Digitalização dos paroquiais de Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Informática

Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222457 | fcamelo | 28 fev 2009 11:59

Caros Confrades,

Não sei se alguém já deu esta informação neste fórum, mas lá vai.
Em contacto telefónico de ontem com o ADVR, fui informado que está concluída a digitalização dos assentos de todas as freguesias do distrito, com excepção do concelho de Vila Real, que está praticamente no fim.
Agora vão introduzir tudo numa base de dados e prevêm que pelo fim de Março estará disponível para consulta em imagens através do site que estão a renovar. Nesse mesmo site irão dando notícia da evolução do processo.
É sem dúvida uma boa notícia !
Será o primeiro AD do país a concluir este tipo de trabalho e serviço.
Parabéns, pois, aos responsáveis... e a nós também !

Fernando Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222462 | miro | 28 fev 2009 14:20 | Em resposta a: #222457

excelente noticia.
miro

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222488 | roz | 28 fev 2009 18:22 | Em resposta a: #222457

Deus o oica! Sera' uma maravilha. Ca' fico aguardando e obrigada pela noticia.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222495 | cverde | 28 fev 2009 20:42 | Em resposta a: #222457

Excelente notícia. Fico a aguardar.
Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222511 | golim67 | 01 mar 2009 00:44 | Em resposta a: #222457

Caro confrade Fernando Camelo

Esta é a melhor notícia que recebi, já que possuo muitos antepassados de Mesão Frio, Régua, Santa Marta de Penaguião e Murça e tenho tido muitas dificuldades na obtenção de registos, não obstante a disponibilidade do AD Vila Real que sempre foram simpáticos para comigo.

Um abraço,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222517 | 13051949 | 01 mar 2009 08:47 | Em resposta a: #222511

quero aqui deixar os meus parabens ao arquivo de VILA REAL sempre foram muito simpaticos um abraço JOSE DA CUNHA

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222604 | jsequeira | 02 mar 2009 09:35 | Em resposta a: #222457

Ora aí está uma excelente notícia. Parabéns ao ADVR pelo trabalho efectuado.

José sequeira

Resposta

Link directo:

Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222643 | Saba | 02 mar 2009 16:41 | Em resposta a: #222511

Caro Gouveia de Lima,

Você tem antepassados de apelido Teixeira em Mesão Frio? Meu trisavô Júlio Teixeira, quando solicitou passaporte em 1896, deu como referência São Nicolau de Mesão Frio. Era filho de José Teixeira e Cândida de Jesus.

Júlio Teixeira nasceu em 1856 e já estava no Brasil em 1886.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222739 | golim67 | 03 mar 2009 19:22 | Em resposta a: #222643

Caro confrade Lourval

Tenho antepassados em Mesão Frio, mas nenhum de apelido Teixeira. Até ao momento os meus antepassados naquele Concelho têm os apelidos Lima e Martins.

Um abraço do

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222862 | ihintza | 04 mar 2009 21:04 | Em resposta a: #222457

Nem posso acreditar...
Excelente notícia. Espero os outros arquivos continuem pelo mesmo caminho...

Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#222898 | AQF | 05 mar 2009 11:32 | Em resposta a: #222457

Caro Fernando Camelo,

Efectivamente, como deixou no ar, a confreira Paula já havia dado informação similar em Nov. de 2008 (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=212797#lista), mas em nada afecta o mérito de querer repartir as boas notícias.

Completando o que foi dito por ambos esclareço o seguinte:

Normalmente, os assentos paroquiais a cargo dos arquivos já foram microfilmados pelos Mórmons, com excepção dos livros mais recentes (1840/70 a 1910) entretanto transferidos para os arquivos ou livros desaparecidos (ou em mau estado) entretanto recuperados.

No ADVR o que está quase digitalizado pelos serviços é precisamente a parte que os Mórmons não tinham microfilmado e será por aí que comecará a colocação em linha. A parte que os Mórmons microfilmaram, estão estes encarregados de os converter em imagens (o que ainda não está terminado) e só depois o ADVR os vai colocar em linha.

Este procedimento original é efectivamente distinto do que está a fazer o ADP e o AUC que começaram a colocação em linha pelos assentos previamente microfilmados pelos Mórmons e só depois completarão o trabalho com o novo material digitalizado pelos respectivos arquivos.

Junto os meus votos aos que desejam que esta dinâmica se extenda a todos os Arquivos Distritais, TT, etc.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#223285 | cipa | 09 mar 2009 20:48 | Em resposta a: #222898

Caros confrades.

O AD Vila Real já colocou online alguns dos livros paroquiais.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#223307 | AQF | 09 mar 2009 22:59 | Em resposta a: #223285

Cara Carla Afonso,

Penso que se refere aos dados novos que apareceram no www.etombo.com sob o título: # Santa Maria @ Valpacos @ Vila Real: 3 livros - 2009-03-07

Se for este o caso, alerto que se referem a transcrições de registos colocados no site http://genregis.com/, que embora úteis, não são realmente as imagens digitalizadas dos assentos que o ADVR irá disponibilizar, à semelhança do que se pode ver no ADP e no AUC.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#223353 | cipa | 10 mar 2009 12:02 | Em resposta a: #223307

Caro Angelo da Fonseca,

não me refiro a esses dados mas aos paroquiais colocados pelo Arquivo Distrital de Vila Real no seu site.

Passo a citar:

"Eventos Concretizados

Cerca de 6.000 livros paroquiais já estão disponíveis "on line"

O Arquivo Distrital de Vila Real acaba de disponibilizar, numa primeira fase, cerca de 6.000 livros paroquiais para leitura "on line". Nos próximos meses serão disponibilizados os restantes.

Para aceder à consulta "on line", basta localizar o livro pretendido, na área de "Documentação" deste site e clicar no icon que permite a sua visualização.

Para visualizar os livros deverá instalar a última versão de JAVA."

Já ontem estive a ver alguns livros que me interessavam.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223367 | AQF | 10 mar 2009 15:18 | Em resposta a: #223353

Cara Carla Afonso,

Muito lhe agradeço o esclarecimento, pois embora esperasse essa disponibilidade a todo o momento não tinha encontrado qualquer aviso ou link na página de entrada no ADVR.

Além disso, antes de enviar o meu post tentei ver se encontrava algum livro digitalizado, mas sem a ajuda do Etombo ou sem qualquer filtro para só apanhar livros digitalizados torna-se muito difícil ver o que já existe.

Esperemos que em breve melhorem as ferramentas de pesquisa, pelo menos como já temos no ADP e no AUC, directamente ou via Etombo.

Hoje telefonei para o ADVR e confirmaram-me que só colocaram em linha o que foi digitalizado por eles, apenas faltando uma parte relativa a Vila Real que ficará até ao final da semana. Quanto à parte que os Mórmons tinham microfilmado e ficaram de transformar em imagens, só estará disponível dentro de 2 ou 3 meses, altura em que ficaram completos os Paroquiais. Entretanto o ADVR vai avançar para os Notariais.

Felizmente não me faltará trabalho nos próximos meses !

Aqui fica o link, para quem necessitar: http://www.advrl.org.pt/documentacao/index_tree.html

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223368 | tfp | 10 mar 2009 16:06 | Em resposta a: #223367

Caro Ângelo,

Pode dar um exemplo de uma paróquia q tenha pelo menos 1 livro para eu conseguir acreditar no "milagre" é que não vejo mesmo um único livro disponível.

Abraço

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223371 | margaridapb | 10 mar 2009 16:43 | Em resposta a: #223368

Exemplo: Paróquia de Salto - 001 Registo de Baptismos - 090 Livro de Baptismos :)
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223372 | cipa | 10 mar 2009 16:44 | Em resposta a: #223368

Caro Tiago,

sei que a pergunta era dirigida ao confrade Angelo mas pensei em responder-lhe. Logo a primeira paróquia que aparece - Alijó tem, por exemplo, o livro de baptismos de 1899/01/01 - 1903/02/23 disponível online.

Código de referência - PT-ADVRL-PALJ01/001/001/054


Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223378 | AQF | 10 mar 2009 18:14 | Em resposta a: #223368

Caro Tiago,

Já lhe deram resposta, mas adianto que na paróquia que explorei (baptizados de Alijó), pelo menos a partir do livro 40 todos tinham imagem associada, mas infelizmente as datas estão salteadas.

Abraço

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223379 | 2570 | 10 mar 2009 19:09 | Em resposta a: #223371

Cara Confrade
Mas como se chega às informações?
Importa-se de colocar aqui no fórum instruções para aceder ?
Muito Agradecido
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223383 | AQF | 10 mar 2009 19:49 | Em resposta a: #223379

Caro Confrade,

Começa por ir ao link http://www.advrl.org.pt/documentacao/index_tree.html, depois em baixo selecciona Paroquiais e usando os sinais (+) escolhe sucessivamente a paróquia, tipo de assento (baptismo, casamento ou óbito) e finalmente um livro.

Quando selecciona um livro aparece sempre uma descrição incluindo um icon (PDF) para receber a informação em formato PDF. Nos livros já digitalizados aparece ao lado direito do icon referido um novo icon para poder ver as imagens das páginas digitalizadas.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223384 | 2570 | 10 mar 2009 20:05 | Em resposta a: #223383

Cara Confrade
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223407 | mlucampo | 11 mar 2009 05:51 | Em resposta a: #223367

Caro Ângelo da Fonseca
Gostaria muitíssimo de algumas orientações. Estou aguardando com ansiedade a possibilidade dessas pesquisas on-line nos arquivos de Vila Real. Tentei encontrar os livros aqui mencionados e não consegui. Ao entrar no endereço acima citado, me deparo com duas possibilidade: navegar ou pesquisar a documentação. Entrei nas duas, abri paroquiais, fui numa Paróquia aqui mencionada abri o primeiro livro de batismo, mas não consigo chegar até as imagens. Quando clico no livro, do lado direito aparece informações sobre o mesmo, mas não consigo chegar até as imagens. O que devo fazer? Poderia fazer a gentileza de me dar algumas informações sobre isso?

Agradeço imensamente.

Um abraço
Maria Lúcia Campos

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223424 | Jotarodrigues1979 | 11 mar 2009 13:02 | Em resposta a: #223407

À direita do simbolo de "pdf" que existe em todos os livros paroquiais (e que lhe abre o caminho para as informações de que fala) há alguns livros, só alguns, em que aparece o símbolo de jpg. Esses são os que já estão digitalizados.
Cumprimentos
João S. Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223427 | bjglrc | 11 mar 2009 13:44 | Em resposta a: #223424

Caros Confrades,

O A.D. de Vila Real é o unico no país a disponibilizar esta informação on-line?~

Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223440 | jsequeira | 11 mar 2009 16:27 | Em resposta a: #223368

Caro Tiago

Já consultei na íntegra o livro 44 da Paróquia de Moura Morta. A princípio parece ilegível mas com a ampliação adequada e a habituação à letra e às frases comuns a todos os registos torna-se fácil.

É fantástico este trabalho. Muito Obrigado AD Vila Real.

José Sequeira

Resposta

Link directo:

Paroquiais de Vila Real já em linha

#223495 | riquevr | 12 mar 2009 11:24 | Em resposta a: #223427

Caros confrades.
Em contacto pessoal no Arquivo de Vila Real, fiquei a saber que o processo de digitalização de todos os paroquiais está praticamente concluído. Logo que este processo termine, serão colocados no site os restantes livros digitalizados, que ainda não estão, faltando apenas os que, em tempos, foram microfilmados pelos mormons. O compromisso deles é fazerem a digitalização a partir dos microfilmes e logo que isso esteja na posse dos responsáveis do Arquivo, serão colocados online.
Esta é uma excelente notícia e um óptimo trabalho do Arquivo de Vila Real e seria excelente que todos os outros metessem mãos à obra e fizessem o mesmo!
Talvez não fosse má ideia todos nós darmos conhecimento da importância deste trabalho feito em Vila Real aos responsáveis da Direcção Geral de Arquivos, como forma de “pressionar”, quem sabe, a que o processo fosse acelerado noutros arquivos

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223496 | AQF | 12 mar 2009 11:32 | Em resposta a: #223427

Caro Bruno Cerqueira,

Pode ver a situação actual aqui: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223385#lista

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223499 | AQF | 12 mar 2009 11:49 | Em resposta a: #223407

Cara Maria Lúcia Campos,

Por avaria na Netcabo tenho estado sem email, pelo que não recebi aviso da sua mensagem.

Verifico que entretanto já lhe deram ajuda.

Em complemento do que foi dito, deixo-lhe aqui um exemplo:


1- Vai ao site do ADVRL
http://www.advrl.org.pt/documentacao/index_tree.html

2- Selecciona sucessivamente Paroquiais > Paróquia de Alijó > Baptismos > Baptismos (normais) > Livº 48

Aparece no lado direito uma descrição do livro e ao lado do código de referencia exisem dois símbolos: o da esquerda para saída em PDF e o da direita para ver digitalizações.

3- Seleccione o símbolo da direita e verifica que se abre uma nova janela com a capa do livro podendo depois navegar pelas páginas que quiser.

Se não conseguir ou não quiser seguir os passos anteriores pode ver o dito livro aqui: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PALJ01-001-001-048

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#223524 | Nelita | 12 mar 2009 17:09 | Em resposta a: #222457

Caro Fernando Camelo:

Também necessito muito de ver documentos do Arquivo de Vila Real.
Mas pergunto de onde vem o seu sobrenome Camelo.
Também tive um trisavô Luís António Lopes Camelo, que suponho ter nascido em Casal de Loivos.
Os filhos usaram o nome de sua mãe Dias de Azevedo, estes nascidos em Casal de Loivos.
Será da famíla a que pertence?
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real já em linha

#223579 | mlucampo | 13 mar 2009 04:31 | Em resposta a: #223499

Caro ângelo da Fonseca

Muitíssimo obrigada pelas suas instruções. Fico muito feliz quando vejo essas certidões on line, mas acredito que terei que ter um pouco mais de paciência, pois não encontrei nada em Lamares nem em Constantim , freguesias de onde vieram meus avós e bivavós. Quero parabenizar todos do Arquivo Distrital de Vila Real, sempre foram muito eficientes e gentis comigo e agora nos presenteiam com essa possiibilidade, que para nós do Brasil não tem preço..
Um grande abraço.

Maria Lúcia Tavares de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#223986 | fcamelo | 16 mar 2009 18:36 | Em resposta a: #223524

Cara confreira Nelita,

O meu apelido Camelo vem de Baião, que passou a Silvares ( Lousada ), que passou a Idães ( Felgueiras ), que passou a Santo Adrião de Vizela ( Vizela, ex-Felgueiras ), onde nasceu meu pai, o qual depois passou ao Porto. Desta linha há bastante gente com este apelido nos concelhos referidos e ainda nos de Paços de Ferreira, Santo Tirso, e alguns limítrofes. Como se pode ver em " Carvalhos de Basto ", no último volume publicado
Não pertenço, pois, à linha dos Camelos de Casal de Loivos, desde a passagem do meu antepassado para Silvares. Antes disso, não tenho dados para responder à sua pergunta. É possível que os seus também tenham vindo, mais cedo ou mais tarde, de Baião, onde estava a casa-mãe, mas só uma genealogia ascendente, a partir do seu trisavô, poderia comprová-lo
Saudações e votos de boas pesquisas.

Fernando J. T. Camelo

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#223997 | jaboo | 16 mar 2009 20:06 | Em resposta a: #223986

Caro Fernando Camelo,

Também eu tenho Camelos com origens no concelho de Baião, mais precisamente de Santa Marinha de Zezere. Veja em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1175713

Alguma coisa a ver com os seus? Infelizmente não consigo ir mais para trás pois o assento de casamento de Domingos Damelo com Luisa de Moura náo indica o nome dos pais.

Sabe por acaso se a obra "Carvalhos de Basto" trata desses Camelos e Mouras de Santa Marinha de Zezere?

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224345 | AQF | 19 mar 2009 23:04 | Em resposta a: #222457

Caro Confrades,

As pesquisas dos assentos on-line do ADVRL já podem ser efectuadas a partir do site www.etombo.com o que acaba de vez com as dificuldades aqui anunciadas em encontrar os livros digitalizados.

Passamos portanto a contar com a mesma ferramenta quer se trate do ADP, AUC ou ADVRL.

Cumprimentos e boas pesquisas !

Angelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224377 | NISGM | 20 mar 2009 12:33 | Em resposta a: #224345

Mas continuam a estar disponíveis apenas os que já estavam disponíveis no site do Arquivo Distrital.
atentamente, nuno m

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224394 | jsequeira | 20 mar 2009 15:42 | Em resposta a: #224377

Caros confrades

Uma vez que esgotei as consultas nos livros disponíveis procurei junto do ADVR novas informações.

Assim os livros que estão disponíveis on-line são os (em alguns casos) mais recentes que não estavam microfilmados.

Só numa fase posterior, de que darão notícias, serão colocados os restantes.

Não percebo muito disso mas penso que será mais simples passar de microfilme para digital do que de papel.

Espero... porque não consegui encontrar tudo o que pretendia. Por vezes através de um registo de casamento (mais recente) conseguimos obter o ano de nascimento de alguém.

José Sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224395 | NISGM | 20 mar 2009 16:01 | Em resposta a: #224394

Caros,

E há ideia da data em que colocarão os restantes online?

De pouco serve que estejam microfilmados se para consultar microfilmes tivermos de cruzar o país para os consultar

Fala-se por aqui em finais de Março. Prossegue a ideia?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224711 | riquevr | 23 mar 2009 11:55 | Em resposta a: #224395

Amigos:
Ao que consegui apurar, a digitalização dos registos microfilmados compete à Sociedade Genealógica de Utah, ao abrigo do protocolo estabelecido.
Em relação aos restantes registos (os que ainda não estão online), tudo deverá estar disponível brevemente, embora não se saiba com certeza quando. O que é certo é que o processo de digitalização no AD Vila Real já está terminado.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura dos Microfilmes

#224723 | AQF | 23 mar 2009 14:41 | Em resposta a: #224395

Caro Confrade,

Como já deixei aqui em post anterior, o ADVRL informou-me que esperam receber dos Mórmons os ficheiros convertidos dos microfilmes dentro de 3 meses.

Até lá, para quem tiver muita urgência não necessita de ir a Vila Real para ver os microfilmes, pode ver se já existe o que pretende em alguma das Bibliotecas de Família (Mórmons) perto do local de residência e em caso negativo pode requisitar pela Internet o(s) microfilme(s) desejado(s) indicando a Biblioteca onde os quer visionar.

Endereço para encontrar Bibliotecas de Família:
http://www.familysearch.org/eng/Library/FHC/frameset_fhc.asp

Endereço para procurar microfilmes:
1) seleccionar Place Search em
http://www.familysearch.org/eng/Library/FHLC/frameset_fhlc.asp
ou
2) ir directamente a
http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=localitysearch&columns=*,180,0

Endereço para requisitar microfilmes:
http://films.familysearch.org/default.aspx

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Vila Real - 5524 Fundos no ETOMBO

#224825 | cacr | 24 mar 2009 16:06 | Em resposta a: #222457

Caros confrades,

Não sei se já foi dada esta informação mas no ETOMBO desde o dia 19/03/2009 foram colocados 5524 fundos referentes ao districto de Vila Real.
http://etombo.com/

Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224879 | AAF | 25 mar 2009 16:08 | Em resposta a: #224345

Caro Ângelo Fonseca,

Face ao vasto conhecimento do assunto em referência, agradecer-lhe-ia uma informação: é possível imprimir o que se visualiza nos livros digitalizados?

Antecipadamente grato, com os cumprimentos do

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de Vila Real agora mais simples

#224893 | 2570 | 25 mar 2009 19:15 | Em resposta a: #224879

Caro Confrade
Directamente não tenho conseguido fazer impressões mas..........

Tenho utilizado a seguinte forma:
Faço "PRINT SREEN"
depois abro um documento excel, coloco o cursor e faço "PASTE (COLAR).
As imagens ficam em excel, gravo esse documento e posteriormente imprimo.
O único problema é que a impressão fica em várias folhas, normalmente 3/4, o que obriga a corte e posteriormente união com fita cola.
Dá um pouco de trabalho, mas consegue-se
cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Impressão de assentos

#224918 | AQF | 26 mar 2009 01:05 | Em resposta a: #224879

Caro António Franco,

Antes do mais esclareço que a minha resposta é meramente técnica, devendo a problemática da legalidade ser avaliada por cada um.

Há diversas soluções para a questão que formulou, umas baseadas na salvaguarda no Clipboard da imagem que vê no monitor com a resolução que está a usar, outras na salvaguarda local (disco, pen, etc.) do ficheiro da imagem digitalizada com a resolução original.

No 1º caso, depois de guardar a imagem do monitor no Clipboard (função Print Screen) procede-se à respectiva colagem (past) em programas com capacidade de tratar e imprimir imagens, como por exemplo o XnView (free), o Paint, o Word, etc., podendo-se depois imprimir em vários formatos e/ou guardar localmente.

No 2º caso, depois de guardar a imagem original localmente (função normalmente inibida pelo arquivo), pode-se manipular o ficheiro com editores gráficos, como os referidos acima ou melhores, e proceder à impressão em formatos diversos.

Devido à protecção das imagens, a forma mais simple de as guardar pode passar por utilizar o Firefox em vez do Internet Explorer e em modo écran inteiro (função disponível no ADP e AUC) guardar a imagem (save image as) usando o botão direito do rato.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Impressão de assentos

#224969 | AAF | 26 mar 2009 22:57 | Em resposta a: #224918

Caro Ângelo da Fonseca,

Muito agradecido pela brilhante e esclarecedora exposição.

Cumprimentos
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#230310 | tfp | 23 mai 2009 22:50 | Em resposta a: #222457

Caros confrades,

Alguma novidade relativamente à disponibilizacão dos restantes livros de Vila Real?

O projecto parece ter adormecido.

Muito obrigado

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#230593 | ihintza | 27 mai 2009 10:43 | Em resposta a: #230310

Caro Tiago,

No passado mes de Avril o director do Arquivo Distrital de Vila Real, um homem muito amável, disse-me o seguinte:


"Estão disponíveis online os registos paroquiais de todos os concelhos com excepção dos concelhos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real que serão disponibilizados nos próximos meses.

A digitalização não contempla os livros que se encontram microfilmados, processo que será efectuado ainda este ano, e os livros duplicados."


Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#230594 | tfp | 27 mai 2009 10:53 | Em resposta a: #230593

Muito obrigado pela sua resposta.

A minha pergunta deve-se mais ao facto de estar à espera de consultar uns paroquiais da Régua, S. Miguel de Lobrigos e S. João de Lobrigos ...

E sim, também alguns de Valpaços e Chaves.

Agradeço novamente a atenção

Cumprimentos

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#230595 | ihintza | 27 mai 2009 11:02 | Em resposta a: #230594

Se eles ainda não estão disponíveis, só para fim do ano é que estarão.
Só os registos de Valpaços é que podem estar disponíveis mais cedo.

Rocío

Resposta

Link directo:

RE: Digitalização dos paroquiais de Vila Real

#230596 | tfp | 27 mai 2009 11:03 | Em resposta a: #230595

Muito obrigado novamente.

Tiago

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais não mais disponíveis?

#245470 | carlosapin | 03 dez 2009 15:52 | Em resposta a: #224969

Caros confrades,

Não consigo mais ter acesso aos arquivos que estavam disponíveis on line. Alguém sabe o que ocorreu?

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais não mais disponíveis?

#245502 | NISGM | 04 dez 2009 00:08 | Em resposta a: #245470

Caro confrade,

Leia

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=245249
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=245324


e já agora, em querendo, reclame para os serviços


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de novo disponíveis

#245574 | Canelas | 04 dez 2009 23:28 | Em resposta a: #245470

Caro Carlos e demais participantes.

Acabo de verificar que, após vários dias de inacessibilidade, estão de novo disponíveis em linha os anteriores documentos digitalizados.


Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais de novo disponíveis

#249030 | NISGM | 02 fev 2010 22:45 | Em resposta a: #245574

Caros confradees,


Depois de uma fase em que os paroquiais de Vila Real foram disponibilizados online com alguma velocidade, a adição de novas freguesias tem estado suspensa - e logo no meu concelho, mondim, é que tinha de estar mais atrasado.

Por contacto mail com os seviços, a informação que tinha era que estaria tudo disponível online até ao final de 2009.

Dado que assim não é, alguém sabe o que aconteceu entretanto e se estão previstas novas onlinizações para breve?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 22:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen