Localização de restos mortais de comb. no Ultramar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Arquivos | Regiões

Localização de restos mortais de comb. no Ultramar

#222113 | CARSIM | 25 fev 2009 17:20

Recentemente descobri algumas informações a respeito de meu tio morto em combate em Angola em 08/06/1966, onde se lia o seguinte: Luanda (talh milit cmt nv) Campa 240. Supus que seria onde estavam os restos mortais dele (mas depois de 43 anos, acho dificil), só que ao pesquisar não encontrei como cemitério. Haveria alguma possibilidade de obter alguma informação mais concreta? Se sim, por favor me ajudem.
O nome dele: Antonio Clemente Abrantes Monteiro - Sold. Atirador - 1298/65 - Regimento de Infataria nº 1 - Combatente no Comando de Caçadores 794.
No Monumento recentemente inaugurado aos Mortos na Guerra do Ultramar o nome dele encontra-se na 36ª Lápide como: Antonio Abrantes Monteiro.
Agradeço a atenção.
Um forte abraço. Carlos Manuel Abrantes Simões

Resposta

Link directo:

RE: Localização de restos mortais de comb. no Ultramar

#222283 | JMS2008 | 27 fev 2009 00:43 | Em resposta a: #222113

Caro Carlos Simões
(Sobrinho de António Clemente Abrantes Monteiro, natural de Oliveira do Hospital, soldado da Companhia de Caçadores 794)

Não sei se quer só localizar a sepultura do seu tio, se pretende também a trasladação dos restos mortais. De qualquer das formas, há várias instituições que o podem ajudar, uma vez que está em curso uma campanha para trasladar para Portugal, até 2012, todos os restos mortais, dos militares Portugueses, mortos na guerra colonial.

Para isso poderá contactar:

APVG - Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra
Largo das Carvalheiras, 52/54 4700-419 BRAGA
Email: info@apvg.pt

Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes
Rua da Sofia, 136 3000-389 COIMBRA
Email: geral@ligacombatentes.org.pt
Tel: 239823376

Associação Nacional de Freguesias
Email: anafre@anafre.pt

Movimento civico dos Antigos Combatentes
m.civico.antigoscombatentes.2006@gmail.com

Espero com esta informação, ajudar um pouco.
Um abraço
JMS

Resposta

Link directo:

RE: Localização de restos mortais de comb. no Ultramar

#222424 | JMS2008 | 27 fev 2009 23:53 | Em resposta a: #222113

Caro Carlos Simões

Acabei de obter uma informação importante, de amigos que viveram em Luanda nessa época.
A localização que é descrita de forma abreviada, é provávelmente, talhão militar do cemitério novo, situava-se na estrada de Luanda para Catete.
É natural, que posteriormente fosse atribuido outro nome ao cemitério, mas na zona era o único existentente e onde foram sepultados a maioria dos militares Portugueses.

Espero estar a ajudar.
Cumprimentos
João M. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Localização de restos mortais de comb. no Ultr

#222482 | CARSIM | 28 fev 2009 17:46 | Em resposta a: #222424

Meu caro João, agradeço imensamente a atenção ao meu caso, e a rapidez também.
Na minha pesquisa, poucos soldados mortos naturais de Oliveira do Hospital têm a localização do sepultamento, por isso até o meu receio se realmente seríam dele os restos mortais informados. Ao mesmo tempo por esse motivo também achei que devería ser certo.
Agora com a vossa informação, vou procurar aquelas entidades antes informadas para saber mais detalhes e conversar com os irmãos ainda vivos do meu tio.
Vou continuar acompanhando este vosso belo trabalho, e se houver alguma coisa que possa fazer por aqui, por favor me digam.
Mais uma vez obrigado. Um fraternal abraço a todos vocês.
Carlos Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Localização de restos mortais de comb. no Ultr

#227994 | JMS2008 | 29 abr 2009 23:48 | Em resposta a: #222482

Caro Carlos Simões

Se tem o seu caso resolvido ou encaminhado, não precisa de responder.
É só para o informar, que tenho em meu poder, o contacto de um veterano, companheiro do seu tio em Angola, e que segundo informou, reunem todos os anos, num almoço convivio.
Se necessitar, na volta passo-lhe o endereço.

Cumprimentos
João Santos

Resposta

Link directo:

RE: Localização de restos mortais de comb. no Ultr

#228264 | CARSIM | 03 mai 2009 02:04 | Em resposta a: #227994

Meu caro João, obrigado pelo empenho. Gostaria sim desse endereço e se possível o contacto desse companheiro do meu tio em Angola. Minha mãe e meus tios ficaram emocionados com as informações que tenho conseguido e quero manter contacto. Espero ter a aportunidade de ir um dia aí em Portugal e encontrar com vocês. Agradeço mais uma vez o empenho e a dedicação.
Um abraço de um português saudoso.

Resposta

Link directo:

RE: Localização de restos mortais de comb. no Ultr

#228322 | JMS2008 | 03 mai 2009 21:54 | Em resposta a: #228264

Carissimo Carlos Simões

Para completar toda a informação que consegui e na parte que pode interessar ao fórum, o cemitério que foi referido, em mensagens anteriores, hoje tem o nome de Santa Ana.
Por razões obvias, não posso colocar aqui o endereço que pretende. Para que lho possa transmitir, deixo-lhe dois contactos pessoais. Tm, nove três seis quatro zero nove sete três um, das vinte e uma ás zero e trinta, hora de Portugal. Email, joaomatsantosarrobagmailpontocom

Um abraço

João Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen