Visconde da Silva Anacoreta

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Pessoas | Famílias | Heráldica | Direito

Visconde da Silva Anacoreta

#225196 | RTMEL | 31 mar 2009 16:14

Caros amigos,

Sou descendente directo do 3º Visconde da Silva Anacoreta, Carlos Nunes da Silva Anacoreta (meu trisavô). No entanto, não tenho acesso ao brasão de armas da família pois o meu bisavô que foi viver para Moçambique, acabou por falecer lá, não deixando ao meu avô (seu genro, pois a filha já morrera) que viera para Portugal, informações sobre o viscondato. Mais tarde, o meu avô pediu a um amigo para tratar do assunto, mas a questão acabou por cair no esquecimento.

Gostaria assim de saber mais informações sobre o viscondato.
Obrigado pelo vosso tempo.

Tomás d'Elvas Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225254 | Conde | 01 abr 2009 13:19 | Em resposta a: #225196

Desculpe a pergunta mas os seus Elvas são Mascarenhas? O Dr. Anacoreta Correia, seu parente e antigo deputado,pode saber do que procura.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Elvas Mascarenhas

#225257 | biblos | 01 abr 2009 14:12 | Em resposta a: #225254

Caro Conde,

Peço desculpa por desvirtuar este tópico mas como tenho familiares, meus colaterais, de apelido Elvas de Mascarenhas, pergunto se tem conhecimento de dados relativos a esta família. Descendem de Brás Garcia de Mascarenhas e eram senhores da Casa da Folhadosa.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225258 | aeiou2 | 01 abr 2009 14:18 | Em resposta a: #225196

Caro Tomás d'Elvas Leitão,

No Geneall,há um Carlos Nunes da Siva Anacoreta, n.Santarém e +Santarém, que bem pode ser o seu trisavô.
Tem a certeza da existência do título de visconde da Silva Ancoreta?

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Elvas Mascarenhas

#225259 | Conde | 01 abr 2009 14:28 | Em resposta a: #225257

Caro parente:
Sou descendente de D. Maria Rosália de Elvas Mascarenhas cuja ascendência está toda neste site e na obra "Braz Garcia de Marcaraenhas" do Doutor António de Vasconcellos. Se pesquisar em Pessoas encontra a minha linha que deve convergir com a sua. Mundo pequeno mesmo, como diriam no Brasil.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Elvas Mascarenhas

#225263 | biblos | 01 abr 2009 15:14 | Em resposta a: #225259

Caro Conde,

De facto não somos parentes. Tenho, no entanto, uma prima de nome Maria Raquel Sant'Anna Mascarenhas de Miranda que é realmente sua prima distante. É neta de D. Raquel Isaura d'Elvas Mascarenhas e julgo que bisneta de D. Maria do Patrocínio d'Elvas de Mascarenhas, que segundo contam as estórias, fugiu do país com uma sua prima, filha do visconde de Molelos, por serem ambas miguelistas. Se a memória não me falha, D. Maria do Patrocínio d'Elvas Mascarenhas seria filha de Luís d'Elvas Mascarenhas casado com D. Maria Emília Xavier de Pina.

Cumprimentos,
João

PS: Conheço bem a obra que refere do Doutor António de Vasconcellos já que, a minha prima possui um exemplar da mesma.

Resposta

Link directo:

RE: Elvas Mascarenhas

#225270 | Conde | 01 abr 2009 15:31 | Em resposta a: #225263

Muito agradeço a explicação. O título de Visconde de Silva Anachoreta vi-o eu nos documentos do Ministerio do Reino (livro de mercês do final da Monarquia).
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225310 | RTMEL | 01 abr 2009 22:41 | Em resposta a: #225254

Olá Conde.

Não, os meus Elvas não são de Mascarenhas. Mas a origem deve ser a mesma... Por acaso não sabe se são originários de Penamacor? Se forem, pode ser uma ajuda consultar o tópico que vai no link abaixo:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=146249

Cumprimentos,
Tomás d'Elvas Leitão

P.S:Falarei concerteza com o meu primo, Dr. Anacoreta Correia.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225311 | RTMEL | 01 abr 2009 22:45 | Em resposta a: #225258

Olá Maria,

Já tinha descoberto a referência ao meu trisavô, mas obrigado na mesma. Sim, tenho a certeza da existência do título, até porque nas referências ao meu tetravô aparece: «Agraciado com o título de Visconde da Silva Anacoreta por decreto datado
de 15.2.1906»

Cumprimentos,

Tomás d'Elvas Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Elvas Mascarenhas

#225317 | RTMEL | 01 abr 2009 23:19 | Em resposta a: #225310

Olá outra vez Conde,

Fui averiguar e descobri que afinal também sou descendente dos Elvas Mascarenhas mas por via bastante indirecta.
Como já disse, pode ser útil consultar o link http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=146249

Cumprimentos,
Tomás d'Elvas Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225323 | Luisa Castro | 02 abr 2009 01:57 | Em resposta a: #225311

Pode encontrar um fotografia do Visconde em http://www.gcs.pt/upload/viscondeanacoreta.jpg. Chamava-se Henrique de Carvalho Nunes da Silva Anacoreta e foi deputado de 1905-1906 e de 1908-1910. Dia 9 de Maio há um almoço de Anacoretas. Também vai? è uma boa altura para trocar informações sobre antepassados comuns!

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225328 | aeiou2 | 02 abr 2009 03:29 | Em resposta a: #225311

Bom dia!

Muito obrigada, é que andei à procura e nem no Geneall, há refereência a esse título
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225329 | aeiou2 | 02 abr 2009 03:34 | Em resposta a: #225323

Realmente o lapso foi meu, pois está referênciado no Geneall

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225341 | RTMEL | 02 abr 2009 10:27 | Em resposta a: #225323

Olá Luísa Castro,

Peço desculpa, mas não consegui abrir o link... Sim, na realidade o viscondato pertenceu ao meu tetravô e depois não ao meu trisavô, mas a um seu irmão (Henrique de Carvalho Nunes da Silva Anacoreta), que morreu sem descendência. Assim o título foi parar às mãos do meu trisavô (Carlos Nunes da Silva Anacoreta). Mas só que ele era republicano e, consequentemente, não utilizou o título, que acabou por cair no esquecimento.
Sim vou ao almoço de Anacoretas! Espero poder encontrar mais informações sobre o assunto.

Cumprimentos,
Tomás d'Elvas Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225342 | Conde | 02 abr 2009 10:39 | Em resposta a: #225310

São de Penamacor. Salvo erro Elvas de Abreu.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225345 | Luisa Castro | 02 abr 2009 11:07 | Em resposta a: #225341

Caro Tomás d'Elvas Leitão,

Trata-se do site do Governo Civil do Distrito de Santarém, na página referente à Cronologia de Governadores. O que acho estranho na fotografia é ser muito parecida (eu diria que é a mesma pessoa) com a que aparece no geneal em José Manuel da Silva Anacoreta, pai do Visconde. Ou pai e filho eram muito parecidos ou há erro num dos sites.

Por outro lado, tenho cópia de uma referência ao Visconde num livro do Conde de Castro e Solla no qual o Visconde da Silva Anachoreta é neto (e não filho) de José Manuel da Silva Anachoreta. O pai do Visconde parece ser, nesse livro, José Joaquim da Silva Anachoreta. A acreditar no livro, no Geneal pai e filho estão trocados.


Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225346 | RTMEL | 02 abr 2009 11:31 | Em resposta a: #225345

Cara Luísa Castro,

Sei que quem foi agraciado com o título de Visconde foi José Manuel da Silva Anacoreta, pai de Henrique e de Carlos da Silva Anacoreta. Passa-se que há dois indivíduos com esse nome (José Manuel da Silva Anacoreta): o pai e o filho de José Joaquim da Silva Anacoreta.
Assim, é verdade que o 1ºVisconde da Silva Anacoreta era filho de José Joaquim da Silva Anacoreta e neto do seu homónimo José Manuel da Silva Anacoreta. O título só depois passou para Henrique de Carvalho Nunes da Silva Anacoreta, aquando da morte do seu pai. Apesar disto, Henrique da Silva Anacoreta é frequentemente considerado o 1ºVisconde, visto que seu pai não manteve o título durante tempo suficiente para ser reconhecido no meio em que vivia.

Já consegui, visualizar a imagem. Na verdade pai e filho eram mesmo muito parecidos ou então, como diz (e deve ter razão), há um erro num dos sites.

Cumprimentos,

Tomás d'Elvas Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225352 | Luisa Castro | 02 abr 2009 12:46 | Em resposta a: #225346

Caro Tomás d'Elvas Leitão

Muito obrigada pelo esclarecimento! Assim entendo a referência. Caso queira uma cópia do extracto que falo posso enviá-la por email. Nele consta uma história engraçada sobre como José Manuel da Silva Anachoreta escapou, disfarçado, aos Miguelistas.

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#225377 | RTMEL | 02 abr 2009 17:59 | Em resposta a: #225352

Cara Luísa Castro.

Teria muito gosto em receber uma cópia do extracto. O meu mail está no link http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=225243#lista (faço assim só para não o repetir muitas vezes na Internet...).
Muito obrigado.

Cumprimentos,
Tomás d'Elvas Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Visconde da Silva Anacoreta

#276060 | F.Bernardo | 09 mai 2011 17:58 | Em resposta a: #225328

Caríssimos(as),

Estou a elaborar um trabalho que será levado à estampa brevemente sobre a vida e obra do 1° Visconde da Silva Anachoreta, Dr. Henrique de Carvalho Nunes da Silva Anachoreta.
Resido na Suíça o que me dificulta o acesso a fontes. Qualquer informação será bem vinda.
Contacto: faabernardo@msn.com

Antecipadamente grato,
F.Bernardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 22:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen