Famílias e Alentejanos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias e Alentejanos

#1524 | José Santos Cobra | 02 jan 2001 12:31

Bom dia, chamo-me josé miguel Ferreira da Silva Santos-Cobra, sou natural de Alcácer do Sal, de onde é orginária grande parte de toda a minha família. Gostaria de obter informações sobre famílias desta zona do alentejo, concelho de évora, santiago do cacém, sines, estudos geneológicos, e livros de costados de famílias do Alentejo, se existem, onde e como posso obtê-los.
Agradeço o intresse manifestado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias e Alentejanos

#1526 | aeiou2 | 02 jan 2001 15:30 | Em resposta a: #1524

Saiu de Pestana e Vasconcelos,António Luís -.
Não sei a editora ,julgo que o ano de edição será 1999.Passe o reclame ,julgo que o pode encontrar quer na Ferrin ao Chiado ou em Cascais na Livaria perto dos gelados Santini,julgo Jubileu,não sei o nome.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias e Alentejanos

#1535 | JCC | 03 jan 2001 09:56 | Em resposta a: #1524

Antes de lhe dar uns nomes penso que seria bom, quando procura informações genealógicas, indicar, ao menos, os apelidos, datas ainda que aproximadas e as freguesias. Como provavelmente sabe, em Portugal, até ao fim da Monarquia, os únicos registos efectivamente usados eram os paroquiais. Assim, para procurar qualquer facto genealógico é imprescindível conhecer a freguesia em que ocorreu. Por outro lado como estes livros estão ordenados cronologicamente a data, ainda que e aproximada, evita uma busca infinita.

Agora quanto aos livros:
António Pestana de Vasconcelos - "Costados Alentejanos"- obra que apresenta cerca de uma centena (creio) de costados de pessoas actualmente vivas, com cinco gerações. Edição do autor em 1999 e li que já estaria esgotada o que não creio...
Pedro Sameiro (actual presidente do IPH)- "Subsídios para uma bibliografia genealógica de algumas famílias alentejanas" separata da Cidade de Évora, creio que esgotada, existe na BN.
"Caldeira Castel-Branco de Portalegre e Alter" (não estou seguro do título, mas é semelhante) do Marquês de São Payo. Obra esgotada que trata as famílias descendentes destes apelidos e que se espalharam um pouco pelo Alentejo, até aos anos 40 (data da edição)
Na "Raízes e Memórias" e "Aramas e Troféus" tês saído alguns artigos sobre famílias alentejanas.

De qualquer forma não há grandes estudos sobre esta região, se a compararmos com o que acontece com as famílias do Norte ou do Centro.

Quanto a Évora, o que procura? Tenho alguns elementos sobre Cordovis, Mattos, Fernandes e famílias relacionadas.

Fico à espera de notícias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 04:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen