Famila Arouca de Castro Marim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famila Arouca de Castro Marim

#223812 | ant.arouca | 15 mar 2009 15:32

Gostava de receber informações sobre as origens desta Familia e sobre os seus elementos. O dado mais antigo que tenho é de um Affonso Arouca, que foi Juiz do crime e civel em Beja no ano de 1450.
Antonio Arouca

Resposta

Link directo:

RE: Famila Arouca de Castro Marim

#223819 | rmfrp | 15 mar 2009 16:12 | Em resposta a: #223812

Caro António Arouca:

Creio que pelo menos a grande maioria, e talvez mesmo a totalidade dos Aroucas de Castro Marim descende de Manuel Fernandes de Arouca e Maria Mestre. Este casal teve pelo menos dois filhos:
- O Alferes João de Arouca Correia, ou Correia Arouca, que casou com D. Ana Maria de Gusmão, dando origem aos Gusmão Correia Arouca.
- António Correia Arouca.

Já existe bastante informação da descendência da família na base de dados do GeneAll, como poderá ver a partir daqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=555267

Investiguei bastante a descendência da família em Castro Marim nos séculos XVIII e XIX pois tenho parentesco com os seus membros pelas famílias Sarre e Mascarenhas. Por outro lado, não pesquisei a ascendência Arouca pois não tenho ligação conhecida com esse ramo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famila Arouca de Castro Marim

#223831 | ant.arouca | 15 mar 2009 17:42 | Em resposta a: #223819

Caro Rui Pereira
Obrigado pelo seu contacto. Realmente as familias Mascarenhas e Sarre (Sarrea) aparecem frequentemente na "Arvore de Costados", creio, feita pelo meu avô Simão
Arouca(1875-1936), nomeadamente Maria Theresa Candida de Mascarenhas, casada com o meu tetravô? Simão Corrêa Arouca, em 8-1-1789, em Castro Marim.
Também a Familia Sarrea, tem laços familiares com os Aroucas, em particular o capitão Francisco Velho de Sarrea e Gusmão, avô de Ana Maria de Gusmão.
Voltando ao meu interesse, ele deve-se a que em virtude de me encontrar reformado, decidi tentar pesquizar mais longe, do que os dados que encontro no genea.Pelas pesquizas do meu avô, chego a um Affonso Arouca, que foi juiz em Beja em 1450. Descendentes deste tenho até ao presente, mas faltam-me datas de nascimento, casamento, falecimento, e outras informações que possam ter interesse. Se alguma informação ou horientação neste sentido me quizer disponibilizar, agradeço desde já.
No que se refere às familias Mascarenhas e Sarre, os registo que tenho são de 1726 e 1727 respectivamente, e se puder ser útil tenho muito gosto.
Cumprimentos

Antonio Arouca

Resposta

Link directo:

RE: Famila Arouca de Castro Marim

#223860 | rmfrp | 15 mar 2009 19:16 | Em resposta a: #223831

Caro Antonio Arouca:

Muito obrigado pela sua resposta.

Somos então parentes, pois eu descendo de uma irmã da sua antepassada D. Maria Teresa Cândida Mascarenhas, D. Catarina Cândida Mascarenhas, que casou com o Sargento-Mor Manuel Joaquim Nogueira Mimoso:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114493

Quase tudo o que conheço das nossas linhas de ascendência comum já foi por mim introduzido na base de dados do GeneAll, incluindo um ramo Velho de Sarre. Nunca consegui chegar à ligação deste ramo com os Velho de Sarre e Gusmão, ligação essa que será seguramente anterior a 1600. No seu conjunto, os Sarre de Castro Marim não serão aparentemente a mesma família que os Sarrea, ou no mínimo separaram-se destes em época tão recuada que não encontrei até agora indícios de origem comum (na base de dados do GeneAll um dos nossos antepassados comuns de apelido Sarre está como Sárrea mas tratou-se de um lapso meu).

Da ascendência de D. Ana Maria de Gusmão, que não está no GeneAll, tenho alguns dados que poderei fornecer caso esteja interessado.

A existência de pesquisas efectuadas pelo seu avô era já do meu conhecimento por uma referência em documentação que me foi facultada pelo Genealogista João Baptista Malta, também nosso parente por descender da família Mascarenhas de Castro Marim. Aliás, os Mascarenhas parecem ter tido uma descendência muito numerosa entre a qual se incluem vários outros interessados neste tema.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famila Arouca de Castro Marim

#223880 | ant.arouca | 15 mar 2009 21:30 | Em resposta a: #223860

Caro Rui Pereira

Mais uma vez obrigado pelo seu contacto. E somos sem duvida parentes ainda que o elo que nos une venha de algumas gerações atràs.
De momento o ramo Gusmão não está nos meus planos de pesquiza. O meu bisavô Frederico foi "repescá-lo" à bisavó Anna Maria de Gusmão, se não estou em erro. Como sou noviço neste campo ando tentando horientar-me, e a tal àrvore dos Costados do meu avô é para mim em certa arvores confusa.
Vou tentar manter a minha linha de pesquiza nos Aroucas e nela na ascendencia directa. Mais uma vez agradeço qualquer horientação que lhe pareça útil para esta pesquiza. Espero podermos continuar a manter contacto sobre este ou outro assunto que considere oportuno.

Os meus melhores cumprimentos

Antonio Arouca

Resposta

Link directo:

RE: Famila Arouca de Castro Marim

#224020 | rmfrp | 16 mar 2009 22:07 | Em resposta a: #223880

Caro Antonio Arouca:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Eu tenho ascendência em muitas localidades do Algarve para além de Castro Marim, e estou à disposição para contribuir com eventuais dados que tenha relativamente a famílias que lhe interessem.

Deixo-lhe o meu endereço de e-mail:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 12:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen