Lageosa Mondego - Familia Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#223165 | RCCORREIA | 08 mar 2009 18:37

Alguém tem estudada esta família ou possui dados sobre algumas pessoas com este apelido neste lugar?

Cumpts,
RCCORREIA

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#223173 | E. Osório | 08 mar 2009 19:29 | Em resposta a: #223165

Caro Rui Correia,

A Lajeosa do Mondego foi um dos locais de residência dos Cabrais antigos, como certamente não desconhece. Viveram lá durante gerações.

Numa das casas principais, com capela por detrás, há uma pedra de armas que se não me engano tem Botelhos, Cabrais, Osórios e Pinas.

São estes os que procura, ou mais modernos?

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#223186 | Augusto Tavares | 08 mar 2009 22:00 | Em resposta a: #223165

Caro RCCorreia,

Tenho vários ascendentes naturais dessa freguesia, alguns com o apelido Cabral. Poderá especificar nomes e datas mais concretos?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#223224 | RCCORREIA | 09 mar 2009 11:02 | Em resposta a: #223173

Caro Eduardo Osório

Agradeço a sua rápida resposta.

Não sei se os meus mais modernos têm alguma ligação aos mais antigos. Sei que viviam numas casas na Lajeosa nos finais do século XIX.

Lembro-me quando era pequeno de me contarem que os "meus" Cabrais estavam ligados aos de Belmonte mas na altura não ligava nada a isso e pensava até que era brincadeira ou "mania das grandezas".

Na verdade só agora estou a começar a pesquisá-los.

Vejo agora as coisas por outras perspectivas até porque já tive outros casos em que a tradição oral familiar veio depois a ser provada em papel.

Se achar ligações depois digo-lhe.

Cumprimentos,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#223226 | RCCORREIA | 09 mar 2009 11:11 | Em resposta a: #223186

Caro Augusto Tavares

Por agora tenho muito pouco.

Sei que viviam na Lajeosa numa casa que fica à beira da estrada no largo principal segundo me dizia a minha mãe quando lá passavamos a caminho da Guarda, onde então viviam os meus avós.

Sei que alguns familiares ainda vivem/trabalham nessa povoação mas não tenho contactos.

A minha referência a nomes é José Cabral (de alcunha "o esporas").
Teve 18 filhos dos quais a minha mãe conheceu os três mais novos (o seu pai Mário, e os tios - acho que - José e Jaime). Eu só conheci o meu avô e o irmão Jaime.
O elevado grau de mortalidade suspeito que deverá estar associado ao factor RH negativo.

Calculo que José Cabral deverá ter nascido entre 1870 e 1900.

Cumprimentos,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#223229 | Augusto Tavares | 09 mar 2009 11:25 | Em resposta a: #223226

Caro Rui Cabral Correia,

Com esses dados, não consigo estabelecer qualquer ligação.

Boa investigação

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#234900 | HelenaB | 24 jul 2009 10:26 | Em resposta a: #223165

Bom dia, caro RCCorreia.

Eu tenho família Cabral numa freguesia ao lado: Vale de Azares.
Pode aceder à minha página pessoal e verificar se existe algum Cabral que colida c/ os seus. Tenho feito pesquisas no ADGuarda durante as minhas férias e coloco aqui os dados que obtenho.

http://genealogia.netopia.pt/3072/pessoas_search.php?search=cabral

Como em todas as famílias, inclusivé na sua, os mais velhos contam histórias que me despertam a curiosidade e estou a gostar de comprovar.
No ano passado, consegui descobrir a casa de um Tetravô na Faia, e inclusive, falar c/ os actuais donos da casa que conheciam outras histórias mais. Valeu a insistência!

Ainda estou para descobrir as "primas Cabrais" que a minha avó diz ter tido, donas de uma casa transladada por outra dona, pedra a pedra, de Vale de Azares para a estrada Lageosa do Mondego-Guarda, com tantas janelas quantos os dias do ano. (Fica numa recta, isolada).


Boas Pesquisas!
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#234906 | RCCORREIA | 24 jul 2009 12:12 | Em resposta a: #234900

Cara Helena

Agradeço a sua informação e disponibilidade.
Não acho ligações mas podem existir (até há grande probabilidade disso)

Eu estou parado no ramo Cabral. O meu avô nasceu na Guarda em 1918 e o seu pai de nome José Cabral, que era da Lageosa, terá nascido, julgo eu, entre 1860 e 1885 (o meu avô era o seu 18º filho)

Na Lageosa ainda residem parentes tendo uns deles uma casa de restauração à beira da estrada antiga Celorico-Guarda (R. do Comércio).

Ao que me disseram há igualmente uma casa armoriada com as armas dos Cabrais à beira dessa mesma estrada.

Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#234920 | HelenaB | 24 jul 2009 14:33 | Em resposta a: #234906

Caro Rui Cabral Correia,

Tem informações mais concretas, algum documento escrito sobre os dados do seu avô? (nome dos pais, local preciso da morada e naturalidade?). Já fez alguma pesquisa neste sentido?

Quando à casa armoriada c/ as armas dos Cabrais é quase de certeza a que foi transladada peça-a-peça desde Vale d'Azares. Ela foi comprada pela mãe de um cantor que ficou famoso no Brasil e adquiriu várias propriedades. Sendo uma delas a que ela quis transladar para a Nacional, deixando só o Portão e outra, a nossa casa de família.

Num outro tópico, houve um confrade que me soube o nome do proprietário dessa casa brazonada. Pode ler aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210873#lista

Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#234978 | RCCORREIA | 24 jul 2009 23:56 | Em resposta a: #234920

Cara Helena

1. Quanto a casas armoriadas o confrade E. Osório refere duas ambas com capela, a que foi trasladada de Vale de Azares com armas Cabrais e Amarais que referiu no outro tópico, e uma outra mais antiga naquela povoação com armas de Botelhos, Cabrais, Osórios e Pinas, que referiu neste mesmo tópico.

2. A minha mãe ainda tem uma ideia da casa onde vivia a avó Leonor, no adro da rua principal (agora chamada do Comércio). Costumava ela dizer que já o pai dizia ao passar por lá que naquela povoação havia grandes possibilidades de achar primos.

3. O meu avô Mário foi o 18º filho de José Cabral e Leonor Rodrigues. Nasceu em 10.03.1918 na Guarda, onde viviam os pais na Rua Alves Roçadas, e faleceu 58 anos depois, em 5.7.1976, em Torres Vedras onde passava férias. Foi comerciante, tendo emigrado para o Brasil nos anos 50 donde regressou pouco antes do falecimento da mãe em 1953-55. Voltou depois a estabelecer-se na Guarda onde teve vários estabelecimentos comerciais em áreas diversas, dos quais apenas ficou a ser explorado pela esposa após a sua morte um establecimento de mercearia bem no centro da cidade. Casou com a minha avó que ainda é viva. A descendência inclui 5 filhos, sendo dois ainda vivos, 9 netos, 12 bisnetos e possivelmente em breve (hoje ou amanhã) dois trinetos.

4. A taxa de mortalidade na família foi elevada pelo que a minha mãe só conheceu dois tios (e eu um) José que seria o 3º filho (segundo disse a filha) e Jaime que seria o 17º ambos já falecidos mas com descendência viva.

A distância ao arquivo da Guarda e a indisponibilidade de dados online não permitiu ainda progredir na pesquisa tanto quanto desejaria.

Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#234998 | Joseallen | 25 jul 2009 12:56 | Em resposta a: #234978

Prezado Rui Correia
Há realmente pouca coisa online relativa a Lageosa do Mondego, mas na genregis tem a transcrição de 144 casamentos e 966 óbitos relativos a essa freguesia - entre os sec XVII e XIX, se bem recordo.
Cumprimentos
J. Allen

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#235004 | RCCORREIA | 25 jul 2009 14:56 | Em resposta a: #234998

Caro José

Obrigado pela lembrança. Possivelmente ser-me-ão úteis mal consiga referências a pessoas que viveram nessa altura.

Cumpts
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#235078 | HelenaB | 26 jul 2009 16:56 | Em resposta a: #234978

Boa tarde, caro Rui C Correia.

Que engraçado! Espero que os Trinetos estejam já bem, ou então, que corra tudo pelo melhor para o tempo que falta.

Obrigada pelos seus dados. A intenção da pergunta que lhe fiz era perceber até que ponto tem a sua pesquisa.

Na 1ª semana de Agosto conto ir um dia pesquisar para o ADGuarda e, se quiser, posso dar-lhe uma ajudinha. (uma esmolinha genealógica, como aqui no fórum lhe chamam). Sei bem a ajuda que dá!

Mas só consigo mesmo 1 dado e de preferência c/ uma data ou período certo. Por exemplo, o casamento entre José Cabral e Leonor Rodrigues se ainda não o tiver.

O tempo que tenho dá para pouco, infelizmente. No ADGuarda, a procura é muito "lenta" comparando c/ o de Aveiro (onde moro). E saio de lá sempre a cumprir 2/3 do meu plano de pesquisa.

Cumprimentos.
Helena B.

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#235090 | RCCORREIA | 26 jul 2009 19:10 | Em resposta a: #235078

Cara Helena

Em primeiro lugar agradeço-lhe tudo quanto tem disponibilizado e mais ainda a sua boa vontade na tal "esmola".

Como imagina tenho vários ramos familiares em pesquisa e quando um deles está bloqueado agarro-me aos outros. E como também dou algumas "esmolas" a vários confrades/confreiras o tempo parece sempre pouco.

Acho que este ramo Cabral até nem será muito complicado de pesquisar havendo alguns dados que estão na conservatória e que terei que pedir e depois lançarão mais dados para recuar nas pesquisas. Amanhã mesmo vou pedir fotocópia do registo de baptismo dos meus avós. A diificuldade posterior será o tempo e a acessibilidade ao ADG.

Cumprimentos,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#235094 | LProjecto | 26 jul 2009 20:51 | Em resposta a: #234900

Cara Helena,

Lamentavelmente, não disponho de qualquer informação que relacione com indivíduos que referiu neste tópico que, aliás, tenho acompanhado com bastante interesse, no entanto, como sei que anda a pesquisar "Cabrais" e com o "olho" em Lageosa do Mondego, tomei a ousadia de lhe deixar estes ramos na expectativa de que venha a tropeçar nesta gente, pelo que lhe ficaria grato por qualquer informação adicional sobre os seguintes:

RAMO 1:

1. CRISTÓVÃO DE MATOS, casou com CATARINA CABRAL, viveram (e possivelmente terão casado) em S. João da Fresta – Mangualde, e foram pais de:

2. ANA DE MATOS, que foi baptizada em 20.4.1661 – S. João da Fresta – Mangualde (Foram seus padrinhos de baptismo Manuel da Cunha e sua irmã D. Catarina). Casou, na mesma localidade, a 14.2.1684 com ANTÓNIO TAVARES, filho de MANUEL FERNANDES e de ISABEL (TAVARES). Tiveram:

3. MARIANA CABRAL, natural de S. João da Fresta – Mangualde, que casou com FRANCISCO DE ALMEIDA, natural do mesmo lugar, filho de MANUEL DE PAIVA e de EUFÉMIA ANTUNES. Tiveram:

4. JOÃO CABRAL (Era barbeiro, também é referido como assistente em Vila Mendo - Santa Cecília - Abrunhosa. Quando casou com Catarina era viúvo de LUÍSA ROSA, filha de FRANCISCO ANTUNES e de MARIA CABRAL, da Nespereira. Foram testemunhas do seu casamento com Catarina Domingues: Manuel Cabral e António Duarte. c.g.

4. MARIA, que foi baptizada a 6.7.1717 em S. João da Fresta (Padrinhos de baptismo: Silvestre de Amaral e o R.do Pe. João de Almeida, cura na freg. da Fresta);

4. BERNARDA, que foi baptizada a 9.11.1719 em S. João da Fresta (Padrinhos de baptismo: Bernardo Soeiro e Maria, filha de Silvestre do Amaral e de sua mulher Isabel.)

4. CATARINA, que foi baptizada “particularmente” através da Irmandade local a 11.7.1726.

4. MIGUEL CABRAL, que casou a 24.6.1670 – S. João da Fresta, com MARIANA DE ALBUQUERQUE, filha de MIGUEL DE ALBUQUERQUE e de ANA MARQUES.


RAMO 2:

1. MANUEL CABRAL, natural de Arcozelo – Gouveia, que casou com CATARINA RODRIGUES, natural do mesmo lugar, e foram pais de:

2. MARIA CABRAL, que foi baptizada em data próxima de 1752 em Arcozelo. Casou com FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS, natural de Arcozelo, filho de FRANCISCO DE ALMEIDA BARBAS e de JOSEFA RODRIGUES BEJA, que casaram em S. Pedro - Gouveia a 8.7.1747, neto paterno de MANUEL MENDES, natural de Lajeosa do Mondego – Celorico da Beira, e de TERESA DE ALMEIDA, n. Gouveia. Tiveram:

3. JOÃO CABRAL DE ALMEIDA BARBAS, que nasceu a 12.7.1779 – Arcozelo, e casou com MARIA GENOVEVA DE OLIVEIRA, n. Arcozelo, filha de JOSÉ DE OLIVEIRA (cuja ascendência me é conhecida até aos seus avós). e de GENOVEVA GOMES BARREIROS (cuja ascendência me é conhecida até aos seus bisavós). c.g.

RAMO 3:

1. EUFÉMIA DO AMARAL, n. Vila Mendo – Abrunhosa, Mangualde (calcula-se que tenha nascido em data anterior a 1720), que casou com SILVESTRE RODRIGUES, n. Arcozelo. Foram pais de:

2. JOSÉ DE AMARAL SILVESTRE, n. Arcozelo, que casou com ISABEL RODRIGUES MORGADO, n. Arcozelo, filha de ANTÓNIO RODRIGUES BOINO e de ISABEL RODRIGUES MORGADO. c.g.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#248581 | RCCORREIA | 27 jan 2010 14:46 | Em resposta a: #223173

Caro Eduardo

Vi numa referência à Lageosa que lá há o Solar dos "Osório Aragão Machuca".
Será o mesmo que refere? (Aragão e Botelho têm armas muito semelhantes)

Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#248583 | E. Osório | 27 jan 2010 15:58 | Em resposta a: #248581

Caro Rui Correia,

É certamente o mesmo. O que de facto está na pedra de armas é Botelho e não Aragão. Não sei quem a colocou, mas tem provavelmente a ver com ANTÓNIO OSÓRIO SOARES DE PINA MACHUCA, filho de Francisco Xavier Osório de Aragão e de sua mulher Luísa Antónia Borges de Cáceres, que casou (São Pedro, Celorico a 15-07-1781) com ANA JOAQUINA DE MAGALHÃES BOTELHO DE MENESES E ALARCÃO PESSOA, n. de Lamego, filha herdeira de Diogo Cardoso de Magalhães e Meneses Botelho e de sua mulher Quitéria Inácia Xavier de Alarcão.

Espero brevemente vir a ter acesso a elementos dessa casa, pelo que poderemos tirar as dúvidas.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Dr. José Cabral de Albuquerque, da Lageosa

#248632 | AQF | 28 jan 2010 00:28 | Em resposta a: #223165

Caro Confrades,

Para quem interessar informo que em 1717 foi casar à Lousã o Dr. José Cabral de Albuquerque filho de João Teixeira Cabral e de Isabel Fernandes de Albuquerque moradores que foram na Lageosa, Celorico da Beira.

A quem pretender mais dados ou tiver pistas sobre esta gente agradeço a resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#248657 | RCCORREIA | 28 jan 2010 10:47 | Em resposta a: #248583

Caro Eduardo Osório

Obrigado pela sua sempre prestimosa e pronta ajuda. Ficarei atento.

Abraço,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#268156 | jduarte | 07 jan 2011 09:52 | Em resposta a: #248583

Caro confrade E. Osório,

Não sei se me poderá esclarecer uma dúvida quanto a esta família, Osório Aragão Machuca, que se prende com o facto de António Osório, filho de António Osório Soares de Pina Machuca, ter casado com Joaquina Rosa Zuzarte da Cunha, e ela ter tido outro casamento com Manuel Rodrigues dos Santos Tavares, este dum ramo da minha familia. Terá mais dados em relação a esta Joaquina Zuzarte da Cunha? - É que tenho este ramo parado e muita curiosidade. Será que me pode ajudar?

Cumprimentos
João Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#273451 | Jose Luis Santos | 28 mar 2011 10:49 | Em resposta a: #234906

Bom dia,

Só hoje dei com esta mensagem e por pertencer ao ramo Cabral da Lageosa gostaria de acrescentar que em relação à casa de restauração de que fala, penso que será à entrada da Lageosa do lado de Celorico (Tózé) existe outra à saída para a Guarda (Solneve) que pertence à irmã do primeiro.

A casa no adro chama~se hoje Solar do Brigadeiro, e é um Turismo de Habitação.

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#273459 | RCCORREIA | 28 mar 2011 13:53 | Em resposta a: #273451

Bom dia

Penso que é a da saída para a Guarda (que me disseram ser duma prima).

Gostaria de saber mais dos ramos que ainda andam pela Lageosa e se alguém tem mais informações da família (antepassados, casas, etc).

Por agora estou por Lisboa e os locais das pesquisas ficaram ainda mais longe...

Cumprimentos,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#273460 | Jose Luis Santos | 28 mar 2011 14:24 | Em resposta a: #273459

Amigo Rui,

O restaurante Tozé do lado de Celorico é de um irmão da dona do Solneve à saída para a Guarda, a mãe destes reside ainda na Lageosa numa casa em frente à rua da Fonte Velha. Ao lado dessa casa existe uma outra que pertencia ao Joaquim Cabral (já falecido) mas onde ainda reside a esposa e uma filha.
Já agora, na sua resposta refere que a dona do restaurante ainda é de uma prima, qual é a sua ascendecia?

Cumprimentos

Jose Luis Santos

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#273514 | RCCORREIA | 29 mar 2011 01:19 | Em resposta a: #273460

Caro José

Sou bisneto de José Cabral (o esporas) e Leonor Rodrigues, neto do seu 17º filho Mário. O meu avô nasceu e casou na Guarda onde foi empresário/comerciante e onde praticamente sempre viveu à exceção dum curto período nos anos 50 em que esteve no Brasil.

Além do meu avô, e dos seus filhos, da família Cabral conheci apenas o irmão mais novo do meu avô, Jaime o qual teve um filho, António José, que é Juiz, e uma prima Mª do Carmo, filha do outro irmão José que não cheguei a conhecer.

Os Cabrais da Lageosa familiares do meu avô devem vir por algum(ns) irmão/irmã(s) do bisavô José.

Quando mais novo (aí há uns 30 anos) fui uma ou outra vez almoçar com os meus pais à Lageosa mas os contactos resumiram-se a isso e pouco sei desse lado familiar e infelizmente a minha avó que seria uma das pessoas que mais me podia ajudar está um pouco idosa (91) e debilitada para o fazer.

Cumpts,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#273552 | Jose Luis Santos | 29 mar 2011 17:05 | Em resposta a: #273514

Caro Rui,

Pensando serem os mesmos, houve um José dos cavalos, por não haver ainda automoveis, e um irmão Jaime, que segundo me parece teve uma loja de loiças em Lisboa, alguem que teve uma loja ao lado da Misericordia na Guarda, um Zeca (homem bastante forte), e um Cabral que eu não percebi o nome que casou com uma Alzira.

Toda esta confusão diz-lhe alguma coisa?

Cumpts

Jose Luis Santos

Resposta

Link directo:

Cabrais

#273586 | RCCORREIA | 29 mar 2011 23:41 | Em resposta a: #273552

Caro José

Claro que diz. E não é confusão nenhuma.

O tio Zeca é o pai da Mª do Carmo. Faleceu num acidente de viação em que o seu físico (muito forte) nada ajudou.

O tio Jaime (era o mais novo) teve também uma loja ao lado da polícia na Guarda. Foi ai que o conheci. Depois foram para Lisboa (Odivelas).

O que tinha a loja ao lado da Igreja da Misericórdia (entre outras) era o meu avô Mário.

Quanto ao José dos cavalos não sei quem é. Apenas sei que o pai deles José era conhecido pelo "o esporas" o que faz a ligação a cavalos... será? E também não sei quem casaria com uma Alzira. Fiquei sempre com a ideia (possivelmente errada) que apenas os 3 Zeca, Mário e Jaime teriam sobrevivido e deixado descendência.

Tenho umas fotos da família na Lageosa que ando para digitalizar a algum tempo. Vou ver amanhã se arranjo um tempo para isso.

Abraço,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#273603 | Jose Luis Santos | 30 mar 2011 09:56 | Em resposta a: #273586

Caro Rui,

Fico bastante satisfeito por ter ajudado a levantar um pouco o veu sobre estes parentes.

Fico a aguardar as fotos para se tentar reconhecer alguem.

Abraço

Jose Luis

Resposta

Link directo:

RE: Lageosa Mondego - Familia Cabral

#273613 | IsabelFont | 30 mar 2011 11:34 | Em resposta a: #235094

Caro confrade
Luís Projecto Calhau,

Acho que se calhar já falamos sobre este assunto; no entanto retomo o mesmo.

Tenho um tio, ou melhor tinha um tio, pois que já faleceu, de seu nome Ângelo Mendes Cabral, natural de Nespereira, que se não me engano teve 2 irmãos. filho de um professor da antiga Escola primária, José Augusto Mendes Cabral, tb. natural de Nespereira (Gouveia) casado com Inácia de Barros Brito Magalhães Portugal e Brito, esta natural de S. Gião; este meu tio Ângelo era neto de Francisco Augusto Mendes Cabral, também professor primário, natural de Vila Mendea e de Maria do Patrocínio, natural de Nespereira; bisneto de José Maria Mendes Cabral, e de ???

Será que estes Cabrais têm alguma coisa a ver consigo ou com ascendentes seus?

Aguardo as suas notícias.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#273624 | RCCORREIA | 30 mar 2011 16:29 | Em resposta a: #273603

Caro Jose Luis

Dê uma olhada aqui estudos-genealogias ponto blogspot ponto com

Não sei se ajuda alguma coisa.

Abraço
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#273704 | Jose Luis Santos | 31 mar 2011 18:17 | Em resposta a: #273624

Caro Rui

Mais uma achega ao tema, na Lageosa vivia junto ao forno comunitario uma Senhora de nome Emilia que penso seja avó do Zeca, Jaime etc, será?


Abraço

Jose Luis

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#273732 | RCCORREIA | 31 mar 2011 23:00 | Em resposta a: #273704

Caro José Luis

Não faço ideia pois apenas sei o nome dos pais deles. Não sei se já viu as fotos, numa delas está a minha mãe (que teria uns 13 anos) e a avó dela (que faleceu por volta de 1955 motivando o regresso deles do Brasil para onde foram em 53 ou 54).

Na outra que tem a casa está o meu avô Mário a minha mãe e possivelmente os meus tios mais velhos e os primos dela. Estão umas raparigas (primas?) que não sei quem são. Uma poderá ser a Mª do Carmo.

Mas com essa pista sempre se pode olhar os registos paroquiais.

O meu avô nasceu em 1918 sendo o filho mais novo (e o XVIII !!!) pelo que aponto o nascimento da mãe para 1870 e o casamento para 20 anos mais tarde.

Abraço,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#286620 | Jose Luis Santos | 06 set 2011 15:26 | Em resposta a: #273732

Caro Rui

Peço desculpa por este interregno mas só agora consegui deslocar-me à Lageosa e contactar com as pessoas que penso serão os seus familiares.

A pessoa com quem falei é afilhada da Nônô, que residia na Guarda.

Confidenciou-me ainda que o Juiz Antonio José teria sido por qualquer razão preso pela PIDE e que o seu tio que faleceu num acidente ia ou vinha do ver futebol em Viseu.

Quanto à sua prima Maria do Carmo está em Coimbra ou em Lisboa a residir, disto não tinha a certeza.

Falou-me tambem da existencia de uma senhora de nome Agostinha que eu não percebi se seria esposa do Sr Mario.

Caso estas informações batam certo avise para lhe poder dar os contactos.

Abraço,

Jose Luis

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#286622 | RCCORREIA | 06 set 2011 15:49 | Em resposta a: #286620

Muito bem.

A Nônô é a minha mãe - Maria Leonor. A mãe dela Augusta (a quem tmabem chamaram Augustinha), casada com Mário, vive em Belas - perto de Lisboa. Dos 5 filhos que teve restam vivos a minha mãe que vive em Coimbra e a irmã M Fátima que vive em Lisboa, ambas com filhos, netos e a minha mãe bisnetos. Dos irmãos um faleceu novo e os outros dois faleceram de doença, já com filhos e netos. A família cresceu em todos os ramos. A minha avó tem vivos 2 filhos, 9 netos, 14 bisnetos e 2 trinetos.

Havia uma outra senhora Augustinha (Pissara Rodrigues) que era a mãe do meu avô Mário e que teria casado com o José Cabral cuja ascendência procuro.

A prima Maria do Carmo filha do Zeca casou e vive na Figueira da Foz bem como a sua descendência. O pai faleceu realmente num acidente na estrada da Beira.

O primo António José vive em Setúbal. É filho do tio Jaime que faleceu em Odivelas onde morava. Enquanto estudante da faculdade de direito de Lisboa viu-se envolvido naquilo que o regime considerou motivo de prisão pela PIDE/DGS.

Pelos vistos tudo bate certo.
Se quiser pode contactar-me directamente para rui.templar arroba gmail.com

Agradecido.
Cumpts,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

RE: Cabrais

#289168 | Jose Luis Santos | 14 out 2011 09:35 | Em resposta a: #286622

Bom dia caro Rui,

Enviei-lhe informação sobre os familiares da Lageosa atraves do seu email, como não recebi resposta não sei se recebeu

cump.

Jose Santos

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Cabral de Albuquerque, da Lageosa

#328787 | MontDias | 07 mai 2013 21:51 | Em resposta a: #248632

Caro Ângelo da Fonseca,

Pode especificar freguesia e data do respectivo casamento.

João Teixeira Cabral, da Lageosa, falecido em 1719, só foi casado com Antónia Pacheco (ou de Sequeira Coutinho).

Tratar-se-á de um filho natural?

Com quem casou?

Cumprimentos,

Tiago Monteiro Dias

Resposta

Link directo:

RE: Dr. José Cabral de Albuquerque, da Lageosa

#328795 | AQF | 07 mai 2013 23:34 | Em resposta a: #328787

Caro Tiago Monteiro,

Pode consultar o que tenho em http://gw0.geneanet.org/aqf?lang=es&m=NG&fn=José+Cabral+de&sn=Albuquerque&v=

Depois, se chegar a conclusões agradeço a informação.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374887 | PDAlmeida | 03 nov 2016 20:52 | Em resposta a: #273451

Boa noite, José Luís Santos,

Só hoje encontrei esta sua resposta neste tópico. Tendo também muitos antepassados na Lageosa e descendendo igualmente de Cabrais de lá, posso perguntar-lhe de que ramo descende?
Aproveito para lhe dizer que já estudei todos os assentos paroquiais da Lageosa desde 1625 até 1910, tendo bastante informação que tenho todo o gosto em partilhar.

Cordiais saudações,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374909 | RCorreia | 04 nov 2016 13:07 | Em resposta a: #374887

Caros

Estive algum tempo sem conseguir aceder e por isso não atualizei as informações.

Só com um novo utilizador consegui voltar.

Algumas informações que tinha provaram-se erradas e levaram-me a referir dados que não estão correctos, que presentemente já possuo conferidos nalguns livros e irei colocar aqui corrigidos.

Talvez o Paulo Duarte de Almeida me possa ajudar nalguns dados que ainda não tenho por não estarem online..

Cumpts,
Rui Cabral Correia

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374917 | anglincast | 04 nov 2016 14:38 | Em resposta a: #223165

Boa tarde,
Chegaram às minhas mãos, muito recentemente, umas notas do meu avô sobre a sua ascendência. Um dos meus trisavôs chamava-se Verissimo Pinto de Gouveia Cabral Casado com Maria José da Costa Pinto, filho de José Pinto de Gouveia Ferreira, neto de Felix Pinto de Gouveia e de Maria Saraiva, todos de Celorico da Beira. José Pinto de Gouveia Ferreira teve dois irmãos: Frei Antonio Pinto de Gouveia Cabral, guardião-mor do convento de Santa Cruz em Coimbra e Maria da Conceição, falecida em Celorico e era sobrinho do Major Cabral, de Celorico.

Por acaso, passaram pelas vossas mãos algum destes nomes?

Muito obrigada.

Teresa Castro

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374941 | PDAlmeida | 05 nov 2016 14:12 | Em resposta a: #374909

Boa tarde, Rui Cabral Correia,

Com certeza que sim. Tenho o maior gosto em ajudá-lo naquilo que puder.

Tudo o que é anterior a 1910 ou tenho na minha base de dados ou tenho maneira fácil de verificar.

Quer dizer-me quem é o seu ascendente mais antigo de que tem conhecimento nascido na Lageosa.

Li em várias mensagens suas referências a um José Cabral, que nunca encontrei nos assentos paroquiais. Mas tenho na minha base de dados vários ramos de Cabrais, da Lageosa.

Por outro lado, li numa mensagem sua uma referência a uma Nônô. Essa senhora era alguma coisa ao Dr. Justiniano Mendonça?

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374942 | PDAlmeida | 05 nov 2016 14:14 | Em resposta a: #374917

Caríssima Teresa Castro,

Consegue datar as pessoas a que se refere?

Tenho uma base de dados considerável sobre família de Celorico da Beira (vila). Não me aparece ninguém com os apelidos Pinto de Gouveia Cabral. Tenho apenas um Gouveia Cabral, nascido em Vale de Azares, mas que viveu no século XVIII.

Se conseguir as datas, talvez se torne maia fácil.

Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374943 | vigilio31600 | 05 nov 2016 14:59 | Em resposta a: #374942

Tenho alguns GOUVEIA CABRAL em Sortelha no século XVII mas nenhum PINTO.
Chegaram de outra vila (?) por volta de 1650.
Se posso ajudar...

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374944 | vigilio31600 | 05 nov 2016 15:19 | Em resposta a: #223165

Caro Paulo,
Jà agora aproveito para lhe pedir um favor.
Disse que estudou todos os assentos paroquiais da Lageosa desde 1625.
Pode ver se encontra algum "Gaspar de Gouveia (Cabral)" ?
Nasceu por volta de 1625/30 e casou Maria Vaz da Costa e teve um filho Antonio por volta de 1650.
Muito obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Manuel
Toulouse - França
rapoula arroba free ponto fr

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374951 | PDAlmeida | 05 nov 2016 19:06 | Em resposta a: #374944

Boa tarde,

Não, nenhum Gaspar de Gouveia (Cabral).

Na Lageosa, não havia Gouveias. Apenas Cabrais.
Havia Gouveias em Vale de Azares, outra freguesia do concelho de Celorico da Beira.

Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374969 | anglincast | 06 nov 2016 15:33 | Em resposta a: #374942

Muito obrigada pela sua atenção.

Realmente,estes dados que indiquei - e mais alguns também de Celorico da Beira - surgiram-me há muito pouco tempo (apenas nomes, não datas) e eu ainda não consegui procurar mais nenhuma informação sobre datas de nascimento ou morte destes meus avoengos, mas tenciono faze-lo brevemente a partir dos meus bisavós: Antonio Rodrigues de Almeida Ribeiro e Maria da Conceição da Costa Pinto.

Em termos de datas, consegui descobrir apenas que Felix Pinto de Gouveia (meu 5º avô) se matriculou na Universidade de Coimbra Faculdade Canones, em 1764.

Cumprimentos,
Teresa Castro

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#374986 | RCorreia | 07 nov 2016 14:08 | Em resposta a: #374941

José Rodrigues Cabral "o esporas" é dito ser natural da Lageosa do Mondego e ter 44 anos em 1918.

Era filho de Anselmo Rodrigues (LDM 23.06.1841-) e Emilia Vieira (Cabral).

Casou com Maria Augusta Dias Carvalho (*Guarda c.1880) e tiveram 18 filhos.

Rui

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#375680 | HelenaB | 27 nov 2016 23:27 | Em resposta a: #374887

Caro Paulo Duarte de Almeida,

Estive este fim de semana na acolhedora casa de Turismo "Casa do Brigadeiro", na Lageosa do Mondego e o seu dono falou-me de si.

Sou de Aveiro, mas descendo de Cabrais de Vale de Azares. E já estudo vários Cabrais há alguns anos! Quicá, seremos primos!

Descendo dos Antunes Cabrais do Soutinho, V.Azares. A minha Bisavó Etelvina de Almeida Cabral (*V.Azares) casada c/ Abel David de Albuquerque (*Celorico) tinha a chamada "Casa do Soutinho", como o diz o azulejo na parede, mesmo no Largo do cruzeiro/igreja.

Paralelamente, tenho bastante dados sobre as linhas:
- dos Amaral Cabral Saraiva (que habitaram a casa transladada de Vale de Azares para a recta da N16, depois da Lageosa;
- dos Gouveia Cabral;
- de outros Cabral de Albuquerque.

Nas 2 primeiras linhas, encontrei descendentes com os quais me mantenho em contacto. Também eles procuravam as suas origens.

Vou fornecendo dados concretos p/ a Base de Dados do Geneall. Mas como demoram a estar online, fui-me desligando e ainda não coloquei tudo.

Deixei na Casa do Brigadeiro algo para si: a minha árvore, com algumas fotos. Trata-se de um documento que criei para dar aos meus irmãos durante a visita que hoje fizemos a Vale de Azares e arredores!

Também tem muitos Almeidas! :)

Cumprimentos,
Helena Bóia

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#377408 | PDAlmeida | 28 jan 2017 11:24 | Em resposta a: #235094

Caro Luís Projecto Calhau,

Tenho o maior interessa na ascendência de Francisco de Almeida Barbas. Infelizmente o casamento dele com Josefa Rodrigues Beja ainda não está online. Sabe mais alguma coisa sobre a ascendência dele, nomeadamente o nome dos avós paternos, os pais de Manuel Mendes, natural da Lageosa ou Lajeosa do Mondego?

Muito obrigado e cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#382458 | PDAlmeida | 03 jul 2017 18:06 | Em resposta a: #374917

Boa tarde,
Descobri há pouco que uma filha de Félix Pinto de Gouveia e de sua mulher Maria Saraiva da Fonseca, chamada Maria Augusta de Gouveia, casou em Celorico (Santa Maria), a 05.11.1814, com Francisco Joaquim da Costa Cabral, da Carrapichana, filho de Manuel Rodrigues da Costa e de D. Maria Bernarda da Costa Cabral.

Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#383216 | Margui G | 29 jul 2017 14:21 | Em resposta a: #273613

Cara Maria Isabel

Sou nora de Jose Augusto de Sousa Mendes de Rezende, filho de D Aida casada c Alexandre de Rezende e neto de D.Patrocinio, que tinha 3 filhos se não me engano, 2 rapazes e a D Aida. Acredito que seja a mesma Patrocinio a que vc se refere. Primeiro pela coincidência de nome Josés e Augustos Mendes :) Somente a 3 anos comecei a ver as coisas da família e a historia. Os filhos do Dr. Jose um deles Rodolfo meu marido nunca se interessaram por isso e nada sabem.

Foi meu sogro que comprou o Solar dos Cabrais em Vale de Azares, primas de sua avó, que havia pego fogo e estava uma ruína. Elas ja eram bem idosas.
Ele herdou de sua avo Patrocinio e comprou a parte dos tios, viviam em Angola creio, de uma Quinta chamada Quinta dos Corgos na Lageosa, que ia desde o rio Mondego ate ao limites de Vale de Azares. Foi para la que ele transladou o Solar dos Cabrais em 1974, a beira da Estr. Nacional. Sobrou no local a cozinha e parte das dependência de serviço.

Tenho em Portugal, chego em meados de Agosto o testamento de D Patrocínio e posso ver o nome dos tios de meu sogro, sei que um deles era casado e separado de uma senhora D. Emilia, que morava em Lisboa, creio. Gostaria de saber mais a respeito. Espero ter lhe ajudado com mais informações.

Muito grata
Cumprimentos
Margarida Mendes de Rezende

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#383222 | anglincast | 29 jul 2017 19:05 | Em resposta a: #382458

Muito obrigado, Paulo Duarte de Almeida. Eu sabia de dois filhos de Felix Pinto de Gouveia, para além do meu 4º avô José Pinto de Gouveia Ferreira: Frei Antonio Pinto de Gouveia Cabral, guardião-mor do convento de Santa Cruz em Coimbra e Maria da Conceição, falecida em Celorico, mas não tinha conhecimento da Maria Augusta de Gouveia.
Qualquer outra informação que tenha,será muito bem vinda.

Grata pela atenção,

Teresa castro

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#383782 | PDAlmeida | 20 ago 2017 10:20 | Em resposta a: #383222

Cara Teresa Castro,

Entretanto, já encontrei mais algumas informações sobre os ascendentes e descendentes de Félix Pinto de Gouveia. Estou convencido de que tanto a mãe (Ana Maria de Gouveia) como a mulher dele (Maria Saraiva da Fonseca) são da minha família e originárias de Vale de Azares (freguesia de Celorico).
Gostaria de lhe dar essas informações, mas através de correio pessoal. O meu email é pauloduartedealmeida@gmail.com
Fico a aguardar o seu contacto.

Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#428545 | PDAlmeida | 31 out 2020 21:38 | Em resposta a: #383216

Boa noite, Margarida Mendes de Rezende,

Gostaria de a contactar por causa da família de seu sogro, de Vale de Azares.

O meu email é pauloduartedealmeida@gmail.com.

Agradecia muito que me contactasse.

Muito obrigado,

Paulo

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#430076 | gustavoschmidtcabral | 31 dez 2020 23:51 | Em resposta a: #223165

Olá, meu nome é Gustavo Schmidt Cabral.

Sou do Brasil, cidade de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul (Região do extremo sul do país).

Meu pai se chama Vanderlei Gonçalves Cabral e seu avô é Português e possui o nome Alexandre Ferreira Cabral.

Ele emigrou para o Brasil próximo de 1900, creio eu, no Porto da Cidade de Rio Grande.

Gostaríamos de identificar a origem/cidade da família do meu bisavô.

O Alexandre Ferreira Cabral, Político do Governo Imperial de Portugal é muito parecido com o meu pai, sua fisionomia é muito parecida.

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#430079 | Jorge Resende | 01 jan 2021 14:29 | Em resposta a: #223165

https://books.google.pt/books?id=bY2zCwAAQBAJ&pg=PA219&lpg=PA219&dq=%22alexandre+ferreira+cabral%22&source=bl&ots=ymMNxFcgbA&sig=ACfU3U2yYVp8hDmjuDpm5FBITzCRehri5g&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjEk9jM9_rtAhXTmFwKHbK0DE04PBDoATABegQIARAC#v=onepage&q=%22alexandre%20ferreira%20cabral%22&f=false


Em Baião/Ancede nasceu em 1916 um Alexandre ferreira cabral Teixeira que emigrou para o Brasil, e Alexandre Ferreira Cabral do Amaral foi politico Português, nasceu em Baião em 1859 mas não sei se é vosso familiar, não tem mais informação para dar? Quando nasceu oseu familiar? Nome dos pais????
Ajude para tentarmos ajudar
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#430080 | Jorge Resende | 01 jan 2021 14:33 | Em resposta a: #223165

https://www.geni.com/people/Joaquim-Ferreira-Cabral-Teixeira-Homem-de-Barbosa/6000000020652653913


Como vê, Baião é o viveiro dos Ferreira Cab ral...

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#430081 | Jorge Resende | 01 jan 2021 14:36 | Em resposta a: #223165

https://www.geni.com/people/Alexandre-Ferreira-Cabral-Teixeira-Homem-de-Barbosa/6000000020723303584



O que foi para o Brasil...

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#430083 | Jorge Resende | 01 jan 2021 14:53 | Em resposta a: #223165

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=830713 tif imagem 19
batismo de uma Amélia, filha de um Serafim Ferreira Cabral, 1876...

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#442889 | Smadeira | 29 ago 2022 23:56 | Em resposta a: #234920

Boa noite! Passei hoje na porta do tal solar cuja história conheço como a casa da D Aida que foi levada de Vale de Azares. A minha mãe nasceu na Fonte Arcada (Maria do Patrocínio Andrade Lourenço) filha de Juliana de Andrade mas cujo nome foi trocado no registo e seria Juliana Espírito Santo da Fonseca Pinto??
Minha mãe tem agora 78 anos e o seu irmão Carlos ainda lá vive na Quinta da Parovice. Ando a tentar saber mais informações se alguém souber ajudar fico grata.
Bem hajam

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#442892 | PDAlmeida | 30 ago 2022 07:58 | Em resposta a: #442889

Bom dia, Smadeira,

Estudo as famílias de Vale de Azares e tenho algumas informações para si.

A sua avó Juliana de Andrade era filha de:

Pai - Manuel da Fonseca Pinto, nascido em Vale de Azares, cerca de 1880. Casou em Vale de Azares, a 12.06.1916, com
Mãe - Maria Angelina de Andrade ou Angelina do Espírito Santo (aparece referida de ambas as maneiras), nascida em Vale de Azares cerca de 1883.

Neta paterna de:
Avô - António da Fonseca Pinto
Avó - Maria Ermelinda

Neta materna de:
Avô - Paulo Fernandes
Avó - Maria Ferreira

Antigamente, as pessoas não tinham bilhete de identidade/cartão de cidadão e as cédulas pessoais só se começaram a vulgarizar na década de 20 do século XX. Por essa razão, usavam vários nomes diferentes ao longo da vida. Muitas vezes, os padres só sabiam o nome próprio e atribuíam-lhes os apelidos das famílias a que sabiam pertencerem. É o que justifica a diversidade de nomes.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#442893 | Smadeira | 30 ago 2022 09:13 | Em resposta a: #442892

Muito obrigada pela atenção Paulo! Efetivamente foi um problema sério fazer prova de identidade pelo falecimento da minha avó e contava a minha mãe que o seu pai teria registado mal... a minha bisa faleceu quando a minha avó era bebé e foi criada por uma outra Sra...
A minha mãe começa a fazer alguma confusão e eu tinha muita ligação à minha avó e só agora tive mais curiosidade... caso possa vir a ajudar disponibilizo o meu contato: sandra.cabrita@gmail.com


Grata mais uma vez

Sandra Maria Andrade Madeira

Resposta

Link directo:

Lageosa Mondego - Familia Cabral

#443110 | LProjecto | 12 set 2022 21:58 | Em resposta a: #377408

Caro Paulo,

Só hoje, decorridos cerca de 5 anos, por mero acaso, tropecei na sua mensagem. Presumo que, na presente data, já tenha a resposta à questão que colocou. Em todo o caso, partindo do pressuposto que ainda não possui os referidos elementos, posso adiantar que Manuel Mendes era filho de um do mesmo nome e de sua mulher Maria Gomes, ambos da Lajeosa do Mondego. Teresa de Almeida Barbas, b. 17.12.1682 - S. Pedro de Gouveia, filha de António de Almeida Tinoco e de Maria Barbas, supostamente ambos de Gouveia. Não avancei mais nesta linha. São ascendentes, pela via materna, dos meus filhos.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen