Leitura de Assento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Leitura de Assento

#227592 | clasilva | 26 abr 2009 17:56

Alguem me pode ajudar a interpretar este assento?

http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspxmove=next&DOId=2089&NodeID=_172986

Obrigada,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227593 | clasilva | 26 abr 2009 17:58 | Em resposta a: #227592

Desculpem, link corrigido:

http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=2089&NodeID=_172986

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227594 | NISGM | 26 abr 2009 17:58 | Em resposta a: #227592

Cara Cláudia, a ligação não funciona. Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227600 | nita | 26 abr 2009 18:30 | Em resposta a: #227592

Claudia

Qual dos assentos pretende ler? Se me indicar qual o nome da pessoa (está escrito na margem) tentarei dar uma ajuda, se possivel indique-me o nome do concelho.

Nita

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227607 | clasilva | 26 abr 2009 19:57 | Em resposta a: #227600

Olá,
Corrigi o link na 2ª mensagem.

Nita: é exactamento o primeiro assento: Comieira, Joaquim.

Eis o que consegui retirar:

"(...) oito de Maio de mil oitocentos e vinte e seis anos bptizei solenemente e (pus?) os santos óleos a Joaquim nascido a vinte e nove de Abril do dito ano, filho legitimo de João Mendes Palaio e de Ana Maria (Clara?) naturais e moradores (... ?)
Comieira; neto paterno de Joaé Mendes Palaio (...) de João Luíz, mineiro natural da Venda dos ( ... ) desta freguesia ( ... ) Maria CLara natural das (...) freguesia de São Miguel de Penela e moradores que são na Comieira. Foram padrinhos António e Maria solteiros (..) ambos tios maternos (...)

Agradeço desde já toda a ajuda possível.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227622 | rmfrp | 26 abr 2009 20:56 | Em resposta a: #227607

Cara Cláudia:

Teria sido conveniente indicar qual a freguesia a que se referia o registo - no caso Cumeeira, no concelho de Penela.

Eu leio:

... Ana Maria Clara ambos naturais e moradores na Cumeeira (em entrelinha: "no lugar de") ...

... neto paterno de José Mendes Palaio, ambos naturais e moradores que foram neste mesmo lugar ...

... natural da Venda dos Moinhos desta freguesia, e de Maria Clara natual das Ferrarias, freguesia de São Miguel de Penela ...

... António e Maria solteiros ambos tios maternos ...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227624 | clasilva | 26 abr 2009 21:08 | Em resposta a: #227622

Caro Rui,

Agradeço-lhe toda a atenção dispensada. De facto, tinha mencionado a freguesia: Comieira (como estava escrito no assento), Joaquim.

Conseguiu-me desvendar dados valiosos.

O meu muito obrigada!

Em atalho de foice, tenho um assento de casamento na Comieira, em que foi padrinho um dos meus ascendentes que reza assim: "... foram padrinhos António Affonço, cazado, morador no Castello da Villa de Avellar e Jozé Godinho Curcialeiro, solteiro, professor régio de instrucção primária desta freguesia da Comieira."

Alguém sabe o que significará Castelo da Vila de Avelar? Não conheço a zona, não consigo encontrar registos com essa nota...

Obrigada, uma vez mais.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227626 | NISGM | 26 abr 2009 21:14 | Em resposta a: #227624

Salvo erro, na zona de Avelar, o IC 3 (que vai de Tomar a Coimbra) é atravessado perpendicularmente por uma estrada que liga Castelo Branco a Pombal


Ora, quem vai no IC 3 e está voltado para cima (Coimbra) nessa zona do cruzamento fica com Avelar à direita (é a terra do mágico Luís de Matos).

De uma vez andei perdido do lado esquerdo do referido IC 3 (na estrada Castelo Branco - Pombal) tentando encontrar um Castelo.

Fica perto de Abiul e depois alguém me disse que existe é uma localidade chamada Castelo.

Será isso?

Atentamente,
nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227628 | clasilva | 26 abr 2009 21:20 | Em resposta a: #227626

Caro Nuno,

Provavelmente! Depois de tantos "filhos" naturais e "Expostas" não creio que exista alguém nos meus antepassados moradores num Castelo! :)

Para que possa ver com os seu proprios olhos, o assento é da Comieira, e na página anterior começa com o titulo "Casamento de Joaquim Mendes Palaio e Maria Ritta":

http://193.137.201.197/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=2109&NodeID=_174518

Cumprimentos,
Cláudia.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227630 | rmfrp | 26 abr 2009 21:35 | Em resposta a: #227624

Cara Cláudia:

Ainda bem que lhe pude ser útil. Quanto ao Castelo da Vila de Avelar eu não a poderia ajudar, mas felizmente já outro colega lhe respondeu.

Eu tenho antepassados das Vendas dos Moinhos, mas muito mais antigos, do século XVII.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227633 | clasilva | 26 abr 2009 21:43 | Em resposta a: #227630

Caro Rui Pereira,

Pelos vistos, os meus ascendentes do lado paterno são (até ao sec.XVIII) daquela freguesia da Cumieira.

Sei que António Afonso (Cumieira) era filho de Manuel Afonso e Ana Maria, casou com Rita da Silva em 1814. Consegui ler o assento.
Pesquisando nos outros livros anteriores, para descobrir mais antepassados, não consigo ler os hieroglifos dos padres da época :(

Cumprimentos,
Cláudia.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227635 | nita | 26 abr 2009 22:02 | Em resposta a: #227607

Claudia
Eu leio:

Em vinte e nove de M, digo oito de Maio de mil oitocentos e vinte seis
, baptizei solenemente e pus os santos óleos a JOAQUIM , nascido a vinte e nove de Abril do dito ano, filho legitimo de José Mendes Palaio e de Anna Maria Clara ambos naturais e moradores na Comeeira: neto paterno de José Mendes Palaio e de Luisa Maria, ambos naturais e moradores que foram neste lugar, e materno de João Luis Mineiro natural da Venda dos Milhos ??? desta freguesia e de Maria Clara natural das Ferrarias freguesia de S. Miguel da Penela e moradores que são na Comeeira.
Foram padrinhos António e Maria, solteiros, ambos tios maternos, para constar fiz este assento.

O Vigário João António de Carvalho e Silva


Tenho no entanto algumas duvidas relativamente ao nome dos lugares, os quais sabendo o Concelho pode verificar até na net.
Relativamente á data do baptismo não entendo bem se o padre quis dizer 28 ou simplesmente 8. Não era muito normal a criança ser baptizada já com um mês, quase sempre era antes, mas pode acontecer, aconselho a verificar as datas dos assentos anterior e posterior a este, assim pode confirmar qual a data certa.
Espero ter ajudado, cumprimentos.

Nita

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227638 | clasilva | 26 abr 2009 22:41 | Em resposta a: #227635

Nita:

Muito obrigada. De facto, a freguesia é Cumieira de Penela. Vi o assento de casamento dele e pela idade, cheguei ao assento de baptismo, Só existe esse assento (de Joaquim, filho de José Mendes Palaio) no ano que corresponde.

Mineiro seria nome ou profissão?

Na mesma freguesia apanhei um assento de nascimento em que o meu antepassado foi baptizado já com 6 meses. Estranho, mas aconteceu.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227650 | amrr | 26 abr 2009 23:36 | Em resposta a: #227624

Cara Cláudia,

Na vila de Avelar, cabeça de freguesia do concelho de Ansião, distrito de Leiria existe ainda hoje uma "Rua do Castelo".
Por isso, parece-me que a expressão «morador no Castelo da Vila de Avelar» seria o mesmo que dizer "morador na Rua do Castelo, da Vila de Avelar", ou "morador no sítio do Castelo, da Vila de Avelar".

Poderá ver esta rua no Google Maps, em:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+do+castelo+avelar&sll=39.639538,-7.849731&sspn=7.831337,13.820801&ie=UTF8&ll=39.926078,-8.353536&spn=0.015238,0.026994&z=15


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227655 | NISGM | 26 abr 2009 23:52 | Em resposta a: #227650

Caros Cláudia e Arlindo,

Já tinha procurado no google maps o referido lugar de Castelo mas não o encontrei.

Talvez valesse a pena procurar no Instituto Geográfico do Exército a carta militar 275 e as que a circundam. O sítio é
http://www.igeoe.pt/

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227657 | amrr | 27 abr 2009 00:00 | Em resposta a: #227655

Caro Nuno,

O "Castelo" aqui referido não é um lugar, mas sim uma rua da vila de Avelar, concelho de Ansião: a Rua do Castelo.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227659 | NISGM | 27 abr 2009 00:07 | Em resposta a: #227657

Pois, admito que sim mas não consigo perceber o assento (quando aumento o tamanho perde nitidez). Mas existe uma localidade (lugar ou sítio) com esse nome, certo?

Conheço mal a zona, apenas de passagem Penela, Rabaçal, Avelar, Abiul, Ansião e Pombal. E como disse andei à procura do tal Castelo até que alguém me disse que era nome de terra.

No entanto, acho que a Cláudia deve estar mais interessada na Cumieira e acho que vale sempre a pena munirmo-nos dos mapas do Exército.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento - "Castello do Avellar"

#227692 | clasilva | 27 abr 2009 10:51 | Em resposta a: #227657

Obrigada a todos pela colaboração!

Já vi a rua no mapa. Aliás, ali perto, é a única rua/local em que consta "Castelo" de Avelar.

Mas algo me intriga...

Quando os padrinhos não eram assim tão conhecidos do "Padre" ou moradores fora da freguesia, os assentos eram um pouco mais ricos na descrição, correcto?

Dever-se-ia ler: " Fulano de tal, morador no lugar de Castelo da freguesia de Avelar...", da mesma forma que o Sr. Padre da época descreve os avós maternos e paternos e a outra testemunha (... o Prof. régio de Instrução Primária desta freguesia).

"Nabice" minha: o que quer dizer a cruz na assinatura de António Affonço - "António + Affonço", com o "de" em cima?

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227693 | nita | 27 abr 2009 10:54 | Em resposta a: #227638

Claudia

Antigamente como hoje tudo pode acontecer.

Relativamente ao "Mineiro" . tanto pode ser profissão como sobrenome, neste caso está escrito com maiusculas e não se encontra separado por virgula do último sobrenome, o que me leva a pensar que o seja.
Nas pequenas aldeias onde grande parte dos casamentos era entre familiares, tendo todos o mesmo sobrenome, e não havendo grande imaginação para os nomes próprios (o filho tinha o do pai que já tinha herdado o do avô), socorriam-se da utilização da Alcunha, da Profissão, do nome do lugar ou aldeia e etc. para se distiguirem uns dos outros relativamente a registos de propriedades e respectivos impostos assim como no registo dos filhos. situação que ficava definitiva. Se continuar a sua pesquisa e procurar os pais do JOÃO LUIS MINEIRO talvez ?.. descubra a verdade.
Com os meus cumprimentos.


Nita

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#227695 | clasilva | 27 abr 2009 11:22 | Em resposta a: #227693

Se conseguisse entender aqueles hieroglifos, talvez tivesse sorte em encontrar mais antepassados, mas o meu entendimento de caligrafias antigas é nulo.

Além disso, os livros dos assentos da Cumieira, quando se recua no tempo são um borrão autêntico.


Muito obrigada Nita!

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento - "Castello do Avellar"

#227715 | amrr | 27 abr 2009 13:55 | Em resposta a: #227692

Cara Cláudia,

I - Relativamente ao nível de descrição que o Padre fazia das pessoas, o mesmo é muito variável. Existiam padres que eram muito promenorizados, outros eram bastante parcos nas palavras.
Neste caso concreto, os padrinhos poderiam não seriam, com certeza, muito "desonhecidos", pois, apesar de pertencerem a concelhos (Penela e Ansião) e distritos (Coimbra e Leiria) diferentes, as freguesias de Cumeeira e Avelar, respectivamente, são adjacentes.

II - A cruz significa que o referido António Afonso não sabia escrever, não sabia assinar. Nestes casos, o Padre escrevia o nome da pessoa e a mesma fazia uma cruz com a sua mão. Seria algo semelhante ao que se faz hoje quando uma pessoa, que não sabe escrever, coloca a sua impressão digital.
É deste acto que surgiu a expressão popular "Assinar de cruz". Ou seja, assinar sem ler o que está escrito.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Assinatura de cruz

#227780 | rmfrp | 27 abr 2009 23:39 | Em resposta a: #227692

Cara Cláudia:

Relativamente à sua questão da cruz na assinatura, a resposta é: a assinatura é a própria cruz. No caso, António Afonso era analfabeto - como a grande maioria da população nessa época - e por isso assinava fazendo uma cruz no papel (é esta a origem da expressão "assinar de cruz"). O padre responsável pelo registo escreveu depois "de António Afonso" para indicar de quem era a cruz. Era comum usar o esquema de escrever o nome à esquerda e a direita da cruz, muitas vezes com o "de" em cima.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Leitura de Assento

#301850 | rmpalaio | 04 abr 2012 13:46 | Em resposta a: #227695

Cara Cláudia,

Somente hoje, passados quase três anos desta discussão é que me deparei com o tópico. Sou descendente direto por via paterna de José Mendes Palaio e Ana Maria Clara (6 gerações), sou brasileiro e tenho a sorte de meus pais serem primos e nascidos mesma freguesia, o que facilita muito as pesquisas.

Sobre o referido assento: Joaquim, nascido em 29/04/1826 e batizado em 08/05/1826, filho de José Mendes Palaio e Ana Maria Clara - naturais e moradores da Cumeeira. Avós paternos: José Mendes Palaio e Luísa Maria (não está legível no assento). Avós maternos: João Luís Mineiro (Venda dos Moinhos, Cumeeira, Penela) e Maria Clara (Ferrarias, São Miguel, Penela), moradores na Cumeeira. Foram padrinhos António e Maria, solteiros e tios maternos.
Padre João António de Carvalho e Silva.

José Mendes Palaio: nascimento 03/01/1794, batismo 13/01/1794 (PNL01-002-0002_m0202.tif), óbito 05/09/1880 (PNL 01-004-0022_m0055.tif)

Ana Maria Clara: nascimento 31/10/1789, batismo 05/11/1789 (PNL01-002-0002_m168.tif), óbito 04/04/1850 (PNL01-003-0002_m0006.tif)

Casados em 27/02/1813 (PNL01-003-0002_m0006.tif)

Além de Joaquim (Mendes Palaio?), também são pais de Joaquina (nascto. 20/11/1820) e Manuel Mendes Palaio (nascto. 27/01/1828, bisavô de meu avô paterno).

Espero ter contribuído.

Com os cumprimentos,

Ricardo Mendes Palaio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 10:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen