Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias

Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#224777 | paribas | 23 mar 2009 22:57

Boa noite

Procuro informações sobre a ascendência de alguns padres de Cabril e Covelo do
gerês:

Inácio Azevedo de Carvalho ( n . 1660), Padre em Avessadas, Marco de Canaveses, filho de Pascoal Carvalho e Azevedo e Maria Ferreira de Mello, Cabril, Montalegre.

Domingos Carvalho de Azevedo e seu irmão Manuel de Azevedo e Carvalho, filhos de Manuel de Azevedo e Madalena Lopes Carvalho, de S. Pedro de Covelo de Gerês.

Tenho também outro Domingos e um Bernardo.

Resumindo, são Azevedos, Carvalhos e Melos de Cabril, Montalegre.

Cump

RT

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#224886 | paribas | 25 mar 2009 18:07 | Em resposta a: #224777

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#224996 | Conde | 27 mar 2009 11:37 | Em resposta a: #224777

Veja por favor, Bernardo de Carvalho e Azevedo no site id: 313361. São os mesmíssimos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225002 | Conde | 27 mar 2009 13:06 | Em resposta a: #224996

PS: Estes são antepassados dos Azevedo e Mello, Viscondes de Oliveira do Douro.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225006 | paribas | 27 mar 2009 14:39 | Em resposta a: #224996

Caro Conde.

Já tinha visto. Serão os mesmos, mas não tenho ainda a prova.

Tenho a i. genere do Domingos Carvalho e Azevedo. Estou à espera da i.genere do Bernardo.

Pai : Baltazar Vieira da Mota
Mãe: Domingas de Mello, casados a 24.6.1694

Como pode ver não são os mesmos. Serão primos?

E os avós paternos são: Pascoal Carvalho e Azevedo e Maria Ferreira de Mello.

Avós maternos: Baltazar do Couto e Agueda Vieira. E a mãe desta Vieira é uma Verónica Aguiar, de Vila Boa do Bispo.

O Pe. Inácio de Azevedo e Carvalho, de Avessadas deu por testamenteiros Domingos e Bernardo de Azevedo e Carvalho, cónegos prebendados na Santa Sé da cidade do Porto.


Cumprimentos

RT

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225014 | Conde | 27 mar 2009 16:49 | Em resposta a: #225006

Caro RT:
Mas então o Cónego Dr. Bernardo de Azevedo e Carvalho é o Pai do Manuel de Azevedo e Mello havido de Maria Mendes, que creio ser uma linha decaída dos Mendes de Vasconcellos de Fontelas. Esse casou duas vezes uma , a 1ª, com a senhora Costa Azevedo e a 2ª com a senhora Vasconcellos de onde descende o Visconde. Se conseguir encontrar a obra, veja o que está escrito no livro Linhagens de Portugal. Pelo processo de FSO de um descendente chega-se a isto. Creio que é um Manuel Vieira de Azevedo,mas não posso assegurar, de Alpendurada. Foi Senhor da Casa e Quinta de Vilacetinho, brazonada com escudo de Vieiras.
Tem certidões de registo paroquial que chegam lá. Depois os Carvalhos Azevedos alteraram a genealogia para ocultar a bastardia e fizeram-se descendentes dos Azevedo Coutinho (de São João de Rei) o que não tem pés nem cabeça. Creio que chegaram a usar as armas deles e tudo.
O que sei está nesse livro.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225015 | Conde | 27 mar 2009 16:52 | Em resposta a: #225014

PS:
Esta gente tem costelas de Cabril e de Ruivães segundo o tal processo. Fala de Boticas. A varonia é de um Baltazar João que é de Rosem, se a memória não me falha.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225032 | paribas | 27 mar 2009 22:03 | Em resposta a: #225014

Caro Conde

Quem é o autor do tal livro?

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225084 | Conde | 29 mar 2009 12:52 | Em resposta a: #225032

Já achei as minhas notas. Tenho duas linhas ambas de Cabril. Uma de Domingos de Carvalho cc Maria Gonçalves, pai de outro Domingos de Carvalho cc Maria de Azevedo bap. Covelo de Gerês mas fª de Manuel de Azevedo, de S. Lourenço de Cabril e Madalena Antunes, soltª. Pais de Capitão Nazário de Carvº e Azevedo, FSO M1 dil. 1, e de outro Domingos de Carvalho e Azevedo pai de outro igual que foi FSO, e pai de Mariana de Carvº e Azevedo cc João Dias, pais estes de Antº Dias de Araujo FSO (m.125 dil.2115).
A outra linha é a que dá o Visconde de Oliveira do Douro:
1-Vicente Ferreira (de Mello?) homem nobre casado com Ana Dias ou Maria Martins Freire. Moravam em Boticas, S. Martinho de Ruivães.:(parece que da 1ª) teve:
2- Maria Ferreira de Mello, que segue (e Catarina e João, smn).
2- Maria Ferreira de Mello n. Ruivães e casou com Pascoal de Carvalho e Azevedo, de Cabril, filho de Belchior Fernandes de Azevedo, e de s.m. Catarina Afonso de Carvalho, que eram lavradores principais e honrados. Filhos destes:
3- Maria de Azevedo e Carvº, que segue.
3- Padre Bernardo de Carvalho e Azevedo, abade de Rosem, pai de Miguel de Carvº e Azevedo c. Victória ,Porto a 7.5.1687 com Mª da Assunção de Azevedo e pai também de Licenciado Jerónimo de Azevedo e Carvº casado id. 10.6.1690 com Josefa Maria de Azevedo irmã da cunhada.
3- Cónego Domingos de Carvº e Azevedo, prebendado da Sé do Porto,
3-Padre Inácio de Azevedo e Carvalho, Abade de Avessadas, e teve de Maria Pinto a Mariana Ferreira de Mello, casada em Avessadas a 20.5.1707 com João Teixeira filho de outro e de sm Ana Peixoto, de Santo Isidoro.
3- João de Azevedo, beneditino com o nome de D. Frei Luiz de S. Bento, D. Abade do Bustelo.
3- Maria de Azevedo e Carvalho casou com Manuel Vieira da Motta, Sr. da Quinta de Vilacetinho (ver site), pais de:
4- O Capitão Manuel Vieira de Azevedo FSO (M 86-Dil.1631) casado cg.
4- Dr. Bernardo de Carvalho e Azevedo, cónego por sucessão ao tio, Vigário-Geral da Sé do Porto, etc.
Teve de Maria Mendes, de Avessadas, a
5-Manuel de Azevedo e Mello, n. Avessadas, legitimado pr El-Rei, Proprietário de um ofício de letras, Sr. da Quinta da Granja em Vila Boa do Bispo, FCR, casado duas vezes. (ver site e meu último post).
Conclusão: Devem ser duas linhas da mesma família.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225096 | paribas | 29 mar 2009 16:27 | Em resposta a: #225084

Caro Conde

Vejo com agrado a clarificação desta minha ascedência Melo: tenho toda a descendência a partir do Pe. Inácio Carvalho e Azevedo até hoje!

Faltará só clarificar de onde vem este Vicente Ferreira ( de Melo)?!

De Ruivães conheço bem os ascendentes e descendentes dos Capitães -mor, pois a minha mulher é descendente deles. Tenho em minha posse a cópia de um manuscrito de 1744 que já é do conhecimento deste forum :" trascrição Literal do documento manuscrito de Pincães"! Refere muitas famílias de toda essa zona, incluindo os Azevedos, Carvalhos, Laborão etc. Até à data não consegui a ligação a esta gente.

Da ultima vez que estive no AD de Braga pude registar o seguinte:

I. Genere do Pe. Manuel de Azevedo e Carvalho (irmão Domingos de Carvalho e Azevedo). fº de Manuel de Azevedo já defunto e de Magdalena Lopes de Carvalho, viuva do lugar e freguesia de S. Pedro de Covelo do Gerês, comarca de Chaves, neto pela parte paterna de Gonçalo Afonso e Antónia de Azevedo já defuntos do lugar e freguesia de São Lourenço de Cabril e pela materna do Capitão Gonçalo Lopes Carvalho, natural do lugar de Parada e sua mer. Inês Alvares. O pai, Manuel de Azevedo tem um irmão com o nome de João de Azevedo e sua mãe tem um irmão Domingos Lopes de Carvalho reitor em Montalegre e Basto... .

Esta semana tentarei ir à TT ler o que há sobre um Manuel Pinto Preda(ttonline), para ver se ele é dos meus Peredas de Cinfães- Marco!

Obrigado pela informação que me faculltou.

Cumprimentos

RT

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225181 | Conde | 31 mar 2009 12:35 | Em resposta a: #225096

Caro RT:
Já agora: pelo que percebo tem mais ascendentes do Marco, de Avessadas e não só. Ora eu também sou Pinto Pereda (Preda é erro deles). Se me der um email mando-lhe o que tenho feito.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225186 | paribas | 31 mar 2009 13:38 | Em resposta a: #225181

Caro Conde

A minha familia é toda do Marco e arredores: Motas de Penidos, Melos, Magalhães, Pinto Peredas ( Tuías, Cinfães ...), Babos, Silveira da Honra de Vila Caíz etc.

O meu email é: bessapontoteixeiraarrobagmailpontocom

Cump.

R.T.

PS: ontem estive em Lamego e tirei tudo a partir do Manuel Pinto Pereda ( o suposto Manuel Pinto de Cinfaes do FG). Julgo que não é o mesmo que o seu Pereda directo, pois há um ramo que vai pelos Ferrazes, mas a ascendência é a mesma. É pena os livros de Cinfães começarem somente em 1641. Tenho que ir para os prazos para confimar este Manuel Pinto Pereda. O Confrade Miguel Resende de Cinfães conhece estes Pinto Miranda Pereda, indicando-me que era gente ilustre de Cinfães, sendo ele ( Manuel Pinto Pereda) talvez tabelião. A sua mulher é uma Madureira, Maria Madureira, talvez descendente dos Madureiras do Porto que se instalaram em Ancede Baião, que é em frente ao lugar onde eles habitavam em 1642, quinta de Teixeirô, Cinfães.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225253 | Conde | 01 abr 2009 13:17 | Em resposta a: #225186

Já viu o meu Pinto Pereda? É Teixeira Pinto Pereda. Mas os Motas de Penidos também me interessam. Continuo a escavar Cabril. Veremos.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225264 | paribas | 01 abr 2009 15:14 | Em resposta a: #225253

Caro Conde

Para essa Antónia Pinto Pereda, não terá os padrinhos?

É que nessa data os meus Peredas ainda andavam por Cinfães.

Os seus Motas não os reconheço nas linhas que conheço de Penidos. Vou ver o tal Manuel da Mota cc Maria João!

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225269 | Conde | 01 abr 2009 15:26 | Em resposta a: #225264

Tirei-a e um processo da leitura de Bachareis. Quanto ao Motta, sendo de Buris, Vila Boa de Quires, parece-me muito difícil não ser de Penidos. Agradeço toda a ajuda possível.
Recebeu o ficheiro?
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225278 | paribas | 01 abr 2009 16:52 | Em resposta a: #225269

Caro Conde

Recebi o ficheiro e respondi-lhe por mail ontem.

Tenho o seguinte sobre esses Mottas:

Manuel da Motta Paes, filho de Manuel da Motta e de Maria João, do lugar de Buris, Vila Boa de Quires, casou em Abragão, a 13.4.1695 com Maria Teixeira, filha de João Almeida e de Maria Teixeira.

Não é o meu ramo de Penidos. Posso investigar, mas não segue para já Penidos, nos ramos que eu conheço. Eu tambem tenho outros ramos de Motas de Abragão e VBQ.

Em relação aos Peredas tambem necessitam de ser vistos, pois poderá haver uma outra ligação num outro ramo instalado no Marco há mais tempo.

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225279 | Conde | 01 abr 2009 17:05 | Em resposta a: #225278

Agradeço muito a ajuda. Por uma questão de palpite, acho que devem ser de Penidos. Os Silvas da casa da Torre também são de VBQ. Dá tudo isto uma família muito ilustre de que tenho muitos dados que são os Silva e Almeida, juristas, magistrados, Cavaleiros de Cristo e um deles usou um partido de Silva e Almeida. Não sei se haverá carta de armas.
Quanto a Pintos do Marco tenho, como vê, praticamente... um aviário! Alguns irão dar aos de Canaveses.
Se quiser dados sobre alguma das linhas é só dizer.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#225300 | paribas | 01 abr 2009 21:15 | Em resposta a: #225279

Os Mottas não são pêra doce.

Há muitos em VBQ. Tenho várias linhas inconclusivas em 1600!

Buris, Ves de Avis, Abragão, Luzim, Croca etc...

Só sei que o meu bisavô referia-se muitas vezes aos primos Motas de Abragão.

Vamos ver o que dá.

Em relação aos Silvas tenho o seguinte:

Bento António cc com Catarina Silva em VBQ, mas não está na sua arvore.

Os meus Pintos são de Riba-Bestança, que vêm com os Pereda. (CB, vol. II, pag. 252)

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#412310 | Conde | 13 fev 2019 20:42 | Em resposta a: #224777

O Licenciado Jerónimo de Azevedo e Carvalho filho legitimado do Padre Bernardo de Carvalho e Azevedo Abade de Rosém e de Isabel de Azevedo de Braga casou em Vitória Porto a 10.06.1690 Com Josefa Maria de Azevedo de Vitória,filha de Manuel de Oliveira e mulher Ana de Azevedo.
Miguel de Carvalho e Azevedo filho do mesmo Abade e de Antónia da Silva de Rosém, casou em Vitória a 07.05.1686 com Maria da Assunção de Azevedo irmã da de cima.

Resposta

Link directo:

Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#437099 | Conde | 18 out 2021 12:46 | Em resposta a: #225096

Descobri que o Vicente Ferreira se chama de facto Vicente Ferreira de Mello e era Capitão. Não o encontro no Arquivo Histórico Militar. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#437200 | PP | 24 out 2021 00:36 | Em resposta a: #224777

Caros confrades,

Permitam-me uma questão: alguém conhece alguma ligação entre os Motas de Vila Boa de Quires e algumas famílias das regiões de Cabril ou Montalegre?

Atentamente, PP.

Resposta

Link directo:

Carvalho e Azevedo, Cabril, Montalegre

#444055 | Conde | 08 nov 2022 21:19 | Em resposta a: #224777

A.D. Porto Notariais, Marco de Canavezes, Livro 7 data 17/7/1674 Procuração que fez Pascoal de Carvalho (e Azevedo) e sua mulher Maria Ferreira de Mello a seu filho João de Azevedo e sua filha Isabel de Miranda e a seu filho Inácio de Azevedo todos de Avessadas.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 20:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen