Almeida Proença

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Almeida Proença

#224264 | abrigo11niassa123 | 19 mar 2009 12:24

Caros possiveis primos tenho uma vasta familia quer Proença quer Almeida. Embora não encontre José Julio Almeida proença poderei dár uma ajuda atravéz de familiares. Eu sou neto de Lopo António Xavier de Ferreirim (de Sernancelhe) que era primo direito pelo lado de sua mãe (- Filomena da Conceição Ferreira Pimenta- de Moimenta da Beira) do pai de proençapir- Donzilia(de nome Mário de Assunção Proença). Sempre pensei que não tinha familiares diretos Proença e que só essa minha prima teria pelo seu avô Sabino mas mais tarde soube que o meu avô Lopo era neto de Maria Augusta d´Anciães Proença- de Aveloso, Meda_. Esta maria Augusta Proença era filha de António d´Anciães Proença que tinha casado em 1ª nupcia com Maria do Carmo Silva Campos (com extensa descendência) posteriormente casou com Joana Santos Silva- mãe de Maria Augusta.
O nome Xavier não é o "original" mas sim Almeida. A mudança deu-se quando um filho de João António de Almeida (Ferreirim) teve um filho que foi batitzado com o nome do Santo Francico Xavier e retirou o apelido Almeida. Até hoje a sua descendência é Xavier.
Tenho muito mais dados.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224316 | mslm48 | 19 mar 2009 18:32 | Em resposta a: #224264

Boa tarde

Este tópico foi aberto por si, a propósito do da Donzília?
Por que é que não tentou entrar no dela?
Cumprimentos
Ms

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224360 | abrigo11niassa123 | 20 mar 2009 09:45 | Em resposta a: #224316

Eu não respondo SÓ pela Donzilia , ois tenho contacto telefónico, e estamos sempre em comunicação permanente há muito tempo(nada Haver com genealogia). Daí n ter entrado pelo topico dela
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224404 | mslm48 | 20 mar 2009 17:22 | Em resposta a: #224360

Boa tarde

Peço desculpas pela pergunta, mas não era minha intenção ofender.
Pensei que talvez fosse mais fácil centrarmo-nos só num tópico.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224416 | abrigo11niassa123 | 20 mar 2009 19:52 | Em resposta a: #224404

mslm48
Não tem que pedir desculpas de nada. Eu é que não sei se calhar como funciona o forúm e pensei que a minha mensagem fosse dirigida a todos.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224428 | mslm48 | 20 mar 2009 21:19 | Em resposta a: #224416

Boa noite

De facto, quando lançamos um tópico novo e ele dirigido a todas as pessoas que estiverem interessadas nele.
Eu descobri-o ao pesquisar as entradas como o faço de tempos a tempos.
Neste mesmo fórum há outras mensagens que nos podem levar ao encontro de outras pessoas que procuram o mesmo, mas dando aos tópicos outros nomes. Por exemplo: escreva " pessoas de M eda..." e veja o que pode encontrar.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224429 | mslm48 | 20 mar 2009 21:23 | Em resposta a: #224428

Desculpa, mas em vez de pessos escreva "famílias"
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Meda-Penedono

#224431 | abrigo11niassa123 | 20 mar 2009 21:24 | Em resposta a: #224264

Caros possiveis primos tenho uma vasta familia quer Proença quer Almeida. Embora não encontre José Julio Almeida proença poderei dár uma ajuda atravéz de familiares. Eu sou neto de Lopo António Xavier de Ferreirim (de Sernancelhe) que era primo direito pelo lado de sua mãe (- Filomena da Conceição Ferreira Pimenta- de Moimenta da Beira) do pai de proençapir- Donzilia(de nome Mário de Assunção Proença). Sempre pensei que não tinha familiares diretos Proença e que só essa minha prima teria pelo seu avô Sabino mas mais tarde soube que o meu avô Lopo era neto de Maria Augusta d´Anciães Proença- de Aveloso, Meda_. Esta maria Augusta Proença era filha de António d´Anciães Proença que tinha casado em 1ª nupcia com Maria do Carmo Silva Campos (com extensa descendência) posteriormente casou com Joana Santos Silva- mãe de Maria Augusta.
O nome Xavier não é o "original" mas sim Almeida. A mudança deu-se quando um filho de João António de Almeida (Ferreirim) teve um filho que foi batitzado com o nome do Santo Francico Xavier e retirou o apelido Almeida. Até hoje a sua descendência é Xavier.
Tenho muito mais dados.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#224439 | mslm48 | 20 mar 2009 22:07 | Em resposta a: #224416

Boa noite

De facto, quando lançamos um tópico novo e ele dirigido a todas as pessoas que estiverem interessadas nele.
Eu descobri-o ao pesquisar as entradas como o faço de tempos a tempos.
Neste mesmo fórum há outras mensagens que nos podem levar ao encontro de outras pessoas que procuram o mesmo, mas dando aos tópicos outros nomes. Por exemplo: escreva "famílias de M eda..." "de Ourozinho" e veja o que pode encontrar.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224463 | jaboo | 21 mar 2009 02:06 | Em resposta a: #224431

Caro(a) abrigo11niassa123,

Parece-me à primeira vista que os seus Almeidas e Proenças nada têm a ver com os "Almeida Proenças" de Penedono. A no ser que a ligação seja mais remota. Mas eu pensava que o Mário de Assunção Proença não era pai mas avô da Sra Donzilia. Estarei enganado? Quando diz que o seu parentesco vem de Mário de Assunção Proença, será que pode dar a ligação exacta? Ficaria mais fácil de entroncar tudo ... De qualquer maneira, da minha análise dos paroquiais de Penedono, cheguei à conclusão que o Proença veio da Bezelga para Penedono.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224503 | abrigo11niassa123 | 21 mar 2009 15:40 | Em resposta a: #224463

Realmente me enganei, desculpe. Donzília é NETA de Mário de Assunção Proença´. O que aconteçeu é que eu falo muito com a mãe de Donzília e essa sim é FILHA (como é lógico).
Õ meu nome é João Carlos Lobo Xavier e o meu parentesco com Donzília é o seguinte. Como penso que saberá pela Donzília. o seu avô tinha mais trêz irmãos: Acácio de Assunção Proença (casado e com prole) ,Adriando de Assunção Proença (casado com prima direita Judite Proença) e Horácio Proença ( morreu com raiva). Todos eles filhos do casal Sabino Ribeiro Proença e Beatriz Ferreia (de Moimenta da Beira).

Então o meu parentesco é:

Donzília- Graziela (mãe)- Mário de Assunção Proença (avô) - Beatriz Ferreira (bisavó)
- Ignácio Virginio Ferreira Guedes (triavô)


eu - Jorge Lopo de Carvalho Xavier (pai) - Lopo António Xavier ( avô) - Filomena da Conceição Ferreira Pimenta (bisavó) - Ignácio Virginio Ferreira Guedes (trisavô)

As nossas bisavós era portanto irmãs e de Moimenta da Beira.

O meu bisavô e filho eram de Ferreirim de Sernacelhe.
Quem tinha lá familiares era Judite Proença casada com Adriano Proença. Se precisar
desses dados diga.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224509 | jaboo | 21 mar 2009 18:49 | Em resposta a: #224503

Caro João Carlos,

Assim já fica tudo mais claro. Bem-haja pela explicação.

Sabino Ribeiro Proença era filho de Manuel de Assunção de Almeida Proença, e esse provavelmente filho de José Julio de Almeida e Ana Bernarda de Almeida Proença. Vamos ver se a Maria Silvina consegue confirmar isso no registo de baptismo de seu bisavô Adriano Augusto de Almeida Proença.

Eu também tenho antepassados em várias freguesias do concelho de Sernancelhe incluindo Ferreirim de Fonte Arcada (Carvalho, Rodrigues Guterres), Vila da Ponte (Pais Correia, Aguiar), Freixinho (Cunha, Junqueira, Ferreira, Proença, Gomes, Fonseca, Rodrigues e Francisco), Escurquela (Henriques), Lamosa (Gomes), Chosendo (Francisco e Rodrigues) e Quintela da Lapa (Tavares, Machado, Sequeira, Lemos, Gomes, Lopes, Rebelo, Dias, Fernandes e Martins). Quem sabe se um dia encontraremos um antepassado em comum.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224512 | jaboo | 21 mar 2009 18:54 | Em resposta a: #224503

Caro João Carlos,

Também esqueci-me de dizer que tenha antepassados no concelho de Meda em Ranhados (Abrunhoza, Sousa, Pinto, Lemos, Ayala e Faria) e em Meda (Moreira, Zuzarte e Francisco).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224547 | abrigo11niassa123 | 21 mar 2009 21:40 | Em resposta a: #224509

Ainda um dia se descobre alguma ligação aos Proenças de Meda.

Cumprimentos
João Xavier

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224599 | proençapir | 22 mar 2009 12:35 | Em resposta a: #224547

olá João Brás,joão e Silvina !
Passamos atrocar informações neste tópico?
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#224602 | abrigo11niassa123 | 22 mar 2009 14:10 | Em resposta a: #224599

Ó Gila ! Troca lá o q queres. Pelos vistos não vou puder para já ajudar o João Brás. Já falas-te á tua mãe da Judite e irmã q vivia em Ferreirim? Caso n tenhas recebido o meu mail aqui vai:
Então o q eu sei segurissimo, é que a Judite esposa do Adriano tinha uma irmã de nome Margarida Proença que foi durante muito tempo "a professora" de Ferreirim- personagem tipica q n paráva em lado nenhum e era surda que se farta!- .
Vivia com a familia em Ferreirim mais própiamente no lugar do Arrabalde. Era casada com o Sr. Aires de Carvalho (caçador) e tinha que eu saiba os filhos: Delmana, Marília e mais tarde Rogério e Atílio (este ainda é pode ser vivo e reside em Alcácer-do-sal). A minha tia Vera andava mto com elas . E na casa dela até se faziam bailes! (mas que se tinha que andar à roda pois no centro o chão abanava). Elas devem ser ter nascido nos anos 20. Depois acabaram por irem para o Brasil. Como já te disse a Delmana era morena e a Marília loura. (vê as fotos)
Quando os tios : Judite e marido- Adriano Proença passavam por Ferreirim ficavam por lá. E o primo Julio Cêzar Proença dormia mmo lá.
Bjo prima

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#250717 | Saba | 01 mar 2010 03:02 | Em resposta a: #224264

Sou descendente dum colateral da Maria do Carmo Silva e Campos e que menciona.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#250718 | Saba | 01 mar 2010 03:10 | Em resposta a: #224264

Antonio de Anciaes de Proenca , natural de Fonte Arcada era filho de Manuel de Anciaes Proenca e de Luisa Rita de Fonte Arcada, enquanto a Maria do Carmo Silva e Campos era filha de Joao da Silva Sousa Pereira Gouveia, natural de Freixinho e de D. Maria Antonia de Carvalho Cabral e Campos, natural do Aveloso. Neta paterna de Antonio da Silva e Maria de Sousa e neta materna de Joao Antonio de Campos e de D. Maria Josefa Cabral. Por acaso tem mais informacoes sobre esta familia?

Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#264092 | jcollyer | 19 out 2010 11:34 | Em resposta a: #224264

Caros Amigos,
Tomo a liberdade de entrar em contato com vocês, após verificar que em algumas mensagens deste fórum foram citados nomes de antepassados meus: Aguiar e Almeida. Foram citadas também as freguesias de Ferreirim e Villa da ponte, em Sernancelhe.
Meu nome é Jorge e eu resido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, no Brasil.
Estou a buscar o assento de batismo de minha avó, nascida em Portugal no ano de 1909 e que veio, ainda criança, com sua família ainda para o Brasil.
Tenho um amigo, residente em Braga, que está efetuando as pesquisas e já encontrou vasta documentação.
Já encontramos o assento de meus bisavós.
Meu bisavô, José Joaquim Libanio, nasceu em Ferreirim, em 1877, filho de Antonio Augusto Libanio e Maria de Jesus.
Minha bisavó, Jozefa Joaquina Gomes de Aguiar, nasceu em Vila da Ponte, Sernancelhe, no ano de 1883. Sua mãe era Rozalina do Nascimento de Almeida (de Ferreirim), filha de Lino Antonio de Almeida e Josefa Joaquina. Seu pai chamava-se José Gomes de Aguiar (de Villa da Ponte), filho de Francisco José de Aguiar e Luiza Thereza. José possuía um irmão de nome Manoel Joaquim de Aguiar.
Pelo que observei no fórum, também é citado o senhor João Antonio de Almeida; seria ele parente de Lino Antonio de Almeida (Ferreirim)?
Por favor, aguardo contato.
Abraço fraternal.
Jorge Collyer

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#264093 | jcollyer | 19 out 2010 11:36 | Em resposta a: #224509

Caros Amigos,
Tomo a liberdade de entrar em contato com vocês, após verificar que em algumas mensagens deste fórum foram citados nomes de antepassados meus: Aguiar e Almeida. Foram citadas também as freguesias de Ferreirim e Villa da ponte, em Sernancelhe.
Meu nome é Jorge e eu resido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, no Brasil.
Estou a buscar o assento de batismo de minha avó, nascida em Portugal no ano de 1909 e que veio, ainda criança, com sua família ainda para o Brasil.
Tenho um amigo, residente em Braga, que está efetuando as pesquisas e já encontrou vasta documentação.
Já encontramos o assento de meus bisavós.
Meu bisavô, José Joaquim Libanio, nasceu em Ferreirim, em 1877, filho de Antonio Augusto Libanio e Maria de Jesus.
Minha bisavó, Jozefa Joaquina Gomes de Aguiar, nasceu em Vila da Ponte, Sernancelhe, no ano de 1883. Sua mãe era Rozalina do Nascimento de Almeida (de Ferreirim), filha de Lino Antonio de Almeida e Josefa Joaquina. Seu pai chamava-se José Gomes de Aguiar (de Villa da Ponte), filho de Francisco José de Aguiar e Luiza Thereza. José possuía um irmão de nome Manoel Joaquim de Aguiar.
Pelo que observei no fórum, também é citado o senhor João Antonio de Almeida; seria ele parente de Lino Antonio de Almeida (Ferreirim)?
Por favor, aguardo contato.
Abraço fraternal.
Jorge Collyer

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#264647 | Peña Rey | 01 nov 2010 09:58 | Em resposta a: #224264

Olá !! PODE ME CONFIRMAR SE HÁ DESCENDENTES DO MARQUÊS DE POMBAL COM APELIDO/ SOBRENOME: ALMEIDA ou MOREIRA ? Tenho informações de que existiram no Paraná/Brasil, descendentes do Marquês de Pombal que são meus antepassados. Pergunto também se tem alguma informação dos ALMEIDA da minha familia que eram Joaquim Antonio Almeido, João Antonio Almeida casado com Maria almeida e viveram nos anos 1870 em Antonina, Paraná , Brasil. Gostaria de compor esta história.

Agradecido. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#264648 | Peña Rey | 01 nov 2010 10:01 | Em resposta a: #264092

Olá Jorge:

PODE ME CONFIRMAR SE HÁ DESCENDENTES DO MARQUÊS DE POMBAL COM APELIDO/ SOBRENOME: ALMEIDA ou MOREIRA ? Tenho informações de que existiram no Paraná/Brasil, descendentes do Marquês de Pombal que são meus antepassados. Pergunto também se tem alguma informação dos ALMEIDA da minha familia que eram Joaquim Antonio Almeido, João Antonio Almeida casado com Maria almeida e viveram nos anos 1870 em Antonina, Paraná , Brasil. Gostaria de compor esta história.

Agradecido. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#264649 | Peña Rey | 01 nov 2010 10:04 | Em resposta a: #264092

Olá Jorge:

João Antonio Almeida é o nome do pai da minha bisavó. Viveu em Antonina/Paraná nos anos 1870 em diante.

PODE ME CONFIRMAR SE HÁ DESCENDENTES DO MARQUÊS DE POMBAL COM APELIDO/ SOBRENOME: ALMEIDA ou MOREIRA ? Tenho informações de que existiram no Paraná/Brasil, descendentes do Marquês de Pombal que são meus antepassados. Pergunto também se tem alguma informação dos ALMEIDA da minha familia que eram Joaquim Antonio Almeido, João Antonio Almeida casado com Maria almeida e viveram nos anos 1870 em Antonina, Paraná , Brasil. Gostaria de compor esta história.

Agradecido. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#299493 | António Palma | 11 mar 2012 14:15 | Em resposta a: #224503

Sou trineto de Ignacio Virginio Ferreira Guedes que julgo ter sido natural de Lamego.
Desconheço datas de nascimento e morte.
Agradeço ajuda na obtenção de dados.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#302437 | proençapir | 10 abr 2012 21:39 | Em resposta a: #299493

Também sou tetraneta dele, lamento só agora ter visto a sua mensagem pode contactar-me para gila_55@hotmail.com terei muito gosto em partilhar consigo o que sei
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#302656 | António Palma | 12 abr 2012 17:13 | Em resposta a: #302437

Cara Gila
Sou um iniciado nestas lides por tal motivo não sei se procedo bem ou mal.
Julguei perceber que me enviou um endereço de e-mail para o qual enviei resposta mas que me foi devolvido por erro no endereço.
O meu e-mail é: ap.figueiredo@netcabo.pt
Sou bisneto materno de Maria Florinda Hermingarde Loureiro que era filha de Ignácio Virginio Ferreira Guedes.
O nome dela deixa-me dúvidas porque tb aparece como Maria Hermmigarde Ferreira de Loureiro.
Cumprimentos
António Palma

Resposta

Link directo:

RE: Meda-Penedono

#302709 | proençapir | 12 abr 2012 23:13 | Em resposta a: #302656

Olá António
respondi para o seu e-mail.
Cumprimentos
Donzília

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Proença

#305584 | Saba | 11 mai 2012 05:01 | Em resposta a: #224264

Na base de dados do genregis ponto com reparei que tinha registos dessa familia no Aveloso. Tambem tenho familia de la, mas nao sao relacionados.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Almeida Proença

#435145 | Nuno Proença | 16 jul 2021 13:22 | Em resposta a: #224509

Bom dia. O José Júlio era Padre e irmão do Manuel Assunção de Almeida Proença e de Joaquim do Espírito Santo de Almeida Proença, pai do meu bisavô, todos do Souto de Penedono. O pai deles era Manuel da Fonseca Proença. O Avô é José da Fonseca, casado com Maria Proença. Filho de Gonçalo Martins e Neto de João Martins, ambos nascidos no Souto de Penedono. A dificuldade foi saber que o Gonçalo Martins foi viver para Olas de Vale de Figueira e o regresso a Souto da família, dá-se apenas no segundo casamento de José da Fonseca. O meu ascendente Joaquim de Almeida Proença andou foragido da polícia depois de actos ilícitos cometidos quando era administrador do município de Penedono no final do século xviii. Foi assim que viemos parar ao Porto e a Lisboa. Agora apenas vou ao Souto para ver a casa de família, chamada casa Alta, no largo da Praça, hipotecada e perdida naqueles anos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen