Família Pinto Sarmento Osório (Lobrigos)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Pinto Sarmento Osório (Lobrigos)

#225038 | bracaro | 27 mar 2009 22:53

Foi por mera e muito agradável casualidade que, ao navegar na net, encontrei um pedido de informações sobre a família Pinto Sarmento Osório. Com muito interesse percorri os esclarecimentos e trocas de informações que se seguiram. Todo este meu interesse resulta do facto de eu pertencer à família Sarmento Osório, que tem as suas raizes mais recentes na Casa do Poeiro (Lobrigos)
A minha apresentação: sou neto de José Osório Sarmento de Figueiredo que, em 1881, casou coma minha avó Elvira de Azevedo e Alpoim (referidos na V. comunicação de 22.05.2006), casal que veio a ter 15 filhos, sendo a minha mãe um deles - que saudade!
A Casa do Poeiro foi o alfobre desta família. Embora a casa esteja em mau estado de conservação, nela reside uma prima minha em 1º grau, filha de um tio meu que, em época difícil, emigrou para o Brasil (uma curiosidade - foi namorado de Carmen Miranda),onde há muitos descendentes. Na Casa do Poeiro continua, portanto, a família Sarmento Osório. Há um esclarecimento a fazer: o brasão de família, em pedra, não se encontra na actual Casa do Poeiro, mas sim num outro prédio, quase à sua frente que, segundo contava a minha mãe, foi cedido em tempos recuados para ali funcionar uma escola. Num dos tetos da casa actual ainda está um brasão pintado (poderei disponibilizar fotografia digitalizada se houver forma de a enviar). Tenho poucos elementos respeitantes à genealogia da família, dispondo apenas dos que constam do livro "Amaraes Osórios, senhores da Casa de Almeidinha". Da minha avó de Azevedo de Alpoim possua a sua certidão de baptismo: nasceu em 27.11.1862, na Casa da Pereira, em S. Mamede de Vila Marin, concelho de Mesão Frio, filha de Bernardo Vitorino de Queirós e de Carolina Augusta de Azevedo e Alpoim. Qual a árvero geneológica desta Senhora? Peço-lhe o favor, sendo possível, que me forneça alguma pista que me permita pesquisar. E ao Senhor Anfil também peço uma ajuda pois vi que está muito bem documentado. É um abuso? Desculpem

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (Lobrigos)

#225053 | JMSA | 28 mar 2009 11:11 | Em resposta a: #225038

Bom dia,
No canto superior direito tem uma caixa em branco. Clique dentro dessa caixa e escreva o nome CAROLINA AUGUSTA AZEVEDO ALPOIM E VASCONCELOS e encontrará toda a ascendência da sua avó assim como o casamento com o seu avô, Bernardo Vitorino de Queiroz. Só falta a descendência (a sua avó casou 2 vezes). É isto que o Geneall tem de excepcional e muitas vezes reserva-nos agradáveis surpresas.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Pinto Sarmento Osório (Lobrigos)

#287258 | PP | 14 set 2011 11:35 | Em resposta a: #225038

Caro Bracaro,

Tenho este apontamento na minha pesquisa que lhe poderá interessar:

"Foi batizado pelo padre José Caetano Correia Pinto da Veiga, coadjutor da dita freguesia, tendo sido padrinhos de batismo: António de Figueiredo Pinto e sua irmã Dona Maria Rita Sarmento, do lugar do Poeiro, freguesia de Lobrigos - São João Baptista, Santa Marta de Penaguião, «(...) a madrinha, porém, foi por procuração, que fez seu irmão Inácio Osório de Figueiredo». Foram testemunhas: João Pinto de Azevedo, sacristão da dita igreja, e Luís Pereira, do lugar de Vila Maior, freguesia de Lobrigos - São João Baptista, Santa Marta de Penaguião."

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Família Pinto Sarmento Osório (Lobrigos)

#361560 | bernardo_osorio | 18 set 2015 02:38 | Em resposta a: #225038

Caro, não sei se ainda acessa este site. Meu nome é Bernardo Osório Pereira de Figueiredo, neto de Bernardo Osório Sarmento Figueiredo (casa do Poeiro. 10/01/1905) que veio para o Brasil em 1918. Você teria alguma informação sobre meu avô? Estas seriam necessárias para minha nacionalidade Portuguesa.
Eu não encontro seu registro de baptismo. Você teria o nome dos 15 filhos de José Osório?
Sereferir, meu e-mail e bernardo.opf@gmail.com. Obrigado pela atenção. Abraços!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 09:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen