Maria Filomena de Pina Manique

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Maria Filomena de Pina Manique

#15252 | luis_melo | 04 jan 2002 23:56

Boa Noite

Agradecia informação de ascendência de Maria Filomena Vieira do Vadre de Pina Manique (1845) que foi casada com António de Sousa Gomes Castelino e Alvim, senhor do Morgado da Quinta dos Namorados.

Agradeço a vossa atenção

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Maria Filomena de Pina Manique

#15327 | GNPA | 06 jan 2002 13:20 | Em resposta a: #15252

Caro Luís

D. Maria Filomena Vieira do Vadre de Pina Manique era filha de Pedro António Libânio da Costa de Pina Manique, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, etc., e de sua mulher D. Francisca de Jesus de Frias Vieira do Vadre, neta paterna de António Joaquim de Pina Manique, Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, Moço Fidalgo da Casa Real, etc., e de sua mulher D. Antónia Cláudia Rosa da Costa (filha de José da Costa Ribeiro, Fidalgo da Casa Real e de D. Maria Rosa da Natividade), e materna de Gabriel Lourenço Vieira do Vadre, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Capitão-Mór de Ordenanças de Alcanede e Pernes, etc. (filho de José António Vieira do Vadre), e de D. Mariana Francisca de Paula e Sousa (filha do Dr. Manuel Marcelino de Oliveira e de D. Maria Inocência). Por varonia, era bisneta de Pedro Damião de Pina Manique e de sua mulher D. Helena Inácia de Faria, que foram também os pais de Diogo Inácio de Pina Manique, Chanceler-mór do Reino, Intendente Geral da Polícia da Corte e Reino, etc., cujo filho foi criado Barão e Visconde de Manique do Intendente.
Sendo descendente, por via paterna e materna, do dito Intendente e deste seu filho, o Visconde de Manique do Intendente, muito gostaria de saber se é meu parente por estes Pina Maniques. Desculpe-me a curiosidade e, na esperança de lhe ter sido útil, aceite os melhores cumprimentos do

Gonçalo Portocarrero de Almada

Resposta

Link directo:

RE: Maria Filomena de Pina Manique

#15339 | luis_melo | 06 jan 2002 18:21 | Em resposta a: #15327

Caro Gonçalo Portocarrero de Almada,

Muito agradeço a sua informação, a qual muito me ajudou a clarificar um tema que ando a investigar e que tem a ver com um vinculo instituído em 1752.

Presumo que D.Maria Filomena fosse irmã de Pedro António do Vadre de Pina Manique, o qual era senhor do dito vinculo nos finais do seculo 19.

Assim sendo e com os dados de ascendência que agora me indica é possível que o mesmo vinculo tenha antes pertencido a José da Costa Ribeiro (no documento de instituição do vinculo, um dos sucessores nomeados era Filipe da Costa Ribeiro de Pernes).

Caso tenha mais informação sobre este ramo muito lhe agradeceria.

Quanto à questão de termos ascendentes comuns não será pelo ramo Pina Manique, mas porventura por D.Antónia Cláudia Rosa da Costa.

Na espectativa das suas noticias

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 04:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen