Joaquim Alfredo Mourão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Arquivos

Joaquim Alfredo Mourão

#226031 | MarciaM | 09 abr 2009 22:38

Boa noite a todos,

Encontro-me perante um impasse para o qual gostaria da vossa ajuda.

Procuro informação sobre Joaquim Alfredo Mourão. Sei apenas que casou (não sei aonde) com Adelina de Lima Lobo, esta natural da freguesia do Bonfim, Porto e nascida a 12 de Setembro de 1865. Não consigo encontrar o registo de casamento e apenas obtive o nome de Joaquim Alfredo Mourão a partir do registo de óbito de Adelina. Este registo indica que Joaquim teria falecido por volta de 1892 mas como o registo de óbito está repleto de erros (por exemplo a naturalidade dos pais de Adelina está errada) não sei se este dado será exacto. Ignoro também a naturalidade e filiação de Joaquim.

Para além disto sei apenas que Joaquim morreu em consequência de uma queda de cavalo porque "era cavaleiro" e que o casal viveu em Tancos (estes dados obtidos por relatos de familiares). Com base nisto penso que Joaquim seria militar, possivelmente oficial de cavalaria.

Claro que gostaria imenso se alguém "reconhecesse" este Joaquim Alfredo Mourão mas, duvidando que tal aconteça, gostaria que me dessem opinião sobre a melhor forma de prosseguir:

1- Consultar arquivos militares e procurar o nome de Joaquim Alfredo Mourão nos anos que antecedem 1892. Agradecia se alguém me explicasse como o devo fazer...

2- Procurar o óbito de Joaquim nos registos de Tancos (já que sei que o casal lá viveu). Aqui coloca-se um problema: penso que estes registos estarão no Arquivo Distrital de Lisboa e é-me impossível deslocar-me lá. Alguém me sabe informar se estarão digitalizados?

3- Tentar continuar a procurar o casamento de Adelina e Joaquim.

Aceitam-se novas sugestões..

Cumprimentos,

Márcia

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Alfredo Mourão

#226048 | NISGM | 10 abr 2009 01:16 | Em resposta a: #226031

Se de facto foi oficial, não percebi de onde conclui isso, terá registo no Arquivo Histórico Militar (AHM), a Santa Apolónia.

Que tenha havido por lá unidades de cavalaria também me ultrapassa. Já procurou informação sobre a história do Polígono?

Se mandar um mail para o AHM é possível que lhe respondam. Anda também por aí uma mensagem sobre listas de oficiais do exército. Pergunte a ver.

Tancos pertence ao distrito de santarém.
atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim Alfredo Mourão

#226061 | MarciaM | 10 abr 2009 10:30 | Em resposta a: #226048

Olá Nuno,

Obrigada pela sua resposta. De facto, ao tentar abreviar a minha mensagem não expliquei claramente: a minha dedução de que seria oficial vem do relato de alguns familiares que, no entanto, não conheceram Joaquim pessoalmente, basearam-se nas histórias contadas pela sua viúva e em fotografias (que infelizmente já não existem) que viram.

Sei que Tancos pertence ao distrito de Santarém mas, pelo que percebi, alguns fundos encontram-se no AD de Lisboa, nomeadamente o que corresponderá a Tancos. Mais uma vez a ideia de que o casal viveu em Tancos foi transmitida pela familiar que viveu mais proximamente com Adelina.

Onde sugere que procure informação sobre a história do Polígono? Peço desculpa de o incomodar mas, como terá visto, no que concerne à area militar sou uma absoluta nulidade.

Uma outra ideia que me foi dada foi verificar se seria concedida alguma espécie de pensão à viúva de Joaquim Mourão. Sabe dizer-me se isso existiria? Se assim for devo também perguntar no AHM?

Obrigada,

Márcia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 00:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen