Busca de parentes em Ponta Delgada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

busca de parentes em Ponta Delgada

#223649 | monica amaral | 13 mar 2009 22:01

olá, meu nome è Monica,sou brasileira, meu paiè portugues de Sao Miguel ,procuro parentes familia "Amaral" de Ponta Delgada ou de Concelho de Povoação.
Grata Monica

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223669 | fpontes | 14 mar 2009 01:29 | Em resposta a: #223649

Olá Mónica,

Talvez a possa ajudar, pois sou de Ponta Delgada. Se me der os nomes, talvez os possa "entroncar" nas Genealogias de S. Miguel do Rodrigo Rodrigos. Ajudaria muito os nomes dos seus avós e bisavós.

Cumprimentos
Fernando Azeredo Pontes

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223735 | monica amaral | 14 mar 2009 22:34 | Em resposta a: #223669

Ola Fernando, Infezlimente nao tenho estes dados.Pois nao tenho a certidao de nascimento de meu pai. Ate mais Monica

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223747 | NISGM | 14 mar 2009 23:24 | Em resposta a: #223735

e não tem a certidão pq? não a pode pedir? não tem a sua? se tiver a sua, sendo portuguesa, há-de ter dados sobre o pai (freguesia e data de nascimento), mãe e avós. Para fazer a busca precisa de identificar a freguesia e a data de nascimento

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223758 | monica amaral | 15 mar 2009 00:22 | Em resposta a: #223747

ja pedi,a minha e brasileira.e nao tem dados sobre a freguesia de meu pai so tem a nacionalidade dele portugal.mas fiz contato com o registro de portugal e me informaram que a origem e de concelho de povoacao data de nascimento 21/09//1936 folha de registro 1376

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223762 | NISGM | 15 mar 2009 01:20 | Em resposta a: #223758

Então a coisa fica relativamente fácil, pelo menos para já. O concelho de Povoação tem seis freguesias: Água Retorta, Faial da Terra, Furnas, Nossa Senhora dos Remédios, Povoação e Ribeira Quente.

Não sei como é na Povoação mas o número de telefone da câmara municipal é o 00 351 296 585 549 (já com indicativo de cá). Muito possivelmente é lá que eles têm o registo civil (que Às vezes está nos tribunais). É ligar para lá (atenção aos fusos horários. Na Região Autónoma dos Açores é sempre menos uma hora que em Portugal continental) e dar o nome completo e a data de nascimento de seu pai, dizendo que ele nasceu em povoação e que não sabe em que freguesia. Veja com eles como lhe podem mandar certidão, que regra geral é paga, embora seja isenta para alguns fins - ignoro quais.

Daí fica logo sabendo, em princípio, os nomes, locais e datas de nascimento dos pais dele e dos avós deles.

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223763 | NISGM | 15 mar 2009 01:22 | Em resposta a: #223649

já agora, dei conta que tem mais a baixo outro tópico com este mesmo assunto. talvez valesse a pena manter tudo no mesmo tópico. se este começa a ser respondido e o outro não arrisca-se a que se perca o nome do seu pai, que aqui nunca aparece.

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223772 | lufox | 15 mar 2009 03:31 | Em resposta a: #223763

Vc tem razão. Acho que não me dei conta que tinha feito duas "entradas" com o mesmo texto...achei que uma delas não tinha aparecido e reformulei na outra.
Grata

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223774 | lufox | 15 mar 2009 03:35 | Em resposta a: #223669

Caro confrade Fernando,
Será que vc não poderia me ajudar também??? rs

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223775 | lufox | 15 mar 2009 03:41 | Em resposta a: #223762

1-Esse mesmo procedimento serviria para descobrir meus tri e tetravós em Vila do Nordeste?
2-O número de telefone seria o mesmo? NISGM falou em fuso horário mas não no horário de funcionamento da Câmara Municipal - vc sabe qual seria?
3- Nunca vi uma Certidão de Batismo portuguesa. Nela, como nos registros civis brasileiros, consta os NOMES e LOCAIS de nascimento dos pais e dos avós paternos e maternos?
grata

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223776 | lufox | 15 mar 2009 03:51 | Em resposta a: #223758

Oi Monica,
Meu nome é Luciana e também estou procurando antepassados dos Açores, São Miguel. Li seu tópico e estou pegando uma carona nas respostas à suas perguntas.
Como vc conseguiu contato com o Registro de Portugal e obteve as informações sobre datas de nascimento? Será que são só registros mais recentes?
grata

Resposta

Link directo:

RE: busca de parentes em Ponta Delgada

#223801 | NISGM | 15 mar 2009 14:21 | Em resposta a: #223775

Lufox,

Câmara municipal é prefeitura.

Terão o horário habitual de funcionamento destas coisas. Nine to five, ou seja, em português de cá, das 9h às 17h (5PM), claro que isto é sujeito a flutuações e em regra fecham para almoço. Sugiro que dê uma volta pelo site da associação portuguesa de municípios (um munícipio é um concelho, que é uma entidade territorial dirigida por uma câmara municipal) e procure o endereço da referida câmara. Existe lá um mapa onde pode clicar e depois escolher os concelhos que lhe interessarem. Terão também o horário de funcionamento. www.anmp.pt é o referido site. para os Açores tem http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/mun101w2.php?dis=19

Até à instauração da República em Portugal (5 de Outubro de 1910) apenas a Igreja registava os nascimentos, casamentos e mortes das pessoas. Depois disso foi criado o registo civil que regista os mesmos nascimentos, casamentos e mortes das pessoas.

Os assentos de nascimento, casamento e morte do registo civil estão no cartório do registo civil da câmara onde se deu cada um dos actos. Ou seja, o registo de nascimento de alguém está no sítio AA onde ele nasceu. Se depois for viver para outro munícipio BB e casar lá, fica com o registo de casamento arquivado nesse município. O cartório de BB comunica ao cartório de AA que a pessoa casou e em AA fazem uma anotação sobre o Registo de Nascimento, dizendo que fulano de tal casou no sítio BB com a beltrana qualquer coisa, registada no cartório YY. As mesmas anotações são feitas em caso de morte do marido/mulher. Depois, quando a pessoa morre abre-se um registo de óbito no munícipio CC onde a pessoa morreu.

Estes registos civis têm todos o nome completo, data e local do nascimento da pessoas bem como dos seus pais (a estes costuma acrescer profissão). No caso dos registos de nascimento costuma estar também indicada o nome completo, locais e data de nascimento dos avós.

O que se faz é que depois de se pedir um destes documentos vê-se o sítio para onde se pode pedir informação dos avós (está lá a data e o local de nascimento) e muitas vezes os pais deles nasceram antes da implantação da República, quando só a Igreja Católica (não sei como era com outras crenças religiosas) fazia registos.

E esses assentos paroquiais (de baptismo, casamento e morte) estão em regra arquivados em arquivos distritais (o distrito é a entidade geográfica que integra vários municípios).

Estes assentos são muito mais falíveis do que os do registo civil e indicam os nomes próprios de cada indivíduo e não o seu nome completo. Estão escritos numa letra que muitas vezes é difícil de ler mas na maioria dos casos dão também indicação do nome completo dos pais, avós, datas e lociais de nascimento. Há muitos erros e às vezes trocam nomes, dão a data dos pais e avós por aproximação e em vez do local de nascimento dão o local da morada o que lança pistas erradas.


Estes assentos eram feitos nas paróquias, pelo que estão organizados por paróquias, mais coisa menos coisa as paróquias equivalem às freguesias, entidade geográfica que está abaixo do concelho ou município. Várias freguesias constituem um concelho pelo que quando procura uma certidão ou um asseneto precisa de pedir os livros da freguesia XX do concelho ZZ.

Basicamente é isto. Leia também http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236




http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 00:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen