Bº Alentejo - Familia Lagarto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Bº Alentejo - Familia Lagarto

#222890 | FS | 05 mar 2009 09:28

Bons Dias Caros Confrades

Será que algum confrade conhece ou tem elementos sobre esta familia do concelho de Serpa que possa disponibilizar e compartilhar?


Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#222934 | rafael | 05 mar 2009 17:38 | Em resposta a: #222890

Nos arredores de Aljustrel houve (se há, ainda, não sei )uma fam. deste apelido. Um médico que teve consultório aqui em Setúbal é desta familia e pai do conhecido actor de telenovelas deste apelido.


Existiu uma família com armas registadas de apelido LAGARTO que nada terá a ver com os que aqui refiro,mas tb. pode ser que descendam; porque, apelidos iguais não quer dizer da/s mesma/s família/s.

A família brasonada-LAGARTO- que refiro e que existiu reinando D.Manuel I era do bisado de Lamego. Armas falantes-De prata, três lagartos de verde,picados de ouro, passantes, um sobre o outro.Como timbre um lagarto do escudo.(V/Armorial Lusitano-Edit. Enc. ).Segundo Braancamp Freire , na sua Armaria Portuguesa, não era conhecida carta de brasão.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#222961 | FS | 05 mar 2009 21:05 | Em resposta a: #222934

Boas Noites Caro Confrade

Estes Lagartos viveram na Aldeia Nova de São Bento por volta de 1750, sendo naturais de Ficalho, mas como ainda não vi os paroquiais destas datas, estou um bocado "perdido". Assim que tiver oportunidade de ir a Beja, vou ver se vejo qualquer coisa. Aproveito para lhe dizer que comecei a ler a inquirição de genere do Pe. Bento Pereira Guerreiro que é de 1818 onde é dito que ele na altura tinha 18 anos mais ou menos,só que não terminei de a ler. Fica para uma próxima ida a Beja. Desculpe por estar a escrever à pressa, mas o computador é só um e somos muitos utilizadores. No final de semana coloco o que tenho sobre o Padre e sobre os Lagartos.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#222964 | rafael | 05 mar 2009 21:19 | Em resposta a: #222961

Agradeço porque fui colega e sou muito amigo do Dr. Pereira Guerreiro, que reside em Beja ( da família que refere ),numa bela casa apalaçada, imóvel interessante desta cidade.
Além de beirão e algarvio,etc. nasci no concelho de Ourique e tenho antepassados neste concelho e no de Almodôvar e pelos - Pegas -, da freg. de Santana de Cambas.
Há muito tempo que não vou a Beja, pois tenho casa nos arredores de Almodôvar. Preciso de lá ir,brevemente,mas como irei com o meu advogado e sem vagar de ir ao Arquivo, que não faço há muitos meses e nem sei quando.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Se tiver alguma coisa sobre-Paullos-agradeço-lhe que os coloque aqui também.

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#223002 | JCC | 06 mar 2009 13:12 | Em resposta a: #222961

Bom dias

Tenho uns amigos Lagarto Horta que provêm, creio eu, dessa gente e que moram em Évora. Também conheci uns primos dels, Lagartos, mas perdi-os de vista.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#233793 | joaonabais | 09 jul 2009 23:08 | Em resposta a: #222890

Em Vale Vargo / Serpa, há uma família com esse nome

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#233811 | FS | 10 jul 2009 07:51 | Em resposta a: #233793

Bons Dias Caro Confrade
Realmente estes Lagartos vão de Aldeia Nova para Vale de Vargo por volta de 1775 mais ou menos e tenho a descendencia deles. Tenho os paroquiais de Vale de Vargo todos digitalizados desde 1682 até 1880, na eventualidade de precisar de alguma coisa poderei disponibilizar informação. Comecei agora com Aldeia Nova e aos poucos vou juntando as familias que vão de Vale de Vargo para Aldeia Nova e vice versa.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#233835 | luizsillos | 10 jul 2009 14:35 | Em resposta a: #233811

Caro FS,

O confrade pretende pesquisar Aldeia Nova desde os primeiros registos paroquiais em 1706?

Pergunto porque estou a procura de alguns óbitos desse período.

Aproveito para dizer que, em São Salvador de Serpa, há muitos casamentos de pessoas que foram para Aldeia Nova.

Cumprimentos
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#233841 | FS | 10 jul 2009 14:51 | Em resposta a: #233835

Boas Tardes Caro Luiz
Neste momento estou com Aldeia Nova, pretendo fazer o mesmo que fiz com Vale de Vargo, ou seja digitaliza-los e passar tudo a pente fino, só que o tempo é escasso e os afazeres profissionais ocupam muito, por isso vai tudo no lentamente. Neste momento acabei o livro de baptismos de 1799-1812 e já vou com alguns casamentos. Antes de 1799, só em Beja, já pedi o orçamento para me fazerem a digitalização dos livros existentes em Beja mas pediram uma pipa de massa, de forma que estou a aguardar para mais tarde e de momento vou-me contentando com o que existe na T.T. Se puder ajudar nalguma coisa só com os RP depois de 1800 porque antes ainda não tenho nada.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#233842 | luizsillos | 10 jul 2009 14:54 | Em resposta a: #233841

Caro FS,

O meu é só do período anterior mesmo! Pensei em pedir o filme de óbitos, para eu consultar por aqui, porém, a demora tem sido grande.

Cumprimentos,
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#237518 | Aluf | 26 ago 2009 20:52 | Em resposta a: #233842

Boa Tarde !

Procurando algo sobre a Família Lagarto, cheguei até vocês, meu bissavô é da Família Lagarto de Beja e veio para o Brasil por volta de 1889, tenho seu passaporte, gostaria de ter notícias sobre está família.

Meus contatos:

aluf@bol.com.br

55 21 9930-0190

Ouvi muitas istórias desta jente e do lugar. Gostaria de conhece-los.

Marcio Pereira.

Brasil - Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#286810 | jocabrito | 08 set 2011 12:06 | Em resposta a: #222890

A minha mãe é de Serpa e tem o nme Lagarto como nós todos. Eu tambérm adoraria conhecer muito mais sobre a minha família de Serpa , av´, bisavó, tetraavó. A minha mãe veio de Serpa com apenas 3 anos e depois nascemos nós. O nome de Lagarto já está espalhado pelos Arcos de Valdevez onde mora uma irmã minha, sobrinhos e sobrinhos netos, todos lagartos. Mas a nossa família Lagarto é de Serpa mas dela nada sei. Há na família uma Ana Rita Lagarto e uma Brázia Lagarto. A minha mãe, Maria Ana Lagarto Soares é da família do João Lagarto, actor .
Obrigado a quem me puder dar umas dicas ou orientar para lá poder chegar.
Boas pesquisas.
Um abraço
João Manuel Lagarto de Brito

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Lagarto

#290757 | jocabrito | 09 nov 2011 16:27 | Em resposta a: #233841

Como adoraria possuir esses dados digitalizados que possue. Como Mestre de História Medieval e do Renascimento, adoro percorrer os livros antigos à descoberta do passado. Foi o que me levou a procurar saber algo mais sobre a família da minha mãe que creio ter nascido em Vale de Vargo.
O meu e-mail é brito.joao@gmail.com.

Obrigado pela ajuda e pelo esforço de todos.

Um abraço

João Manuel Lagarto de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#290807 | DAlmeida | 09 nov 2011 23:36 | Em resposta a: #286810

Poderei saber se o seu apelido Brito também é alentejano ? Estou interessada nos Britos de Quintos.

Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#290827 | jocabrito | 10 nov 2011 10:57 | Em resposta a: #290807

OLá Bom dia
Peço desculpa mas perdi a minha senha de acesso e apenas a consegui à dias.
O meu nome Brito é , penso eu, Minhoto. O meu avô paterno era de Paredes de Coura mas viveu muitos anos em Lourenço Marques e em Sabadim - Arcos de Valdevez onde faleceu.
Creio que a minha família é Minhota, alto minhota.
Obrigado pelas informações

João Lagarto

Sou primo do João Lagarto actor de Teatro, pode ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#290898 | DAlmeida | 11 nov 2011 00:29 | Em resposta a: #290827

Quanto aos Britos, nada há então em comum.
Quanto aos Lagartos, terá que seguir as vias normais de pesquisa, usando assentos de casamento e batismo, etc. Depois de ter referências dos seus familiares, então voltar ao Forum e a colaboração será mais positiva.
Cumprimentos
DAlmeida

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#295484 | piposha | 23 jan 2012 21:19 | Em resposta a: #233811

Boa noite,

Estava a pesquisar a origem da minha família e encontrei sua mensagem. O meu pai, é Venceslau Pepe Lagarto e é de Vale de Vargo, de onde, alias são todos os meus tios e tias. Gostava de contar, se possível, com sua ajuda para iniciar o construção da árvore da família "LAGARTO".

Cumprimento,

Luís Lagarto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#295697 | jocabrito | 25 jan 2012 23:47 | Em resposta a: #233811

Obrigado pelo esforço de todos. Um abraço. João Lagarto - Porto

Resposta

Link directo:

Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296066 | jocabrito | 30 jan 2012 21:41 | Em resposta a: #290898

Acabei de descobrir que o nome da minha avó materna era Brázia Baptista Lagarto e o meu avô João Baptista Soares. A minha busavó era Ana Rita Fernandes e o meu bisavô António Ascenssão Lagarto. Um tio da minha mãe, que mataram chamava-se António Ascenssão Lagarto e naquela altura as notícias referiram "barbaramente assassinado" em Serpa. A minha visavó, por parte do avô chamava-se Barnara Castelhanita, provavelmente espanhola.
É tudo o que consegui. Pode ser que ajude.
Obrigado a todos.
Um braço
João Manuel Lagarto de Brito - Porto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296067 | jocabrito | 30 jan 2012 21:43 | Em resposta a: #296066

Porque dei erros aqui vai de novo.
Acabei de descobrir que o nome da minha avó materna era Brázia Baptista Lagarto e o meu avô João Baptista Soares. A minha bisavó era Ana Rita Fernandes e o meu bisavô António Ascenssão Lagarto. Um tio da minha mãe, que mataram chamava-se António Ascenssão Lagarto e naquela altura as notícias referiram "barbaramente assassinado" em Serpa. A minha visavó, por parte do avô chamava-se Barbara Castelhanita, provavelmente espanhola.
É tudo o que consegui. Pode ser que ajude.
Obrigado a todos.
Um braço
João Manuel Lagarto de Brito - Porto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296160 | f4b2 | 31 jan 2012 22:57 | Em resposta a: #296067

Caro João Manuel

Estive a ver o Anuário de 1944 e em Serpa não vi nenhuma referência aos nomes que citou,entretanto vi este pequeno pormenor que eventualmente não tem quaquer importancia,cito:

Estalagem da Espanhola/Casa de Pasto - Aldeia Nova de S.Bento(Serpa),1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296200 | jocabrito | 01 fev 2012 17:22 | Em resposta a: #296160

Olá João Barroca

Os meus mais respeitosos cumprimentos.
Segundo a minha mãe, que fará 84 anos a 12 de Fevereiro, o meu avô era viajante pelo que ela, minha mãe, nasceu em Vale de Vargo, creio ser assim que se escreve. Contou-me que o pai raptou a mãe para poderem casar.
Ao certo não sei de onde eram naturais.
Hoje é o meu primeiro dia de reformado o que me vai permitir procurar mais e entrar em contacto convosco.
Obrigado pelo esforço.
Respeitosos cumprimentos

João Manuel Lagarto de Brito - Porto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296212 | FS | 01 fev 2012 18:51 | Em resposta a: #296200

Boas Noites Caro confrade
Como amante das gentes alentejanas em especisl do Baixo Alentejo e visto que descende de gentes de Vale de Vargo indico-lhe o site que pode aceder aos paroquiais de todo o concelho de Serpa, incluindo Vale de Vargo, Aceda a um motor de busca e escreva DIGITARQ BEJA automaticamente lhe ha-de aparecer vátios destinos . aceda ao Arquivo Distrital de Beja e depois na página escreva vale de Vargo e pronto tem os paroquiais desde 166., até 1905. Se por acaso não conseguir decifrar a letra do pároco volte aqui e pergunte, tenho todo o gosto de esclarecer qualquer dúvida,

Melhores cumprimentos
FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296218 | jocabrito | 01 fev 2012 19:40 | Em resposta a: #296212

Muitíssimo obrigado. Vou tentar ler. Depois direi alguma coisa.
Cumprimentos

João Lagarto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296220 | jocabrito | 01 fev 2012 19:49 | Em resposta a: #296212

Boas noites caro confrade
Agradeço-lhe do fundo do coração o que acaba de me enviar.
Há mais arquivos destes que eu possa consultar? fiz um mestrado em história medieval e gostaria tanto de consultar mais arquivos à procura de coisas que não consegui encontrar noutros locais. Era tão bom.
A minha tese está no seguinte:
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/13049/2/tesemestgestos000069321.pdf
Mas faltou-me muitas coisas que agora que me reformei gostaria de procurar.
Obrigado
Um abraço amigo

João Manuel Lagarto de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296221 | f4b2 | 01 fev 2012 19:50 | Em resposta a: #296200

Caro João Manuel

Pesquisei os vários Concelhos do Distrito de Beja nos Anúarios de 1908/1909,e apenas vi este nome,cito:

- FRANCISCO ANTÓNIO LAGARTO - Lavrador ou Agricultor em Odemira,1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296222 | jocabrito | 01 fev 2012 19:52 | Em resposta a: #296221

Obrigado vou procurar nos motores de busca que me enviou.
Cumprimentos
João Lagarto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296224 | FS | 01 fev 2012 20:04 | Em resposta a: #296220

Caro Confrade
Existem muitos mais, tanto do Baixo Alentejo como de Coimbra, Viseu, Guarda, Portalegre..... por ai fora, não estão é completos ou seja não tem todas as freguesias, mas para ver qualquer coisa é sempre do mesma forma, digite oDIGITARQ e o nome do arquivo qu quer consultar e depois a freguesia e depois verá se existem já livros digitalizados. Espero que se maravilhe com os resultados.

Melhores cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#296234 | jocabrito | 01 fev 2012 21:55 | Em resposta a: #296224

Olá Confrade
Sim pela pequena espreitadela que dei a um livro de registos, eu penso que me vou deliciar.
Obrigadíssimo

Cumprimentos

João Lagarto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#303311 | alagarto1963 | 18 abr 2012 15:18 | Em resposta a: #290898

Prezado Senhor

Meu nome é Antonio Carlos da Cunha Lagarto, moro na cidade do Rio de Janeiro, sendo neto de João Lopes Lagarto, casado com Maria Augusta Mello da Costa, sendo filho de José Lopes Lagarto, a origem de minha família é de Fornos de Algodres.
Procuro pela imagem do Brasão da Família, fins compará-lo ao Brasão de fundação da Cidade de LAGARTO, no Estado de Sergipe aqui no Brasil, que foi fundada por portugueses.

Espero que possa ajudar-me. Meus contatos seguem abaixo :

e-mail : alagarto@gmail.com
telefone: +55 21 2596 9759
Telemóvel: +55 21 8206 0335

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#303330 | jaboo | 18 abr 2012 16:40 | Em resposta a: #303311

caro alagarto1963,

Infelizmente não tenho esse brasão mas talvez haja alguem no forum que o possa ajudar.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#303333 | aeiou2 | 18 abr 2012 16:43 | Em resposta a: #303311

Se escrever na janela à direita e mudar para Famílias e clicar encontra o brasão dos Lagarto

Cpts

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#303367 | alagarto1963 | 18 abr 2012 19:17 | Em resposta a: #303333

Ola Maria

Peço-lhe desculpas se estou a te incomodar. Fiz o que tu mandaste fazer, porém me pede cadastro como GENEAL PLUS, o que não tenho condições financeiras de fazer no momento.

Mais uma vez te peço, podes me enviar uma cópia deste Brazão ?

Antonio Lagarto

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#303423 | aeiou2 | 19 abr 2012 09:39 | Em resposta a: #303367

Olá ,Não tenho o desenho do brasão nem o GeneAll.

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bº Alentejo - Familia Lagarto

#334926 | henrdias | 08 set 2013 17:39 | Em resposta a: #303367

Caro António Lagarto,

veja se é isto que pretende: http://heraldica-portuguesa.blogspot.pt/2010/05/lagarto.html

Cumprimentos,

H. Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen