP, Fornos, L.º M-1, fls. 21vº).

Do Padre é filha Maria Teresa Pinto Teixeira, que cc António Coelho da Mota, em Castelões de Recesinhos, a 18-8-1763, tendo vindo a ser tabelião em Soalhães, assim como seu filho João Coelho da Mota, também tabelião. Este casou para a casa de Marecos, que fica entre Quintã e o Vale. Do respectivo assento de casamento consta a filiação da Maria Teresa e seua avós paternos e maternos, razão pela qual não tenho dúvida que aquele assento de bp. é o do Padre em causa (ADP, Constance, L.º M-3, fls. 142 e 142vº).

Grande parte destes dados foram localizados graças a estudo feito pelo Arq. Francisco de Azeredo, que fez o favor de os dar a meu Pai, pois que eram amigos.

Por esses Coelhos da Mota é que tenho ascendência "Aranha", mas que também vou encontrar na minha bisavó Maria Bárbara.

Não o querendo incomodar mais, muito grato pela sua atenção e disponibilidade,

com os melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen