Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#225920 | lmvp | 08 abr 2009 23:54

Caros confrades
Alguém me sabe dizer onde posso obter informações referentes á escola médico cirúrgica de Lisboa e registo de alunos no final do século XIX, inicio do séc XX
Grato por qualquer informação.
Luís Vieira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#225921 | chartri | 08 abr 2009 23:58 | Em resposta a: #225920

Veja:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=39913

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=72871

São dois outros tópicos sobre o mesmo assunto

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226740 | Gilson Nazareth | 18 abr 2009 03:41 | Em resposta a: #225921

Ricardo,
Desculpe-me a intromissão,meu assunto não é o em pauta.
Talvez o amigo possa me esclarecer:
Na época joanina viviam,no RJ, dois Brigadeiros Moreira Freire:Alexandre Manuel Moreira Freire e Bernardo Antonio(ou Antonio Bernardo)Moreira Freire.
O primeiro pai de Jacinto Pimentel Moreira Freire e o segundo pai de Zeferino Pimentel Moreira Freire.
Conheceria ,o senhor, o possível parentesco entre eles?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226750 | chartri | 18 abr 2009 11:35 | Em resposta a: #226740

Desculpe, mas esta questão nada tem a ver com o tema deste tópico que é " Escola Médico Cirúrgica de Lisboa".

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226758 | Gilson Nazareth | 18 abr 2009 13:23 | Em resposta a: #226750

Amigo,
Sei que nada tem a ver mas não sabia como me comunicar.
Meu email é:deventer@uol.com.br
Zeferino Pimentel Moreira Freire,Governador de Mato Grosso,político e escritor foi casado com minha tia Mary Charlotte Caldwell.
Caso senhor possa ligar os os brigadeiros Moreira Freire ficariamos muito agradecidos. No CBG continnuamos trabalhando com as família joaninas.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226766 | chartri | 18 abr 2009 15:15 | Em resposta a: #226740

Caro Gilbson
Nada encontrei sobre eles nos livros "Generais do Exercito Português - da restauração ..."

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226779 | Gilson Nazareth | 18 abr 2009 18:05 | Em resposta a: #226766

Caro Ricardo,
Obrigado, minha pergunta se prendia a vc mencionar o Jacinto Pimentel Moreira Freire.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226781 | chartri | 18 abr 2009 18:12 | Em resposta a: #226779

Caro Gilson
Em Freire ha muitos poucos Generais nos livros que mencionei. Tambem não encontrei nenhum Moreira Freire como general do exercito português
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226800 | Gilson Nazareth | 18 abr 2009 22:12 | Em resposta a: #226781

Meu amigo,
Creio que não chegaram a generais,foram brigadeiros.No Brasil Brigadeiro é posto mais baixo que general.
Alexandre Manuel Moreire Freira é o brigadeiro que se levantou contra D.Miguel e foi enforcado,no Cais do Sodré, em 06-03-1829,um martir do liberalismo.Era casado em Lisboa Freg.Santa Isabel 1804,Lº10-C,96v com D.Maria Leonor Rita de Oliveira.Estes são pais de:
Jacinto Pimentel Moreira Freire, n.Rio de Janeiro 1806,pai de um titular portuguê, e que o senhor cita nos Freire.
O Brigadeiro Alexandre Manuel e o Brigadeiro Bernardo Antonio (ou Antonio Bernardo) Moreira Freire vieram para o Rio de Janeiro com D.João.
Tiveram filhos contemporâneos criados nesta cidade. Ambos tiveram filhos com o sobrenome composto "Pimentel Moreirta Freire":Jacinto n.RJ 1806 e Zeferin0ov.Oeiras 1800.
Estudamos as família joaninas, as que para cá vieram com D.João,
Nos interessaria ligar os dois ramos de Moreira Freire com descendência tanto no Brasil quanto em Portugal.
É esta ajuda que estou pedindo ao amigo.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Escola Médico Cirúrgica de Lisboa

#226803 | chartri | 18 abr 2009 22:39 | Em resposta a: #226800

Caro Gilson
Pois, mas brigadeiro é "oficial general".
Não vem nos livros que por cá tenho com os "generais do exercito português"
Assim não o posso ajudá-lo

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226809 | FGR | 18 abr 2009 23:24 | Em resposta a: #226800

Caro Gilson Nazareth

Na basee de dados do Geneall já consta o nome de Alexandre Manuel Moreira Freire:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=508365

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226814 | Gilson Nazareth | 19 abr 2009 00:26 | Em resposta a: #226809

Caro Felipe,
Já tinha encontrado este e outros dados sobre o Alexandre Manuel. Meu interesse é subir a ascendência deste e do Bernardo Antonio para unir,possivelmente, os dois ramos Moreira Freire que vieram com D.João.
Vou continuar a batalha com a documentação brasileira.
Obrigado, pelo interesse
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226818 | FGR | 19 abr 2009 01:59 | Em resposta a: #226814

Caro Gilson
Encontrei este pequeno artigo na net:


"Em 1843, assume a presidência da província de Mato Grosso o coronel Zeferino Pimental Moreira Freire, nomeado por C. I. de 17 de maio daquele ano.

Nascido em Lisboa, a 26 de agosto de 1806. foram seus pais o brigadeiro Bernardo Antônio Moreira Freire e D. Febrônia Guilhermina Moreira Freire. Assentou praça no Rio de Janeiro, em 1808, quando ali chegara em companhia de seus pais e de D. João VI e matriculou-se na Academia Militar. Pugnou pela independência do Brasil, e serviu na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Pouco demorou-se na administração de Mato Grosso, pois a 26 de setembro de 1844 passou o governo ao tenente-coronel Ricardo José Gomes Jardim, nomeado para substituí-lo.

Em Cuiabá, criou um curso secundário de matemática e tomou diversas providências para a segurança da fronteira do Paraguai. Travou relações chegadas com Augusto Leverger e ambos estudaram em comum a situação militar da província, sua defesa e meios de ampará-la.

Faleceu no Pio de Janeiro a 14 de novembro de 1865."

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226819 | FGR | 19 abr 2009 02:07 | Em resposta a: #226814

Revolta anti-miguelista em Lisboa comandada pelo brigadeiro Alexandre José Moreira Freire, onde estava implicado Ferreira Borges, refugiado a bordo da fragata francesa Thetis, fundeada no porto, com ligações ao patriarcado, bem como as marqueses de Angeja e do Alvito, visando substituir D. Miguel por D. Isabel Maria (9 de Janeiro).

Entre alçadas e forcas – Enforcamento de Moreira Freire e de outros revoltosos no Cais do Sodré. Na Relação do Porto estão detidas cerca de mil pessoas (6 de Março). Decisão secreta da alçada do Porto (9 de Abril). Será publicitada em 4 de Maio. Execuções no Porto, Aveiro e Coimbra de vários sediciosos (7 de Maio). As horrendas execuções de doze condenados ocorreram no dia 7 de Maio, com requintes de malvadez, com os frades loios e oratorianos, mais os seus convidados a regalaram-se com doces e vinhos finos. Mais enforcamentos no Porto (9 de Outubro).

Melhores cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226820 | Gilson Nazareth | 19 abr 2009 02:09 | Em resposta a: #226818

Caro felipe,
Obrigado,tenho a biografia de Zeferino,casado,primeiro, com minha tia Mary Charlotte Caldwell e ,segundo,com uma minha cotra-parente da familia Pessoa de Andrade.
Preciso dos avós de Jacinto e Zeferino:quero ligar os dois ramos Moreira Freire vindos com D.João.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226824 | FGR | 19 abr 2009 02:41 | Em resposta a: #226820

Caro Gilson

Aconselho-o a pedir por e-mail para a Torre do Torre em Lisboa o envio do registo de batismo (nascimento) de Zeferino Pimentel Moreira Freire, fornecendo o local e data de nascimento e a filiação. Nesse registo em principio deverá constar os nomes dos avós paternos e maternos. Depois deverá novamente pedir um registo de batismo do pai (Bernardo António Moreira Freire) para conseguir os avós deste. Referente ao Jacinto, deverá fazer o mesmo aí no Registro do Rio de Janeiro.

Saudações,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Alexandre Manuel Moreira Freire

#226825 | FGR | 19 abr 2009 02:42 | Em resposta a: #226824

Rectifico: "...Torre do Tombo em Lisboa...

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen