Familia Bezerra da Rocha Moraes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Bezerra da Rocha Moraes

#225534 | CarlosBeserra | 04 abr 2009 17:47

Estamos resgatando a memória dessa familia esquecida pelos genealogistas paraenses.

Essa familia teve origem no RGN pelo casamento de:
Francisco da Rocha Bezerra Jr com Maria Egiciaca de Moraes.

Francisco tem como bisavô o coronel Antonio da Rocha Bezerra, capitão-mor dos indios do Rio Grande e Carta de sesmaria concedida em 3 de julho de 1736.
Terras no Assú, na Lagoa do Piató, RGN.
Foi feito Coronel em 22/12/1715.

Maria tem como bisavô José de Moraes Navarro, irmão de Manoel Alvares de Moraes Navarrro, paulistas que chefiaram o terço paulista no nordeste entre 1689 e 1700.

Dessa união nasceu Francisco Bezerra da Rocha Moraes *1819 +1874 , que migrou para o Pará em 1845, Ilha de Marajó, para administrar a fazenda nacional São Lourenço, tornado-se posteriormente grande pecuarista.

N. Francisco Bezerra da Rocha Morais cc. Leonarda Maria da Conceição Figueiredo, filha do juiz Joaquim Angelo Gonçalves. e tiveram os filhos:

N1. Demetrio Bezerra da Rocha Moraes *1850 +1909
Casado com Rita Acatauassu Nunes, filha do barão de Igarapé-Mirim.
Paraense, advogado em 1874 em Olinda, professor da Faculdade de Direito do Pará, jornalista, fazendeiro pecuarista fundador das Fazendas Reunidas São Luis da Ritlândia, na Ilha de Marajó, e Deputado Federal pelo Estado do Pará em dois mandatos.
Em 1878 foi designado para Delegado da Capital..
Em 12/04/1874 foi promotor publico de Bragança e posteriormente foi nomeado para o mesmo cargo em Obidos,
1880/1881 - Deputado
1882 - Demetrio BRM (Partido Liberal
1884 - Deputado
1885 - Foi deputado do 4o distrito da capital.
1886/1887 - Deputado
1888/1889 - Deputado - Era lider do Partido Liberal.
15/9/1890 - Demetrio perde eleição para Senador pela Oposição.

N2. Francisco Bezerra Moraes da Rocha *1845 +1915
Grande fazendeiro, o mais velho dos irmãos.
Em 1868, com 23 anos era professor em Soure.
Em 1871, com 26 anos era capitão da guarda nacional.
Em 1878, com 30 anos era tenente da guarda nacional.
Foi designado como Delegado de Soure em 1878.
Em 1889, com 44 anos foi reformado, por decreto, da guarda nacional como major comandante do batalhão da Cachoeira.

N3. Philletto Bezerra da Rocha Moraes
Era o mais novo dos irmãos.
Phileto no dia 11/04/1886 foi um dos fundadores do Clube Republicano no Pará, assinando o termo de criação.
1888 - Foi o 2o Secretario do Clube Republicano.
1890 - Phileto Bezerra foi escolhido pelo Partido republicano para participar da comissão paroquial...
1891 - Foram escolhidos pela União Patriotica para Senadores Fileto e o Barão de Igarapé Mirim.
1891 - O congresso constituinte do estado do Pará, que aprovou a constituição de 22 de junho de 1891 estava assim organizada:
Fileto Bezerra da Rocha Morais, como um dos Senadores.
Em 1891 era deputado estadual no Pará.
11/6/1891 - Phileto assina moção do Congresso Paraense aplaudindo o Governador, que venceu movimento de revolta.
22/06/1891 - Fileto BRM assina primeira constituição do estado do Pará.
1893/1894 - Deputado
1895/1896 - Deputado
Phileto foi deputado em 1899 e viveu seus ultimos anos na cidade do RJ.

N4. Antonio Bezerra da Rocha Moraes *1846 +1908
Se formou advogado em 1871 em Olinda.
Em 1872 era promotor publico da capital.
Em 1874 era juiz da vara de orphãos,e ocupou tambem nesse ano por alguns dias o cargo de Chefe da Policia.
Em 1875 foi movido de Soure para a Capital, como juiz de orphãos.
Em 1885 participou da criação da Sociedade Paraense de imigração.
Foi chefe da policia no Pará entre os anos de 1888 a 1889.
Em 1885 foi Deputado Geral no Pará.
Em 1889 foi Deputado Provincial no Pará.
19/06/1891 - Desembargador Antonio Bezerra da Rocha Morais foi designado membro do Tribunal Superior de Justiça.

N5. Victor Bezerra da Rocha Moraes *1855 +1899
Victor estudou em Coimbra, Portugal, na especialidade de Engenheiro Agrimensor.
Victor tinha uma empresa de construções, tendo sido responsável pela construção dos antigos farol e atracadouro da cidade de Soure, assim como pela construção em 1882 do novo cemitério de Soure.
Em 1882, Vitor foi nomeado delegado em Soure, Marajó.
Em 1883 Victor foi nomeado promotor publico em Soure
23/07/1891 - Victor Bezerra é designado 2o Secretario do Instituto de Assistencia ás Artes e Ofícios (Benjamim Constant)
Em 1899 Victor que trabalhava como jornalista na Folha do Norte, vai para Santarem, juntamente com seu filho Alcides Bezerra e adquire um barco, e ruma para o ACRE, com uma fortuna em mercadorias no valor de 300 contos de reis. Porem ao se aproximar de Puerto Alonço, Galves e 80 homens atacam o barco e o aprisionam.
Em conversações com o Presidente do Acre, Victor consegue que lhe seja dada uma carta de crédito da Republica do Acre. Sendo alojado em uma barraca em Puerto Alonço, onde nem os filtros de agua existiam, à espera de um barco que os pudesse transportar para o Amazonas. Foi nesta barraca que ele adquiriu a febre. O Victor está enterrado em Anadia Novo no Acre.

A quem interessar maiores detalhes estou provisoriamente armazenando os dados dessa nossa pesquisa em www.guppybr.com/familia_bezerra

Sou um dos bisnetos de Demetrio Bezerra da Rocha Moraes.

Posteriormente a familia passou a usar somente o sobrenome Bezerra.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#247555 | elisaaraujo | 12 jan 2010 03:53 | Em resposta a: #225534

Olá, Meu nome é Maria Elisa Bezerra de Araujo. Meu avô materno chamava-se José Maria Valente Bezerra, nascido em Belém no Pará, em 1909. Tinha duas irmãs - Lucia e Laura - e um irmão que morreu jovem - Claudio. Meu bisavô chamava-se Francisco Bezerra, casado com Luzia (creio que o sobrenome era da Anunciação Valente). As histórias da familia dizem que o nome completo era Francisco Bezerra da Rocha Moraes, mas meu bisavô tirou o "da Rocha Moraes". Meu avô tinha parentes em Pernambuco e falava muito em Soure. Onde posso encontrar a descendência dos filhos de Francisco Bezerra da Rocha Morais cc. Leonarda Maria da Conceição Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#247556 | elisaaraujo | 12 jan 2010 03:58 | Em resposta a: #225534

Olá, Meu nome é Maria Elisa Bezerra de Araujo. Meu avô materno chamava-se José Maria Valente Bezerra, nascido em Belém no Pará, em 1909. Tinha duas irmãs - Lucia e Laura - e um irmão que morreu jovem - Claudio. Meu bisavô chamava-se Francisco Bezerra, casado com Luzia (creio que o sobrenome era da Anunciação Valente). As histórias da familia dizem que o nome completo era Francisco Bezerra da Rocha Moraes, mas meu bisavô tirou o "da Rocha Moraes". Meu avô tinha parentes em Pernambuco e falava muito em Soure. Onde posso encontrar a descendência dos filhos de Francisco Bezerra da Rocha Morais cc. Leonarda Maria da Conceição Figueiredo

Resposta

Link directo:

Araújo Bezerra?

#247558 | JFMenéndez | 12 jan 2010 10:02 | Em resposta a: #247556

Caro Carlos Bezerra

Cumprimento-o desde esta outra margem oriental do Atlântico Norte, de Portugal.
Pergunto-lhe se os seus Bezerra têm alguma relação com a família Araújo Bezerra do Recife?
É que estou interessado em estabelecer uma pequena ascendência paterna, dos meus primos pernambucanos desse mesmo apelido.

Agradecendo antecipadamente, envio-lhe os meus cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#247636 | CarlosBeserra | 13 jan 2010 12:22 | Em resposta a: #247556

Oi Maria Elisa. Não há duvidas quanto a pertencermos à mesma familia Bezerra. Tudo leva a crer que voce seja descendente de Francisco Bezerra de Moraes Rocha, que teve seu nome invertido para não ficar igual ao de seu pai Francisco Bezerra da Rocha Moraes, que foi um dos maiores fazendeiros da Ilha de Marajó.
Francisco Bezerra de Moraes Rocha teve como um de seus filhos Francisco Bezerra Moraes Rocha que mudou-se do Pará para o RJ há muitos anos.
Sabemos que entre seus descendentes sairam Helder, Oscar, José Maria, lembro que um desses morava no bairro do Flamengo. Mas esses nomes ainda não constam de nossa arvore genealogica porque não temos a certeza dos graus de parentesco. Talvez com sua ajuda possamos esclarecer melhor esse ramo da familia.
Meu pai Demetrio Bezerra era nascido em Belem, e toda a familia tirou o da Rocha Moraes, mas veio novo ainda para o RJ, onde eu nasci e moro até hoje.
Entre em contato comigo pelo email cbeserra@guppybr.com ou caso voce seja do RJ, pelo tel. 22389319. Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Araújo Bezerra?

#247638 | CarlosBeserra | 13 jan 2010 12:29 | Em resposta a: #247558

Caro Filipe
Dentre todos meus familiares de nome Bezerra não encontrei nenhum como Araujo Bezerra, mas nada impede que tenham a mesma origem, pois os Bezerras iniciaram em 1535 a colonização das terras de Pernambuco e só depois disso se espalharam para o restante do nordeste e norte brasileiros.
Caso eu localize algum eu farei voce saber.
Um grande abraço do amigo do outro lado do Atlantico.
Carlos Beserra

Resposta

Link directo:

Ainda Araújo Bezerra

#247689 | JFMenéndez | 13 jan 2010 23:57 | Em resposta a: #247636

Caro Carlos

Começo por lhe agradecer a sua resposta e a disponibilidade de me informar, no caso de encontrar algum parente seu com este apelido em epígrafe.

A ligação dos Araújo Bezerra à minha família ainda não está lançada aqui na BD do Geneall, mas posso adiantar que a representação da minha família paterna - os Menéndez Lopez - a sua chefia, está aí no Brasil, pois descende de Cristobal José Manuel Menéndez, irmão mais velho do meu pai (que era mais novo dos oito irmãos - na BD estão apenas 6, dado que os outros dois morreram quase à nascença) e o único dos irmãos nascido ainda em Espanha. Todos os outros nasceram já em Portugal, depois da passagem definitiva do meu avô para aqui.

Talvez daqui a mais uns tempos já seja possível, e visível, essa ligação e a sua numerosa descendência pernambucana (16 irmãos, netos deste meu tio) na BD.

Um abraço amigo,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

Bibliografia - Bezerra

#247757 | JFMenéndez | 15 jan 2010 01:22 | Em resposta a: #247689

Caro Carlos

Só mais um dado sobre os Bezerra.
Conhece a obra intitulada:
"Fontes sobre as Origens da Família Bezerra em Pernambuco, Portugal e Galícia" da autoria de Eduardo de Castro Bezerra Neto?
Só hoje reparei neste título que, se não tiver, possivelmente descobrirá numa das bibliotecas locais.

Um abraço,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#293784 | JORGE BEZERRA | 02 jan 2012 03:24 | Em resposta a: #247636

BOA NOITE,



TIVE A OPORTUNIDADE DE LER NO SITE GENEALÓGICO E FIQUEI MUITO INTERESSADO, MESMO PORQUE ESTIVE EM BELÉM DO PARÁ HÁ DUAS SEMANAS E FIQUEI TRISTE POR SABER TÃO POUCO E NÃO TER NINGUÉM A QUEM PUDESSE PROCURAR..



MEU NOME É JORGE EDUARDO DE ALMEIDA BEZERRA E RESIDO EM SÃO PAULO.



SEMPRE OUBI HISTÓRIAS DE MEU AVÔ SOBR A FAMÍLIA E GOSTARIA DE CONSEGUIR ALGUMA CONEXÃO :



MEU BISAVÔ CHAMAVA-SE DARIO BEZERRA DA ROCHA MORAES E ERA FILHO DO DESEMBARGADOR ANTONIO BEZERRA E DA SRA. FLORISBELA DE ALMEIDA BEZERRA. A FAMÍLIA ERA DE BELÉM DO PARÁ E RESIDIAM NO LARGO DA PÓLVORA, HOJE PRAÇA DA REPÚBLICA. DARIO ERA CHEFE POLÍTICO LOCAL E GRANDE FIGURA DA “ BORRACHA “. ERA MUITO RICO E ÍA PARA LISBOA, A PASSEIO, COM A FAMÍLIA, LEVANDO A CARRUAGEM E COCHEIRO NO PRÓPRIO NAVIO...

OS FILHOS NÃO FORAM REGISTRADOS COM O NOME ROCHA MORAES, MAS APENAS BEZERRA POR SER O NOME MAIS NOTÓRIO E DE INFLUÊNCIA NA ÉPOCA. TAMBÉM JÁ OUVI QUE O PADRINHO DELE DE BATISMO ERA DA FAMÍLIA ROCHA MORAES E QUE TERIA SIDO UMA GENTILEZA ACRESCENTAR O SOBRENOME DO PADRINHO AO NOME DO BATIZANDO...



MEU BISAVÔ DARIO TEVE NOVE FILHOS COM A SRA. ANGELA POTTTER DE SOUZA BEZERRA DA ROCHA MORAES



VERA DE SOUZA BEZERRA

DARIO BEZERRA JÚNIOR

LAURO DE SOUZA BEZERRA ( NASCIDO EM LISBOA )

ARISTO DE SOUZA BEZERRA

MARIA OCTAVIA DE SOUZA BEZERRA

MAURICIO DE SOUZA BEZERRA

GILBERTO DE SOUZA BEZERRA

MARIA ANGELINA DE SOUZA BEZERRA C.C. SR. EDWINO ANTUNES STORRY ( RIO DE JANEIRO )



TINHA IRMÃOS QUE JOGAVAM MUITO E QUE PERDERAM FAZENDAS NA ILHA DE MARAJÓ, NO JOGO.



VEIO PARA O RIO DE JANEIRO EM 1918 COM TODA A FAMÍLIA E MORREU NO RIO EM 1943.



MEU AVÔ DARIO BEZERRA JÚNIOR VEIO PARA SÃO PAULO ONDE SE ESTABELECEU DESDE 1925. CASOU-SE COM IRIS RIBEIRO BEZERRA COM QUEM TEVE TRÊS FILHOS,: DARIO LUIZ BEZERRA NETO, JORGE EDUARDO BEZERRA ( MEU PAI ) E MARIA CRISTINA RIBEIRO BEZERRA.



ESPERO QUE, APESAR DO TEMPO HISTÓRICO PASSADO, POSSA TER ALGUMA INFORMAÇÃOA ADICIONAL SOBRE A FAMÍLIA.



ANTECIPADAMENTE GRATO,



JORGE BEZERRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#293785 | JORGE BEZERRA | 02 jan 2012 04:08 | Em resposta a: #225534

AINDA, QUANDO MEU BISAVÔ DARIO BEZERRA DA ROCHA MORAES VEIO PARA O RIO DE JANEIRO MOROU NA RUA BAMBINA E PAISSANDU. SUA FILHA MAIS VELHA, VERA, NASCEU EM BELÉM EM 1900.
CERTAMENTE SOMOS PRIMOS DISTANTES...

ABS
JORGE BEZERRA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#293792 | CarlosBeserra | 02 jan 2012 11:57 | Em resposta a: #293784

Jorge
Favor me mandar um email para cbeserra@guppybr.com

Somos parentes e tenho mais informações sobre nossos familiares.
Um abraço
Carlos Beserra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#299482 | Marilia França | 11 mar 2012 13:19 | Em resposta a: #293792

A minha avó Áurea Bezerra França , o seu avô se chamava Francisco Bezerra Moraes Rocha pela linhagem da minha avó materna. Coronel da Guarda Nacional, seu filho Demétrio Bezerra jogava muito e perdeu todas as suas fazendas na Ilha de Marajó. Minha mãe Maria Alice Bezerra França ainda é viva. Tenho no meu Facebook Marilia França, a foto do meu tataravô.
Chamo-me Marília França, não levo o sobrenome de minha avó.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#299483 | Marilia França | 11 mar 2012 13:20 | Em resposta a: #247556

A minha avó Áurea Bezerra França , o seu avô se chamava Francisco Bezerra Moraes Rocha pela linhagem da minha avó materna. Coronel da Guarda Nacional, seu filho Demétrio Bezerra jogava muito e perdeu todas as suas fazendas na Ilha de Marajó. Minha mãe Maria Alice Bezerra França ainda é viva. Tenho no meu Facebook Marilia França, a foto do meu tataravô.
Chamo-me Marília França, não levo o sobrenome de minha avó.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#299484 | Marilia França | 11 mar 2012 13:24 | Em resposta a: #293784

A minha avó Áurea Bezerra França , o seu avô se chamava Francisco Bezerra Moraes Rocha pela linhagem da minha avó materna. Coronel da Guarda Nacional, seu filho Demétrio Bezerra jogava muito e perdeu todas as suas fazendas na Ilha de Marajó. Minha mãe Maria Alice Bezerra França ainda é viva. Tenho no meu Facebook Marilia França, a foto do meu tataravô.
Chamo-me Marília França, não levo o sobrenome de minha avó.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Bezerra da Rocha Moraes

#304746 | CarlosBeserra | 02 mai 2012 20:12 | Em resposta a: #299483

Marilia
Estou tentando contato com voce pelo Facebook, e não ví a foto do seu tataravô.
Francisco Bezerra de Moraes Rocha era irmão do meu bisavô Demetrio Bezerra da Rocha Moraes.
O nome do seu ascendente Francisco foi invertido para diferenciar do pai deles, que se chamava Francisco Bezerra da Rocha Moraes.
Esse Demetrio citado por voce é o Demetrio Ferreira Bezerra de Moraes Rocha, casado com Sarah Bezerra, pais da sua avó Aurea, que nas minhas pesquisas se chamava Aurea Bittencourt Bezerra, nome de solteira.
No seu ramo nossa arvore genealogica que estamos fazendo termina na sua avó. Seria bom termos mais informações, pois a familia se espalhou muito.

Resposta

Link directo:

Familia Bezerra da Rocha Moraes

#360697 | rachelvg | 23 ago 2015 03:19 | Em resposta a: #225534

Olá, meu avô chama-se José Maria Bezerra Valente (nascido aos 1933, ainda vivo), filho de Pedro de Castro Valente e Octavia Bezerra Valente - ela filha de Rita Acatauassu Nunes Bezerra e Francisco Demétrio da Rocha Moraes.

Meu Vó, José Maria saiu do Pará com 13 anos e veio com sua família para o Sul do País - locaram-se alguns em Londrina/PR, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ.

José Maria Bezerra Valente hoje mora em Curitiba, casado com Janete Medeiros Valente, tiveram duas filhas: Salimar Valente Gasparin e Isabel Cristina Valente Gomes (minha mãe). Ele, formato em Direito e Economia, chegou a major na Polícia Militar, promotor de Justiça do Paraná aposentado e advogou na Itaipu.

Resposta

Link directo:

Familia Bezerra da Rocha Moraes

#371130 | Murilo Bezerra Jr | 26 jun 2016 01:20 | Em resposta a: #293784

Prezado Jorge Bezerra, chamo-me Murilo Bezerra Junior, moro no Rio de Janeiro e reconheci na sua lista de nove irmãos, um tio que pouco tive contato, mas lembro de ter ido a sua residência. Sou filho de Murillo de Souza Bezerra que na sua lista está figurando como Maurício, mas na realidade é Murillo. Morávamos na Rua Almirante Tamandaré no Flamengo e meu tio Ariosto (que figura como Aristo) morava em Copacabana na Rua Toneleros. A senhora Vera Souza Bezerra também era próxima a meu pai, tanto que o nome de minha irmã mais velha era Vera Cristina de Souza Bezerra em homenagem a ela. Foi um prazer encontrar essas informações todas. Um abraço fraterno.

Resposta

Link directo:

murillo Bezerra Junior

#422586 | JORGE BEZERRA | 19 mar 2020 00:52 | Em resposta a: #225534

Meu Caro Murillo,
Eu conheci vc em 1967. Que idade vc tem agora ? Meu Avô Dario era irmão do Tio Murillo, contador de histórias!
Meu Avô faleceu justamente ao voltarmos daquela viagem. Ficamos em casa de Tia Vera, no Flamengo. Tio Ariosto era muito próximo e me hospedei muito em casa dele! Agora, Tia Bichinha, Maria Angelina era a minha favorita. Nascemos no mesmo dia 18 de abril ! Murillo, não sei se vc receberá está mensagem, mas procurarei por vc ! Abraço!

Resposta

Link directo:

Familia Bezerra da Rocha Moraes

#422587 | JORGE BEZERRA | 19 mar 2020 01:00 | Em resposta a: #422586

Murillo, ao todo eram 9 irmãos: Tia Vera,
Meu Avô Dario, também chamado pelos irmãos de Darinho ( por ter o mesmo nome do pai ), Tio Ariosto, Tio Lauro, Tia Maria Octavia, Tio Murillo, Tio Maurício Tio Gilberto e Maria Angelina, Tia Bichinha. Quando listei todos me falhou o Tio Murillo, justamente um dos que conheci. Peço que me desculpe. Ainda bem que vc reconheceu os demais e me escreveu ! pena eu só ter visto agora...A última vez em que Tio Murillo foi em casa do Tio Ariosto e Tia Maria Lucia, na Rua Toneleiros. Depois ele foi para uma clínica que ficava longe do Rio.

Resposta

Link directo:

Familia Bezerra da Rocha Moraes

#445122 | Eliane batista | 06 jan 2023 01:19 | Em resposta a: #225534

Olá, me chamo Eliane, sou filha de Aniceto Rocha da Silva, minha avó ELIZA BEZERRA ROCHA foi nascida no nordeste, não sabemos ao certo, se Ceará ou Pernambuco. Porém morou por muitas anos no Pará, Afua, onde se casou com Manuel Marques da Silva. Acredito que tenha algum vínculo.
Meu telefone (19)998887172

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen