Andrades de Marvão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Andrades de Marvão

#227494 | fmcarita | 25 abr 2009 17:01

Há Andrades de Marvão na vila de Montalvão(concelho de Nisa)..

Tenho como ascendente Gaspar de Andrade, filho de Cristovão Colaço e de Catarina de Andrade, naturais de Marvão. Casou em Montalvão com Isabel Álvares, filha de António Álvares Pereira e de Catarina de Dias. Casaram em Montalvão em 1607.

Alguém sabe alguma coisa sobre estes Andrades de Marvão?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#228894 | fmcarita | 10 mai 2009 16:20 | Em resposta a: #227494

Há Andrades de Marvão na vila de Montalvão(concelho de Nisa)

Tenho como ascendente Gaspar de Andrade, filho de Cristovão Colaço e de Catarina de Andrade, naturais de Marvão. Casou em Montalvão com Isabel Álvares, filha de António Álvares Pereira e de Catarina de Dias. Casaram em Montalvão em 1607.

Alguém sabe alguma coisa sobre estes Andrades de Marvão?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#247573 | fmcarita | 12 jan 2010 13:40 | Em resposta a: #228894

Renovo o pedido:

Andrades de Marvão na vila de Montalvão(concelho de Nisa)

Tenho como ascendente Gaspar de Andrade, filho de Cristovão Colaço e de Catarina de Andrade, naturais de Marvão. Gaspar de Andrade casou em Montalvão com Isabel Álvares, filha de António Álvares Pereira e de Catarina de Dias. Casaram em Montalvão em 1607.

Alguém sabe alguma coisa sobre estes Andrades de Marvão?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#247668 | FSA | 13 jan 2010 17:42 | Em resposta a: #247573

Boa tarde,
Surge num foro antigo da Misericórdia do Sardoal um Bernardo Andrade, casado com Isabel Mendes Crasto, devem ter nascido cerca de 1530. Não me parece que seja este Bernardo seja dos Andrada, ainda mais antigos e a viverem no Sardoal.
Como surgem várias pessoas de Marvão por volta da época a qiue me refiro com descendência que ficou a vivier no Sardoal, pergunto-lhe se sabe alguma coisa deste casal.

Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#247698 | fmcarita | 14 jan 2010 10:26 | Em resposta a: #247668

Caro Fernando Serrão de Andrade

Desconheço qualquer genealogia sobre o casal que refere. Contudo,quem sabe se os casais procurados não serão do mesmo ramo Andrade. Num baptismo de um dos filhos de Gaspar de Andrade nascido na vila de Montalvão(concelho de Nisa) surge um padrinho de nome....Serrão natural de Marvão.
O Gaspar de Andrade casado em Montalvão foi escrivão da câmara e juíz dos orfãos cargos herdados de seu sogro António Álvares Pereira.

Atenciosamente

Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#247992 | FSA | 18 jan 2010 18:57 | Em resposta a: #247698

Caro Filipe Carita,
Só agora posso responder, pois estive estes dias ausente.
Há algumas famílias tanto de Abrantes como do Sardoal que têm ligações genealógicas a Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Portalegre.
Em relação a esses Andrades que refere, pode informar-me, se puder fazer esse favor, qual Serrão, natural de Marvão, é Padrinho de baptismo desse filho de Gaspar de Andrade?
Em meados do Século XVI, começam a surgir Serrões em Abrantes e Sardoal. Não sei se são todos de Marvão, Castelo de Vide ou se da Golegã, Azinhaga.

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#248056 | fmcarita | 19 jan 2010 23:17 | Em resposta a: #247992

Caro Fernando serrão de Andrade

Dado sobre o Serrão de Marvão nos registos paroquiais de Montalvão:

Manuel,nascido em 13.3.1616, filho de Gaspar de Andrade e de Isabel Álvares, teve como padrinho António Serrão morador em Marvão.

Atenciosamente

Filipe Carita

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#248088 | FSA | 20 jan 2010 17:17 | Em resposta a: #248056

Caro Filipe Carita,
Muito obrigado por mais esses dados. Tenho que consultar o arquivo de Portalegre. Só assim poderei esclarecer algumas probabilidades de os Serrões do Sardoal andarem entre esta Vila ribatejana, Castelo de Vide e Marvão. Sei que tinham uns morgadios nessas terras alentejanas e talvez surjam em batizados, ou, alguns dos casamentos que não encontro no Sardoal, se tenham realizado, afinal, nessas terras.
Por exemplo: Cerca de 1596 casou Sebastião Serrão da Motta com Brites Mendes, talvez em Castelo de Vide.
Tiveram:
- Joâo Serrão da Motta, nasceu no Sardoal, baptizado a 02.12.1598
- Mécia da Motta, nasceu no Sardoal, baptizada a 02.12.1599
- Maria da Motta, nasceu no Sardoal, baptizada a 13.09.1601
- Bretis da Motta, nasceu no Sardoal (m.m.).
- Alexandre Serrão da Motta, nasceu no Sardoal, baptizado a 13.09.1603 (m.m.).
- Jacinto Serrão da Motta, nasceu no Sardoal a 08.04.1605. Foi Juiz Ordinário do Sardoal e Capitão de uma Companhia de Ordenanças. Casou por procuração a 14.10.1642 com Maria Lobata, filha de Pedro Lobato (filho de Manuel Lobato e Maria Fernandes) e de Victória Mendes (filha de Simão Craveiro e Inês Mendes) - todos do Sardoal.

Muito grato, com os meus cumprimentos,
ernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#253355 | ASPereira | 19 abr 2010 02:35 | Em resposta a: #248088

Caro Senhor,
Tenho ascendentes Andrade do concelho de Marvão.
O meu avô: João Andrade Salgueiro (n. Escusa, S. S. Aramenha - Marvão, 23-12-1899) * Júlia da Conceição Ramiro (n. Casa Nova, Escusa, S. S. Aramenha, 18-4-1897)
O meu Bisavô: António Andrade Salgueiro (n. S. Maria da Devesa - Castelo de Vide, 3-7-1872) * Maria José (exposta)
O meu trisavô: Domingos d'Andrade (n. S. S. Aramenha - Marvão, 12-8-1832) * Maria Rosa (n. S. S. Aramenha, 2-4-1837)
O meu tetravô: José Andrade (n. S. S. Aramenha - Marvão, 26-9-1803) * Teresa de Jesus (n. S. S. Aramenha)
O pai do tetravô: Manuel gonçalves de Andrade (n. Ribeira de Nisa, 2-1-1763) * Maria da Assunção (n. S. S. Aramenha, 29-10-1778)
O avô do tetravô: António de Andrade (n. Ouredo, Aguiar, Viseu) * Catarina Gonçalves (n. Ribeira de Nisa, 6-8-1728)

Não sei se lhe será útil
Cordiais cumprimentos
Ângela Salgueiro Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Andrades de Marvão

#253418 | FSA | 20 abr 2010 11:07 | Em resposta a: #248056

Caro FMCarita
Muito obrigado. Esse António Serrão deve ser parente dos "meus", mas não consigo fazer a ligação entre os de Marvão e os do Sardoal, Quinta do Pouchão e Abrantes. Talvez um dia...
Cumpriumentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 23:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen