transmissao nome familia

Este tópico está classificado nas salas: Formação

transmissao nome familia

#226455 | mafs | 15 abr 2009 14:32

Caros Confrades

gostava de saber como se processava a adopção dos sobrenomes em 1881. tenho um antepassado meu Manuel Gomes Ferreira que nasceu em 1881, filho de Antonio Gomes Ferreira e Teresa Ferreira ou Teresa Ferreira (Faria)
a minha duvida e saber se o sobrenome Ferreira de Manuel Gomes Ferreira e do Antonio ou da Teresa?
grato.

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226732 | mafs | 18 abr 2009 00:29 | Em resposta a: #226455

renovo pedido

grato

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226770 | mafs | 18 abr 2009 16:20 | Em resposta a: #226732

renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226772 | LBolacha | 18 abr 2009 16:39 | Em resposta a: #226455

Caro Senhor

Nessa altura já começa a dar-se atenção e a transmitir-se tanto um nome do pai como um nome da mãe. No entanto há uma coisa a ter em conta nos dados que apresenta e que não especifica, que é se o Ferreira da senhora não foi ganho apenas por casamento e se é um nome que já os antepassados dela traziam. De qualquer maneira, e tendo em conta a volatilidade dos apelidos e da sua transmissão, não existem num nunca existiram regras concretas, não passando de mera curiosidade saber de onde originaram alguns apelidos.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226775 | mafs | 18 abr 2009 16:45 | Em resposta a: #226455

mas normalmente anterior a esta data e ainda nesta data, o filho nao adoptava os apelidos do pai?

grato

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226778 | José Allen | 18 abr 2009 17:12 | Em resposta a: #226455

A adopção dos apelidos não obedecia nessa época a uma norma rígida. Há apelidos inexplicáveis - que não podem encontrar-se nem nos antepassados remotos.
Em épocas anteriores considerava-se normal o mais velho dos filhos varões continuar o apelido paterno e os seguintes - e especialmente as filhas - continuarem o apelido materno.
Mas havia muita "criatividade". Tenho presente um caso duma conhecida família portuense em que os dois últimos apelidos foram sempre os mesmos (os do pai) mas o penúltimo foi sempre diferente para cada um dos 10 filhos, recorrendo aparentemente a uma frondosa árvore de costados.
No caso que MAFS refere, se a Teresa já era Ferreira em solteira ... provavelmente só perguntando aos próprios. Ou nem assim ....
J.A.Allen

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226784 | gmg | 18 abr 2009 18:33 | Em resposta a: #226455

Tudo depende... É um assunto muito vasto e que não obedece a regras assim muito rígidas... por exemplo a adopção de apelidos por parte dos filhos pode estar dependente do estatuto social mais elevado de uma via da Família (materna. ou paterna).

tenho um caso na minha ascendência em que uma antepassada vai buscar o Apelido de um dos seus Bisavôs!!! portanto, como vê as pessoas sabiam bem de quem provinham e era uma forma de homenagear...

Hoje as coisas voltaram ao antigamente: todos os filhos podem ter nome só da Mãe (Família materna), só do Pai (Família paterna), da Mãe e do Pai, do Pai e da Mãe, misturados.... nomes de Avós que os Pais já não usam formalmente, mas de quem descendem.... É uma questão de gosto!

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226788 | LBolacha | 18 abr 2009 19:14 | Em resposta a: #226775

Não necessariamente, aliás quanto mais para trás for irar ver filhos a adoptarem como apelido o nome proprio dos pais, os apelidos dos avós (paternos ou maternos), apelidos de padrinhos, etc. Como pode ler aqui, não existe nenhuma regra, havia isso sim, costumes, tradições em algumas zonas do país em determinadas épocas, mas não na época que falou

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226796 | mafs | 18 abr 2009 21:05 | Em resposta a: #226778

Caros Srs

mais informo que Antonio Gomes Ferreira nasceu em 1881 mas os pais so casaram em 1887.
grato

Resposta

Link directo:

RE: transmissao nome familia

#226807 | LBolacha | 18 abr 2009 23:18 | Em resposta a: #226796

Não faz grande diferença, pois a criança teria 6 anos, e só perto do casamento é que geralmente as pessoas se começavam a identificar com certos apelidos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 09:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen