Ao Pedro França - AUCoimbra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Regiões

Ao Pedro França - AUCoimbra

#225304 | MLS | 01 abr 2009 22:18

Pedro França

Fiz-lhe o mesmo pedido noutro tópico e sei que se não tive resposta foi por impossibilidade da sua parte, ou porque não o leu. Assim, venho-lhe pedir novamente a sua ajuda. Será possível verificar se consta no AUC a naturalidade e filiação de Amador Ribeiro de Andrade que numa escritura feita a 15.3.1565 nomeou um procurador, por se encontrar ausente em Coimbra, onde era estudante?

Espero que me possa ajudar e desde já obrigada

Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#225313 | Pedro França | 01 abr 2009 22:50 | Em resposta a: #225304

Oi, Maria de Lourdes:

A sua mensagem, devo tê-la perdido de vista. Não tenho ideia de ter sido notificado para o meu mail.
Bom. Vou ver o que posso fazer apesar de o seu pedido dizer respeito a uma época muito crítica dada a falta de dados. Vamos lá...pode ser que...
Aguarde-me aqui.
Abraço.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#225320 | AAF | 01 abr 2009 23:39 | Em resposta a: #225313

Caro Pedro França,

Fico-lhe grato pelas últimas informações fornecidas em 13-02-2009, agradecimentos que já lhe tinha endereçado.

Abusando da sua paciência...

Crê que do livro de matrículas constará certidão de idade do Manuel Pires Querido Leal?

Relativamente ao segundo caso do Alberto de Sousa Pereira (nascido em Junho de 1911), uma vez que apenas foi perfilhado mais tarde, pode suceder que esteja inscrito como Alberto Pereira de Sousa (apurei que é nesta ordem que se encontra o seu assento de nascimento, pese embora sempre se tenha identificado pelo último apelido Pereira). Quando e se puder, agradecer-lhe-ia essa informação.

Mais uma vez obrigado.

Abraço
António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#225485 | Pedro França | 03 abr 2009 23:34 | Em resposta a: #225320

Caro António:

No verbete das matrículas (o qual só tem uma lançada a 01.10.1769 em Leis), Manuel Pires Querido Leal tem traz pai Dionísio Pires Querido Leal, natural do Rio de Janeiro.
Não há mais nada nos livros de matrículas senão o facto de naquele ano ele ter cumprido com o preceito de ter pago as duas propinas por cada semestre.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra

#236899 | pbrehm | 20 ago 2009 09:14 | Em resposta a: #225485

Caríssimo Pedro,

Antes de mais, espero estejas bem e de boa saúde. Pelo meu lado, apenas muito trabalho a reportar e, infelizmente, pouco tempo disponivel para as minhas investigações, pese embora continue a fazer interessantes progressos.

Escrevo-te pois descobri que no "Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra", Volume 23, (1958) a página 213, se encontra uma referência a um dos meus avoengos - António Gaudêncio da Silva Monteiro. No Google não consigo visualizar toda a página e na BN não consigo localizar a publicação, pelo que me lembrei talvez a conseguisses aí.

Se não te for incómodo e na medida da tua disponibilidade, ficar-te-ia muito grato se me pudesses dizer ou transcrever o que lá vem sobre este meu tetravô.

Um abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#236914 | Pedro França | 20 ago 2009 15:43 | Em resposta a: #236899

Caríssimo Paulo:

Estou em Évora, de férias. Vou controlando o meus mails graças a um espaço net gratuito, existente na Câmara Municipal de Évora, de onde estou a responder-te.
Poderei ver-te isso para a semana que vem, tá?
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#237329 | pbrehm | 25 ago 2009 09:15 | Em resposta a: #236914

Caríssimo Pedro,

Muito obrigado. Se não for abuso, procuro ainda informações sobre outro avoengo que sei passou pela UC, de seu nome João Pereira da Silva Barba ou João Felix Pereira da Silva Barba que terá nascido em 1709 em Leiria, filho de Martim Barba Correia Alardo e Maria Francisca Antónia Pereira da Silva. O que por aí conseguires, se e quando tiveres tempo, será muito bem vindo.

Obrigado e um abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#237355 | Pedro França | 25 ago 2009 15:33 | Em resposta a: #237329

Caro Paulo:

Estou em crer que esse teu avoengo já passou pelos pedidos que antes me fizeste, ou estarei enganado?
De toda a maneira, quando eu estiver por Coimbra vejo-te isso, tá?
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#237511 | ivrqku | 26 ago 2009 20:16 | Em resposta a: #237355

Caro Pedro
Precisava de uma pequena ajuda no ADUC para arvore genealogica.
Datas de nascimento, morte e casamento dos pais de :
Bento Marques - N: 11.11.1851 S.Jose Lavegadas - VNPoiares
e se possivel dos pais dos pais.
Cumprimentos
Jose Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#237997 | Pedro França | 01 set 2009 22:12 | Em resposta a: #237511

Caro Zé:

Então é assim:
- O Bento foi baptizado a 29.11.1851/f. 43v.-44, sendo ele de 18 dias, para o lugar da Mucela/S. José das Lavegadas.
Era filho de Joaquim Dias Fronhas e de Maria Marques; ele de Moura Morta e ela da Mucela, recebidos a 23.06.1851/f. 12, em S. José das Lavegadas.
Era neto patº de Joaquim Dias Fronhas, natural de Fronhas/S. Martinho da Cortiça, e de Maria do Espírito Santo, de Moura Morta.
Era neto matº de Manuel Marques e de Luísa Henriques; ele de Aldeia das Dez, e ela da Mucela/S. José das Lavegadas.

Agora, é assim: eu posso fazer-lhe a pesquisa que pretende mas tem de ser orçamentada porque tenho outros trabalhos prioritários e as buscas levam o seu tempo, tanto mais que implicam sair do concº de Vª N. de Poiares e entrar no de Arganil e no de Olivª do Hospital...
...Para já fica com o casamento dos pais.

Diga coisas para o meu email:
pedrofrancapin@netcabo.pt

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Paulo Brehm

#238002 | Pedro França | 01 set 2009 22:45 | Em resposta a: #237355

Caro Paulo:

Continuamos na mesma:
- Não encontro esse teu antepassado nos verbetes. A solução é apontares-me anos prováveis de passagem pela Universidade (e curso) para reconstituir o processo. Pode ser que o verbete exista mas com outro nome de entrada ou que o mesmo se tenha extraviado.
Quanto ao teu antepasssado António Gaudêncio da Silva Monteiro tenho a dizer que se torna complicado fazer pesquisa fora do AUC. Teria de me deslocar à BGUC e, no tempo presente, uma vez que estive parado cerca de um mês à conta das férias a que tenho direito, tenho de acelerar os trabalhos que tenho em mãos a partir do ponto em que os deixei, pois esses são trabalhos orçamentados.
Diz coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238300 | Ctassi | 06 set 2009 01:51 | Em resposta a: #225304

RE: Arquivo da Universidade de Coimbra 27-06-2009, 15:12
Autor: Ctassi [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Sr. Pedro França

Reintero o meu pedido feito em 27/06/2009.
Preciso de sua ajuda para localizar os dados pessoais de meu antepassado que estudou na Universidade de Coimbra.
O nome dele é MARIANO JOSÉ DE BRITO LIMA.
Nasceu no Rio de Janeiro, filho de Antonio Aniceto de Brito Lima, de Vila Nova de Cerveira, e de Anastácia Isabel de Campos Esteves da Camara, do Rio de Janeiro. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1807.
Nos Anais da Biblioteca Nacional, aqui no Rio de Janeiro, encontrei as seguintes informações:
Estudante Brasileiro na Universidade de Coimbra: Matemática 15-X-1799 (obg). Filosofia 16-X-1799 (obg) . Direito 2-X-1801. Em relação aos estudos dele, estas são as informações que possuo.
Consegui aqui no Brasil, as certidões de casamento e de óbito, mas falta a de nascimento. A minha dúvida e sobre a data certa em que ele nasceu, e a sua filiação, pois na certidão de casamento diz que ele era filho de Antonio Aniceto de Brito Lima e de Anastácia Isabel de Campos Esteves da Câmara. Consegui o inventário de Anastácia Isabel, datado de 1805, e nele não consta o Mariano como seu filho e herdeiro, falam de outros filhos, mas dele não.
Assim sendo, a única opção que eu tenho para averiguar a filiação correta dele, seria nos documentos aí de Portugal, já que a Universidade de Coimbra tem o registro de matrícula de todos os seus estudantes.
Aguardo ansiosamente uma resposta
Claudia Tassi

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238441 | Pedro França | 08 set 2009 11:17 | Em resposta a: #238300

Cara Cláudia:

Não sei se já respondi às suas dúvidas antes mas, aproveitando o facto de estar aqui agora no AUC, ao abrir esta página tropecei no seu pedido. Fui consultar os verbetes dos estudantes da UC e o nome do pai é o que consta do texto da sua mensagem: António Aniceto de Brito Lima, tal e qual.
Diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - AUCoimbra

#238446 | chartri | 08 set 2009 14:28 | Em resposta a: #238441

Caro Pedro

Tenho estado á volta da autoria de um manuscrito chamado "O Couseiro ou Memórias do Bispado de Coimbra". Manuscrito com 400 anos e que foi editado nos finais do sec XIX.
Julgo que o segundo autor tera sido o Deão da Sé de Leiria Simão da Rosa Guerra.

"Sabemos que o Dr. Simão da Rosa Guerra, é filho de Tomé Rosa e de Isabel Esteves. Seu pai “servia de alferes e capitão em Leiria” e era “homem nobre que vivia á Lei da Nobreza e vivia da sua fazenda” . Era neto paterno de Pedro Esteves da Rosa e de Isabel Gonçalves e materno de Gil Antunes e Leonor Esteves, todos naturais e moradores em Leiria ou seu termo . Obtivemos estas informações de um inquérito de “limpeza de sangue e de geração” realizado em 1651, para que o Deão Dr. Simão da Rosa Guerra “servisse o Santo Ofício em Leiria no cargo de Concessionário, dado que o lugar se encontrava vago pela morte do Dr. João Galvão Botelho, mestre de escola”.
O Deão Dr. Simão da Rosa Guerra morreu a 12 de Julho de 1662 ficando sepultado na Sé de Leiria . Sua mãe, viúva, vivia ainda em 1651 , pelo que podemos assim calcular que do Deão Simão da Rosa Guerra não poderia ser seu “tempo o anno de 1605”. Não poderia igualmente ter vivido “nesse ano de 1605”, pois se matriculou no “Instituta” a 7 de Outubro de 1638 e esteve na Universidade de Coimbra até 1645, tendo obtido o Bacharelato a 19 de Maio de 1643 , e licenciado em Cânones a 27 de Maio de 1645, pelo que terá nascido por volta de 1620 (?)".

Ele esta nas fichas da Universidade de Coimbra como Simão da Rosa.O Guerra deve ele ter acrescentado pois havia em Coimbra um outro com o mesmo nome.

Mas o que lhe pedia era ver se existe ficha dele como ordenado ou ordenando. Andei a procura, em Agosto no Arquivo (arranjei uns dias de ferias para apanhar calor na sua cidade), de um Simão da Rosa Guerra mas esqueci-me de ver se havia um Simão da Rosa.

Gostava de ter datas, para melhor definir, ou precisar, a data de nascimento do Simão da Rosa. No fundo é o que me falta. Julgo que um Deão da Sé de Leiria devia ser padre. Não acha?
Poderia o meu amigo dar "uma espiada" no processo dele... se existir.
Cumprimentos amigos e os agradecimentos antecipados
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238450 | Pedro França | 08 set 2009 15:41 | Em resposta a: #238446

Caro Ricardo:

Estou precisamente no AUC e não há nenhum Simão da Rosa entre os ordinandos. O Simão da Rosa, como já teve ocasião de verificar, formou-se em Cânones na UC.
Localizei para 1778, Leiria, um processo D.G. de dois irmãos de apelido Pereira Costa Guerra.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238451 | chartri | 08 set 2009 16:22 | Em resposta a: #238450

Caro Pedro

Que eficiência. Resposta imediata...
Muito obrigado

De resto ele era chamado de Deão e nunca de Padre. Seria-o, eu não sei. Tenho de ver se um Deão podia não ser padre no século XVII.

Claro que os dois irmãos Pereira da Costa Guerra já são meus conhecidos. Um deles é meu 7º tio avô.

Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - AUCoimbra

#238453 | Lourval | 08 set 2009 16:46 | Em resposta a: #238450

Caro Pedro França,

Pelos anos de 1630, temos os irmãos, padres, António Vaz e Manuel Vaz. António Vaz atuava em Penela (Cumeeira) e Manuel Vaz, em Castelo Viegas. Será que temos os processos deles?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238462 | joseccouto | 08 set 2009 18:41 | Em resposta a: #238453

Caro Sr. Pedro França:

Se for possível, gostaria que me informasse se existe algum registo no AUC, sobre um Alberto de Sousa Magalhães, que terá frequentado a UC em 1866 (+/-). Seria natural do Porto e filho de João José de Sousa Magalhães.
Em caso afirmativo gostaria de conhecer os seus dados biográficos.

Com os melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238470 | IsabelFont | 08 set 2009 20:01 | Em resposta a: #225313

Cao Confrade
Pedro França,

Encontrei no google books uma referência a Francisco de Sousa Teixeira (colateral da minha família que estou tentado investigar, do lado de meu actual marido) e que consta no Anuário da Universidade de Coimbra editado em 1881, no de 1882 e no de 1883, a páginas 143, 159 e 165 respectivamente, filho de um José de Sousa Teixeira, que eu acho que é o bisavô de meu marido, natural de Inhambane - Moçambique.
Será que é possíve descobrir a matrícula deste Francisco, filiação e os mais dados que puder?

Ficar-lhe-ei muito grata.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238487 | FBrito | 08 set 2009 22:42 | Em resposta a: #238450

Caro Pedro França,

Será possível pedir-lhe que me verifique no AUC se existem 3 processos de leitura de bachareis relativos a antepassados meus?
Se vir que tem disponibilidade eu, logo que responda à mensagem, envio-lhe os dados das pessoas em questão.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238516 | Pedro França | 09 set 2009 01:36 | Em resposta a: #238487

Caro Francisco:

Processos de leitura de bacharéis existem na T.T..
O que eu posso ver-lhe no AUC é se esses seus antepassados frequentaram a UC e se há referência a seu respeito em verbete ou certidão de idade.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#238544 | FBrito | 09 set 2009 11:06 | Em resposta a: #238516

Caro Pedro França,

Estava convencido que também existiam esses processos na UC, mas o que gostaria de saber era se os meus antepassados frequentaram a Universidade de Coimbra por isso, se não se importar, vou-lhe deixar os dados sobre as pessoas que penso que podem ter frequentado a UC.

1º - Francisco José Teixeira (também conhecido por Francisco José Teixeira Bastos), nasceu em Celorico de Basto c. de 1785

2º - João Joaquim de Oliveira Bastos, natural de Guimarães, nascido a 7/08/1851

3º - António Joaquim de Oliveira Bastos, natural de Guimarães, nascido a 24/02/1854



Agradeço desde já a sua disponibilidade.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#238563 | Conde | 09 set 2009 13:56 | Em resposta a: #237329

Este Senhor tem processo de genere no ANTT creio que de F.S.O.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Para o Paulo Brehm

#238691 | pbrehm | 10 set 2009 18:45 | Em resposta a: #238002

Caro Pedro,

Obrigado pelo esforço (repetido, reconheço.. a idade não perdoa).

Vou consultar a habilitação à Ordem de Malta, de que tenho cópia, e mal possa te darei os anos em que passou por Coimbra.

Quanto ao Boletim, agradeço-te a franqueza, embora não me surpreenda. Deixo para "segundas nupcias", quem sabe numa qualquer ocasião que até à Figueira não consigo tirar tempo para dar um salto a Coimbra e ir eu mesmo à BGUC. (e se possível, para um café contigo).

Num outro tema, diz-me por favor se te é fácil aceder aos seguintes documentos que julgo estarão aí mesmo:

*Auc, Actos e Graus, vol. 18, IV/I-D, 1,1,18, 3º caderno, fl. 65, e Actos e Graus, vol. 19, IV/I-D, 1,1,19, 2º caderno, fl. 41 v.

Referem-se a outro avoengo, D. Pedro da Silva Sampaio e gostava de saber que informação contêm, de cariz genealógico ou biográfico.

Sem pressas e obviamente sem prioridades, se e quando tiveres algum tempo.

Um abraço amigo,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#238693 | pbrehm | 10 set 2009 18:49 | Em resposta a: #238563

Caríssimo Confrade Conde,

Muito obrigado pela dica, irei investigar nesse sentido.

Cumprimentos,
PB

P.S. Por curiosidade, posso saber quem está por detrás deste nick, sabendo que partilhamos alguns avoengos?

Resposta

Link directo:

RE: Para o Paulo Brehm

#238710 | Pedro França | 10 set 2009 22:47 | Em resposta a: #238691

Caro Paulo:

Nos actos e graus apenas vem o nome do pai (e nem sempre foi assim), a data e a disciplina ou ano sujeita/o a exame e o resultado final. Mais nada. Há assinaturas por vezes, ou referência ao lente examinador.
Espero ter respondido à tua questão. Se houver certidão de idade, depois de 1772...
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimb

#238743 | Conde | 11 set 2009 10:54 | Em resposta a: #238693

Caro Primo:
Tal como o romeiro, não sou ninguem.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#239875 | IsabelFont | 22 set 2009 12:21 | Em resposta a: #238516

Cao Confrade
Pedro França,

RENOVO o meu pedido anterior que talvez não tenha visto.

Encontrei no google books uma referência a Francisco de Sousa Teixeira (colateral da minha família que estou tentado investigar, do lado de meu actual marido) e que consta no Anuário da Universidade de Coimbra editado em 1881, no de 1882 e no de 1883, a páginas 143, 159 e 165 respectivamente, filho de um José de Sousa Teixeira, que eu acho que é o bisavô de meu marido, natural de Inhambane - Moçambique.
Será que é possíve descobrir a matrícula deste Francisco, filiação e os mais dados que puder?

Ficar-lhe-ei muito grata.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240435 | Pedro França | 27 set 2009 17:59 | Em resposta a: #239875

Cara Maria Isabel:

Então é assim:
- Localizei alguns Francisco José Teixeira (Bastos) mas nenhum de Celorico de Basto, nem localizei o João Joaquim Oliveira Bastos nem o António Joaquim de Oliveira Bastos.
Agora: encontrei sim, o verbete de um João Joaquim Costa de Oliveira Bastos, de Guimarães, filho de um João Joaquim de Oliveira Bastos que andou em Direito, para 1912.
Interessa-lhe?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#240436 | Pedro França | 27 set 2009 18:02 | Em resposta a: #238544

Caro Francisco:

Por lapso esta mensagem seguiu também como resposta à Maria Isabel o que é erro.

Então é assim:
- Localizei alguns Francisco José Teixeira (Bastos) mas nenhum de Celorico de Basto, nem localizei o João Joaquim Oliveira Bastos nem o António Joaquim de Oliveira Bastos.
Agora: encontrei sim, o verbete de um João Joaquim Costa de Oliveira Bastos, de Guimarães, filho de um João Joaquim de Oliveira Bastos que andou em Direito, para 1912.
Interessa-lhe?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#240450 | FBrito | 27 set 2009 21:47 | Em resposta a: #240436

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela sua ajuda.

O João Joaquim da Costa de Oliveira Bastos que localizou é filho do João Joaquim de Oliveira Bastos sobre o qual lhe pedi informações. Quanto ao João Joaquim Costa de Oliveira Bastos já sabia que se tinha licenciado em direito na Universidade de Coimbra, contudo se nesse verbete estiverem informações quanto às datas em que tirou o curso ou em relação a algum aspecto da sua vida universitária estou interessado em obter essas informações.

Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda.

Abraço,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240451 | chartri | 27 set 2009 22:29 | Em resposta a: #240435

Meu caro Pedro França
Tenho uns antepassados de Ansião cujo nome é Manuel Freire de S. Lázaro e um outro António Freire de S. Bento, cujo pai é Lazaro Freire e Maria Luisa.
Bom o António Freire de S. Bento foi padre nos finais do sec XVII e inícios do século XVIII. Será que existirá inquérito de génere ou habilitação dele ? O nome deve ser António Freire e será de Ansião
Fico-lhe agradecido pelo que encontrar
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: O Manuel freire de S. Lázaro, casou e foi o pai de dois conhecidos prof da Univ de Coimbra o Pe Dr. António Soares Barbosa e o Pe Dr Jerónimo Soares Barbosa. Mas o António Soares Barbosa adoptou igualmente o nome de António Freire de S. Lázaro de Soares Barbosa.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240454 | Pedro França | 27 set 2009 23:04 | Em resposta a: #240451

Caro Ricardo:

Esqueceu-se do célebre jurisconsulto e lente da UC no tempo do marquês de Pombal - Pascoal José de Melo Freire dos Reis - patrono da escola B e S onde lecciono, em Ansião?
Esses processos estão no AUC, eu sei, porque já me passaram pelas mãos.
Para a semana tenciono ir ao AUC como de costume. Depois digo alguma coisa para aqui. Tá?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240459 | chartri | 27 set 2009 23:34 | Em resposta a: #240454

Caro Pedro
O António e o Jerónimo Soares Barbosa são meus 5º tio-avôs (como sabe são relembrados em Ansião com nome de uma rua e de uma antiga escola).
Espanta-me que o pai deles, e parece que um tio, eram Freire de S. Lázaro, ou Freire São Bento. Agora aponta-me um Freire dos Reis.
Que é que acontecia a essa gente pois usavam este tipo de apelidos...

Cá fico á espera das indicações que me trouxer aqui
Um abraço amigo
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: Encontrei uma homenagem ao Pascoal José de Melo dos Reis em : http://purl.pt/6817, que deve conhecer

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240559 | IsabelFont | 28 set 2009 21:06 | Em resposta a: #240435

Caro Pedro França,

Aproveitando o engano, lhe peço por favor não se esqueça do meu assunto, acima exposto: Francisco de Sousa Teixeira.

Obrigada pela atenção.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#240635 | abribas | 29 set 2009 17:15 | Em resposta a: #225313

Caro Pedro França,
Venho novamente solicitar, se possível, a sua preciosa ajuda no AUC:

Tenho um avô, Manuel Joaquim Marques de Carvalho, nascido cerca de 1790, médico, natural de Vouzela, que casou com Maria da Assumpção e de quem teve pelo menos um filho cerca de 1815 em Vouzela, Joaquim Marques de Carvalho.

Será que Manuel Joaquim Marques de Carvalho se formou em Medicina em Coimbra, e aí existirá mais informação?

Em 1813 já seria medico, conforme se pode ler em http://books.google.com.br/books?id=CAEwAAAAYAAJ&pg=PT350&dq=%22Manoel+joaquim+marques+de+carvalho%22&hl=pt-PT#v=onepage&q=%22Manoel%20joaquim%20marques%20de%20carvalho%22&f=false

Antecipadamente grato, cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#240895 | Pedro França | 02 out 2009 00:34 | Em resposta a: #240635

Caro António:

Estive a percorrer os verbetes dos estudantes da UC e não localizei ninguém com esse nome.
Como o confrade diz que ele seguiu Medicina, é muito provável que tenha frequentado a Escola Médico-Cirúrgica do Porto.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240898 | Pedro França | 02 out 2009 00:40 | Em resposta a: #240559

Cara Maria Isabel:

Localizei o seu Francisco Sousa Teixeira, natural de Inhambane (Moçambique), filho de José Sousa Teixeira.
Foi bacharel (16.07.1883) e Bacharel Formado (03.07.1884) em Direito.
Não procurei se tinha certidão de idade porque tive um dia sobrecarregado de trabalho.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240901 | Pedro França | 02 out 2009 00:49 | Em resposta a: #240459

Caro Ricardo:

Existe sim, o verbete de António Freire de S. Bento, para Ansião, De Genere (1735) e um verbete de justificação de premissas de breve apostólico (1737). A caixa é a nº 113.
Não tive tempo de consultar o respectivo processo. Quer?
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#240902 | Pedro França | 02 out 2009 00:55 | Em resposta a: #240450

Caro Francisco:

No verbete estão assinaladas as cadeiras a que fez exame para concluir o curso, desde a 8ª à 19ª cadeira (esta última ele teve de a repetir porque reprovou na 1ª vez). A classificação obtida, a indicação do livro e folha onde foi lançado o resultado do exame está tudo referido no verbete. Só não vem o grau académico com que terminou o curso de Direito.
O verbete só traz mais a naturalidade (Guimarães) e o nome do pai (João Joaquim de Oliveira Bastos).
Não perguntei pela certidão de idade.
Um abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#240909 | abribas | 02 out 2009 08:43 | Em resposta a: #240895

Caro Pedro França:
Muito obrigado por mais esta consulta!
Com um abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240914 | chartri | 02 out 2009 10:38 | Em resposta a: #240901

Caro Pedro

Um muito obrigado.
Não perca mais tempo... Vou pedir cópia ao Arquivo com esta sua indicação

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#240975 | IsabelFont | 02 out 2009 17:59 | Em resposta a: #240898

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela sua informação.

No entanto, numa nova oportunidade se conseguir localizar a certidão de idade agradeço muitíssimo, já que tenho nos meus dados um Francisco de Sousa Teixeira filho de José de Sousa Teixeira, nascido cerca de 1862. Pode ser o mesmo, mas para isso convinha-me confirmar a idade e os Pais, já que em Moçambique era natural haver na família mais do que um casamento ou filhos de outra mulher!

Como calculará é difícil e até agora não consegui obter assentos de baptismo em Moçambique.

Fico pois a aguardar, se tiver hipótese de rever o assunto.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#241168 | FBrito | 05 out 2009 15:00 | Em resposta a: #240902

Caro Pedro França,

Antes de mais as minhas desculpas pela demora na resposta à sua mensagem. Muitíssimo obrigado pela pesquisa que fez e pelas informações que me transmitiu.

Abraço,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#241325 | gsp | 07 out 2009 16:08 | Em resposta a: #241168

Caro Pedro França,

Pela segunda vez venho abusar da sua generosidade e conhecimento.
Estou à procura da certidão de nascimento de Ana Saraiva Machado, nascida em Tentúgal cerca 1836 (terá casado com 25 anos em 1861), filha do José Joaquim Machado e de Joana Rita Pereira de Melo. Infelizmente o etombo ainda não tem os microfilmes de Tentúgal.
Caso me possa ajudar, ficar-lhe-ei muito grato.
Atenciosamente,
gonçalo abreu

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#241331 | FBrito | 07 out 2009 16:58 | Em resposta a: #241325

Caro Gonçalo Abreu,

Por engano esta mensagem veio parar ao meu e-mail, pelo que lhe sugiro que a volte a enviar (respondendo a uma mensagem de Pedro França) visto que, caso contrário, é provável que Pedro França não veja esta mensagem...

Cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#241362 | Pedro França | 07 out 2009 22:18 | Em resposta a: #240975

Cara Maria Isabel:

Então é assim:
- Certidão de Idade nº 160, Lº LVIII, 1º ano de Direito de 1879-80:
- - Francisco de Sousa Teixeira foi baptº a 01.01.1859 na Igreja Paroquial de Nossa Srª da Conceição da então vila de Inhambana (Moçambique), tendo aí nascido a 05.04.1858.
Era filho legítimo de José de Sousa Teixeira e de D. Augusta Carolina Fornasini, naturais dessa vila.
Era neto patº de Francisco Sousa Teixeira, já falecido em 1859 e de D. Albertina dos Santos Pinto, naturais da dita vila.
Era neto matº de Carlos António Fornasini, natural de Bolonha (de Itália), estabelecido em Inhambane e naturalizado português, e de D. Albertina Gonçalves Damas, viúva na altura, natural de Inhambane.
Padrinhos: João António Fornasini, solteiro e D. Carolina Cândida da Fonseca Loforte, solteira, ambos da dita vila naturais.
E é isto o que posso dizer a respeito. Parece que não vai ser fácil estabelecer a ligação com os demais Sousa Teixeira já que estavam radicados em Inhambane, por gerações.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#241373 | LProjecto | 07 out 2009 23:53 | Em resposta a: #241362

Caro Pedro França

Recorro, mais uma vez, à sua ajuda para lhe pedir o favor de verificar, caso seja possível e se não implicar grande maçada, o que consta no ADC sobre o Rev. Pe. João Ribeiro Amado (ou só João Ribeiro), n. 3.5.1729 em Sobreira Formosa, filho de Manuel Ribeiro, n. Sertã, e de Maria Vaz, n. Sobreira Formosa, neto paterno de Manuel Pires e de Maria Ribeiro, neto materno de Diogo Rodrigues e de Maria Fernandes Vaz.

Suponho que se tenha formado na Universidade de Coimbra, provavelmente entre 1749 e 1760.

A minha curiosidade prende-se, sobretudo, com a origem do apelido "Amado" com o qual é mencionado em vários assentos, embora no seu processo de ordenação não seja esclarecedor em relação a esse aspecto. Sabe-se, todavia, que a Sertã era concelho limítrofe com a Pampilhosa da Serra - onde abundavam "Amados".

Os pais casaram em 1715, pelo que tenho alguma esperança que o assento de casamento dos avós paternos (Manuel Pires e Maria Ribeiro), que deverá ter acontecido na Sertã em data anterior a 1695, possa desvendar a origem de tal apelido, podendo também dar-se o caso de surgir alguma informação adicional na documentação relativa à sua passagem pela UC.

Não tenho qualquer urgência neste assunto e saberei esperar o tempo que for necessário.

Antecipadamente grato.
Abraço
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#241571 | IsabelFont | 09 out 2009 23:45 | Em resposta a: #241362

Caro Pedro França,

Muitíssimo obrigada. Toda a informação ácerca de Pais e avós é coincidente, felizmente!

O problema é que já tinha um outro Francisco de Sousa Teixeira, nascido em 1862! Não sei como descalçar esta bota!
Pois realmente não vai ser nada fácil, pois não consigo contactos em Moçambique, nem em Maputo nem em Inhambane!

Tudo o que tenho obtido tem sido de pessoas que lá vão e fotografam as campas das pessoas no cemiitério e que têm alguma informação!
Não sei bem como sair desta.

Cumprimentos e mais uma vez muito obrigada.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253099 | jpro | 13 abr 2010 20:11 | Em resposta a: #241571

Caro Pedro França

Se for oportuno muito lhe agradeço o seguinte favor:
Na pesquisa de uma linha familiar encalhei em Manuel de Albuquerque, de Moimenta Maceira Dão, casado com Maria da Costa.
Este casal teve vários filhos, um dos quais também com o nome de Manuel de Albuquerque.
No registo de casamento deste último, ocorrido em Currelos / Carregal do Sal / Viseu, aos 22.06.1707, o noivo é mencionado como estudante.
O que preciso de saber é se houve matrícula na Universidade de Coimbra e, em caso afirmativo, informação dos dados que existam no respectivo processo.
Muito grato pela atenção dispensada
Cordialmente
José Rocha Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253104 | mpra | 13 abr 2010 21:22 | Em resposta a: #253099

Caros confrades

Será que alguém me pode dizer como é que se acede aos registos de alunos na UC durante o século XVIII sem ter de ir ao AUC? Procuro um Francisco de Salles Branco Pinel, desembargador no Porto e corregedor da comarca de Coimbra. Seria formado em leis? É especialmente importante descobrir de onde era natural. Desde já agradeço quaisquer informações sobre como consultar o arquivo ou relativa a este senhor.

Cumprimentos
Manuel A.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253106 | tmacedo | 13 abr 2010 21:34 | Em resposta a: #253104

Caro Manuel A.:

Se foi desembargador tem o processo da leitura de bachareis no ANTT: Francisco de Sales Branco Pinhel, ano 1750, maço 8, n.º 29. Os processos, por norma, têm cópia do registo de nasciment e inquirição de testemunhas onde são referidos os pais e avòs e suas naturalidades. Com esta cota contacte o ANTT.

Cumpriemntos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253107 | mpra | 13 abr 2010 21:47 | Em resposta a: #253106

Caro António Taveira

Muitíssimo obrigado pelas informações!

Cumprimentos
Manuel Apóstolo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253122 | IsabelFont | 14 abr 2010 01:33 | Em resposta a: #253099

Caro confrade
José Rocha de Oliveira,

Penso que se enganou a o "post" veio-me parar a mim - Maria Isabel - e não ao confrade Pedro França.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253207 | jpro | 15 abr 2010 22:08 | Em resposta a: #253122

Cara Maria Isabel

Claro que me enganei!... Muitíssimo obrigado pelo reparo.

Cumprimentos
José Rocha de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#253337 | nfpdesousa | 18 abr 2010 22:15 | Em resposta a: #253207

Caro Pedro França

Venho mais uma vez solicitar a sua ajuda, pedindo para que dentro da sua disponibilidade verifique no AUC/ADC que tão bem conhece, o que consta sobre o Rev. Pe. Domingos Filipe, da freguesia de Perosinho que pertencia ao Real Mosteiro de Grijó.

Domingos Filipe nasceu na freguesia de Perosinho entre 1690/1700, surgindo em 1732 como Padre, provavelmente na mesma. Era Filho de Manuel Gonçalves e Ana Filipe que se casaram em Perosinho em 28-04-1689.

Agradeço desde já,

Nuno Filipe Pinto de Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#254607 | mosorio | 12 mai 2010 18:03 | Em resposta a: #240898

Prezado Dr. Pedro França


Peço ajuda , se possível, na AU de Coimbra com a finalidade de clarificar a paternidade do Cónego Gregório Nazianzeno de Medina e Vasconcelos. Nasceu no Funchal em 09 .03.1788 e faleceu em 1858, formou-se em leis na Universidade de Coimbra.O Elucidário Madeirense diz que era filho de Teodoro Félix de Medina e Vasconcelos e de sua mulher Ana Joaquina Rosa. O genealogista João Cabral do Nascimento ,autor dos Medinas da Ilha da Madeira diz que não, que seu pai era Pedro Higino de Vasconcelos( irmão de Teodoro Félix) e de Ana Joaquina Rosa , que a confusão foi gerada pela coincidência de nomes das respectivas mães.
Grata

Atenciosamente

Maria Emília de Castro Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#254618 | Pedro França | 12 mai 2010 22:59 | Em resposta a: #254607

Cara Mª Emília:

Sim, é possível ver-lhe isso. Vamos lá a ver se para a semana que vem ou a outra porque esta semana tenho reunião 4ª feira à tarde e 5ª tenho uma visita de estudo de que sou o principal responsável porque a História vai estar lá em pleno..., não posso fugir.
Dá para esperar este meio tempo?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#254621 | mosorio | 12 mai 2010 23:24 | Em resposta a: #254618

Caro Pedro França:

Claro que sim, não há pressa, sei que tem muitos compromissos.
Muito obrigada pela disponibilidade .

Retribuo o abraço

Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#255863 | LSV | 02 jun 2010 17:58 | Em resposta a: #254618

Caro Pedro França

Cá venho eu com mais um pedido que me atenderá se lhe for possível.
O que procuro é uma habilitação de genere para padre. Não sei se terá acesso a esses ficheiros também aí na Universidade de Coimbra.
Trata-se de Manuel de Figueiredo (ou Figueiredo de Bastos, ou Bastos de Figueiredo), que foi padre e morador em Coelhoso, termo de Tondela, Castelões. Não sei se ele é daí natural mas penso que sim, e se o não for será de Janardo (Guardão) ou arredor, ou ainda da freguesia de Barreiro de Besteiros, mas sempre no concelho de Tondela.
Os únicos dados de que disponho é que terá nascido por volta de 1620 e tal / 1630, um pouco antes ou um pouco depois, que morreu a 18.11.1696 em Coelhoso e que sua mãe se chamou Eulália de Bastos. Do pai nada sei.
Se não tiver acesso às habilitações de genere, veja se puder, nas matriculas em ordens menores.
Anteciapadamente agradecido.
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#255881 | ledinha | 02 jun 2010 22:32 | Em resposta a: #255863

Ao Sr. Pedro Framça

Caro Senhor

Venho solicitar sua ajuda para conseguir dados de Joaquim Damasceno Da Rocha. Infelizmente sei pouqíssimo sobre ele. Posso afirmar que em 1860, já vivia no Brasil, no estado do rio de Janeiro, já com familia constituida. É muito dificil? se não for possivel, entenderei perfeitamente. Trata-se de um trisavô, do qual tenho estado a procurar quaisquer dados. Há poucos dias um familiar informou-me que poderia conseguir alguma coisa no AU Coimbra.

Agradeço muito qualquer informação.

Cumprimentos

Leda

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#255885 | coviantiga | 02 jun 2010 23:11 | Em resposta a: #254618

Caro Senhor Pedro França

Há imenso tempo que vejo o "pai" que é ,de inúmeras pesquisas, sempre pronto a ajudar .Se der muito trabalho o que peço, esqueça , Se houver algum ficheiro , e não forem muitos, talvez me pudesse ajudar.
A minha família é Paes do Amaral ligada à Casa da Anadia .
Porém é um ramo que veio para Alpedrinha que está estraordináriamente complicado ligar com a Anadia, pois existem registos paroquiais de Santiago de Cassurrães em mãos de um particular e não consigo pesquisar .
Porém no princípio das pesquisas, avancei uma quantidade de ascendentes , justamente porque encontrei 1 Paes do Amaral que se tinha formado em Coimbra e desse , com pais e datas, foi rápido "recuar".
O que desejava saber é se haveria algum PAES DO AMARAL desde 1813 a 1700 que fosse de Alpedrinha, Fundão, enfim Beira Baixa., que tivesse frequentado a Universidade.
ISTO SÓ SE NÃO DER MUITO TRABALHO, E HOUVER FICHEIRO COM NOMES (Paes do Amaral ESTARÃO TODOS JUNTOS) E SE DISSER DE ONDE SÃO.De resto seria até inviável.
De toda a maneira os meus agradecimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#256024 | coviantiga | 06 jun 2010 01:29 | Em resposta a: #255885

Caro Pedro
Acho que começaram outro tema , vou tentar que fiquem perto, pois às vezes não somos notificados
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#257660 | pmcoimbra | 01 jul 2010 16:44 | Em resposta a: #254618

Caro Pedro França,

Peço desculpa por o incomodar de novo por este meio. Queria perguntar-lhe se seria possível consultar-me dois nomes que encontrei nas Leituras de Bacharéis. São eles:

- Luís de Azevedo e Faria, que aparece como Bacharel em 1681.
e
- Nicolau de Faria e Azevedo, que aparece como Bacharel em 1689.

O objectivo era verificar se eles eram irmãos, filhos de Nicolau de Faria e Azevedo e Catarina Cerveira de Magalhães (se possível saber os nomes dos avós, que desconheço), se eram ambos naturais da mesma freguesia (se forem os que eu procuro, serão naturais de Avintes, Vila Nova de Gaia) e qual a área em que se teriam formado (talvez Leis?). O pai era Licenciado, mas também ainda não consegui descobrir em quê.

Desde já grato,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#260439 | Jpteixeira | 13 ago 2010 13:11 | Em resposta a: #254618

Caro Pedro França:

Venho, mais uma vez, solicitar os seus bons préstimos. Desta vez pretendia saber a data de matrícula (bem como tudo o que constar) de Silvestre José Falcão de Sousa Pereira de Berredo (n. em Casto Marim em 1866), no curso de Medicina da Universidade de Coimbra. Julgo que será entre 1887 e 1889, mas gostaria de saber a data exacta.
Como dados de filiação tenho os seguintes:
Pais: Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo e Rita Sebastiana Cabreira Celorico Drago.

Saliento, ainda, que aquele distinto Médico foi Ministro do Interior, tendo falecido na data de 18-03-1927.

Antecipadamente grato.
Um abraço
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#260444 | Pedro França | 13 ago 2010 16:00 | Em resposta a: #260439

Caro Júlio:

Agora estou de férias na planície alentejana.
Dá para esperar pelo meu regresso lá para o fim do mês?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#260465 | Jpteixeira | 13 ago 2010 23:10 | Em resposta a: #260444

Caro Pedro:

Mais uma vez muito obrigado pela deferência.
Claro que sim, que esperarei pela resposta assim que o Pedro puder. Aproveite bem a calma e os bons ares da planície alentejana, fugindo ao bulício da vida citadina da Luso-Atenas.
Até lá, continuação de boas férias.

Um abraço.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#261456 | chartri | 02 set 2010 22:51 | Em resposta a: #260444

Caro Pedro França
Julgando já retornado das planices alentejanas e se passar pelo Arquivo será que me poderá verificar de José de Sousa Birne (ou Byrne) (1869 - 1930) filho de José Gomes Byrne, de Maceira (Leiria) se formou em Coimbra e em quê?

A família diz que ele era médico, mas ele foi tesoureiro na Confraria / Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré (no Sítio), e não estou a ver um médico "tesoureiro", se bem que deveria ganhar bem mais nessas funções de que como médico.

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#261605 | Pedro França | 06 set 2010 10:43 | Em resposta a: #261456

Oi, Riicardo:

Não há nada a entrar em Birne ou Byrne. Só se ele se formou na Escola Médico-Cirúrgica do Porto...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#261607 | chartri | 06 set 2010 11:50 | Em resposta a: #261605

Caro Pedro
Muito obrigado, por mais esta ajuda na Lusa Atenas.
Julgo que tal confirma as minhas suposições. Diz a família que ele seria médico, mas nunca me pareceu, pois foi tesoureiro da Casa/Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, até 1911, quando foi demitido. Não estou a ver um médico, naquela época, tesoureiro, até porque a Confraria tinha lugares para médicos, Depois entra na política numa pequena freguesia (Maceira/Leiria) de onde era natural.

Claro que poderá se ter formado na Escola Médico-Cirúrgica do Porto... e não exercer
Um abraço amigo ao sempre prestável Pedro França
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#266064 | Jpteixeira | 29 nov 2010 19:33 | Em resposta a: #260444

Caro Pedro França:

Pedi-lhe, em tempos, a sua colaboração para localizar a data de matrícula (bem como tudo o que constar) de Silvestre José Falcão de Sousa Pereira de Berredo (n. em Casto Marim em 1866), no curso de Medicina da Universidade de Coimbra.
Certamente que, por motivos dos seus afazeres profissionais (e dos múltiplos pedidos!), não lhe foi possível prestar tal colaboração. Também não insisti, sabendo que o tempo que dispõe é muito pouco para a sua investigação.
Porém, necessito mesmo de tais dados e sem ter outra possibilidade de os obter, venho recorrer novamente a si pedindo-lhe que não me leve a mal tal insistência. Assim, será que me pode prestar tal colaboração até à próxima 5ª feira?
Julgo que a matrícula de Silvestre de Berredo terá sido efectuada entre 1887 e 1889, mas gostaria de saber a data exacta.
Como dados de filiação tenho os seguintes:
Pais: Silvestre Falcão de Sousa Pereira de Berredo e Rita Sebastiana Cabreira Celorico Drago.

Saliento, ainda, que aquele distinto Médico foi Ministro do Interior, tendo falecido na data de 18-03-1927.

Antecipadamente grato.
Um abraço
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#266068 | Pedro França | 29 nov 2010 20:34 | Em resposta a: #266064

Oi, Júlio:

Peço-lhe desculpa por esse lapso. Na verdade, outros pedidos e trabalhos em concorrência ter-me-ão desviado do seu pedido. Isso já faz quanto tempo?
Olhe: este ano o meu dia não lectivo calhou à 2ª feira. Esta 4ª feira é feriado. Dá para esperar pela próxima 2ª?
Talvez o Júlio devesse ter sido mais insistente para comigo...
Diga coisas para eu ir preparando a minha agenda...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#266074 | josemariaferreira | 29 nov 2010 21:23 | Em resposta a: #266068

Caro Pedro França

Já agora e se houver disponibilidade na sua agenda, agradecia-lhe imenso a ajuda para me verificar o que consta sobre Antonio Joaquim Palmer, estudante do 1º ano de Jurídicas no ano lectivo de 1825/6. ( não é urgente)

Bem haja

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#266076 | josemariaferreira | 29 nov 2010 21:38 | Em resposta a: #266074

Caro Pedro França

Já agora e se houver disponibilidade na sua agenda, agradecia-lhe imenso a ajuda para me verificar o que consta sobre Antonio Joaquim Palmer, estudante do 1º ano Jurídico, no ano lectivo de 1825/6. ( não é urgente)

Bem haja

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#268074 | FBrito | 06 jan 2011 12:05 | Em resposta a: #240902

Caro Pedro França,

Numa pesquisa que estou a fazer, encontrei os nomes de 7 licenciados no século XVII. Gostaria de lhe pedir a sua ajuda, caso tenha tempo e disponibilidade, para saber se estes homens se licenciaram na Universidade de Coimbra e qual foi o seu percurso académico.
Caso não possa (o que eu compreendo perfeitamente, porque os pedidos no Forum são muitos!) pedia-lhe que me explicasse como se pode aceder aos documentos relativos às licenciaturas e quais os dados que existentes nesses documentos no século XVII.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#268118 | Pedro França | 06 jan 2011 20:06 | Em resposta a: #268074

Caro Francisco:

Se não se importar, pode esperar até 2ª feira? Nesse dia da semana, como não tenho horário lectivo nem reuniões marcadas (tive-as já esta semana), terei tempo de explorar os verbetes dos estudantes da UC e ver se localizo os tais académicos que procura.
Quer fazer o favor, então, de descarregar os tais académicos (hipotéticos) e de dar as suas coordenadas, caso possa, sobre naturalidade e filiação? Tenho de descartar a possibilidade dos homónimos...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#268134 | FBrito | 06 jan 2011 22:46 | Em resposta a: #268118

Caro Pedro França,

Mais uma vez agradeço-lhe a sua disponibilidade para me ajudar.

Dos Licenciados que procuro sei apenas que em 1662 já eram licenciados e instituiram uma Capela em Guimarães. Os seus nomes são os seguintes: Marcos de Figueiredo, Francisco Barbosa, João Pereira do Lago, Francisco de Mesquita da Cunha, João Cardoso Soares, Domingos de Freitas e António Ribeiro.

Como de facto alguns dos nomes são relativamente comuns e pode demorar algum tempo a encontrar o verbete certo, peço-lhe que, se assim for, pesquise só os que entender que são menos vulgares, pois não lhe quero tomar muito tempo.

O motivo que me leva a pedir-lhe para fazer esta pesquisa é tentar perceber as origens das antigas festas académicas vimaranenses a S. Nicolau (agora conhecidas por festas Nicolinas). Estes homens instituiram a Capela de S. Nicolau no século XVII e, na minha opinião, há uma boa hipótese de estas festas serem "descendentes" do culto e festa a S. Nicolau que era feito em Lisboa e Coimbra pelos estudantes nos séculos XVI e XVII...Por isso qualquer pista relativa a este culto nos dados sobre estes licenciados é bem vinda!

Um abraço e mutio obrigado,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#268353 | Pedro França | 10 jan 2011 15:32 | Em resposta a: #268134

Caro Francisco:

A responder do AUC.

Localizei os seguintes:

1) a) - Marcos de Figueiredo, de Guimarães, fº de Gasparde Figueiredo, com matrícula em Cânones - Instituta a 22.01.1647 (o verbete não traz mais nada);
1)b) - Marcos de Figueiredo, de Guimarães, fº de Francisco Rodrigues, saiu Bacharel Formado em Cânones a 20.07.1655.

2) Francisco Barbosa, de Guimarães, saiu Bacharel Formado em Cânones a 27.07.1656; o verbete não refere o pai.

3) João Pereira do Lago, de Braga, fº de outro do mesmo nome, tem no verbete, matrículas em Leis a 13.02.1654 e 10.02.1656, apenas.

4) Francisco Mesquita da Cunha: não há nenhum nem em Mesquita nem em Cunha que seja de Braga/Guimarães...atira para Lamego. Há um Mesquita, de "Basto" que se formou em Medicina no ano de 1660; o verbete não traz o nome do pai.

5) Domingos de Freitas: há um, familiar dos Militares (sic, no verbete) que deve corresponder ao Colégio dos Militares, em Coimbra, mas para o séc. XVIII. Há, depois, outros Domingos mas trazem na composição onomástica mais nomes do que apenas estes dois.

6) António Ribeiro: há um, de Guimarães, fº de Bernardo Fernandes, que saiu Bacharel em Cânones (01.07.1625).

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.

Diga coisas.
Pedro França

5) João Cardoso Soares: não entra nenhum por Soares; há nenhum Cardoso a atirar para a área minhota.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#268354 | FBrito | 10 jan 2011 16:02 | Em resposta a: #268353

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela sua ajuda. Estes dados são importantes porque permitem excluir com um grau de probabilidade razoável alguns dos nomes que lhe indiquei de uma licenciatura na Universidade de Coimbra e incluir outros...Aproveito para lhe fazer uma outra pergunta que me pode ajudar a fazer uma melhor interpretação dos dados que me enviou e de outros que tenho: qual seria a idade em que se iniciavam os estudos universitários nos séculos XVI E XVII?

Muito obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#269043 | paribas | 22 jan 2011 12:50 | Em resposta a: #268353

Caro Pedro França

Pedia-lhe o favor de encontrar as seguintes matrículas de bachareis:

1 - Ldo. Baltazar Teixeira , n. de Ferreiros, actualmente Cinfães. ( 1580-1640)

2 - Ldo Pero Francisco, n. de Cinfães,1580-1640,


Os melhores cumprimentos

RT

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) - Ao Júlio Sousa

#269110 | Pedro França | 23 jan 2011 00:25 | Em resposta a: #266064

Caro Júlio:

Ainda não lhe respondi?
Em conformidade com o que me disser, assim verei se na 2ª feira deverei procurar pelo que me pediu.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) - Ao Júlio Sousa

#269111 | Pedro França | 23 jan 2011 00:26 | Em resposta a: #266064

Caro Júlio:

Ainda não lhe respondi?
Em conformidade com o que me disser, assim verei se na 2ª feira deverei procurar pelo que me pediu.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) - Ao Júlio Sousa

#269114 | Jpteixeira | 23 jan 2011 01:20 | Em resposta a: #269111

Caro Pedro França:

Efectivamente, ainda não me respondeu. Não lhe pedi novamente porque sei que os pedidos que lhe fazem são imensos e o tempo não dá para tudo.
Agradeço, pois, se me puder responder na 2ª feira.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) - Ao Júlio Sousa

#269179 | Pedro França | 24 jan 2011 12:10 | Em resposta a: #269114

Caro Júlio:

Localizei a certidão de idade do Silvestre Falcão de Sousa - Lº LXXV, nº 249, 2ª série, para o ano lectivo de 1884-85.
Foi baptº na fregª de S. Tiago de Castro Marim a 12.08.1866/f. 28, nº 84 e nasceu a 29 de Junho desse ano.
Era fº de Silvestre José Falcão, da fregª de Azinhal e de D. Rita Sebastiana Celorico Falcão, da dita vila e nesta recebidos. (...).

Uma vez que possui os restantes dados familiares escuso-me de adiantar mais. Posso sim, dizer, para maior localização, que ele tem verbete de estudante com uma única matrícula a 15.10.1888 e o seu nome entra por "Berredo" mas não tem o "José". Acredito que, quanto às matrículas, o verbete esteja incompleto.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra - ao Paribas

#269181 | Pedro França | 24 jan 2011 12:20 | Em resposta a: #269043

Caríssimo:

Com base nos nomes que me indicou e respectivo âmbito cronológico, apenas encontrei um Baltasar Teixeira com matrículas entre 07.11.1607 e 08.03.1612, fº de Baltasar Gonçalves, natural de Boassas, por Boaças que é lugar da fregª de Oliveira do Douro e concº de Cinfães. Cursou Cânones mas, no verbete respectivo não constam os actos e graus. Ainda assim, acredito que tenha saído bacharel ou bacharel formado.
Quanto a Pe(d)ro Francisco - não há entradas como Pero - não encontrei nenhum para a área concelhia de Cinfães...um de Braga, outro de Lamego...; terá tido outro nome mais?

Abraço, diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra - ao Paribas

#269195 | paribas | 24 jan 2011 15:16 | Em resposta a: #269181

Caro Pedro

Obrigado pelas informações.

A escritura que eu tenho comigo feita em Carquere, Resende, Comarca de Lamego em 1603 refere os 2 como licenciados: Baltazar, que comprova e o "Ldo pº frco" ( este é o meu ascendente!) .

As datas que o Pedro refere são posteriores, no entanto na escritura pode ter sido um traslado, pois a certificação é datada de 1627!

Uma outra localidade poderá ser Baião, Bemviver, Gestaço Gouveia .

Mas essa indicação de Lamego tambem poderá ajudar, dado ser a comarca de Cinfães.

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#269197 | Pedro França | 24 jan 2011 15:59 | Em resposta a: #266074

Caro Zé Maria:

Eu já localizei o "Palmer", ainda lhe interessa?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#269222 | mosorio | 24 jan 2011 21:42 | Em resposta a: #269197

Olá Dr.Pedro França,

Não se esqueça do meu pedido de 12.05, sobre os Medina e Vasconcelos.
Muito obrigada.Cumprimentos.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#269229 | Pedro França | 24 jan 2011 23:46 | Em resposta a: #254621

Cara Maria Emília:

Posso ver-lhe isso 4ª feira, está bem?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) - Ao Júlio Sousa

#269235 | Jpteixeira | 25 jan 2011 01:30 | Em resposta a: #269179

Caro Pedro:

Mais uma vez muito obrigado pela sua disponibilidade e empenho. Sei que o seu tempo é precioso e que nem sempre é possível, tão rápido quanto possível, atender as múltiplas solicitações que lhe são dirigidas, pelo que é importante assinalar a sua manifesta boa vontade e a sua grande generosidade na prestação das ajudas solicitadas.
Por isso, sou-lhe devedor, esperando retribuir-lhe se, entretanto, algum dia precisar de alguma informação dos arquivos de Loulé ou Faro.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#269261 | josemariaferreira | 25 jan 2011 14:25 | Em resposta a: #269197

Caro Pedro França

Claro que ainda me interessa!!! Faça-me o obséquio, para ver se eu sei como desapareceram os Palmer da minha terra!!!

Sim, desapareceram, porque donde vieram eles, eu sei. Vieram da Sicília e das Ilhas Britânicas, e como eles seguiam a Estrada das Onze-Mil-Virgens ficaram-se por Panoyas. Ficaram-se por Panoyas, um antigo deserto que os sicilianos com o seu trigo transformaram num celeiro de Portugal!!!

Ou não fosse a Sicília e a Inglaterra reinos irmãos de Portugal. A norte era Portugal influenciado pela Inglaterra, a Sul era influenciado pela Sicília!!! Inglaterra, Sicília e Portugal, três Reinos fundados pelos Normandos, os navegadores de dragões que viam tal como Cristóvão Colombo tudo em Tri, por isso formaram o Reino da Trinacria!!!

Claro que ainda me interessa saber quem foram os Palmer da minha terra, os homens mais pobres e mais ricos do Campo de Ourique!!!

Mais pobres, porque no momento da morte despegavam-se de todas as suas riquezas e apenas desejavam enterrarem-se na Igreja Matriz de Panoyas enrolados num manto (hábito) de S. Francisco. Mais ricos porque não havia naqueles arredores quem em momento de aflição a eles não recorresse; tanto fazia ser os Beja Falcão de Santiago do Cacém como os Champallimaud de Grândola, Panoyas era assim o grande centro financeiro não para apoiar corruptos da revolução francesa, mas sim para continuar a apoiar a Espada do Rei Artur. A espada do Rei Artur, do Rei Rogério, de D. Afonso Henrique e de Cristóvão Colombo!!!

Por isso Panoyas foi arrasada em 14 de Agosto de 1833 pelos maçons franceses sedeados em Lagos auxiliados pelas tropas vindas de Lisboa!!! E os Palmer Mayard Quintanilha desapareceram para sempre de Panoyas, uns foram mortos, outros retirados das suas funções administrativas da Câmara, que representava o povo, onde apenas ficaram a desempenhar funções interinamente até a extinção do concelho, pelo Mata-Frades em 1836!!!

Sim desapareceram, porque donde eles vinham eu sei, vieram da Sicília e das Ilhas Britânicas e veneravam o São Vicente, e por venerarem o S. Vicente as suas avós natas na Vila de Panoyas foram baptizadas com o nome de Maria do Espírito Santo!!!

E como não poderia deixar de ser a mãe do Palmer que procuro informações veio directamente dum Convento franciscano, para Panoyas, para lutar pelo seu Cristo franciscano, O Salvador!!!

Faça-me o obséquio…


Abraço fraterno

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra - ao Paribas

#269686 | paribas | 01 fev 2011 23:50 | Em resposta a: #269181

Caro Pedro

Obrigado pelas informações.

A escritura que eu tenho comigo feita em Carquere, Resende, Comarca de Lamego em 1603 refere os 2 como licenciados: Baltazar, que comprova e o "Ldo pº frco" ( este é o meu ascendente!) .

As datas que o Pedro refere são posteriores, no entanto na escritura pode ter sido um traslado, pois a certificação é datada de 1627!

Uma outra localidade poderá ser Baião, Bemviver, Gestaço Gouveia .

Mas essa indicação de Lamego tambem poderá ajudar, dado ser a comarca de Cinfães. Poderá verificar esse? Obrigado

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra - ao Paribas

#270098 | jlml | 07 fev 2011 13:19 | Em resposta a: #269181

Prezado Pedro França

Será que me pode dizer se no arquivo de matrículas da Universidade de Coimbra (séc. XIX) constan:

Antero Albano da Silveira Pinto

e

Albano Antero da Silveira Pinto?

Antero pode estar grafado Anthero.

Seria uma ajuda preciosa pela qual lhe agradeço muito.

João Miranda Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra - ao Paribas

#270391 | paribas | 10 fev 2011 22:39 | Em resposta a: #269686

Renovo o pedido!
Obrigado

RT

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra - ao Paribas

#270402 | Pedro França | 11 fev 2011 02:14 | Em resposta a: #269195

Ok, Ricardo:

O que encontrei no verbete resume-se a isto:
- O Pedro Francisco natural de Lamego é filho de um João Francisco e apresenta uma única matrícula em Instituta a 08.11.1603. Estará o verbete incompleto?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) - Ao Júlio Sousa

#272718 | cabecao1 | 17 mar 2011 17:18 | Em resposta a: #269110

Caro Pedro França


Agradecia-lhe se possivel,da sua parte a informação da filiação de " Francisco Jose de Oliveira e Vale,natural de S.Cruz -Coimbra, pelo verbete de matricula? na AUC .no caso de existir
Francisco Jose de Oliveira e Vale, veio viver para Almodovar, onde exerceu advocacia , e foi administrador do Concelho, terá possivelmente frequentado a AUC entre 1880/1890......

Cumprimentos

Antonio Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#272738 | Pedro França | 17 mar 2011 20:09 | Em resposta a: #269261

Caríssimo:

António Joaquim Palmer apresenta uma matrícula no verbete a 31.10.1825 para o 1º ano de Direito de 1825/26. O verbete está incompleto, seguramente.
Ele tem certidão de idade - nº 53, Lº IV, 1ª Série.
Foi baptº a 03.02.1807/f. 78, em Panóias/Ourique, nascido a 26.01 desse ano.
Era filho de José Inácio Louro e de Maria Rita Palmer Maynard.
A certidão não traz mais dados.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#282370 | jpm2353 | 20 jul 2011 20:18 | Em resposta a: #272738

Caro Pedro França,

Espero que esteja tudo bem consigo!
Em tempos ajudou-me numas pesquisas no AUC, pelo que volto a pedir-lhe o favor de verificar se me encontra alguma informação que procuro sobre:
Licenciado e padre Manuel Pereira de Villas Boas, cujos pais desconheço, mas sei que foi padrinho de sua sobrinha, a qual foi baptizada em 1712 na freguesia de São Paio de Midões, concelho de Barcelos, pelo que presumo que possa ser daí natural e possivelmente terá sido aluno da UC no final do Séc. XVII ou início do XVIII.
Desde já lhe agradeço a sua disponibilidade e amabilidade habitual.

Um abraço,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#282371 | Pedro França | 20 jul 2011 20:30 | Em resposta a: #282370

Caro João:

Hum! Hum? S. Paio de Midões, Barcelos? Às tantas frequentou seminários em Braga..., é uma questão de verificar os verbetes. Quanto à UC, posso ver mas não há certidões de idade para a época pretendida, isso posso adiantar-lhe já. Quando muito, saberá a naturalidade e o nome do PAI apenas.
Aguarde-me aqui lá para sexta-feira na melhor das hipóteses: amanhã estou na escola todo o dia e espero não ter vigilâncias de exames da 2ª fase na sexta. Amanhã logo verei o quadro como se apresenta e a escala de serviço.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#282632 | Pedro França | 22 jul 2011 20:29 | Em resposta a: #282370

Olá João:

Cá estou eu, apenas para dizer que encontrei nos verbetes dos estudantes da UC um único Manuel Pereira Vilasboas, de Barcelos, filho de Domingos Tomé, bacharel formado em Cânones a 20.12.1703.
Não vem ninguém nas ordenações sacerdotais com este nome.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#282639 | jpm2353 | 22 jul 2011 21:27 | Em resposta a: #282632

Olá Pedro!

Muito obrigado pela sua pesquisa, acabei de receber também uma mensagem do ADBraga a dizerem-me que tem a IG dele datada de 11.06.1706 e o nome do pai é o mesmo, bingo! A mãe chamava-se Maria Manoel.
Mais uma vez o meu muito obrigado!
Percebi que é professor, logo somos colegas!
Boas férias!

Abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#283134 | graça58 | 28 jul 2011 13:40 | Em resposta a: #261605

Caro Pedro França
Peço desculpa de o vir incomodar, mas tenho um antepassado José Alves ou José Alves Mendonça Barreto, natural do Porto, filho de José Alves e de Clara Margarida, que em 1829 era Juiz de Número do Tribunal de Relação do Porto. Gostaria de saber se haveria mais algum dado e o ano em que se formou.
Muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#283370 | Pedro França | 31 jul 2011 00:14 | Em resposta a: #283134

Olá Graça:

Com base nas indicações que me forneceu devo dizer que não encontrei ninguém com o nome pretendido, tanto na forma curta como na forma extensa, nem mesmo com a troca de apelidos Mendonça Barreto > Barreto mendonça. Não haverá outra hipótese? Por via de outro nome?

Abraço.
Pedro FRança

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#283397 | graça58 | 31 jul 2011 11:41 | Em resposta a: #283370

Caro Pedro França
Será só José Alves sem o Mendonça Barreto? Na certidão de casamento do filho, José Pedro Mendonça Barreto, só está como José Alves.
Muito obrigada pela sua resposta tão rápida.
Muito Obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#284739 | IsabelFont | 15 ago 2011 17:32 | Em resposta a: #241362

Olá, boa tarde,
Confrade Pedro França!

Não sei se estará de férias, ou não; no entanto, agradeço a sua disponibilidade para, no seguimento deste assunto me verificar e ajudar a resolver este problema:
- Tenho 2 Francisco de Sousa Teixeira, filhos aparentemente do mesmo Pai, José de Sousa Teixeira, natural de Inhambane.
- Encontrei estas duas identificações, online, no Anuário da Universidade de Coimbra de 1866/1867, a páginas 68, com o nº 13, supostamente freqentando o 1º ano de Direito em substitições ( não sei o que quer dizer? )
- Encontrei outro Francisco de Sousa eixeira, aparentemente filho do mesmo Pai, também online, no Anuário da Universidade de Coimbra de 1883/1884, frequentando o 5º ano de Direito, a páginas 159, com o nº 48.

A minha dúvida é se são efectivamente 2 Franciscos de Sousa Teixeira; a mim parece-me que sim pela diferença de anos; mas então terá que haver uma outra certidão de idade; como julgo que estes elementos não estão online, venho pedir-lhe o favor de pesquisar para mim, este novo dado.

Será possível?
Desde já obrigada e Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#284805 | Pedro França | 16 ago 2011 15:32 | Em resposta a: #284739

Oi, Maria Isabel:

Sim, estou de férias mas consigo ir controlando os meus mails dia a dia.
Tomei nota do seu pedido. Daqui a uma semana deverei estar de volta a Coimbra. Pode esperar até lá? Depois vejo-lhe isso.

Boa continuação.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#284947 | IsabelFont | 17 ago 2011 21:19 | Em resposta a: #284805

Olá Pedro França!

Não sei porquê, mas pressenti; fico então a aguardar a sua volta.
Muito obrigada,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - Para a Maria Isabel

#286047 | Pedro França | 31 ago 2011 01:09 | Em resposta a: #284739

Oi, Maria Isabel:

Apenas pude descolar um verbete de um Francisco de Sousa Teixeira, filho de José Sousa Teixeira, natural de Inhambane (Moçambique), o qual saiu bachartel formado em Direito a 03.07.1884.
Poderá ter certidão de idade..., não confirmei.

Diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ao Dr. Pedro França.

#286054 | mtt | 31 ago 2011 06:16 | Em resposta a: #286047

Caro doutor Pedro França:
Ando às voltas com um manuscrito onde consta que um vila-realense, de nome Pedro, foi estudante nos finais do séc. XVI, em Coimbra, onde não chegou a formar-se.
O autor era um trapalhão, e neste caso não deixa claro se o rapaz era irmão de uma mulher que nasceu por volta 1560, ou de outra, filha da anterior, que nasceu em 1580.
Resumindo: um estudante de Vila Real, que grosso modo teria 20 anos em 1580, ou então em 1600, e se chamava Pedro Correia, Pedro Correia da Mesquita, Pedro Machado ou Pedro Machado da Mesquita.
Sem palavras para elogiar a sua generosa e constante disponibilidade, de que já obtive significativo benefício pessoal, envio-lhe os meus
Muito gratos cumprimentos.
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - Para a Maria Isabel

#286061 | IsabelFont | 31 ago 2011 10:58 | Em resposta a: #286047

Olá bom dia Confrade Pedro França,

Obrigada pela sua informação.
Olhe as coisas que posso dizer a esta distância, é que essa é uma das informações que já me tinha dado; hipotéticamente este Francisco de Sousa Teixeira teria nascido em 11 Novº 1862. Fontes: devem ser datas constantes nas campas de Inhambane, de que alguns amigos me têm mandado fotografias?! Mas na realidade não tenho a certeza pois não apontei - distracção minha!

Agora tenho outro Francisco, cuja informação é sua com certeza, pois apontei: Fontes: Certidão de Idade nº 160, Lº LVIII, 1º ano de Direito de 1879-80, em Coimbra - constante no AUC; e, tb. Foram Padrinhos: João António Fornasini, solteiro e D. Carolina Cândida da Fonseca Loforte, solteira, ambos da naturais da vila de Inhambane, nascido em 5/Abril de 1858

Mas como houve um padre de uma missão que me mandou alguns elementos, aparentemente há 2 Franciscos com uma diferença de idades de 4 anos - 1 nascido em 5/4/1858 e outro nascido em 11/11/ 1862.

O que eu quero é deslindar se há apenas 1 Francisco, ou se há 2 talvez filhos do mesmo Pai, mas com Mães diferentes, não sei?!

Pode ajudar-me com certidões de idade?

Fico a aguardar.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - Para a Maria Isabel

#286063 | IsabelFont | 31 ago 2011 11:04 | Em resposta a: #286047

Caro Pedro França,

Só para esclarecer que a informação que me deu está num seu post datado de
RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) 07-10-2009, 22:18

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) Para a Maria Isabel (IsabelFont)

#286582 | Pedro França | 06 set 2011 00:04 | Em resposta a: #284739

Oi, Maria Isabel:

Então é assim:
- Encontrei apenas um Francisco Sousa Teixeira - certidão de idade dos estudantes da UC, nº 160, Lº LVIII, 2ª série, ano lectivo de 1879/80.
Foi baptº a 01.01.1859 (fol. 34v.-35) na Igreja de N. Srª da Conceição de Inhambane, Moçambique. Nasceu a 05.04.1858.
Era filho de José Sousa Teixeira e de D. Augusta Carolina Tomasini, naturais de Inhambane.
Era neto patº de Francisco Sousa Teixeira e de D. Albertina dos Santos Pinto, naturais do mesmo lugar.
Era neto matº de Carlos António Tomasini, natural de Bolonha, Itália, estabelecido naquela "vila", naturalizado português, e de D. Albertina Gonçalves Damas, natural de Inhambane.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) Para a Maria Isabel (IsabelFont)

#286590 | IsabelFont | 06 set 2011 01:43 | Em resposta a: #286582

Caro Pedro França,

Muitíssimo obrigada.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST) -ao José Maria Ferreira

#307657 | Joman | 07 jun 2012 16:31 | Em resposta a: #282371

Caro Pedro França

No registo do baptismo de Francisco Inácio Ferreira Nobre, a 29 de Setembro de 1755, na freg. de Santa Engrácia, da cidade de Lisboa, aparece como seu padrinho o Doutor Francisco Ferreira Nobre. Nada sei sobre este doutor, que, assim, em 1755 já vivia em Lisboa. Será possível descobrir o que há sobre ele em Coimbra?

João Nobre de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#309988 | mariamoura | 11 jul 2012 11:33 | Em resposta a: #307657

Caro senhor,

Ainda que envergonhada por voltar a pedir o favor que lhe fiz há uns dois meses, volto a insistir o mesmo , isto é,na consulta da lista de alunos em medicina de meu 7º avô Pascoal Lopes Pereira. Era de Trás-os-montes, mas viveu em São João das Areias, no início do século XVIII.Teve um filho em 1720.No assento de Batizado do filho não vem a filiação de Pascoal, a não ser que era médico. Fiz os meus cálculos e suponho que tenha estudado nos finais do século XVII.
desde já agradeço.

Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#314117 | mariamoura | 23 set 2012 13:17 | Em resposta a: #309988

Retifico.
Não fui eu «que lhe fiz »favor algum.
Peço desculpas

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#314119 | HRC1947 | 23 set 2012 13:51 | Em resposta a: #314117

“Pior a emenda que o soneto”
.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#314176 | mariamoura | 24 set 2012 10:42 | Em resposta a: #314119

Caro senhor,

Não sou genealogista e, provado está, que não tenho jeito para participar neste forum.«Errare humanum est»já diziam os romanos com sabedoria.
Devia estar grato, pois dei-lhe o motivo para sentir-se bem ,ao exibir a sua ironia.


Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#314454 | laforie natercia | 29 set 2012 13:48 | Em resposta a: #314176

A atençao do Senhor Dr. Pedro França,

Pelo acesso que tem aos A.U. de Coimbra, ser-lhe-ia possivel obter-me resposta a duas interrogaçoes ? A 1a diz respeito ao meu 6° avô paterno-materno, Diego de PUGA y SAAVEDRA. Ele era galego, nascido em ARBO, em frente de Melgaço.Obteve uma licenciatura (em que disciplina ?) Mas o nome dele nao figura nos registos do Colégio de Fonseca, como seria logico. Como a sua unica irma estava casada em Melgaço, teria ele feito os estudos em Coimbra ? Houve casos, li em qualquer parte. Seguem alguns dados de identificaçao :
-Diego de PUGA y SAAVEDRA, nascido em Cequelinos, ARBO, PONTEVEDRA, pr volta de 1700. Filho de Antonio SUAREZ de PUGA e de Angela ARAUJO dePUGA Y SAAVEDRA

O 2° pedido diz respeito a meu avô paterno
- Joaquim José PEREIRA JUNIOR, nascido em MONCAO, em 26-09-1874, formado em Farmacia, talvez na década 1890-1900.
Seriz possivel saber o ano exacto e, se possivel, alguns dados pessoais..
Queira aceitar, Senhor Doutor Pedro França, os agradecimentos anticipados e s cumprimentos da

Natércia Laforie

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#314538 | Pedro França | 30 set 2012 16:00 | Em resposta a: #314454

Cara Natércia:

Está bem, vou ver o que posso fazer. Tenho mais dúvidas sobre o 1º do que o 2º. Em relação aos farmacêuticos, não costumo trabalhar de perto com este curso - Farmácia. A sua história enquanto curso até ser faculdade é recente, mas tenho no AUC quem me ajude.

Aguarde-me aqui, lá para 4ª feira, tá?
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#314874 | Pedro França | 06 out 2012 19:40 | Em resposta a: #314538

Cara Natércia:

Não consegui localizar o Diego (Diogo) Puga y Saavedra, em Saavedra, em Savedra nem em Puga.
Quanto ao seu "farmacêutico", devo dizer que, à época, temos uma Escola Superior de Farmácia que não tem ainda estatuto de Faculdade. Daí que, não se encontrem os estudantes de Farmácia nos verbetes dos estudantes da UC.
Como na 4ª feira a Drª Ana Maria Bandeira, técnica principal do AUC, estivesse em gozo de férias, não me foi possível dar mais seguimento ao caso.Agora estou no Alentejo, aproveitando a despedida do feriado do 5 de Outubro que eu nem festejava de maneira nenhuma mas, estando no calendário, em Coimbra não ficava a fazer nada de jeito. Assim, mudei de ares...
Agora, só para a semana que vem é que poderei saber algo mais. Vamos tentar.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#316365 | anamar | 31 out 2012 18:30 | Em resposta a: #225313

Caro
Drº Pedro França
Desde já peço desculpas por estar a incomoda-lo, mas gostaria de saber se lhe é possível ajudar-me na seguinte pesquisa:

Pretendia saber qual a informação que está contida nos processos de habilitação a partidos médicos e boticário relativamente a Dr. Francisco Lopes Proença (165...) e Dr. Manuel Mendes de Lima 168...).

os meus melhores cumprimentos
Ana Grácio

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#316626 | AAF | 05 nov 2012 18:40 | Em resposta a: #314874

Caro Pedro França,

Em tempos fez-me o especial favor de, por consulta aos verbetes da UC, me ter informado não ter encontrado qualquer matrícula de António Álvares Barroso.

Constatei, agora, que poderia ter utilizado o nome de António Álvares (ou Alves) ou António Álvares de Sousa. É filho de João Álvares Barroso e casou em 1774.

Sendo-lhe possível fazer nova consulta com base nestas novas indicações ficar-lhe-ia grato.

Cumprimentos.

Antonio Franco

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#320021 | jaferro | 02 jan 2013 15:56 | Em resposta a: #314874

Caro Confrade Pedro França,

Bom ano para si e para os seus.

Venho pedir-lhe, quando lhe for possível, informações sobre a inquirição de génere do Padre Bernardino Álvares, dado como morador em São Gião, Oliveira do Hospital, nos registos de baptismo de Vide, Seia. O mais antigo destes é de pelo menos de 1682.

Um seu sobrinho (?), o Licenciado Padre José Álvares, filho de António Pires e de Isabel Álvares, natural de São Gião, OH, estudou na universidade de Coimbra, onde se formou em Cânones em 1704 (AUC - registo de exames). Um irmão deste, Francisco Álvares cc Mariana de Abranches, de Vide, tem um filho – meu antepassado – chamado Bernardino Álvares. A coincidência de nomes cimenta a minha convicção de que estamos a falar de familiares. Todavia, nos registos paroquiais de São Gião que pesquisei com atenção não encontrei referido Padre. Aguardo notícias.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323168 | José Luiz Folhadela | 15 fev 2013 10:30 | Em resposta a: #320021

Caro Pedro França:
Seria possível, quando puder, verificar se na UC haverá alguma informação sobre José Augusto Teixeira Folhadela. A haver dados ele teria frequentado a Universidade por volta de 1880.
Grato pela atenção


José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra (ST)

#323210 | jaferro | 15 fev 2013 18:01 | Em resposta a: #269229

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=323168

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323215 | Pedro França | 15 fev 2013 19:53 | Em resposta a: #323168

Caro Zé Luis:

Dá para aguardar por quarta-feira? O mais cedo possível, só por essa altura é que deverei passar por lá, à tarde.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323218 | NISGM | 15 fev 2013 20:34 | Em resposta a: #323215

Caro Pedro França,

Deixei-lhe há dias uma questão no tópico "Família Pegaqdo/Zuzarte"

(http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=322828#lista) depois continuada no tópico "Barretos, de Assumar, Monforte, e Zuzartes, de Portalegre" (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=323079)

Eventualmente, não terá dado por ela, ou não terá desenvolvimentos sobre essa gente comum.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323536 | Pedro França | 20 fev 2013 16:07 | Em resposta a: #323168

Caro Zé Luís:

Estou no AUC, onde lhe disse que em princípio estaria no dia de hoje, à tarde.
O único Folhadela que encontro nos verbetes dos estudantes da UC é um João Teixeira Folhadela natural do Porto, filho de António José Teixeira Folhadela, que saiu bacharel formado em Direito a 31.10.1856.
Apesar dos apelidos comuns, não me parece tratar-se da mesma pessoa que pediu que investigasse.

Diga coisas.
Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323537 | NISGM | 20 fev 2013 16:17 | Em resposta a: #323536

Caro Pedro França,

Tinha-lhe posto uma questão sobre uns Zuzartes comuns, mas não deve ter sido avisado de nenhuma delas. Peço desculpa pela insistência, mas aproveito que deve andar por perto e talvez dê por ela.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323640 | Pedro França | 21 fev 2013 16:30 | Em resposta a: #323537

Oi, Nuno:

Vai achar-me um chato mas já tinha topado a sua mensagem, sim. A questão estava no simples facto de não estar na melhor disponibilidade para lhe responder: afazeres de toda a espécie e muitas vezes sem poder distribuir o mal pelas aldeias como se diz.
Agora até estou no AUC e respondo-lhe já para não faltar de novo. Pois, continuo interessado nesse ramo, mesmo muito, mas não saio disto que entretanto já postei, faz tempo em Pegados/Zuzartes (02-05-2007):

Já faz algum tempo que descarreguei a minha última mensagem sobre este tema aqui, neste tópico.
Bem, por sorte tinha esses dados aqui à mão. Então aí vai:
- Manuel Zuzarte e Maria Mendes receberam-se em S. Lourenço/Portalegre a 30.12.1720.
Ele era viúvo de Margarida Morata, falecida na fregª da Sé/Portalegre a 05.09.1720.
Ele casou com Margarida Morata na Sé a 26.04.1719. Ele era filho de Manuel Zuzarte e de Catarina Rodrigues, estes recebidos em S. Lourenço/Portalegre a 02.05.1683. Manuel Zuzarte era filho de João Gonçalves e Maria Zuzarte. Catarina Rodrigues era filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Dias.
O nosso antepassado Manuel Zuzarte foi baptº a 30.07.1684 na dita S. Lourenço.
O pai deste, também Manuel Zuzarte, casado com Catarina Rodrigues como fica dito, foi baptº na mesma fregª a 12.07.1665.
A Maria Mendes, nossa antepassada, era filha de Brás Gonçalves e de Catarina Mendes.

E isto é o que posso dizer a respeito. Não é, Portalegre, um AD que me esteja à mão. Numa estada de três dias faz tempo já, foi o que consegui arranjar. Tenho outros ramos da parte de minha mãe (é esse o lado por que me vêm os Zuzartes) que me levam à TT e ao ADSantarém.

Espero que goste...primo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#323923 | NISGM | 24 fev 2013 11:55 | Em resposta a: #323640

Caro Pedro França,

Ora essa. E eu, entretanto, também não dei, senão agora, com esta resposta.

E, embora seja muito menos, para a troca, a partir do que já fora publicado aqui no Genea até tenho alguma coisa - que a colocação online dos livros do arquivo de portalegre facilita a busca - sobre a ascendência da nossa avó Maria Mendes.

N0. Brás Gonçalves (São João da Pesqueira)
Mulher: Margarida Gonçalves (São João da Pesqueira)
1. Brás Gonçalves SEGUE

N1. Brás Gonçalves
Mulher: Catarina Mendes. Casamento a 02.03.1688, em São Lourenço, Portalegre. Filha de João Fernandes (morreu antes de 02.03.1688) e Catarina Mendes. Todos de São Lourenço, Portalegre. fl. 219
2. Maria Mendes que casa com Manuel Zuzarte

Um abraço, sempre ao dispor, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#326514 | MontDias | 01 abr 2013 13:33 | Em resposta a: #241325

Ex.mo sr. Gonçalo de Abreu,

Gostaria de saber informações sobre essa Ana Saraiva Machado, pois é parente de antepassados meus. Com quem casou e onde? Tem descendência até aos dias de hoje?
Se quiser saber a ascendência dela, por favor, contacte-me para o mail: jtiagomdias arroba gmail.com.

Obrigado.
Uma santa Páscoa.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#329604 | graça58 | 23 mai 2013 11:50 | Em resposta a: #282371

Bom dia
Pedro França
Não sei se me poderá ajudar. Tenho um antepassado que terá nascido entre 1640 e 1650 de nome Mateus Afonso, natural de Estarreja, Distrito de Aveiro, que na certidão de casamento do filho em em 1695 vem como licenciado. Será que haverá algum registo na Universidade de Coimbra sobre este meu antepassado?
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#330093 | graça58 | 31 mai 2013 15:49 | Em resposta a: #329604

Renovo o pedido
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - A/c Graça Teixeira

#330246 | Pedro França | 02 jun 2013 20:30 | Em resposta a: #329604

Olá, Graça:

Então, é assim:
- Localizei dois verbetes com indivíduos do mesmo nome mesma localidade, sendo que um há de ser filho do outro.
Eu explico melhor. Temos um Mateis Afonso, de Estarreja, doutorado em Leis a 01.02.1705, filho de outro do mesmo nome.
O outro, do mesmo nome vem no verbete como sendo de S. Tiago de Beduído a um tempo, mas depois, noutras matrículas a localidade transmuda para Estarreja. Este outro não traz os pais no verbete - teria de pedir os livros à sala de leitura - e saiu Bacharel Formado em Cânones a 14.05.1668.

Para já é o que posso transmitir.
Abraço, diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - A/c Graça Teixeira

#330269 | graça58 | 03 jun 2013 07:47 | Em resposta a: #330246

Caro Pedro França
Muito obrigada pela sua mensagem.
Acho que o "meu" Mateus Afonso deve ser o pai, pois no casamento de um dos meus antepassados (Damaso Rebelo com Ana Fonseca-3.8.1693) já era licenciado, mas não era casado com a mãe do noivo.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#330662 | Al.Cunha | 10 jun 2013 19:43 | Em resposta a: #314538

Prezado Dr Pedro França

Agradeço sua ajuda para:

3 – Gaspar Velho de Meireles
Licenciado, segundo Alão de Morais era médico no Porto. Casado com Sabina de Sousa de quem desconheço filiação.
No arquivo da UC poderá existir o processo deste Gaspar Velho, supomos que por volta de 1600.


Cumprimentos

Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#330828 | Pedro França | 13 jun 2013 08:36 | Em resposta a: #330662

Caro Alexandre:

Com a greve de professores e o calensdário das reuniões de avaliação na minha escola a ser constantemente alterado, ainda não tive ocasião para ir ao AUC ver-lhe o que me pede.
Vamos ter de deixar assentar a poeira primeiro, isto, se o seu pedido não for muito urgente.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#330843 | Al.Cunha | 13 jun 2013 12:54 | Em resposta a: #330828

Prezado Dr Pedro França

Obrigado pela resposta. Vamos deixar assentar a poeira. A questão é que estejam todos interessados em que assente.
Quando lhe for possível agradeço

Cumprimentos

Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#331921 | Wilson Antunes | 04 jul 2013 17:36 | Em resposta a: #225304

Sr. Pedro França, bom dia!

Eu preciso conseguir o registro de nascimento do meu avô, já falecido, que nasceu em Viseu (não sei se é Distrito ou Concelho), no dia 26 de junho de 1889 ou 1890 e chegou (solteiro) ao Porto do Rio de Janeiro, no ano de 1911.
Você pode ajudar-me ou indicar-me alguèm que possa?

Agradeço antecipadamente

Wilson Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#332226 | Al.Cunha | 10 jul 2013 16:09 | Em resposta a: #330828

Prezado Dr Pedro França

É só uma lembrança, para quando pudesse.

Agradeço
Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#332279 | Pedro França | 11 jul 2013 09:54 | Em resposta a: #330662

Caro Alexandre:

Aquilo que encontrei é capaz de não o ajudar muito.
Localizei um Gaspar Velho de Meireles (só há um com este nome todo), filho de Gaspar Velho, natural de S. Tiago dos Milagres, o qual saiu bacharel formado em Cânones a 14.07.1632.
Em Medicina achei um e só um "Gaspar Velho" que era natural de Monção (não traz o nome do pai) e se acha licenciado em Artes a 15.05.1660 (condição sine qua non para se frequentar Medicina.
E é isto o que posso dizer a respeito.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#332289 | Al.Cunha | 11 jul 2013 12:25 | Em resposta a: #332279

Prezado Pedro França

Obrigado pelos dados. Parece não ajudar muito mas vou estudar.

Mais uma vez os meus agradecimentos
Cumprimentos
Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - A/c Graça Teixeira

#332297 | graça58 | 11 jul 2013 13:02 | Em resposta a: #330246

Boa tarde
Peço desculpa mas só hoje é que vi a sua mensagem. Acho que o "meu" Mateus Afonso" deve ser o que saiu bacharel formado em Cânones a 14/05/1668. Se me conseguir saber os nomes dos pais e quando é que ele nasceu, gostaria muito, mas se não lhe der muito trabalho.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#333389 | danilovillani | 04 ago 2013 16:50 | Em resposta a: #314874

Caro Pedro França,


Li referências ao seu artigo "Os Henriques de Vila Nova de Poiares" publicado na Revista Munda nº 44 - 2002.
Não encontro entretanto a publicação para consulta e gostaria de saber como posso acessá-la uma vez que vivo no Brasil.

dvillani (at) hotmail .com

Agradeço antecipadamente,

Danilo

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra

#333490 | NISGM | 06 ago 2013 16:19 | Em resposta a: #323640

Olá, Pedro,

Peço desculpa por mais uma vez dar trabalho, ainda para mais em Agosto, mas gostava de saber se se encontram referências biográficas a um tal Manuel Tavares Cavaleiro, de Portalegre, "poeta menor", segundo as histórias da literatura. Viveu no século XVII e terá estudado medicina em Coimbra (Luso-brasileira) e é homónimo de um meu enésimo-avô uma ou duas gerações mais novo (referido em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=317617&fview=e)

Um abraço, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#335202 | Pedro França | 15 set 2013 00:22 | Em resposta a: #331921

Olá, Wilson:

Desculpe estar a responder-lhe só agora, mas esta mensagem não me foi assinalada na minha caixa de correio. Daí que me tivesse passado totalmente despercebida. Tropecei nela por mero acaso.
Olhe, Viseu é cidade, sede de concelho e sede de distrito do mesmo nome. Através do AUCnão tenho como lá chegar porque eu vivo em Coimbra, sede de concelho e sede do distrito de Coimbra.
O Wilson terá de deixar o seu pedido em tópico autónomo neste fórum e aguardar por que alguém que frequente o ADViseu possa responder-lhe.

Boa sorte e tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#335297 | Wilson Antunes | 17 set 2013 14:25 | Em resposta a: #335202

Pedro, muito obrigado.
É sempre bom saber que existem pessoas, como você, que se dispõem a ajudar o próximo.
Muitas felicidades!

Wilson Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - A/c Graça Teixeira

#336371 | graça58 | 07 out 2013 08:47 | Em resposta a: #330246

Bom dia Caro Pedro França
Gostaria de saber se já me conseguiu ver os livros ácerca do meu Mateus Afonso, que saiu Bacharel, Formado em Cânones a 14/05/1668?
Os meus agradecimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Tavares, de Moreira de Rei

#336725 | jaboo | 14 out 2013 00:15 | Em resposta a: #335202

Caro Pedro França,

Esperando encontrá-lo de boa saúde, deixo aqui um pedido de pesquisa no AUC (quando tiver um tempinho) acerca dos seguintes padres:

Baltazar Tavares, nascido c.1580
Manuel Tavares, nascido c.1580
Amaro Tavares, nascido c.1610

Todos da freguesia de Moreira, Bispado de Viseu (também conhecida como Moreira de Rei, no concelho de Trancoso).

Agradeço dede já qualquer contribuição.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - AUCoimbra

#337656 | Cristiano Cardoso | 05 nov 2013 10:02 | Em resposta a: #335202

Caro Pedro França,

Desculpe incomodá-lo de novo com mais um pedido, que na realidade são três, por estarem familiarmente muito relacionados. Dentro da sua disponibilidade agradeço-lhe imenso a ajuda que me possa dar relativamente a estes indivíduos:

- Cristóvão de Almeida Soares (e Brito), natural de Alentém, Lousada. Este foi professor da Universidade e depois bispo de Pinhel. Será possível obter mais elementos sobre a vida académica, como estudante e professor?

- João Soares de Brito, irmão do anterior, segundo algumas informações também terá sido lente em Coimbra.

- António Barreto (de Almeida Soares), irmão dos anteriores, que terá sido estudante chegando a fazer Actos Grandes.

Já lhe tinha enviado este pedido para outro tópico, mas fiquei com receio que não o tivesse recebido, daí reencaminhá-lo para este tópico.

Muito grato, com os melhores cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#337690 | Pedro França | 05 nov 2013 23:49 | Em resposta a: #337656

Caro Cristiano:

Já havia tropeçado sim, na sua mensagem. Não tive foi tempo de me organizar para lhe dar seguimento. Esta semana? Impossível: trabalho de escola, reuniões intercalares. Vamos ver para a próxima semana, tá?

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - AUCoimbra

#337697 | Cristiano Cardoso | 06 nov 2013 09:10 | Em resposta a: #337690

Caro Pedro França,
Agradeço a sua mensagem e a sua atenção ao meu pedido. Aguardarei pela próxima semana ou conforme lhe for possível. Votos de bom trabalho e de boa semana!
Abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ao Pedro França - ajuda no AUCoimbra - A/c Graça Teixeira

#337969 | graça58 | 11 nov 2013 16:32 | Em resposta a: #330246

Boa tarde Caro Dr. Pedro França
Gostaria de saber se já me conseguiu ver os livros ácerca do meu Mateus Afonso, que saiu Bacharel, Formado em Cânones a 14/05/1668?
Os meus agradecimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - AUCoimbra

#438650 | tosousa | 17 jan 2022 23:47 | Em resposta a: #320021

Caro confrade

O Padre Bernardino Álvares ( nasceu em S. Gião 25.05.1683 ) é irmão do também padre José Alvares (nasceu em S. Gião 27.01.1681).

Ambos são irmãos de Francisco Álvares ( nasceu em S. Gião a 15.02.1687) CC Mariana de Abrantes ( vide 25.10.1682), tendo a seguinte descendência:

- José Alves ( nasceu em vide,14.02.1708 e faleceu no Cide, 24.02.1791 ) casado 1 vez com Isabel Francisca de Gouveia ( lugar cide / freguesia de vide, 08.10.1707, tendo falecido a 19.10.1752 no lugar cide/ freguesia vide ) com descendência, tendo casado 2 vez com Maria Pedrosa, também com descendência. ( MINHA LINHA DESCENDE DE UM FILHO DO SEU PRIMEIRO CASAMENTO - JOSÉ ALVES (Cide, 15.04.1738 - faleceu a 10.09.1808)

- Bernardino Alves ( nasceu em vide, 28.11.1710) casado com Lúcia João, com descendência

- Manuel de Abrantes ( vide, 13.12.1713) CC Francisca Lopes, com descendência

- Maria de Abrantes ( vide, 24.03.1716) CC João Manuel, com descendência

- Francisco Alves ( vide, 23.10.1718)

- Mariana de Abrantes ( vide, 21.03.1721) CC Manuel Francisco, com descendência

- Catarina Alves ( vide, 25.01.1724)

- Conceição de Abrantes ( vide, 05.02.1726) CC José Antunes, com descendência.

Resposta

Link directo:

Ao Pedro França - AUCoimbra

#438758 | pmcoimbra | 22 jan 2022 12:31 | Em resposta a: #225304

Caro Pedro França,
Peço desculpa por o incomodar de novo, mas queria saber se haverá algum dado adicional nos registos da universidade relativamente a Luís António Guerreiro Lima, bacharel em 1818.
A ideia era ver se se descobriam os nomes dos avós, uma vez que apenas sabemos os nomes dos pais, Manuel António Guerreiro Lima e Ana Ferreira, da Freguesia de Lanhelas, Caminha.
Desde já grato,
Cumprimentos,
Pedro Coimbra.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen