Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Cargos | Pessoas | Regiões

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#222658 | Metalbrain | 02 mar 2009 20:21

Boa tarde,

Será que alguém poderia verificar se no livro dos Capitães de Ordenanças e Milícias está alguma referência a:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório (Faleceu em 1690 e casou em 1622), Natural de S. Paio de Favões (Marco de Canaveses) ou de Santiago de Piães (Cinfães)
Tenho a indicação de que foi Capitão-mor do Couto de Vila Boa do Bispo (Concelho de Benviver) isso em Marco de Canaveses.

Já agora, caso encontre alguma referencia a Pereira Bravo, ou Bravo Pereira, pedia que me informasse.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#222674 | jhuet | 02 mar 2009 22:42 | Em resposta a: #222658

Boa noite

Não consta do Vol. I das Ordenanças, talvez nos próximos volumes surja.

Mas julgo que tenho qualquer coisa nalguma obra, já que deve ser antepassado dos meus primos Pereira Bravo Cochofel da Quintâ de Antemil.

Melhores cumprimentos,
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#222786 | Metalbrain | 04 mar 2009 00:10 | Em resposta a: #222674

Muito Obrigado caro Jose Huet,

Realmente o Capitão Tomé Bravo Pereira Osório tem ligações á Quinta de Antemil, tendo a minha linha, posteriormente, seguido para a Quinta de Oleiros de Baixo em S. Paio de Favões - Marco de Canaveses.
Caso tenha alguma informação sobre a dita familia poderia me enviar por mail!
vitor_d_silva@iol.pt

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#222920 | Conde | 05 mar 2009 15:49 | Em resposta a: #222786

Suponho que a família Bravo Pereira Osório já saiu nos Carvalhos de Basto.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#222958 | jhuet | 05 mar 2009 20:48 | Em resposta a: #222786

Caro Vitor Silva

"Carvalhos de Basto" Vol 2 p. 433 (Quinta de Olieiros de Baixo, em Favões):

«TOMÉ BRAVO PEREIRA OSÓRIO, fal. a 13-I-1690, na sua casa de Oleiros, em que suc., Cap.-mor do Couto de Vila Boa do Bispo, e Sr. da quebrada do Barreiro, em Favões, por Pr. de 5-9-1634, e dos casais da Veiga e Meixide, em Vila Boa do Bispo, por Pr de 19-4-1650.»

Se necessitar de mais alguns dados diga-me que lhos poderei enviar.

Talvez tenha também interesse na carta de Brasão de Armas passada a seu 3.º neto Caetano Pereira Bravo de Vasconcelos Osório, de quem descendem os Pereira Bravo Cochofel da Quintã de Antemil, posso ver o que tenho sobre isso.

Cumprimentos
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#223004 | paribas | 06 mar 2009 14:36 | Em resposta a: #222786

Caro Vitor

Nas memórias paroquiais de S. Tiago de Piães, Cinfães refere o Padre em 1758 que o Sargento-mor era Diogo da Silveira Pereira, da Quinta de Antemil e o Capitão-mor António Osório Pereira, da quinta da Póvoa.

Cump.

R.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#223042 | Metalbrain | 06 mar 2009 23:27 | Em resposta a: #223004

Muito obrigado a todos por essas informações!!
Caso queiram, poderiam me enviar digitalizações com o conteúdo, seria bom! Mas caso não haja possibilidade, agradeço na mesma!

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

Datas e locais de casamento

#310862 | PP | 27 jul 2012 19:38 | Em resposta a: #222958

Caro confrade,

Pedia-lhe, por gentileza. se me podia confirmar se na dita fonte consta a data e o local de casamento de Caetano Pereira Bravo de Vasconcelos Osório. Bem com a data e o local de casamento de José Carlos Pereira Bravo e de Luísa Rosa Teixeira.

Fico-lhe grato se me conseguir esses dados.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Datas e locais de casamento

#319220 | jhuet | 16 dez 2012 13:48 | Em resposta a: #310862

Caro cionfrade,

As minhas desculpas pelo atrasio na resposta, mas acabou me passar, e só hoje é que me lembrei do que me havia solcitado:

JOSÉ CARLOS PEREIRA BRAVO, nascido a 7 de Agosto de 1722, na Casa de Oleiros de Baixo, em S. Paio de Favões (Marco de Canavezes), em que sucedeu.
Casou, a 11 de Outubro de 1745, em Arrifana de Sousa, hoje cidade de Penafiel, com LUÍSA ROSA TEIXEIRA MENDES, (irmã do Padre José Ferreira, Cura de Novelas), natural de Penafiel e falecida a 20 de Fevereiro de 1767, em Favões. Filha do Bacharel Pedro Teixeira Mendes, e de sua mulher Francisca Freire de Sousa.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Datas e locais de casamento

#319221 | PP | 16 dez 2012 14:55 | Em resposta a: #319220

Caro confrade,

Obrigado pelos dados.

Gostaria ainda de lhe colocar as seguintes questões:

O padre que refere - José Ferreira - é o José que nasceu a 17.07.1703? Provavelmente o filho mais velho de Pedro Teixeira Mendes e de Francisca Ferreira...;

Por acaso sabe quantos filhos teve o dito casal Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira? Só encontrei 4, porém, não encontrei o assento de batismo de Luísa Rosa...;

Quando diz: "Filha do Bacharel Pedro Teixeira Mendes, e de sua mulher Francisca Freire de Sousa", seria possível indicar-me de que fonte é que retirou a informação de que era bacharel? Já não é a primeira pessoa que indica que Pedro Teixeira Mendes seria formado, mas eu nunca encontrei nada que tal o indicasse. Se me puder ajudar, agradeço.

Quanto ao nome da sua mulher, eu tenho-a como Francisca Ferreira e nunca como «Freire».

Este assunto tem muito interesse para mim, pelo que apelo à sua colaboração.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319272 | PP | 17 dez 2012 14:15 | Em resposta a: #222658

Caro Vítor Silva,

Podia, por gentileza, informar-me de quem é filho o capitão Tomé Bravo Pereira Osório?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319413 | Metalbrain | 19 dez 2012 23:34 | Em resposta a: #319272

Boa noite,

O Capitão Tomé Bravo Pereira Osório é filho de Tomé Bravo Pereira Osório e de Maria Soares da Motta (C.: 07-03-1602 em S Paio de Favões - Marco de Canaveses).

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319415 | PP | 19 dez 2012 23:51 | Em resposta a: #319413

Caro Vítor Silva,

Obrigado pela atenção. Contudo não consegui estabelecer ligação.

Por acaso não sabe qual o grau de parentesco dele e do capitão António Pereira Bravo, ou de, por exemplo, Carlos Pereira Bravo?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319471 | Metalbrain | 20 dez 2012 23:07 | Em resposta a: #319415

Boa noite,

O Capitão António Pereira Bravo é filho de José Carlos Pereira Bravo e de Luiza Roza Teixeira Mendes.

José Carlos Pereira Bravo é filho de Carlos da Mota Pereira Bravo e de Marianna Lionarda de Sousa Carneiro de Azevedo.

Carlos da Mota Pereira Bravo é filho de José Soares Pereira Bravo e de Helena Soares Pinto da Cunha.

José Soares Pereira Bravo é filho do Capitão Tomé Bravo Pereira Osório e de Catarina Mendes de Vasconcelos.

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório é filho de Thomé Bravo Pereira Osório e de Maria Soares da Motta.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319487 | miguelmonteiro | 21 dez 2012 13:48 | Em resposta a: #319471

Caros confrades:

Quererão fazer o favor de me dizer de onde provêm os apelidos Teixeira e Mendes do Pedro e da Luísa?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319490 | PP | 21 dez 2012 14:39 | Em resposta a: #319487

Caro confrade Miguel,

Os apelidos que cita são de origem paterna. O pai de Luísa Rosa Teixeira chama-se Pedro Teixeira Mendes.

Contudo, até à data nunca encontrei nenhum documento com o nome Luísa Rosa Teixeira Mendes, mas apenas: Luísa Rosa Teixeira ou Luísa Maria Teixeira.

Quanto ao Pedro Teixeira Mendes, é filho de João Gonçalves e de Isabel Mendes; não sei ainda de onde vem o apelido Teixeira. Contudo, pelos assentos, era mais conhecido como Pedro Teixeira.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319499 | miguelmonteiro | 21 dez 2012 18:56 | Em resposta a: #319490

Caro PP:

Agradeço a resposta.
Era comum, nessas épocas, as pessoas serem nomeadas pelo seu nome e pelo primeiro apelido que era, regra geral, o da varonia.
Não querendo abusar da sua amabilidade, poderá dizer-me a naturalidade dos pais do Pedro e da Luísa?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319514 | PP | 22 dez 2012 00:20 | Em resposta a: #319499

Caro confrade Miguel,

O pai de Luísa Rosa Teixeira, Pedro Teixeira Mendes, nasceu no Lugar da Cepeda, em Penafiel, e foi batizado a 30.04.1678, na Igreja de São Martinho, em Penafiel (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 35, assento de 1678-04-30).

Pedro Teixeira Mendes faleceu antes de 1745.

A mãe de Luísa Rosa Teixeira, Francisca Ferreira, nasceu também em Penafiel, muito provavelmente no IV quartel do séc. XVII. Em 1703 era residente na Rua de Cimo de Vila, freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel), e faleceu também antes de 1745.

Os pais de Pedro Teixeira Mendes, João Gonçalves e Isabel Mendes deverão ter nascido também em Penafiel, muito provavelmente no II quartel do séc. XVII. Em finais de 1665, eram dados como do Lugar da Cepeda, freg.ª de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#319525 | miguelmonteiro | 22 dez 2012 13:52 | Em resposta a: #319514

Caro PP:

Repetindo o meu obrigado aproveito a oportunidade para lhe desejar Boas-Festas.

Cumprimentos,

Miguel

Nota: Ontem, em vez de regra geral, devia de ter escrito muitas vezes.

Resposta

Link directo:

Pedro Teixeira Mendes

#319547 | DSS | 22 dez 2012 21:04 | Em resposta a: #319514

Caros Senhores,

Isabel Mendes, mãe de Pedro Teixeira Mendes, nasceu no lugar da Cepeda, em Arrifana de Sousa, a 9 de Junho de 1646, e era filha de Amaro Mendes e de Isabel Rogel, ou Rangel, neta paterna de Gonçalo Mendes e de Margarida Manuel, da freguesia de Galegos, e materna de Gonçalo Simão, “o Lado”, da freguesia de Castelões de Cepeda, e de Isabel Rogel, do lugar da Cepeda, freguesia de Guilhufe, filha de Domingos Rogel e de Catarina Gonçalves.

João Gonçalves, por sua vez, podia ser filho de uma Marquesa, mulher solteira, da freguesia de Arrifana.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Teixeira Mendes

#319550 | PP | 22 dez 2012 22:01 | Em resposta a: #319547

Caro Daniel Sousa,

Conseguiu descobrir o assento de casamento de João Gonçalves e de Isabel Mendes?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Teixeira Mendes

#319603 | DSS | 23 dez 2012 17:08 | Em resposta a: #319550

Caro PP,

Não encontrei o assento desse casamento. Encontrei sim um assento de casamento, lavrado a 28 de Fevereiro de 1661, que reza o seguinte: "o filho da Marquesa, solteira, e Maria, filha do Mendes da Cepeda, se receberam por marido e mulher (…)". O Mendes da Cepeda é, creio eu, Amaro Mendes, o mesmo que foi pai de Isabel Mendes. Mesmo que a noiva esteja identificada como Maria, e não Isabel, não é de todo impossível que seja este o assento de casamento do casal em questão. João Gonçalves e Isabel Mendes tiveram os seus filhos depois dessa data. Além disso, a tal Marquesa, mulher solteira, foi também mãe de uma Maria que apadrinhou um dos filhos de João Gonçalves, juntamente com Amaro Mendes.

Contra essa hipótese está o facto de Amaro Mendes ter tido uma filha Maria, baptizada a 25 de Abril de 1638. Esta deve ser a mesma Maria Mendes que casou com Bento da Rocha, e que foi moradora no lugar da Fonte da Cepeda.

Também não descobri ainda de onde poderá ter vindo o sobrenome Teixeira, usado por Pedro Teixeira Mendes. Um dos seus irmãos, Francisco, baptizado a 10 de Outubro de 1669, teve como padrinho o Padre Francisco Teixeira, do Monte. Quem seria este padre?

Com os meus votos de um Feliz Natal e um Próspero 2013,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Teixeira Mendes

#319637 | PP | 24 dez 2012 02:48 | Em resposta a: #319603

Caro Daniel Sousa,

Por acaso não encontrou o assento de batismo de Maria Mendes que casou em 1695 com Manuel António? Maria Mendes é filha de João Gonçalves e de Isabel Mendes.

A minha pergunta vem a propósito de que se esta Maria Mendes não nasceu antes de 1665, então o filho mais velho do dito casal é o Manuel Mendes, n. em 1665, que casou com Clara Pinto.

Se assim for, o casal João Gonçalves e Isabel Mendes entre 28.02.1661 e 18.11.1665 não tiveram filhos. Este dado poderia ser um indicador de que não casaram em 1661. Mais de 4 anos sem filhos parece-me muito, mas não é de modo nenhum impossível. Mas claro que há muita incerteza até porque não sei em que data nasceu a Maria Mendes... Mas se ela nasceu depois de 1665, então há alguma probabilidade de este não ser o assento de casamento, embora, é certo, repito, seja efetivamente possível.

Também nunca descobri de onde vem o Teixeira, que muito me intriga...

Tem alguma prova documental de que Pedro Teixeira Mendes era formado? Será que não haverá nada na Universidade de Coimbra sobre ele?

Há mais uma Teixeira ligada a um dos filhos de João Gonçalves enquanto madrinha de batismo, a saber: a madrinha de António, «Angela Teix.ra» (Ângela Teixeira), da «Sepeda»[sic] (Lugar da Cepeda), freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel).

E como testemunha, aparece um: «Fr.co» (Francisco) Teixeira, [?] [?] «e a maior p.te (parte) da freg.ª (freguesia)», no casamento de Manuel Mendes e de Clara Pinto.

Cordiais cumprimentos e retribuo os votos de um feliz Natal,

PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Teixeira Mendes

#319653 | DSS | 24 dez 2012 15:49 | Em resposta a: #319637

Caro PP,

Não encontrei esse assento de baptismo, assim como não encontrei um assento que dissesse expressamente ser o do casamento João Gonçalves e de Isabel Mendes, nem em Arrifana, onde residia a noiva, nem em nenhuma das freguesias vizinhas. Porém, não deixa de ter razão no que diz. Há baptismos e casamentos que deveriam estar nos livros do registo paroquial de Arrifana e não estão.

Também nunca vi nenhuma prova documental em como Pedro Teixeira Mendes era bacharel. A única referência que vi foi aqui no Geneall e fiquei até surpreendido, porque em nenhum registo ele aparece como bacharel ou licenciado. Também não sei qual a fonte de tal informação.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Marquesa, solteira.

#353695 | PP | 17 jan 2015 11:40 | Em resposta a: #319547

Caro Daniel Sousa,

Se interessar:

A 02.01.1648, na freguesia de Guilhufe, Penafiel, baptizou-se Francisco, f.º de Marquesa, solteira, da Cepeda, que deu por pai Manuel Simão, casado, de Castella/Castellão; foram padrinhos: Gonçalo Mendes e Justina, filha de Domingos Mendes, da Cepeda.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Marquesa, solteira

#353702 | DSS | 17 jan 2015 15:06 | Em resposta a: #353695

Caro PP,

Muito obrigado. Essa Marquesa teve, pelo menos, mais dois filhos:

Manuel, filho de pai desconhecido, que nasceu no lugar da Cepeda, freguesia de Guilhufe. Foi baptizado a 29 de Setembro de 1645, tendo como padrinhos Tomé de Azambuja e Maria Pequena, ambos da freguesia de Guilhufe.

Maria, "filha da Marquesa", que amadrinhou na freguesia de Arrifana, a 6 de Agosto de 1667, o João, filho dos nossos João Gonçalves e Isabel Mendes.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#441957 | PP | 10 jul 2022 23:39 | Em resposta a: #222658

Caros confrades,

Se interessar, encontrei um assento de casamento (1689) de Catarina Pereira, filha natural de Tomé Bravo Pereira, da freg.ª de Favões, Marco de Canaveses, e de Maria Dias, da aldeia e freguesia de Boelhe, Penafiel.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#442041 | DSD | 16 jul 2022 19:21 | Em resposta a: #222658

Prezado PP
Se não fosse muito incómodo, ficar-lhe-ia grato por permitir o conhecimento do assento, que refere, em que é mencionado o Capitão Tomé Pereira Pereira Bravo Osório, ou o modo de aceder ao mesmo assento, uma vez que o referido Capitão é, possivelmente, pertencente a uma família, que estudo.
Com os melhores cumprimentos e grato
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#442046 | PP | 16 jul 2022 20:09 | Em resposta a: #442041

Caro confrade Miguel de Valdevez,

O assento de casamento é de Manuel Vieira com Catarina Pereira, filha natural de Tomé Bravo Pereira, da freg.ª de São Paio de Favões, Marco de Canaveses, e de Maria Dias, de Boelhe, Penafiel, que ocorreu em 28.05.1689, na igreja de Boelhe (ver fólio 156 verso; 2.º assento).

Cordiais cumprimentos e boas pesquisas, PP.

Resposta

Link directo:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#442080 | DSD | 18 jul 2022 11:33 | Em resposta a: #222658

Prezado PP
Ainda não consegui encontrar o assento de casamento de Manuel e Catarina, o que me não impede de lhe apresentar os meus agradecimentos, pela amabilidade da resposta.
Grato e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Capitão Tomé Bravo Pereira Osório - Ordenanças

#442081 | PP | 18 jul 2022 12:05 | Em resposta a: #442080

Caro confrade Miguel de Valdevez,

Aqui fica a ligação para o dito assento de casamento:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=750936 (ficheiro 1022, fólio 156 v, 2.º assento).

Presumo que esteja, provavelmente, a procurar em Favões, mas o casamento foi em Boelhe, Penafiel.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 11:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen