Família Barona

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Barona

#224903 | AlexandreP | 25 mar 2009 21:01

Caros confrades,

Procuro informações relativamente à ascendência de José Gonçalves Barona, casado com Catarina Maria, ambos naturais da freguesia de São Pedro Corval, Reguengos, e supostamente nascidos entre os últimos anos do séc. XVII e os primeiros do séc. XIX.

Face à ausência de retorno face à investigação já produzida, e à aparente "raridade" do apelido agradeceria a informação, por mais remota, que me pudesse orientar na clarificação de mais um ramo da minha família.

Antecipadamente grato.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

RE: Família Barona

#224908 | josemssantos | 25 mar 2009 22:30 | Em resposta a: #224903

Caro Alexandre Pais

Possivelmente um antepassado era de apelido Barão. Uma filha deste assumiu o apelido Barona( vindo de Barão, como Pinto-Pinta, Frazão-Frazoa.....), que transmitia ás gerações seguintes.
Possívelmente é o caso, pois já encontrei situações semelhantes no Alentejo.

Existe uma família de origem castelhana de apelido Varona, que em Portugal passou a Barona e mais tarde, alguns ramos desta família passaram a usar Baraona ou Barahona.Trata-se de uma família, essencialmente urbana( Lisboa e arredores) e que, em minha opinião, nada tem a ver com a família Baraona ou Barahona de Cuba/Beja dos, mais tarde, condes da Esperança.

Cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Barona

#224919 | J.G. | 26 mar 2009 01:16 | Em resposta a: #224908

Caro José M. Simões dos Santos

Desculpará a intromissão. A sua dedução-explicação está correctissima. Existem inumeras situações semelhantes principalmente no Alentejo: Baião-Baioa; Capitão-Capitoa etc..
Quanto á seguinte dedução tb. a mesma está correcta, pois de
Varona, passou a Barahona [ por q.q. arte magica], tratou-se obviamente
de apropriação indevida, que depois perdurou...
Ambos os nômes provéem de Castela, da Rioja, mas o primeiro terá vindo de Italia, da região de Florença.. talvez de Verona..é no entanto questionavel.
Cumprimentos
J.G.

Resposta

Link directo:

RE: Família Barona

#224932 | JCC | 26 mar 2009 12:00 | Em resposta a: #224903

Caro Alexandre Pais

Há, creio que ainda vive, em Évora o Dr. Sertório Barona, advogado.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Barona

#224957 | AlexandreP | 26 mar 2009 20:15 | Em resposta a: #224932

Caro João Cordovil Cardoso

Tive já a oportunidade de confirmar a informação que, simpaticamente, me enviou.
Tentarei, nos próximos dias, o contacto com o senhor em questão, no sentido de elucidar da existência de eventuais laços de parentesco.

Grato pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Resposta

Link directo:

Família Barona

#363157 | jbarez | 05 nov 2015 20:39 | Em resposta a: #224957

Sr. Alexandre Pais
No seu contacto com o Dr. Sertório Barona, conseguiu obter alguma infomação sobre o apelido Barona e a sua ascendência.
Tenho estudado a família Baraona/Barahona/Barona/Varona, desde que foi conhecida pelo seu nome basco [Baraona=Bara (lança) + on (boa) + a, isto é, lido de trás para a frente (a boa lança)] e instalada em Villañes, província de Alaves, Países Bascos), desde o avanço mouro em direcção aos Pirinéus, e depois, durante a reconquista, com a sua divisão em ramos e, posteriormente, a sua participação na colonização espanhola da América Latina, e a sua presença no Brasil e em Goa.
As informações que tenha obtido poderão confirmar algumas linhas de rumo da minha investigação ou, em alternativa, poderei oferecer-lhe algumas pistas.
Com os melhores cumpimentos,
João Barahona Arez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 05:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen