Raízes Nisenses

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Raízes Nisenses

#227561 | fmcarita | 26 abr 2009 14:26

Aos genealogistas do fórum

Este será um espaço dedicado à partilha de informação respeitante a genealogias de famílias originárias da vila de Nisa(Alto Alentejo), bem como perceber ,se possível, o seu contributo para a configuração da onomástica pessoal portuguesa dos séculos XVI-XVII e XVIII.Saber como se processou a saga das famílias nisenses em Portugal.Os registos paroquiais onde elas tenham deixado rasto talvez nos ajude a lançar luz sobre as suas origens, atendendo ao facto de que nem sempre os párocos à escala nacional pautarem os registos com critérios de redacção uniforme.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227564 | NISGM | 26 abr 2009 14:52 | Em resposta a: #227561

Sem outra informação, pelo menos para já, informo-o que uma das famílias que por lá andaram (com indivíduos na Barca da Amieira) foi a dos Louros.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227602 | fmcarita | 26 abr 2009 18:38 | Em resposta a: #227564

Aos genealogistas com ascendentes em Nisa

Vamos lançar em breve um Livro de Linhagens da Vila de Nisa com cerca de 130 entradas que vai abranger famílias de Nisa e/ou aí radicadas desde a 2ª metade do século XVI até à 1ª década do século XX.

fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227603 | fmcarita | 26 abr 2009 18:42 | Em resposta a: #227564

Caro Nuno

Os Louros a que se refere são de Nisa ou das freguesias de S.Simão e de S.Matias (concelho de Nisa)?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227609 | NISGM | 26 abr 2009 20:05 | Em resposta a: #227603

Caro FMCarita,

Não me estão ligados directamente (nem geneticamente), e confesso ter muito pouca informação e apenas de memória. Para livro não chega, de certeza absoluta.

De qualquer forma o que me recordo é que a indicação é de Barca da Amieira, Nisa.
Situação que estranho pois a noção que tenho é que a Barca é na margem norte do Tejo que eu já não esperaria que pertencesse a Nisa.

Segundo me lembro teriam estado ligados a uma família Casado, mas lendo algumas mensagens suas já me questionei se não seria antes Cansado.

Vou tentar chegar à fala com quem me passou a informação.


Atentamente, nuno

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227660 | mqs | 27 abr 2009 01:16 | Em resposta a: #227561

Caro/a FMCarita,

Descendo também de famílias de Nisa, nomeadamente Nossa Senhora da Graça, Montalvão, de Gavião, Vila Velha de Rodão...

Poucos são os dados que disponho, especialmente a nível de registos paroquiais, embora tencione ir ao ADPortalegre, afim de os ter.

A única pessoa de que até agora disponho de alguns dados refere-se a António Diniz Vieira, 1º Barão de Maxial, consulte-se BD do Genea em http:www.geneall.net/p/per_page.php?id=139147

Se lhe interessar, disponha.

Cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227717 | nutconcd | 27 abr 2009 14:00 | Em resposta a: #227660

Cara(o) Confrade,

Pegando neste tópico e porque casei em (S. Matias) Monte Claro, Niza, gostaria de saber até que ponto os nomes que passo a referir serão do seu conhecimento.

1. António Ernesto de Moura Farinha Dias, nascido a 08/08/1948, em S. Matias (Monte Claro) – Nisa, + Lisboa, 27/02/1995

2. José da Cruz Dias, nascido a 04/03/1923, em S. Matias (Monte Claro), Nisa, + Nisa, 02/12/2001
3. Palmira de Moura Farinha, nascida em 23/08/1926, em S. Matias (Monte Claro), Nisa, + Lamego, 16/12/2008

Avós Paternos:
4. Domingos da Cruz Rosa, nascido a 31/10/....,
5. Maria do Carmo Dias, nascida a 15/08/...., em Albarrol(?) – Amieira do Tejo;
6. Avós Maternos: João Dias Farinha, nascido a 07/09/..., em em S. Matias (Monte Claro) – Nisa e
7. Maria do Carmo de Moura Rosa, nascida a 14/01/..., em S. Matias (Monte Claro) – Nisa;

Bisavós Paternos:
8. João da Cruz
9. Maria da Rosa;
10. Francisco Dias
11. Joana Marques

Bisavós Maternos:
12. Ernesto Dias Farinha, nascido algures na B. Baixa
13. Maria do Rosário Farinha, nascida na Falagueira – Nisa;
14. Joaquim Maria de Moura, nascido em S. Matias (Monte Claro) – Nisa
15. Maria das Candeias, nascida a 02/02/..., em S. Matias (Monte Claro) – Nisa.

Por outro lado e apesar quase toda a minha ascendência ser beirã, curiosamente, o meu 4º e 5ºs avós eram de Nisa, como passo a indicar

1. José Maria Curado, Portalegre, Nisa, nascido cerca de 1790. Casou em 03.06.1822, Fundão, Vale de Prazeres, com Ana Fernandes nascida a 23.04.1789

2. Francisco Curado, Nisa
3. Catarina Rita, Nisa

Será que alguns dos nomes aqui referidos entronca com seus?

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227801 | fmcarita | 28 abr 2009 11:25 | Em resposta a: #227717

Cara Maria da Conceição Valente de Moura

Veja na minha entrada Familias de Nisa uma possível pista para os seus Curados de Nisa

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227820 | FFA | 28 abr 2009 14:38 | Em resposta a: #227602

Caro FMCarita

Terei bastante interesse em adquirir um exemplar do seu Livro das linhagens de Nisa. Poderá indicar quais as familias estudadas e para quando está prevista a publicação?

Cumprimentos.
FA

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227857 | fmcarita | 28 abr 2009 18:10 | Em resposta a: #227820

Caro FA

Se me indicar os apelidos de Nisa poderei informá-lo se eles constam ou não do indice da obra.Em princípio a obra será lançada na Feira do Livro de Nisa em finais de Maio.

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227866 | NISGM | 28 abr 2009 20:55 | Em resposta a: #227857

Há louros?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227867 | fmcarita | 28 abr 2009 21:14 | Em resposta a: #227866

Caro Nuno

A entrada Louro existe.

A que Louros se refere?

atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227868 | ffarrajota | 28 abr 2009 21:19 | Em resposta a: #227561

Olá! boa noite,
será que os meus antepassados de Niza, mesmo não sabendo a freguesia poderão ser citados no referido livro? Francisco Alves cc. Maria Lopes, o filho Francisco Lopes, de Niza cc. Maria da Costa, de Sta.Marinha-Seia por volta de 1700.
Saudações cordiais,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227883 | fmcarita | 28 abr 2009 22:15 | Em resposta a: #227868

Cara Fernanda
Boa noite!
Deculpe só agora ter respondido à sua solicitação.
Não encontrei nos registos paroquiais das freguesias da vila de Nisa, Matriz e Espírito Santo, o casal Francisco Alves casado com Maria Lopes. Procurei nos meus indices e o casal em questão não consta.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227887 | NISGM | 28 abr 2009 22:22 | Em resposta a: #227867

Caro FMCarita,

Era o que dizia mais abaixo, em princípio da Barca.

Atentamente, nuno de m.

p.s. ainda vou ver se consigo ter acesso à tal informação reduzda

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227891 | FFA | 28 abr 2009 22:40 | Em resposta a: #227857

Caro fmcarita

Os apelidos em que estou especialmente interessado são: Fraústo, Carrilho, Fonseca e Eça, Dama e Faria Artur.

Cumprimentos.
FA

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227892 | asgodinho | 28 abr 2009 22:47 | Em resposta a: #227609

Caro Nuno

Barca da Amieira - Envendos, é o nome da estação da CP que serve a Vila de Amieira do Tejo, ex- Amieira (que pertence ao concelho de Nisa). A estação fica ,de facto, na margem direita do Tejo e pertence ao Concelho de Mação. O nome da estação da CP, deriva do facto de , para aceder à Vila de Amieira ter de se atravessar o Tejo numa Barca,(ou em pequenos barcos se for um número reduzido de pessoas).

Já agora, por que numa morreu ninguém na travessia, que era perigosa, diz a lenda que é devido ao facto de ali ter passado o féretro da rainha Sta Isabel.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227901 | NISGM | 29 abr 2009 00:08 | Em resposta a: #227892

Caro António,

Pois, bem me parecia. O estranho é que segundo me indicaram, e parece que já em registo civil vinha Barca da Amieira, Nisa.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227906 | NISGM | 29 abr 2009 00:28 | Em resposta a: #227901

mas a tónica é decididamente, amieira e nisa

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227930 | asgodinho | 29 abr 2009 13:12 | Em resposta a: #227901

Caro Nuno

Há sempre outra hipótese.

No local, de um lado e outro do rio, existiam casas de apoios e habitações.Do lado direito, ainda. Do lado de Amieira, eram as chamadas casas da Alfândega, de que só conheci as ruinas.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227932 | fmcarita | 29 abr 2009 13:59 | Em resposta a: #227891

Caro FA

Para o apelido Fraústo deverá consultar os registos paroquiais da vila de Montalvão, penso que os ascendentes destes Fraústos que foram para a vila de Montalvão tem a sua origem na vila de Marvão, aparecem no meu livro mas indirectamente.Penso que há genealogia no Genea sobre a família Fraústo em quetão.

De que Carrilhos se trata? Há igualmente muitos na vila de Montalvão, a que Carrilhos se refere?

O apelido Faria Artur reenvia-nos igualmente para a vila de Montalvão, temos aí muitos ascendentes.

O apelido Dama é-nos desconhecido.

Existe uma entrada Fonseca e Eça no nosso livro.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227936 | josemssantos | 29 abr 2009 14:12 | Em resposta a: #227561

Caro FMCarita

Será que conhece o apelido Henoque(séc. XIX,presumo), e sua origem( francesa?), de um antepassado da família Mendes Bicho de Nisa?

Agradeço a sua atenção.

José Maria Simões dios Santos

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227938 | fmcarita | 29 abr 2009 14:20 | Em resposta a: #227936

Caro José Maria Simões dos Santos


No livro de linhagens da vila de Nisa consta a entrada Bicho.

Pensamos que o apelido Henoch será de S.Matias(concelho de Nisa). O apelido em quetão não nos parece ter origem francesa, de onde tirou essa informação?


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Henoch em Nisa

#227947 | fmcarita | 29 abr 2009 15:48 | Em resposta a: #227938

Caro José Maria Simões

Existe um casamento realizado na freguesi ado Espírito santo da vila de Nisa que lhe pode interessar:

José Mendes Henoch, filho de Henoch Mendes Pestana, natural do Monte Claro,freguesia de S.Matias(concelho de Nisa), e de Maria Martins Jorge,natural dos Cebolais, casado em 2.10.1867, com Camila da Cruz filha de António Fernandes e de Maria do Carmo.

O José Mendes Henoch acima indicado terá casado uma 1ª vez com Joana Dias Godinho, filha de Vicente Roque e de Isabel Godinha. Esta sua suposta 1ª mulher faleceu em 6.5.1861 na freguesia do Espírito Santo.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227949 | NISGM | 29 abr 2009 15:55 | Em resposta a: #227936

O nome será do Antigo Testamento:

Noé era filho de Lameque, que por sua vez era filho de Matusalém, e este era filho de Enoque.

Deve ser antes um nome próprio, mas esses nomes vetero-testamentários eram mais usados por judeus numa cronologia medieval e moderna, antes das conversões forçadas.

Na época que refere é um bocado estranho, mas enfim!

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227980 | FFA | 29 abr 2009 21:38 | Em resposta a: #227932

Caro fmcarita

Efectivamente, os Fraústos são oriundos de Marvão, de onde, nos finais séc. XVIII, alguns elementos transferiram residência para Montalvão e mais tarde para Nisa.

Tenho elementos desta familia, alguns fui colocando aqui no Genea, outros pondero vir a publicar mais tarde.

Entretanto, pretendo despistar a eventual presença de Fraústos em Nisa e Montalvão antes do Séc. XVIII. Se bem entendi, não terá tido noticia deste apelido nos registos de NISA antes de 1750?

Quanto aos Fonseca e Eça, o que procuro conhecer é a ascendência de D. Isabel da Fonseca e Eça (de Niza??) que creio fosse casada com João Diniz Bitacolo.

Na impossibilidade de me deslocar a Nisa durante a feira do livro, onde ou como poderei adquirir um exemplar do seu Livro das Linhagens de Nisa?

Atentamente.
FA

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#227989 | NISGM | 29 abr 2009 23:09 | Em resposta a: #227602

Caro FMCarita

Nada feito quanto aos louros, a pessoa perdeu a informação.

Mas, já agora, outra pergunta: Há Garções no livro?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#228030 | fmcarita | 30 abr 2009 11:55 | Em resposta a: #227989

Caro Nuno de m.

No Livro de Linhagens da Vila de Nisa não existe nenhuma entrada directamente relacionada com o apelido Garção, mas conheci em Nisa , enquanto adolescente,uma senhora desse apelido de nome ,salvo erro, Judite... casada em Nisa com um Bicho Sambado da vila de Nisa Os apelidos Bicho e Sambado constam do livro.

atenciosamente

fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Henoch em Nisa

#228052 | josemssantos | 30 abr 2009 14:52 | Em resposta a: #227947

Caro fmcarita

Muito obrigado pelas suas infromações.

A fonte que tenho é de um amigo meu , agora nos 60´s, da família Mendes Bicho, e que tem a informação do apelido Henoque(Henoch) num bisavô ou bisavó, salvo erro. O - francesa? - que eu introduzi foi de minha autoria dada a grafia Henoque que o meu amigo me deu.Sendo Henoch a grafia, não invalida uma origem francesa(sucedâneo das invasões?), mas poderia ser outra.
Sabe alguma coisa sobre a origem do nome?

Obrigado e cumprimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Raízes Nisenses

#228054 | josemssantos | 30 abr 2009 14:55 | Em resposta a: #227949

Caro nuno de m.

Muito obrigado pela sua infiormação.

Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Henoch em Nisa

#228075 | fmcarita | 30 abr 2009 21:25 | Em resposta a: #228052

Caro José Maria Simões dos Santos


Nunca aprofundei a origem do nome na freguesia de S.Matias da vila de Nisa.Penso que que o deveá fazer ,no sentido, de dissipar quaisquer dúvidas.
Há na vila de de Nisa descendentes desta família,contudo,o apelido perdeu-se.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 18:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen