Interpretação

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação | Cargos

Interpretação

#225322 | Augustus_o | 02 abr 2009 01:56

Caros Confrades,

no assento de baptismo de uma minha tia-bisavó, encontram-se dois dados que gostaria de ver confirmados:

O Assento é de 1881 e é visivel online no motor de busca do ADPorto.

está lá escrito que o padrinho era "Francisco Ribeiro, militar de infantaria 6".

1ªQuestão?

Que tipo de miltar poderá ser?

A outra questão diz respeito ao seguinte: o pai desta minha tia era Joaquim Ribeiro de Queirós, e seu avô Manuel de Queirós.
Eles viveriam no lugsr de Lagucem, Gestaçô, Baião. Ora pesquisando somente por localidade "Lagucem" encontro referência a "Manuel Pereira de Queirós"

2ª Questão?

é extrapolar muito dizer que o meu tetravô Manuel Queirós e este Manuel Pereira de Queirós serão a mesma pessoa?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação

#225356 | Monteiro Dias | 02 abr 2009 13:35 | Em resposta a: #225322

Augustus,

Terá, poventura, visto o tópico sobre os Queirós de Baião deste forum?
Penso que tenham ligação com estes que aqui refere...

Dê uma vista de olhos: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=218340&fview=e

Cumprimentos.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação

#225357 | Monteiro Dias | 02 abr 2009 13:37 | Em resposta a: #225356

Peço desculpa.

Reparei agora que já tinha postado no referido tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação

#225361 | RCCORREIA | 02 abr 2009 14:28 | Em resposta a: #225322

Caro Augusto

1º Infantaria 6 - sediada no Porto
Seria certamente um militar pertencente a este regimento

2º Precisará possivelmente de mais informações para poder concluir o que propõe, mas se por ventura as datas forem coincidentes existe de facto uma forte probabilidade de serem a mesma pessoa. Nos registos os nomes são muitas vezes mais curtos que os usados noutras situações.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#225461 | Augustus_o | 03 abr 2009 16:25 | Em resposta a: #225361

Caro RCC (penso ser Ricardo Correia ?)

quanto a ser do Porto já encontrei, por acaso, várias referências a tal facto, e até no site do Arquivo Militar, existem algumas referências.

Questiono-me ao tipo de militar que seria, nomeadamente patente e idade, pelo facto do apelido ribeiro aparecer na minha tia-bisavó e trisavô.

Isto é, será que ele seria da geração do meu tetravô? e como aparece o Ribeiro na minha familia? será que o Francisco Ribeiro, militar de Inf.ª 6, o trasmitiu como "dote"? (piada)

é que descobri mais uma particularidade na minha familia! além de ter visto que os meus trisavós eram solteiros, através do reg. baptismo da minha tia bisa, descobri que o seu irmão, meu bisavô, António de Ribeiro Queiroz, fugiu com a futura mulher para viver o "Amor"...

Qustionei a minha mãe sobre a data de casamento do meu Bisavô para tentar solicitar uma cópia e averiguar os dados que lá constassem quando ela contou que eles só se casaram às portas da morte da minha bisavó.

Que ela tinha ido novinha com os pais para o Brasil e lá se casou com cerca de 15 anos. Mas que enviuvou cedo e voltou para Portugal para uma tia.

Ela Josefina de Jesus e ele António Ribeiro de Queiroz terão se conhecido em festas de aldeia, mas que a família dela não aprovava o meu bisa.
Então fugiram para o Porto (Ramalde) onde o meu bisa já teria mais irmãos...

Família esta com pelo na venta...

Anos mais tarde, em Angola, a minha avó, em plenos anos 60, separou-se judicialmente do meu avô.

Como disse alguém, é a vida!

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#225665 | RCCORREIA | 06 abr 2009 10:31 | Em resposta a: #225461

Caro Augusto

Não sou Ricardo (esse é o meu irmão mais novo) mas Rui.

Por certo o nome constará no Arquivo Histórico Militar e terá processo próprio no qual para além do relato de toda a vida militar costuma constar informação familiar.

Faça-lhes uma consulta (pode ser por e-mail), dizendo nome, regimento e data (aproximada). Eles lhes dirão se tem processo e as partes relevantes. Se quiser cópia dos documentos tb é possível dizendo eles o custo em que isso possa ficar.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227895 | anr109 | 28 abr 2009 23:00 | Em resposta a: #225665

Senhor, Rui Correia
perdoe-me a intromissão,
aproveitando sua ida ao A. H. Militar, gostaria que pesquisa-se sobre Capitão André Nogueira Ribeiro, Capitão Estevão Alvares Bezerra e Cápitão Caetano Barros Bezerra (irmãos).
desde já grato pela atenção
Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte
Ceará
E-mail: regis-arte@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227897 | NISGM | 28 abr 2009 23:34 | Em resposta a: #225461

Atenção que se o militar não era oficial (provável pois nesse caso poriam posto) é pouco provável que dê com ele facilmente. Se for deverá ter processo no Arquivo Histórico Militar, em Santa Apolónia. Claro que pode sempre perguntar para lá e caso encontrem referência a algum oficial com aquele nome tentar perceber pelo processo se nessa data se encontrava em Infantaria 6.

Em regra, processos de praças e de sargentos dessa época foram destruídos, por opção do Arquivo geral do Exército, em Chelas.

Alternativa nesse caso é percorrer página a página os muitos anos das Ordens do Exército tentando encontrar referências ao nome do referido indivíduo e a Infantaria 6. Os livros mestres dos regimentos, onde se indica quem assentou praça por lá, podem ser outra alternativa mas ninguém lhe garante nem em que data houve esse alistamente nem que ele tenha sido na referida unidade militar.

Atentament, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227902 | Augustus_o | 29 abr 2009 00:16 | Em resposta a: #227897

Caro confrade,

Do Museu Militar do Porto constou-me a existência desta públicação:

Ordens de Dia dos Comandos do Regimento de Infantaria 6, do 1º Sargento Manuel Mendes; cota 5763 - 21A

Conhece?

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227903 | Augustus_o | 29 abr 2009 00:17 | Em resposta a: #225665

Caro confrade,

Do Museu Militar do Porto constou-me a existência desta públicação:

Ordens de Dia dos Comandos do Regimento de Infantaria 6, do 1º Sargento Manuel Mendes; cota 5763 - 21A

Conhece?

Cpts,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227904 | NISGM | 29 abr 2009 00:21 | Em resposta a: #227902

Caro Augusto, Não conheço, mas se for suficientemente atrás é possível que refira o seu militar, indicando situações de serviço e outras. Não deixaria de ler.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227907 | Augustus_o | 29 abr 2009 00:29 | Em resposta a: #227904

Caro Nuno de M.

o problema é eu estar em Lx, de partida para os Açores!

por acaso o confrade viverá no Porto?

Resposta

Link directo:

RE: Interpretação - Ribeiro de Queiroz

#227958 | NISGM | 29 abr 2009 17:03 | Em resposta a: #227907

Não, também por Lisboa. Mas julgo que não será nada que eles não resolvam com uma meia-dúzia de mails.

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen