Francisco de Arruda Furtado, cientista

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Francisco de Arruda Furtado, cientista

#226382 | enigmartin | 14 abr 2009 19:20

Refiro-me ao cientista Francisco de Arruda Furtado, nascido Em Ponta Delgadaem 1854. Procurando no GeneAll, encontrei dois, por acaso pai e filho em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=603556 .
Como não tem datas, não consigo saber se algum dos dois se refere ao cientista.

Agradeço informação de alguém que saiba e possa dar.

Mário Martins

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Arruda Furtado, cientista

#226384 | acota | 14 abr 2009 20:35 | Em resposta a: #226382

Caro Mário Martins

O autor da comunicação dos dados ao Geneall sobre Francisco de Arruda Furtado fui eu. A informação foi retirada das Genealogias do Carlos Machado e Ernesto do Canto, folhas 521 e 522, onde, nem sempre acontece, aparecem datas relevantes e informações biográficas. Esta foi a fonte inicial. Já mandei pôr as datas e os dados biográficos que entretanto saíram nas Genealogias de São Miguel e Santa Maria, da autoria de Rodrigo Rodrigues juntamente com os dados das folhas que anteriormente referi.

Além destas fontes não disponho de mais dados relevantes sobre Francisco de Arruda Furtado.

cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Arruda Furtado, cientista

#226386 | acota | 14 abr 2009 20:55 | Em resposta a: #226382

Já agora escrevo o que contém as referidas folhas:

Francisco de Arruda Furtado nasceu 17 de Setembro de 1854 na freguesia de São José de Ponta Delgada. Casou na Matriz, freguesia de São Sebastião da mesma cidade, a 27 de Abril de 1885 com Adelina de Sousa da Costa e nas folhas s
o vem um filho do casal, não sei se houve mais filhos mas como me encontro em Lisboa e não em Ponta Delgada não posso, por enquanto, averiguar mais dados.

O pai, com o mesmo nome, nasceu na mesma freguesia que o filho a 12 de Maio de 1820 e casou em Novembro de 1853 com a sua prima Maria Guilhermina Pavão de Vasconcelos, que morreu na referida freguesia de São José com 30 anos a 29 de Maio de 1866.

A informação, que retirei e complementei com estas, das Genealogias de São Miguel e Santa Maria são:

Francisco de Arruda Furtado dedicava-s, creio, ao estudo da fauna, mas infelizmente anotei estas informações em folhas que de momento não consigo encontrar mas quando as encontrar comunico consigo.

cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Arruda Furtado, cientista

#226407 | JDAlmeida | 14 abr 2009 23:17 | Em resposta a: #226386

Um cientista notável, com uma vasta obra:

http://www.iac-azores.org/biblioteca-virtual/arruda-furtado/biografia.html

http://www.iac-azores.org/biblioteca-virtual/arruda-furtado/obra-cientifica.html

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Arruda Furtado, cientista

#226437 | enigmartin | 15 abr 2009 11:01 | Em resposta a: #226386

Agradecido,
Mário Martins

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Arruda Furtado, cientista

#226438 | enigmartin | 15 abr 2009 11:04 | Em resposta a: #226386

ao confrade António Francisco Cota também muito agradecido, já encontrei o que necessitava.

Mário Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen