A Raiz da Família Fernandes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

A Raiz da Família Fernandes

#224575 | Raimundo Jr Fernande | 22 mar 2009 01:56

Ola gostaria de saber através de vocês a raiz da família fernandes se e portuquesa ou espanhola? e quando chegou a primeira familia fernandes aqui no brasil? bom eu tenho esse interesse pois estou montando a historia de me família e preciso saber mais sobre i surgimento desse sobre nome.

Resposta

Link directo:

RE: A Raiz da Família Fernandes

#224609 | NISGM | 22 mar 2009 15:12 | Em resposta a: #224575

Antes de mais nada era ideal que concentrasse o máximo de informação sobre um mesmo apelido no mesmo tópico. Eu saltei vários posts seus demasiado parecidos uns com os outros e o que lhe digo aqui poderia ter dito noutro qq deles.

Quer dizer que este seu tópico vai subir na listagem e os outros todos que têm algo a ver vão ficar para trás se ninguém lhes responder. O que vai acontecer é que em breve pessoas que até podiam responder a algumas das questões que levanta nunca vão saber que existiram outros tóopicos sobre os seus Fernandes com informação a que até poderiam responder.

Não sei como pesquisar aí no Brasil mas no que toca a pesquisas qui em Portugal leia http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236 com atenção.

Tavez valesse a pena tentar perceber como são vocês registados

Fernandez e Fernandes querem der a mesma coisa: Filho de Fernão ou de Fernando e é o que se chama um apelido patronímico, muito usado na Idade Média na Península Ibérica.

Para se saber quem era a pessoa, acrescentava-se ao seu nome próprio um segundo nome que indicava a filiação. O primeiro rei português chama-se afonso henriques pq o seu pai era henrique. henriques quer dizer filho de henrique, como nunes quer dizer filho de nuno, gonçalves filho de gonçalo, mendes filho de mendo ou martns filho de martim, soares filho de soeiro e por aí fora.

Só que em Portugal passou a usar-se a terminação em ES e em Espanha a terminação EZ. Não quer dizer que os seus Fernandes não fossem Fernandez de origem espanhola e com o tempo se tenha começado, num país de língua portuguesa, a usar o Fernandes.

Claro que há nuances em toda esta lengalenga.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: A Raiz da Família Fernandes

#249428 | TERESA C. F. LIBÓRIO | 07 fev 2010 19:52 | Em resposta a: #224609

Gostaria de ter informações de meus parentes.
Meu avô, ANTÔNIO FRANCISCO FERNANDES, nascido em 04 de Fevereiro de 1913, veio para o Brasil em 1938.
Ele nasceu em Aveiro, é natural de Castelo de Paiva, Porto. Isso é o que consta em sua certidão de casamento e no passaporte de emigrantes.
Quando veio para cá, permaneceram em Portugal, minha bisavó, meu bisavô e um filho. É claro que existem outros parentes, mas eu não os conheço.
Minha bisavó se chamava MARIA JOSÉ FERNANDES.
Meu bisavô se chamava MANOEL FRANCISCO FERNANDES.
Meu tio se chama ANTÔNIO FERNANDES. Acredito que ele tenha mais de 70 anos.
Quanto a filhos, uma das últimas fotos que mandou, ele estava com a esposa, um casal de crianças e um bebê de colo.

Estou estabelecendo este contato, porque não tivemos mais nenhuma notícia deles.
Por favor, me ajude a entrar em contato com a família de meu tio.
Aguardo a sua resposta.

Desde já, agradeço a atenção.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 13:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen