Ajuda....por favor!!!!

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Ajuda....por favor!!!!

#223756 | Regina Damaso | 15 mar 2009 00:15

Meu nome é Regina Damaso, moro na cidade de Aguas de Lindóia- Sao Paulo / Brasil.
Gostaria de obter informações que me levem até meus antepassados em Portugal, de onde meu avô Manoel Damaso, partiu para o Brasil, por volta de 1908, aos onze anos de idade, acompanhado de seu pai o Sr Bernardino Damaso, que deixou em Portugal outros três filhos que eram: Antonio, Alfredo e José. A esposa do Sr Bernardino chamava-se Joaquina Maria de Jesus e, permaneceu em Portugal, nunca tendo vindo ao Brasil.
Anos depois da chegada de meu bisavô (Sr Bernardino) com seu filho Manoel (meu avô e primogênito) , o Sr Antonio também veio pra o Brasil e se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro.
A cidade de origem da família Damaso era Leiria.
Para tanto, gostaria de orientações de como proceder para conseguir saber se, ainda há indícios que possa nos levar a descobrir parentes ou pessoas que os tenham conhecido.
Gostaria ainda de saber como posso ter acesso à registros e documentos, nas localidades de origem da familia e, se estes permanecem preservados.
Antecipadamente agradeço a quem possa me ajudar deixando aqui meus cumprimentos.
Regina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#223767 | NISGM | 15 mar 2009 01:37 | Em resposta a: #223756

Basicamente, precisa de identificar o concelho, freguesia e data de nascimento desse seu antepassado. Há no Brasil registos de entrada dos imigrantes que pelo menos o concelho e data de nascimento costuma ter. Sabendo isso, a busca é relativamente fácil, pelo menos nas primeiras gerações. O Arquivo distrital de leiria pode fazer buscas, embora as cobre. Mas precisa de ter mais informação do que aquela que dá.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#223815 | Regina Damaso | 15 mar 2009 15:58 | Em resposta a: #223767

Quero agradecer imensamente o empenho dos senhores em fornecer-me o subsidio necessário para busca destas informações.
Tal orientação foi-me de grande valia, para que possa seguir o trabalho de busca e, certamente manterei novos contatos quando susrgirem novas duvidas que possam ser sanadas, utilizando esta maravilhosa ferramenta que voces proporcionaram.
Muito agradecida
Regina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#224300 | ledinha | 19 mar 2009 16:14 | Em resposta a: #223815

Cara Regina


No site do Memorial do Imigrante, consta o nome de Berardino Damaso, nacionalidade portugeusa, chegado ao Brasil em 01/11/1887 e de Antonio Damaso, nacionalidade portuguesa, chegado ao Brasil em 5/26/1920. Se tiver interese pode pedir a certidão e/ou certificado de desembarque. No arquivo Nacional (wwwpontoarquivonacionalpontogovpontob), poderá conseguir o Registro de estrangeiros, que contem diversas informações..

boas pesquisas

Leda

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#226328 | Regina Damaso | 14 abr 2009 02:08 | Em resposta a: #223767

PARA AJUDAR NA BUSCA DAS INFORMAÇÕES DA FAMILIA SEGUE ALGUNS DADOS QUE PODEM AUXILIAR MELHOR A BUSCA
- NOME : MANOEL DAMASO
- FILIAÇÃO : BERNARDINO DAMASO E JOAQUINA DE JESUS
- DATA DE NASCIMENTO : 22 / JUNHO / 1897
- LOCALIDADE : ALVORGE :FREGUESIA PORTUGUESA DO CONCELHO DE ANCIÃO E PAROQUIA DA DICOESE DE COIMBRA.

ESPERO QUE ESTAS INFORMAÇÕES SEJAM DE GRANDE VALIA PARA A BUSCA MAIS DETALHADA.

GRATA

REGINA

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#226364 | amrr | 14 abr 2009 16:06 | Em resposta a: #226328

Cara Regina,

Sendo Alvorge uma freguesia do concelho de Ansião, distrito de Leiria, deve contactar:

Arquivo Distrital de Leiria
Rua Marcos Portugal, n.º 4
2400 – 179 LEIRIA

Telefone: 244 820 050
Telefax : 244 820 059
E-mail: mail@adlra.dgarq.gov.pt
Website: http://ad-leiria.eternos.org


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#226415 | Regina Damaso | 15 abr 2009 00:37 | Em resposta a: #226364

Carissimo Arlindo Rodrigues

Agradeço muito pela ajuda para que eu possa nortear minhas pesquisas

Abraço

Regina

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda....por favor!!!!

#226683 | NISGM | 17 abr 2009 15:33 | Em resposta a: #226415

A propósito de alguém que procurava familiares do Ceará e com os apelidos Carneiro Pinto e que intitulou a sua mensagem com um "Procuro Parentes" copio o que lá disse.


«Confesso que não entendo os títulos que tanta gente dá aos tópicos. Como é o seu caso.

"Procuro parente", como já referi noutros tópicos, é um título que não lembra ao diabo.

Os tópicos em discussão podem ser pesquisados pelo que o ideal era que tivessem títulos sugestivos indicando do que está exactamente à procura.

Fazendo a referida busca, dei com 17 tópicos de pessoas que se lembraram de intitular as mensagens com o título "procuro parentes".

Ora, como aqui no Genea toda a gente procura parentes é pouco provável que alguém que se chame Carneiro Pinto se lembre de abrir uma mensagem que se chame "procuro parentes".

Como imaginará, a probabilidade de que a mensagem "Procuro parentes" se refira a um Carneiro Pinto é muito, muito, muito, muito, muito reduzida.

Se eu me chamasse Carneiro Pinto, ou Carneiro ou Pinto pesquisaria mensagens com esses nomes e seria essas que eu iria ler.

Se fosse do Ceará ou de Fungalvaz também iria ler mensagens que tivessem essa indicação.

Nunca iria ler uma "procuro parente", "procuro família", "antepassados em Portugal", "family", "família".


Aliás, se eu tivessse a sorte de ser Carneiro Pinto, ou de ser do Ceará, e vir cá hoje até podia abrir esta mensagem por acaso e dar com a sua busca de familiares.

Isto se achasse que valia a pena ir abri-la.

Mas, infelizmente, podia só cá vir daqui a uma semana e era bem possível que a mensagem tivesse caído para a sétima ou oitava folha de mensagens, soterrada na brutal quantidade de tópicos que diariamente por aqui caem.


Garanto-lhe que não me passaria pela cabeça procurar e ir ler todas as combinações possíveis de mensagens mal intituladas (dos "família" aos "certidões") esperando que alguma se referisse a Carneiros Pintos ou ao Ceará.


Resumindo, amanhã, já ninguém lhe irá responder à sua questão, pura e simplesmente porque a sua mensagem está na folha seguinte e não tem uma identidade própria que a torne de pesquisa fácil.

Se mesmo com um título de tópico em condições é bem difícil achar quem lhe possa responder imagine com um título como o seu.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 00:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen