Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos | Formação

Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

#225835 | Maria_Silv | 07 abr 2009 23:42

Caros Confrades,

Procuro "desesperadamente" o registo de baptismo do meu trisavô - Miguel de Araújo - nascido em Vila Real (não é dada a freguesia). Filho de Joaquim de Araújo e de Antónia Florinda. Terá nascido por volta de 1835/45. Casou com Joana Marques Geraldes e viveu no Porto onde foi Guarda de Alfândega, à data de nascimento do seu primeiro filho (1875).
Já contactei o Arquivo Distrital de Vila Real mas, como devem calcular, sem a freguesia ou localidade é muito difícil encontrar.
Também comecei a pesquisar os paroquiais de Vila Real on-line, mas de um modo aliatório, já que não tenho a localização exacta do seu nascimento.
Encontrei alguns Araújos, mas não o que pretendo. Inclusivé, encontrei um Miguel de Araújo, de 1721, que não corresponde à data que procuro.
O que eu pergunto é:
- Algum dos confrades já se deparou com este nome?
Estou farta de procurar!!! É caso para dizer: wanted, dead or alive!!!

PS: Não quero obter nacionalidade portuguesa. Apenas quero tirar esta pedrinha do meu sapato.

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Miguel de Araújo

#225856 | Lourval | 08 abr 2009 06:39 | Em resposta a: #225835

Cara Maria Silvestre,

Há Miguel de Araújo que pediu passaporte em 1872 com 42 anos de idade (nascido então em 1830), natural da Freguesia de Calvão, Concelho de Chaves. Temos de acreditar em todas as possibilidades! Quem sabe ele não embarcou e seja ele? Mas há uma família Araújo em Calvão (Chaves).

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#225862 | Maria_Silv | 08 abr 2009 11:30 | Em resposta a: #225856

Caro Lourval,

Tudo é possível realmente. Mas que iria ele lá fazer apenas por três anos? Já que o filho nasceu em 1975, estando ele presente no seu batismo, em Massarelos - Porto, nessa data.
Também me parece pouco provável que tenha tido o primeiro filho aos 45 anos de idade. Mas, é sempre uma hipótese a considerar.
Será que podia enviar esse documento ou dizer-me como posso aceder ao mesmo?
Quanto à dica dos Araújos de Calvão, vou tentar ver nos paroquiais, se estiverem digitalidos, não sei se estão...

Este Miguel está a tornar-se um mistério.

Agradeço o seu interesse.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#225885 | JASP | 08 abr 2009 16:40 | Em resposta a: #225835

Cara Maria Silvestre,

Como a pessoa que procura foi Guarda de Alfândega, já consultou a documentação do fundo da Alfândega do Porto, depositada no Arquivo Distrital do Porto?

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#225889 | Maria_Silv | 08 abr 2009 18:36 | Em resposta a: #225885

Caro Jorge Afonso,

Já enviei, a 4.02.2009, um mail para o Arquivo Distrital do Porto, no sentido de solicitar esse tipo de informação. No entanto, não obtive resposta. Possivelmente não fui clara na exposição do assunto que redigi da seguinte forma:
"Exmo.(as) Sres.(as),
Venho por este meio proceder ao pedido de pesquisa de um registo da guarda de alfândega do Porto, nomeadamente do Sr. Miguel de Araújo, natural de Vila Real, filho de Joaquim de Araújo e de Antónia Florinda, que terá sido guarda de alfândega do Porto à data de 1875 e morador na Rua do Outeiro, em Massarelos. Este pedido deve-se ao facto de no registo do seu filho, nascido a 25.09.1875 no Porto (Massarelos), não constar a freguesia de naturalidade do pai, pelo que assim se torna difícil a busca do assento de baptismo do mesmo junto do Arquivo Distrital de Vila Real. A minha esperança é a de existir algum tipo de registo ou listagem dos guardas de alfândega do Porto que possa ser consultada.
Agradeço desde já qualquer atenção dispensada,
Com os meus melhores cumprimentos,
Maria Silvestre".
Normalmente costumo obter resposta deste arquivo, mas neste caso não aconteceu.
Em relação ao fundo que se refere, será que constam nele os nomes dos guardas, ou será somente um conjunto de notas disperas da alfândega? Já consultou esse fundo?
De qualquer modo irei enviar de novo um e-mail para o Arquivo.
Se os confrades tiverem alguma informação sobre esta pessoa ou sobre os seus progenitores, agradeço que me transmitam.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#225894 | JASP | 08 abr 2009 18:51 | Em resposta a: #225889

Cara Maria Silvestre,

Não consultei o fundo mas, segundo a descrição existente no site do ADP, existem vários documentos relacionados com funcionários para datas aproximadas à que refere, designadamente alvarás de nomeação e vencimentos.

Em todo o caso, talvez o mais indicado seja uma visita ao Arquivo ...

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#225906 | Maria_Silv | 08 abr 2009 22:00 | Em resposta a: #225894

Caro Jorge Afonso,

Uma visita ao Arquivo neste momento está fora de questão. No entanto, vou contactar o mesmo ou verificar se esse fundo pode ser consultado on-line.
Não posso mesmo deslocar-me ao arquivo neste momento. De qualquer modo, obrigada pela "dicas".

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

#225918 | cverde | 08 abr 2009 23:30 | Em resposta a: #225835

Cara Maria Silvestre

Já me deparei com "nascidos em Vila Real" que correspondiam à freguesia de S. Dinis a mais antiga da cidade / vila propriamente dita. Vale a pena tentar caso ainda não o tenha feito.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

#225922 | Maria_Silv | 09 abr 2009 00:00 | Em resposta a: #225918

Caro Luís Figueira,

Por acaso já tentei, mas não estão ainda disponíveis on-line. Estranho é o facto de uma das freguesias mais importantes não ter ainda os paroquiais digitalizados...
Quando fiz o pedido de pesquisa para o arquivo, há algum tempo atrás, e já por duas vezes, foi para as freguesias mais importantes, pensando do mesmo modo que o confrade está agora a expor. Já que só se refere Vila Real no registo, deveria ser no centro da cidade, a menos que seja mesmo uma omissão do padre ou do próprio pai do baptizado.
Mas, acredite confrade Luís Figueira, a fé é a última a morrer e ainda hei-de encontrar o tal registo ou alguém que me ajude a encontrá-lo.
Agradeço de qualquer modo a sua amável contribuição.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

#226139 | pedroacpinto | 11 abr 2009 16:35 | Em resposta a: #225835

Cara Maria Silvestre,

Uma pista poderá ser a freguesia de Paços, Sabrosa (Vila Real). A minha trisavó, Rosa Araújo, nasceu ali a 8.1.1839, embora filha de José de Araújo e Teresa Correia da Cunha (casados em 10.5.1801). Há muitos Araújos nessa freguesia...

Pedro M. Araújo C. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226141 | MarciaM | 11 abr 2009 16:55 | Em resposta a: #225906

Cara Maria Silvestre,

Se quiser posso consultar alguns desses documentos na minha próxima visita ao ADP. Se estiver interessada indique-me quais os documentos da Alfândega que quer que eu veja. Já dei uma vista de olhos no site do ADP mas, tendo em conta as datas, não me parece haver muitas hipóteses de pesquisa. Veja aqui
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=regShow&ID=542503&searchMode=bs e diga-me alguma coisa.

Ainda relacionado com este assunto, tenho uma antepassada de nome Virgínia Marques dos Santos Carneiro (nascida a 18 de Agosto de 1856 em Santo Ildefonso, Porto) que casou (não sei ainda quando) com um José Bento Geraldes. Será que a Joana que refere será parente de José Bento? Irmã, talvez? Se souber a freguesia e a filiação de Joana diga-me, pode ser que seja possível estabelecer uma ligação.

Cumprimentos,

Márcia

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

#226150 | Maria_Silv | 11 abr 2009 19:00 | Em resposta a: #226139

Prezado Pedro Pinto

É uma pista a considerar. As freguesias de Vila Real que já consultei foram: Salvador, da Ribeira de Pena, Livro 1834-1882, que não tem Araújos, a não ser um Francisco Ferreira de Araújo; e o livro de 1861 que tem alguns; freguesia de Murça; e freguesia do Calvão - Chaves, que tem bastantes, mas que também não ligam com os meus.
Ainda tentando estabelecer uma relação com o padrinho (Domingos Ferreira Martinho de Magalhães) de baptismo do meu bisavô José Miguel de Araújo, filho de Miguel de Araújo, procurei os assentos de baptismo de Nevogilde, no Porto, pois este padrinho era de lá. Mas, nada encontrei. Apenas um Artur e uma Sofia, filhos de Manuel Luís de Araújo – empregado da Câmara do Porto (Zelador). Natural de Santa Marinha de Prozelo, concelho de Arcos de Vale de Vez, diocese de Braga. Filho de João Luís de Araújo e de Agostinha de Jesus.
Casado com Maria da Conceição Pacheco, natural de Santa Eulália de Sabrosa, concelho de Paredes, diocese do Porto. Filha de António Joaquim Baptista e de Margarida Pacheca.
Padrinhos: Artur Barbosa da Fonseca, solteiro, estudante e Bárbara Amélia Pacheco, solteira.
Mas esta é uma informação que fica apenas para quem possa interessar.
Vou seguir o seu conselho e consultar então os livros de Sabrosa.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226151 | Maria_Silv | 11 abr 2009 19:24 | Em resposta a: #226141

Cara Márcia,

Agradeço desde já a disponibilidade.
No Fundo da Alfândega do Porto, penso que sejam de consultar os livros com as datas de 1840/1917, dos Serviços de Contabilidade e Pessoal - 1ª Secção, já que a data de referência é a de 1875 (altura em que Miguel de Araújo era Guarda de Alfândega).
Quanto ao seu Geraldes, receio não haver relação imediata. A Joana Marques Geraldes, mulher de Miguel de Araújo, era do Rosmaninhal - Idanha-a-Nova (Beira Baixa) e era filha de Domingos Marques Geraldes e de Leonor Salgueiro. Pelo que me constou, esta Joana teve três irmãs e desconheço se teve algum irmão. Mas, sabendo a freguesia em que ele nasceu, talvez se consiga descobrir.
Voltando ao meu Miguel de Araújo, relembro que ele era natural de Vila Real. Filho de Joaquim de Araújo e de Antónia Florinda. Viveu no Porto, na Rua do Outeiro, em Massarelos e foi Guarda de Âlfandega à data de 1875.

Os meus melhores cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226152 | MarciaM | 11 abr 2009 19:42 | Em resposta a: #226151

Cara Maria,

Provavelmente só irei ao ADP na próxima semana mas assim que o fizer dou-lhe notícias.

Cumprimentos,

Márcia

Resposta

Link directo:

Domingos Marques Geraldes e Leonor Salgueiro

#226153 | agp | 11 abr 2009 19:47 | Em resposta a: #226151

Cara Maria Silvestre,

Para que conste, Domingos Marques Geraldes e Leonor Salgueiro, tiveram além de Rosária (n. 1.2.1835), Joaquina (n. 26.10.1848), Joana (n. 8.9.1851) e Isabel, das quais já lhe dei notícia, a João (n. 2.3.1837), Domingos (n. 23.8.1839), Manuel (n. 13.4.1846) e Teresa (n. cerca de 1850), que faleceram solteiros, e a Maria (n. 25.1.1843) e Aleixo (25.8.1854) de que não tenho mais notícias.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Marques Geraldes e Leonor Salgueiro

#226154 | Maria_Silv | 11 abr 2009 20:20 | Em resposta a: #226153

Caro António G. Pereira,

É com prazer que falo consigo de novo.
E de novo estou às voltas com o companheiro de Joana, que não encontro nem por nada.
Quanto aos irmãos de Joana, é com prazer que os recebo agora, como meus ilustres tios avoengos. Da última vez que falou comigo falou-me apenas das irmãs de Joana. Mas, a confrade Márcia procura por um José Bento Geraldes. Talvez o confrade a possa ajudar, apesar de não se saber de onde ele era oriundo...
Eu ajudava se pudesse, mas não tenho muito acesso às fontes bibliográficas (excepto algumas). A única coisa que posso fazer é ver os paroquiais que estão na net, mas apenas se existir uma referência à freguesia, e claro, se os mesmos estiverem disponíveis.

Cumprimentos e votos de uma Páscoa feliz,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226156 | Maria_Silv | 11 abr 2009 20:31 | Em resposta a: #226152

Cara Márcia,

Agradeço mais uma vez e aguardo notícias suas na semana que vem. Se quiser, disponho-me a consultar algum livro disponível na net, na busca de algum familiar seu.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras"

#226157 | pedroacpinto | 11 abr 2009 21:07 | Em resposta a: #226139

Cara Maria Silvestre,

Ainda há outra hipótese:Parada de Pinhão, também do concelho de Sabrosa. Estive a ver com mais atenção os meus apontamentos e encontrei uma Maria de Araújo, dessa freguesia, casada com Apolinário Monteiro, também de P. Pinhão, cuja filha, Inácia Monteiro, casando com José Monteiro, de Passos, teve um filho chamado Bernardo Monteiro, já em Passos, a 3.7.1843. Portanto, poderia haver mais Araújos em P. Pinhão na época que procura. Por curiosidade, este Bernardo Monteiro foi pai de uma Maria Emília Monteiro que casou com um outro Araújo, Albino de seu nome, a 24.7.1899. Deste casamento, resultaram vários filhos, um dos quais Júlio César Araújo Monteiro: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=312729. Boa investigação! Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras"

#226185 | Maria_Silv | 12 abr 2009 18:05 | Em resposta a: #226157

Caro Pedro Pinto,

O livro de Parada do Pinhão já consultei ontem. Tem Araújos realmente, mas não encontrei o Miguel. Hoje vou dar uma vista de olhos no de Paços. Pode ser que encontre alguma coisa.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Miguel de Araújo

#226187 | Lourval | 12 abr 2009 18:21 | Em resposta a: #225835

Cara Maria Silvestre,

As Páginas Brancas dão maior frequência de Araújo para:

Vilarinho dos Freires, Santa Maria Maior e Valpaços.

Uma frequência levemente menor para:

Godim, Calvão, Peso da Régua e São Pedro.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#226188 | Maria_Silv | 12 abr 2009 18:47 | Em resposta a: #226187

Caro Lourval,

A que se refere quando diz Páginas Brancas?
Consultei o livro que me recomendou anteriormente e também nada encontrei.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#226190 | Maria_Silv | 12 abr 2009 18:58 | Em resposta a: #226188

Faltou a assinatura...

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Miguel de Araújo

#226224 | Lourval | 12 abr 2009 21:09 | Em resposta a: #226188

Maria,

As Páginas Brancas listam os telefones particulares das pessoas residentes em Portugal. Eu as uso para saber onde se concentram os apelidos (sobrenomes).

Se você consultou o livro de Calvão você verificou que lá há muitos Araújos e também há Florindas.

Eu tenho um caso semelhante ao seu. Procuro há quatro anos e meio pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira (Cândido). Sei que nasceu nas imediações de Baião e Mesão Frio. Um dia eu descubro.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#226225 | Maria_Silv | 12 abr 2009 21:44 | Em resposta a: #226224

Caro Lourval,

Desculpe-me mas não estava mesmo a associar à lista telefónica. Por acaso não costumo usar. Deve ser por isso. Disco o 118 e já está. Totózisses...
Quanto ao Calvão também reparei nas Florindas. E nos Araújos, claro!
Guardei imagens de todos os Araújos e Florindas que fui encontrando. Mas, as Florindas tenho algumas dúvidas. Primeiro porque o nome começa por Antónia e só depois é que tem o Florinda. Mas como já me aconteceu com uma Mónia Maria, o registo ter só Maria, também pode muito bem acontecer o mesmo com a Florinda.
Além do mais, não tenho qualquer referência à filiação da mesma, nem do marido Joaquim de Araújo. Apenas sei que o filho deste casal nasceu em Vila Real. Nada me garante que eles lá tenham nascido também... apesar de estar atenta a esses nomes.
Pois é, assim é difícil... talvez um dia se encontre. A esperança é a última a morrer.
Fico atenta ao nome do seu ascendente. Se o vir nalgum lado logo lhe comunico.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#226227 | Maria_Silv | 12 abr 2009 21:48 | Em resposta a: #226225

Queria dizer Mónica Maria

Resposta

Link directo:

Miguel de Araújo

#226229 | Lourval | 12 abr 2009 22:00 | Em resposta a: #226225

Maria Silvestre,

O pior é se a Mônica Maria, que nasceu Maria, abandona a Maria e fica só com a Mônica!!!!

É o que pode ter acontecido com a mãe de Júlio Teixeira, que se chamava Cândida Luísa (por isso Júlio às vezes assina Júlio Teixeira Cândido).

Encontrei uma Luísa Cândida em São Nicolau de Mesão Frio, lugar que Júlio Teixeira deixou como referência quando pediu passaporte em Vila Real durante um passeio em 1896.

Encontrei o batismo da Luísa Cândida e ela nasceu Luísa, sem o Cândida. E se ela abandonou a Luísa e ficou só com Cândida? Como não encontrei o batismo de Júlio em São Nicolau, continua a dúvida.

Coincidência ou não, Luísa Cândida desaparece dos livros de São Nicolau. Não encontrei seu casamento e nem seu óbito. Encontrei apenas seu batismo e em outras duas oportunidades quando foi madrinha. Será que ela imigrou para o Brasil?

É o que pretendo descobrir. Júlio Teixeira é filho de José Teixeira Osório. Eu encontrei um José Teixeira Osório que desembarcou em Santos (Brasil) em 1829 com 19 anos de idade. É grande a coincidência pois Júlio Teixeira viveu em Santos e se dizia português.

No momento tenho motivos para acreditar que José Teixeira Osório era de Baião e Cândida Luísa de São Nicolau de Mesão Frio. Estas duas freguesias, embora em concelhos e distritos diferentes, são vizinhas.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#226389 | Maria_Silv | 14 abr 2009 21:14 | Em resposta a: #226229

Caro Lourval,

Continue a pesquisar. Não desista.
Eu por agora não vou pesquisar mais, mas voltarei à "carga" dentro em breve.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226579 | MarciaM | 16 abr 2009 22:55 | Em resposta a: #226156

Cara Maria,

Infelizmente não tenho notícias interessantes para lhe dar.

Consultei o livro da correspondência expedida datado 1873/1876 mas não encontrei nenhuma menção a Miguel de Araújo. O mais próximo foi um Miguel Carneiro que é mencionado numa carta dirigida ao Juiz de Direito do 1º Distrito Criminal em que se lê que o dito Miguel Carneiro se encontra "gravemente enfermo fora da cidade".

Pelo que li parece-me natural que o seu Miguel não apareça mencionado. São raras a alusões a guardas, surgem apenas quando algum precisa de um prolongamento de licença ou quando é chamado à presença de um Juíz. Outros dados (como folhas de vencimento) serão, penso eu, difíceis de encontrar. O livro que consultei estava queimado parcialmente e suspeito que outros documentos não terão sobrevivido ao incêndio.

Se não se importa colocarei aqui, para quem necessitar, os nomes dos guardas que encontrei:

1873 - Manuel José d'Almeida
Bernardo José d'Almeida
Silvério Dias Frade
António Bernardo Moura
1874- António da Costa
António de Sequeira


Agradeço-lhe a sua oferta para pesquisar familiares meus. Vou ver quais os nomes que, neste momento, são mais relevantes para a minha pesquisa e digo-lhe alguma coisa. Entretanto acha que me poderia dar uma ideia de como posso aceder a esses livros. Desculpe a pergunta, é mesmo de principiante...

Cumprimentos,

Márcia Machado

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226645 | Maria_Silv | 17 abr 2009 12:11 | Em resposta a: #226579

Cara Márcia Machado

Antes de mais agradeço-lhe imenso o esforço que fez no sentido de encontrar o Miguel. Já desconfiava que os tais documentos do fundo da Alfândega do Porto não iriam ser muito úteis, pois recebi resposta do arquivo dizendo mais ou menos a mesma coisa. Mas, podia ter tido essa sorte...
Quanto ao seu Bento Geraldes, precisamos de mais dados, como por exemplo, onde viveu a sua avó. Sei que ela nasceu no Porto, em S. Ildefonso, onde encontrei no livro de baptismos (datas de 1847-12-03/1857-03-21) o seu registo (n.º 225 - imagem 00390.tif), mas pode não ter vivido no Porto. De qualquer modo, era comum os casamentos fazerem-se na terra da noiva. Se ela viveu no Porto é de procurar os livros de casamentos de S. Ildefonso, por exemplo, contando vinte anos a partir da data de nascimento da mesma (por volta 1876), ou de outras freguesias do Porto.
Os livros estão disponíveis on-line através do site do ADP ou do etombo.com.
http://etombo.com/paroquia/santoildefonso.html
Contudo, diga-me se tem mais dados concretos.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#226649 | Maria_Silv | 17 abr 2009 12:24 | Em resposta a: #226579

Cara Márcia,

Referi-me à sua avó, como modo de falar...
Lembrei-me também que o meu marido tinha um amigo Geraldes, já falecido, cuja família era originária da Covilhã. Talvez seja por aí, não sei...
Tem de fornecer dados mais concretos.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se "alvíssaras" a quem encontrar

#227107 | Maria_Silv | 21 abr 2009 23:59 | Em resposta a: #225835

Senhores, senhoras,

Renovo o tópico.

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Marques Geraldes

#227275 | Lourval | 23 abr 2009 18:31 | Em resposta a: #227107

Cara Maria Silvestre,

Francisco Marques Geraldes foi padrinho na Freguesia de Idanha-a-Nova em 08-06-1659. A madrinha foi Isabel Caldeira. O batizado foi meu antepassado Domingos Francisco Mendo, filho de Domingos Francisco Mendo e Maria Lourença.

Sei que tens antepassados Marques Geraldes. Por isso eu lhe informo.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Dão-se alvíssaras a quem encontrar

#227763 | Maria_Silv | 27 abr 2009 21:53 | Em resposta a: #226141

Cara Márcia,

Ainda sobre o seu José Bento Geraldes chamo-lhe a atenção para o tópico "Família Giraldes -Beira Baixa", aqui do fórum (22-12-2001, 19:25), que fala de um assento de casamento, na freguesia de St.º Ildefonso, Porto, de António Bento Geraldes natural de Casegas, Covilhã, Guarda, morador na rua Formosa, Porto, filho de José Bento Geraldes Silvares, do Fundão.

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#232442 | Maria_Silv | 22 jun 2009 14:27 | Em resposta a: #227275

Caro Lourval e estimados participantes do fórum,

Parece que finalmente encontrei o registo de baptimo de Miguel de Araújo.
Graças ao esforço do ADVR foi-me enviada uma cópia do registo paroquial tão desejado.
Sendo assim, Miguel nasceu a 21.02.1831 e era natural de São Pedro - Vila Real. Filho legítimo do casamento de Joaquim de Araújo [natural de São Juam (João), da cidade de Lamego - aqui não sei a que freguesia corresponde na actualidade], com Antónia Florinda (natural de São Pedro, Vila Real). Era neto paterno de José de Araújo (também de São João - Lamego), não estando indicado o nome da avó paterna. Era neto materno de João Rodrigues Cardoso e de Mariana Margarida, ambos naturais de São Pedro - Vila Real.
Foram padrinhos Manuel José Robalo Guimarães, casado, e sua sobrinha Maria da Luz Amaral Lobo, solteira, ambos de São Pedro, de Vila Real

Dúvidas: a que freguesia corresponde actualmente São João, na cidade de Lamego?
Há algum participante que descenda deste casal ou dos seus ascendentes, que tenha dados mais completos sobre os mesmos?

Agradeço qualquer informação,

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Miguel de Araújo

#232449 | Lourval | 22 jun 2009 15:16 | Em resposta a: #232442

Cara Maria Silvestre,

Fico contente que tenham encontrado o batismo de Miguel de Araújo. Há uma Aldeia de São João no concelho e freguesia de Lamego.

Tenho larga ascendência em Constantim que deve ficar muito perto de São Pedro.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Miguel de Araújo

#232453 | Maria_Silv | 22 jun 2009 16:17 | Em resposta a: #232449

Caro Lourval,

No registo diz: "natural da freguesia de Sam Juam da cidade de Lamego", isto em 1831.
Estive a procurar os oragos das freguesias e encontrei duas: Avões - São João Baptista e Figueira, também São João Baptista.

Continuo com dúvidas...

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen