A familia Semedo em Castelo de Vide

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

A familia Semedo em Castelo de Vide

#227068 | fmcarita | 21 abr 2009 19:15

Encontrei na chancelaria de D.Filipe II, Doações ,Lº 17-23 e lº 10-183v.º, as seguintes informações respeitantes à 1ª decada do Século XVII:

-António Semedo,moço da câmara del Rei casado com Isabel Carrilho do Couto filha de Salvador Carrilho, cavaleiro fidalgo;

- Pedro Semedo, moço da câmara del Rei casado com Leonor Rodrigues Carrilho filha de António Carrilho ,tabelião do público e judicial e notas de Castelo de Vide.

Que relação haverá entre os Semedos de Castelo de Vide e os de Nisa,recenceados nos registos Paroquiais a partir da 2ª metade do século XVI?

Nos registos paroquiais da vila de Nisa encontrei uma Maria Semedo Antunes casada em 1748, natural de Póvoa e Meadas, filha de Miguel Semedo Antunes, natural de Castelo de Vide e de Maria Carrilha , natural de Póvoa e Meadas.

Gostaria de obter informações sobre Semedos e Carrilhos de castelo de Vide.

Haverá algum genealogista do forum descendente de algum destes casais, que gostasse de partilhar informações ?
Atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#227889 | asgodinho | 28 abr 2009 22:32 | Em resposta a: #227068

Caro fmcarita

O seu nome já me tinha sido referido como autor de um livro sobre famílias de Nisa. É o que vai lançar, ou é outro. Se outro, agradeço informação sobre como adquiri-lo.

Dou-lhe alguns elementos sobre os “Semedos” que espero sejam de alguma utilidade.

Sou de Amieira do Tejo (António Semedo Godinho), concelho de Nisa. Sou Semedo pela minha mãe, Laura Semedo (S.Matias Nisa) c.c.Francisco Godinho de Amieira. É filha de Manuel Diogo e de Rosária Semedo, ambos de S.Matias/Nisa. É neta materna de António Semedo e de Catarina da Rosa ou Catarina Mendes, nascidos c.1750. Os dadso sobre a minha mãe ficam por aqui. Ainda não consegui começar a investigação.

Mas, do lado do meu pai, encontro Pedro Semedo (Nisa) c.c. Maria de Aires de Vila Flor. Deste casal nasceu outro Pedro Semedo, (Vila Flor) c.c. Gertrudes Nunes/Maria Rodrigues de Amieira, em 1739. Quanto aos Semedos ainda estou aqui.

Outros apelidos de (Castelo de Vide) que se assemelham aos seus, referidos:
(171)Maria Carrilho(Vflor) c.c. (170)António Miguéns(Nisa), em 1738 em Vila Flor.
Maria Carrilho é filha de Manuel Carrilho(Nisa) e de Ana Martins Grilo(Amieira); António Miguéns é filho de Manuel Miguéns e de Isabel Dias, ambos de Nisa.

Outros ascendentes de Nisa:
(74)Vicente Gonçalves Gago(Nisa)c.c.(75) Francisca Teresa/Pereira?? Dinis (C.Vide/Nisa???); o Vicente é filho de (148)Simão Gonçalves Gago e de (149)Maria Gonçalves Salles, ambos de Nisa; a Francisca é filha de Jorge Dinis (de Marvão) e de Isabel Maria (de Carreiras/S.Sebastião /Portalegre).

Outro: (168)João Marques e (169)maria Teresa Mota, que não sei se são de S.Matias/Nisa ou Arês. Este casal teve um filho (84) João Marques Xorra/Xixorro??? C.c. Anastácia Carrilho/Martins?? Em 1775 em Arês.

E ainda: (738) Tomé Dias c.c.(739) Maria Ribeira (de Nisa/Velada???); tiveram uma filha, (369)Maria Ribeira que c.c. Francisco Pires de Morais(Portalegre).

Por ora, referenciados por “Nisa” é tudo. Se puder dar alguma pista, agradeço.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#227937 | fmcarita | 29 abr 2009 14:13 | Em resposta a: #227889

Caro António Godinho~

Constarão do nosso Livro de Linhagens da Vila De Nisa as famílias Semedo Bugalho, Semedo Guerra, Semedo Beato... não sei se as mesmas serão entroncáveis nos seus ascendentes da vila de Nisa.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#229984 | fmcarita | 21 mai 2009 12:56 | Em resposta a: #227937

Caro António Godinho

Há no Livro de Linhagens da Vila de Nisa três entradas Miguéns.
Vou tentar encontrar o casal Manuel Miguéns casado com Maria Dias de Nisa, seu ascendente.
Quando li a sua mensagem de 28 de Abril de 2009 escaparam-me os seus ascendentes Miguéns de Nisa.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#230239 | asgodinho | 23 mai 2009 10:19 | Em resposta a: #229984

Caro fmcarita

Agradecido. Espero notícias.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#230358 | fmcarita | 24 mai 2009 14:15 | Em resposta a: #227889

Caro António Godinho

Os seus Miguéns da vila de Nisa constam da entrada Miguéns II do Livro de Linhagens da vila de Nisa.
O seu ascendente casou na vila de Nisa em 1702, na freguesia da Matriz.

O seu António Miguéns ,igualmente meu ascendente, terá casado ,pelo menos duas vezes, desconhecia este casamento realizado em 1738 em Vila Flor.Descendemos do outro casamento realizado com Maria Rodrigues, natural de Belver.

O nosso Livro de Linhagens é lançado na 29ª Feira do Livro de Nisa, na Biblioteca Municipal de Nisa, pelas 17 horas.
Terei muito prazer em trocar consigo impressões, apareça.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#230422 | asgodinho | 25 mai 2009 10:25 | Em resposta a: #230358

Caro fmcarita

Os meus agradecimentos.
Estou em Lisboa. Não sei se me será possível estar em Nisa, nessa data, mas, farei por isso.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#242119 | fmcarita | 16 out 2009 16:01 | Em resposta a: #227068

Renovo o pedido sobre a familia Semedo de Castelo de Vide:

Encontrei na chancelaria de D.Filipe II, Doações ,Lº 17-23 e lº 10-183v.º, as seguintes informações respeitantes à 1ª decada do Século XVII:

-António Semedo,moço da câmara del Rei casado com Isabel Carrilho do Couto filha de Salvador Carrilho, cavaleiro fidalgo;

- Pedro Semedo, moço da câmara del Rei casado com Leonor Rodrigues Carrilho filha de António Carrilho ,tabelião do público e judicial e notas de Castelo de Vide.

Que relação haverá entre os Semedos de Castelo de Vide e os de Nisa,recenceados nos registos Paroquiais a partir da 2ª metade do século XVI?

Nos registos paroquiais da vila de Nisa encontrei uma Maria Semedo Antunes casada em 1748, natural de Póvoa e Meadas, filha de Miguel Semedo Antunes, natural de Castelo de Vide e de Maria Carrilha , natural de Póvoa e Meadas.

Gostaria de obter informações sobre Semedos e Carrilhos de castelo de Vide.

Haverá algum genealogista do forum descendente de algum destes casais, que gostasse de partilhar informações ?


Atenciosamente
Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#243590 | fmcarita | 06 nov 2009 14:17 | Em resposta a: #242119

Caros confrades

Renovo o pedido sobre a familia Semedo de Castelo de Vide:

Encontrei na chancelaria de D.Filipe II, Doações ,Lº 17-23 e lº 10-183v.º, as seguintes informações respeitantes à 1ª decada do Século XVII:

-António Semedo,moço da câmara del Rei casado com Isabel Carrilho do Couto filha de Salvador Carrilho, cavaleiro fidalgo;

- Pedro Semedo, moço da câmara del Rei casado com Leonor Rodrigues Carrilho filha de António Carrilho ,tabelião do público e judicial e notas de Castelo de Vide.

Que relação haverá entre os Semedos de Castelo de Vide e os de Nisa,recenceados nos registos Paroquiais a partir da 2ª metade do século XVI?

Nos registos paroquiais da vila de Nisa encontrei uma Maria Semedo Antunes casada em 1748, natural de Póvoa e Meadas, filha de Miguel Semedo Antunes, natural de Castelo de Vide e de Maria Carrilha , natural de Póvoa e Meadas.

Gostaria de obter informações sobre Semedos e Carrilhos de castelo de Vide.

Haverá algum genealogista do forum descendente de algum destes casais, que gostasse de partilhar informações ?


Atenciosamente
Filipe Carita

[Voltar] [Topo]

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#250320 | Gilson Nazareth | 22 fev 2010 21:02 | Em resposta a: #227068

Felipe,
Tudo certo?
Descendo de Domingos Martins Carilho,n.Castelo de Vide e de Tereza Maria de Jesus n.Santarém.Pais de:
1-1-D.Josefa Brizzida(ou Narcelina)c/c/Tenente João Antunes da Costa e Silva,antepassados do 5º presidente de Portugal.
Descendo, também dos Rodrigues Homem,de Coimbra,antepassados do poeta Curvo Semedo.
Creio termos figurinhas a trocar, escreva-me,p.f:deventer @uol.com.br
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#250381 | Gilson Nazareth | 23 fev 2010 20:10 | Em resposta a: #227068

Felipe,
Estou lhe enviando o apanhado que tenho dos Carrilho do Castelo de Vide, peço que acrescente o que tiver. Além de mim tem mais dois genealogistas envolvidos nesta pesquisa: vou-lhes pedir licença para passar-lhe seus emails caso você se interesse pelos contactos.
Abraços,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#250382 | Gilson Nazareth | 23 fev 2010 20:11 | Em resposta a: #227068

Felipe,
Estou lhe enviando o apanhado que tenho dos Carrilho do Castelo de Vide, peço que acrescente o que tiver. Além de mim tem mais dois genealogistas envolvidos nesta pesquisa: vou-lhes pedir licença para passar-lhe seus emails caso você se interesse pelos contactos.
Abraços,
Gilson

O SOBRENOME CARRILHO EM CASTELO DE VIDE
Século XV- Século XVIII

Não podemos, ainda, falar em genealogia, já nos permitimos à especulação antroponímica.
Carrilho é palavra espanhola: carrillo,que significa bochecha., como sobrenome deve ter origem toponímica.
Em 1140 vivia, em Espanha, Rui Dias Carrillo que deixou geração nobre e conhecida.
No século XV passa a Castelo de Vide o, possivelmente castelhano, Gonçalo Carrilho.
Gonçalo Carrilho fez assento em Castelo de Vide e teve por filho Gonçalo Fernandes Carrilho de quem fazem descender os Carrilho de Castelo de Vide e da região desta localidade.
Relação com Rui Dias Carrillo é mencionada, fica a se comprovar ou não.
Castelo de Vide pertence ao Bispado de Portalegre- Castelo Branco.
Pergunto, aos amigos, onde estariam recolhidos os documentos referentes a Castelo de Vide: assentos paroquiais, habilitações de casamento e genere,desobrigas etc.
......................................................................................................... Gonçalo Carrilho, possivelmente castelhano assentou em Castelo de Vide no século XV.Pai de:
1-1-Gonçalo Fernandes Carrilho, morador e com descendência em Castelo de Vide. In-Armorial Lusitano-Editorial Enciclopédia
Lisboa 1961. Direção e coordenação do Dr.Afonso Eduardo Martins Zuquete
1473-1800
1473-Gonçalo Lourenço Carrilho,morador Castelo de Vide.
Casado com Ne
Teve de Catarina Brás, fora do casamento.
D.Afonso V perdoa Catarina Brás por ser manceba de G.L.C., morador nesta vila de Castelo de Vide, homem casado, com quem tivera filhos, contando passe a viver bem e honestamente e não volte e cometer o mesmo pecado.
ANTT-06-02-1473-Chancelaria de D.Afonso V-Lº33/ 112 v.
...................................................................................................

1469-Gonçalo Lourenço Carrilho.
D.Afonso V privilegia por três anos Gonçalo Lourenço Carrilho e outros, todos moradores em Castelo de Vide, a pedido de Vasco Martins de Mello, alcaide-mor do castelo desta vila, concedendo-lhes licença para lavrar nos Reinos de Castela, contando que tragam para o reino o resultado de sua lavra.
ANTT-04-06-1469-Chancelaria D.Afonso V-Lª31/ 68v.
...........................................................................................
1481-Gomes Carrilho
D.Afonso V perdoa Gomes Carrilho,criado de Ruy Vaz, pela morte de Jorge Fernandes, criado de João Matela..
Que vá para Mértola, por dois anos, e que não entre na vila e termo de Castelo de Vide.Pagou 2.000 reis para a Piedade.
ANTT-06-01-1481-Chancelaria de D.Afonso V-Lº26/118.
.....................................................................................................
1519-Francisco Carrilho - bacharel
a- Certidão atestando que Lourenço,vaqueiro de Francisco Carrilho apresentara à praça de Castelo de Vide,5 lobatos que achara no termo da mesma vila para se lhe pagarem seu prêmio.
04-05-1519
b-Conhecimento em que se declara que Lourenço, vaqueiro do bacharel Francisco Carrilho, recebeu de Jorge Nunes,almoxarife de Portalegre,750 reis de 5 lobos-04-10-1519
a e b- ANTT- Corpo Cronológico ,Parte II, mç81,nº124.
.................................................................................................
1521-Gaspar Carrilho - Tabelião
Comunicação aos juízes do Conselho e homens bons de Castelo de Vide que a G.C.,morador em Castelo de Vide,foi feita mercê de Tabelião do Judiciário desta Vila,como era João Mendes que o vendeu e renunciou na Câmara desta Vila que o elegeu.29-01-1521 e comunicado em 27-02-1521.
ANTT - Chancelaria D.Manuel I, Lº39, 69
....................................................................................................
1550,cerca de...Gonçalo Carrilho.
n.Castelo de Vide cerca de 1550?? casado com Felipa Nunes,n.Almeirim.Pais de:
1-1-Maria Nunes Carrilho,meia cristã - nova, nascida cerca de 1570 e moradora Lisboa,1640, com cerca de 70 anos
Casada com Henrique Vaz, n.Alentejo, filho de Brites de Aldana.
ANTT- TSO- Inquisição de Lisboa processo 12195-11/03/1640 a 11/07/1644.
Pais de:
...2-1- Maria de Aldana,n.lugar de Cartaxo e moradora Santarém,
e com residência em Lisboa, cerca de 1605.Com 38 anos entre 1643/44.Casada com Brás de Aguiar, falecido antes de 1643.
ANTT - Tribunal do Santo Ofício-Inquisição de Lisboa processo 9314, por judaísmo.
.............................................................................................................................................
1579-Sebastião Carrilho
Nascido Castelo de Vide, filho de Diogo Fernandes Vidal e Ana Fernandes Carrilho.Casado com Leonor Dias Mergulhoa,falecida antes de 1599.
Sebastião Carrilho foi processado por heresia, escândalo com palavras e licenciosidade. Saiu sob fiança de 300 cruzados.
ANTT-TSO- Inquisição de Évora- proc. 6973
25-03-1579 a 02-06-1579.
.............................................................................................................................................
1600-cerca de...Manuel Carrilho, n.1600, Castelo de Vide.,c/c/Ne...Pais de:
1-1-Domingos Carrilho(n.1650)c/Portalegre 01-11-1662 c/Inês Martins(n.1640).Pais de:
...2-1-Maria Carilho (n.1670)Castelo de Vide. Casada com José Correa (n.1670),morador Castelo de Vide.Filho de Antonio Correa e Ana Fernandes.Pais de:
......3-1-Maria Carrilho, n.1700 c/15-08-1723-Domingos de Sarra c/Antonio Fernandes Ridtigues ,n.1707
Arquivo Maria Manuela Aleixo
............................................................................................................................................
1630, cerca de...Francisco Carrilho- gente humilde e pobre-Morador Castelo de Vide.Casado com Leonor Gonçalves.
Pais de:
1-1-Francisco Carrilho - Moleiro, n.Castelo de Vide cerca de 1655 c/c/ Catarina Fernandes, n.Castelo de Vide(irmã de um clérigo de missa)Filha de João Fernandes Formoso,oficial de cardo, e Maria Gonçalves.Pais de;
...2-1-João Martins Carrilho- capitão -Morador Santarém 1723/ 26.
Mercador de loja aberta-1723/Vive de rendas que trás e de um casal, no lugar do Vale, e duas moradas de casas na Vila de Santarém.
Nascido Matriz do Castelo de Vide (Igreja de Santa Maria de Devesa).
Casado I Lisboa Oriental com Ne...,nascida no Castelo de Vide e assistente em Lisboa.
Casado II com Catarina Josefa.
Sem filhos de ambos os matrimônios.
É citado no livro ”Santarém no tempo de D.João V: administração, sociedade e cultura”!
De:Maria de Fátima Reis,Edições Colibri-2005.livro não encontrável no Brasil.
ANTT- Tribunal do SO- Conselho Geral- Habilitações incompletas- doc.2681.
......................................................................................................
1659-Antonio Carrilho - Juiz de Sisas e Direito Reais e Selador de panos da Vila de Castelo de Vide.
ANTT-03/05/1659 RGM Chancelaria D.Afonso VI Lº12/ 198 v. Carta de Juiz de...
........................................................................................................... 1662-João Martins 1662-Carrilho - sem indicar lugar.
Carta Padrão 500 serafins de tença cada ano.
04-04-1662-ANTT-RGM-D. Afonso VI, Lª3, 340 v..
..........................................................................................................
1675-Álvaro Fernandes Carrilho - Feitor e Recebedor da Alfândega de Castelo de Vide
ANTT-18-11-1675-EGM D.Afonso VI, Lº28, 51 v. Carta de Feitor...
.......................................................................................................... 1697-Álvaro Fernandes Carrilho, casado com Ne...,pais de:
1-1- Isabel Mendes Carrilho-18-11-1697-Mercê de ofício de Feitor e Recebedor da Alfândega de Castelo de Vide ANTT RGM. D.Pedro II, Lº11, 43v.,
.......................................................................................................... 1752,cerca de....Domingos Martins Carrilho
Nascido Castelo de Vide, casado com Tereza Maria de Jesus m.Santarém, pais de:
1-1-Josefa Brizzida(ou Marcelina) n.Santarém c/c/Tenente João Antunes da Costa e Silva
Arquivo Maria Manuela Aleixo
....................................................................................................
1785(25-08) Tomé Carrilho Gil
Capitão de Ordenanças que vagou por morte de Antonio Biscaia Matela
ANTT - Habilitação Tomé mç6, doc 81;sem data.
Casado com Ne...,pais de:
1-1-Joaquim Pedro Carrilho Gil, Capitão de Ordenanças por morte de seu pai Tomé Carrilho Gil, 05-08-1789.
As Ordenações e as Milícias em Portugal - Editora Guarda-mor Portugal 2006-Nuno Borrego
..........................................................................................................
1789-(27-08)Manuel Martins Carrilho-
sem mencionar lugar
ANTT - Alvará de serventia de ofício. RGM,D.Maria I Lº24,86v.
.........................................................................................................
1800-(09-12)-João Martins Carrilho, sem mencionar local-
Casado com Ne...,pais de:
1-1-José Martins,sem mencionar local
Casado com Ne..,pais de:
1-1-José Martins Carrilho RGM- Registro de certidões Lª1,363v.
........................................................................................................

Primeiras conclusões:
A- Caso o genearca seja aquele dado pelo livro de brasões, não seria fidalgo já que sua descendência imediata: não se arrogou tal qualidade nem ocupou os lugares reservados à fidalguia.
B- Caso seja uma só família os diferentes ramos teriam se agrupado sob diferente sobrenomes compostos: Fernandes Carrilho, Martins Carrilho e Carrilho Gil.
C- Vemos um grupo ligado a ofícios da Alfândega, outro ao Tabelionato e mais outro às Milícias.
D- Outra indicação de mesma família: todos, da amostragem, pertencerem ao mesmo segmento social; um degrau abaixo dos homens bons que governavam o burgo e a Santa Casa.

Nota: Freguesias de Castelo de Vide:
1-N. S.da Graça de Póvoa e Meadas.
2-Santiago Maior
3-Santa Maria de Devesa (Matriz)
4-São João Batista

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#253240 | hruivo | 16 abr 2010 23:45 | Em resposta a: #227889

Caro António Godinho

O meu bisavô chamava-se Miguel Semedo Pereira e era da Amieira do Tejo. Abalou com a mulher, de apelido Matos Antão e com os filhos António, Alfredo, Maria do Céu e Beatriz (minha avó) para Vila Fernando.
O António Semedo foi capitão do exército em Estremoz. O Alfredo Semedo foi comerciante em Vila Fernando. A Maria do Céu casou com José Matias Pereira natural da Flor da Rosa e a´minha avó Beatriz casou Cesário dos Anjos Oliveira, natural de Algés. Sei que eram parentes de Joaquim Pimentel, pai da Çãozinha e eu ainda visitei uma prima Berta Pimentel cardigos em Lisboa.
O que sabe destes Semedos ?

Henrique Ruivo

Resposta

Link directo:

RE: A familia Semedo em Castelo de Vide

#271293 | asgodinho | 24 fev 2011 23:07 | Em resposta a: #253240

Caro Henrique Ruivo

Só agora vi que não tinha respondido à sua mensagem. Peço desculpa.
Lamento mas não disponho de qualquer informação que ligue os meus "Semedos" aos seus. É certo que a minha investigação neste ramo é incipiente. Logo que avance, e, se for caso disso, darei nota.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 07:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen