Ajuda "Uso do sobrenome Marramaque"

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Formação

Ajuda "Uso do sobrenome Marramaque"

#222152 | nfpdesousa | 25 fev 2009 21:55

Boa noite meus caros Confrades.

Gostaria de saber o porquê do uso do sobrenome de Marramaque por parte de uma família e qual o relacionamento (se é que existe) desta com a linhagem dos Pereira Marramaque Srs. de Basto que supostamente se extinguiu em meados do séc. XVI????

Agradecia que me pudessem ajudar relativamente a esta questão.

Muito Obrigado
Nuno Filipe Pinto de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda "Uso do sobrenome Marramaque"

#222244 | Samuel C O Castro | 26 fev 2009 19:22 | Em resposta a: #222152

Prezado Nuno,

Não tenho a resposta a que procuras, mas como forma de tentar ajudar, descrevo o que tenho em minha grande base dos Castros:

D. João Rodrigues Pereira “O Marramaque” – N-1450 – Sr. de Lamegal, Taipa, Riba de Vizela - Senhor de Cabeceiras de Basto, cujos bens sucedeu D. Manuel Pereira. "Alcunha dada por uns botões grandes que trazia em um vestido a que chamavam Marramaque" - NFP, vol VIII, Pereiras, $3, N21 e $24, N17 e, vol X, pg 99, Vasconcelos - GIM, Tomo III, pg 191-v (Genealogia da Ilha da Madeira)
Esposa: Maria de Menezes (ou Maria da Silva) - N-1470 - Fhs:
a) D. Nuno Álvares Pereira – F-solteiro
b) D. Isabel Pereira – Esposo: Garcia Lopes de Torres
c) D. Antônio Pereira Marramaque – N-1500 – Herdeiro.
Esposa: Catarina de Menezes – N-1510 - NFP, vol VIII, pg 191, Pereira, $24, N17-18 e, vol IX, Sequeira, $13, N4-5 - GIM,vol II, pg 233 e Tomo III, pg 191-v - Fhs:
1) D. Gonçalo Pereira – F-na Índia
2) D. Rui Pereira – s. s.
3) D. Joana Pereira – Esposo: Rodrigo de Mendonça Henriques - Copeiro mor do Cardeal Rei.
4) D. João Rodrigues Pereira – o Marramaque – N-1540 - NFP, vol VI, pg 331, Lencastre, $3, N4 e, vol VIII, pg 191, Pereira. PL, Tomo II, pg 20 - DDJ, vol I, pg 309 - GIM,vol II, pg 233
Esposa: D. Filipa de Castro – N-1550 - Sem filhos - Sr. da Casa da Taipa.
(Ela C-em 2ª núpcias com D. João de Lancastre - Comendador de Coruche – s. s. e, ele era C-1ª núpcias com Paula da Silva ou Felipa da Silva – c. s.).

Fhs. (de João Rodrigues Pereira, o Marramaque - N-1450), com ....................?

d) Rui Vaz Pereira – Capitão de Málaca (ou Maluco)
e) Leonor Pereira – leiga, recolhida no Convento de Lorvão

Não sei lhe indicar em qual das linhagens acima, se é que houve, descendentes que continuaram a assinar Marramaque.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda "Uso do sobrenome Marramaque"

#223068 | nfpdesousa | 07 mar 2009 13:13 | Em resposta a: #222244

Muito obrigado pela sua ajuda.

Melhores cumprimentos,

Nuno Filipe Pinto de Sousa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen