Família Gama Malcher - Pará

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Gama Malcher - Pará

#223972 | Mário Palm | 16 mar 2009 16:38

Caros confrades:

Procuro descendentes de Gamas Malcher que viveram na cidade de Monte Alegre, Pará, no tempo da Revolta da Cabanagem.
Meu interesse é o seguinte:
Sou português e descendente directo de Nicolau da Gama Lobo, que nasceu em 1800 e foi Capitão-mor de Monte Alegre. Aí casou com Maria do Carmo Pereira de Lima da Gama Lobo; tiveram quatro filhos: 2 rapazes e 2 raparigas.
Uma das filhas, Catarina Maximiana da Gama Lobo Malcher, casou com António José da Gama Malcher, desconhecendo se tiveram descendência.
A outra filha, Ana Juliana da Gama Lobo, casou com o Dr. João Baptista Gonçalves Campos, juiz de Direito e Desembargador, e tiveram descendência.
Procuro também ligações a Manuel da Gama Malcher e sua mulher Maria do Carmo Malcher, que eram vivos em 1831.
Desde já agradeço qualquer colaboração na reconstituição das minhas raízes brasileiras.

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#223974 | NISGM | 16 mar 2009 17:03 | Em resposta a: #223972

Pelos vistos tem mais informação do que aqui o genea, mas pode ser que a aproveite caso não a tenha notado)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=266071

Mais à frente um deles cruza-se com os Assis Teixeira de Magalhães (que pelos apelidos são da família dos condes de Felgueiras) e com os Lobos Xavier, família portuguesa com muitos juristas e políticos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#224035 | vbriteiros | 16 mar 2009 23:44 | Em resposta a: #223972

Caro Confrade ,
Com os dados fornecidos e a resposta que obteve do Confrade NISGM posso deduzir que se trata de familiares de D. Maria Eugénia Nogueira da Silva e de D. Lidia ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#224057 | Mário Palm | 17 mar 2009 10:00 | Em resposta a: #224035

Caro vbriteiros:

Tem toda a razão, pois sou sobrinho de ambas, filho de seu irmão Mário.
Da descendência Dr. Manuel da Gama Lobo, filho de Nicolau da Gama Lobo, toda radicada em Portugal, tenho conhecimento completo.
Procuro agora descendentes das suas duas irmãs, ambas casdas, que permaneceram no Brasil, bem como, se tal fôr possível, os ascendentes do Nicolau da Gama Lobo e de sua mulher Maria do Carmo Pereira de Lima.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos.

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#224058 | Mário Palm | 17 mar 2009 10:04 | Em resposta a: #223974

Caro NISGM:

Tem razão quanto às ligações com os Assis Teixeiras de Magalhães e Lobos Xavieres, que são meus primos.
Como pode ver na resposta a "vbriteiros", procuro agora familiares radicados no Brasil e seus ascendentes.

Toda a ajuda que puder dispensar será bem vinda e desde já a agradeço.

Cumprimentos,

Mário palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#224093 | vbriteiros | 17 mar 2009 18:32 | Em resposta a: #224057

Caro Mário Palmeira,

Então é filho do Sr. Palmeira que tinha uma casa comercial , na Rua dos Chãos ,em frente ao BNU.
No seguimento da fachada deste e para o lado do Largo de S. Francisco, existia uma grande casa que fazia ângulo com o outro lado do dito Largo. No vértice do ângulo existia um túnel ( hoje é um túnel mais largo) de acesso ao jardins da casa que foram posteriormente transformados em central de carruagens de cavalos ( os táxis da época em Braga). Essa casa vem num postal de Braga (1900).
Era a Casa Grande da Família Gomes Briteiros.
A 5/2/1834 no oratório particular desta Casa casaram:
1 - Maria da Conceição Gomes Briteiros com Manuel José Pereira de Lima
2 - José Maria Gomes Briteiros com Gertrudes Felizarda da Graça Pereira de Lima

Estes Pereira de Lima moravam no Porto mas eram de Pernambuco e a descenddcia deles está aqui na BD, mas já apurei que havia mais PL em Pernambuco de que não consegui ainda noticia.
Cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#224109 | Mário Palm | 17 mar 2009 21:08 | Em resposta a: #224093

Caro vbriteiros:

Mais uma vêz se confirma que o mundo é pequeno, pois conheceu meu pai e eu recordo a casa e o túnel de que fala.
Será do meu máximo interesse se fôr possível fazer a ligação destes Pereira de Lima com a minha bisavó Maria do Carmo Pereira de Lima, da qual desconheço ascendentes ou colaterais.
Agradeço toda a ajuda que possa prestar.
Os melhores cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Gama Malcher - Pará

#224127 | vbriteiros | 17 mar 2009 22:41 | Em resposta a: #224109

Caro Mário Palmeira,

Nestas semanas mais próximas não terei tempo para me dedicar a estes Pereira de Lima.
Entretanto veja os tópicos que já passaram aqui sobre algumas familias Pereira de Lima e ainda :

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=155954#lista

sobre o qual ainda não obtive resposta.
Como a sua parente estava no Pará veja se através de um tópico sobre familias ou pessoas do Pará encontra alguém que lhe possa investigar lá este tema. Tem que certamente fornecer mais elementos, como datas e nomes de paróquias etc.
Os arquivos de assentos de baptismo, casamentos e óbitos na Diocese do Pará estão um pouco desorganizados.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 17:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen