Entrevista ao Duque de Loulé

Este tópico está classificado nas salas:

Entrevista ao Duque de Loulé

#222118 | zamot | 25 fev 2009 17:45

Vale a pena ler esta entrevista :

http://www.monarquicos.com/?artigo=219

Para mim realço as seguintes passagens que definem bem o putativo pretendente:

"(...)
5º Muito tem sido apregoado por alguns defensores de D. Duarte Pio que os anteriores Duques de Loulé teriam reconhecido e até jurado fidelidade aos Duques de Bragança, isto após o falecimento d'El Rei D. Manuel II. E que assim, com o avançar desta pretensão D. Pedro Folque estaria a desonrar a Casa de Loulé, para além de estar a quebrar com a palavra dada. Pergunto assim ao presente Duque de Loulé como olha para esta posição de alguns Duartistas?

Só por ignorância ou má-fé se pode afirmar que o facto de um ou outro membro da Casa Loulé ter manifestado, em determinado momento ou altura, apoio expresso ou tácito aos Senhores D. Duarte Nuno ou D. Duarte Pio, ou ter simplesmente requerido o registo de direitos nobiliárquicos na unica “conservatória” então existente, o extinto Conselho de Nobreza, traduziria um compromisso para todas as gerações de Loulés, até ao fim dos tempos, no sentido de reconhecer as virtualidades dinásticas da linha miguelista.

Como já referi, respeito e compreendo as posições pessoais tomadas, no passado e no presente, por membros da minha Família, mas considero-me inteiramente livre para assumir, plenamente e em consciência, a responsabilidade dos meus actos e respectivos efeitos." (...)


Aqui nesta resposta mostra a consideração que tem pelos seus antepassados e pelas suas posições em relação a este assunto.


" (...)6º Muita tinta igualmente correu, na internet e não só, relativamente ao que terá sido um encontro entre D. Pedro Folque e o Sr. Rosário Poidimani, mediante fotos que surgiram a público. Pedirei assim a D. Pedro Folque, se possível, que nos elucide quanto ao motivo que terá levado a este encontro e quanto ao resultado do mesmo?

Pelos vistos, um episódio sem qualquer efeito prático, ocorrido há três anos, sobre o qual, desde há muito, colocámos uma pedra, continua a excitar, aparentemente à falta de outros estímulos, a imaginação de uns quantos, curiosamente, quase sempre os mesmos.

Como foi oportunamente esclarecido, o badalado encontro, cortezmente proposto pelo Sr. Poidimani, proporcionou a oportunidade de, civilizadamente, na presença de juristas, de uma forma clara e com indesmentível argumentação histórica e jurídica, o que até então nunca acontecera, termos demonstrado a insustentabilidade da pretensão de que o Sr. Poidimani se arrogava.

Não quis o Sr. Poidimani aceitar o nosso ponto de vista e o assunto ficou para nós definitivamente encerrado.

Quanto às fotografias, tiradas no âmbito de uma visita turística que nos foi, amávelmente, proporcionada e guiada pelo Sr. Poidimani, às quais por elementar educação e pelo caracter privado do evento não nos podiamos furtar, acabaram por ser publicitadas da maneira ardilosa que se conhece." (...)

Esta resposta também é esclarecedora do caracter do entrevistado.


"(...)7º Aproveito para perguntar a D. Pedro Folque sobre se alguma vez achou que deveria contactar com D. Duarte Pio relativamente às duas questões anteriores ou ao avançar da pretensão de D. Pedro? E se sim, se nos poderia dizer em traços gerais quais as posições de D. Duarte Pio?

Devo esclarecer que não reconheço legitimidade ao representante da linha miguelista para se arvorar em Chefe da Casa Real de Portugal e, muito menos, para agir como se de um soberano se tratasse.

Na verdade, essa postura não só contraria flangrantemente o ordenamento jurídico aplicável, como tambem desrespeita a vontade dos portugueses que, quanto à sucessão, terá de ser expressa em Monarquia e nas Cortes ou Parlamento."(...)

Esta mostra ignorancia apenas. Esqueceu-se que o irmão foi dirigente da RAL e que ele esteve presente no jantar dos conjurados.

Oportunista

O nosso confrade Sequeira é que gostou muito da entrevista.
http://www.monarquicos.com/forum/viewtopic.php?t=963&sid=14

Por mim pode casar-se com ele


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Entrevista ao Duque de Loulé

#222120 | zamot | 25 fev 2009 17:48 | Em resposta a: #222118

Para mim eles foram a Italia ver se o Poidimoney largava algum para a sua candidatura, mas o italiano passeou-os pela trela, tirou fotografias para a posteridade e até se encarregou de as divulgar...

Resposta

Link directo:

RE: Entrevista ao Duque de Loulé

#222191 | fsomr | 26 fev 2009 11:24 | Em resposta a: #222120

ainda não consegui perceber quem é "Sua Excia. D. Pedro Folque de Mendoça, Duque de Loulé" e porque é entrevistado!
Muito curioso, esta país!

Resposta

Link directo:

RE: Entrevista ao Duque de Loulé

#222222 | luso | 26 fev 2009 15:53 | Em resposta a: #222191

Quêm é, e o que fez o Sr Pedro Mendonça, por Portugal, pela Causa ou, por seja o que for??????????
Têm todo o direito, como eu, a candidatar-se a Rei de Portugal, mas Chefe da Casa Real nunca................isso é outra coisa, perfeitamente provada legalmente e muito séria.

Penso que o sr Pedro deve ir brincar para outro lado e deixar o fadista enterrar-se, aida mais, do que está......

Resposta

Link directo:

RE: Entrevista ao Duque de Loulé

#222428 | Mário Marques | 28 fev 2009 00:20 | Em resposta a: #222222

Os meus cumprimentos.
Parece que não faltam pretendentes ao trono de Portugal. Felizmente que o trono não passa de um cadeirão guardado no Palacio da Ajuda. A historia nos conta que em situações de trono vago e quando muitos pretendentes se apresentaram, o pais sofreu as suas maiores crises. Foram crises dinasticas as que maior afectaram o nosso Pais incluindo a perda da Independencia. Entre outras é essa uma das razões que me faz Republicano.
Mas duas coisas gostaria eu de perguntar aos doutos confrades:
1.º - O que é a "Casa Real" vivendo o País em Republica?
2.º - O que é exactamente a Fundação D. Manuel II, que patrimonio possui, os seus objectivos e quem foram os seus instituidores?
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Entrevista ao Duque de Loulé

#222460 | Mavasc | 28 fev 2009 13:37 | Em resposta a: #222428

Caro Mário Marques

A Fundação D. Manuel II foi criada por D Augusta Victória, viúva de D. Manuel II. (artigo 1º de Decreto-lei n.º 48531, de 16 de Agosto de 1968).
Trata-se de uma instituição particular, sem fins lucrativos, de assistência social e cultural, com acções no território português, nos países lusófonos, e nas comunidades portuguesas em todo o mundo.
Dela fazem parte os prédios que, em Lisboa, pertenciam a D. Augusta Victória. Metade da receita líquida anual
cabe á família de Bragança e a outra metade foi destinada a fins assistenciais.Está sujeita a tutela ministerial através do seu Conselho Fiscal.
Existe ainda a Fundação da Casa de Bragança, cujo património resulta do extinto morgadio do mesmo nome, e que se formou em obediência aos desejos de D. Manuel II, por vontade de suas únicas herdeiras, á Rainha D. Amélia e sua nora, D. Augusta Victória.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_da_Casa_de_Bragan%C3%A7a

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Entrevista ao Duque de Loulé

#222464 | artur41 | 28 fev 2009 15:09 | Em resposta a: #222428

Caro Mário Marques,


Algumas considerações, se me permite:

1. "Pretendente" não é quem quer, mas sim quem pode.

2. Existem vários tronos. Será que não sabe...?

3. Se é republicano pela razão que aduz não o percebo. Ainda se invocasse razões de cariz sociológico, político...!?


Cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 13:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen