Ajuda para descobrir certidão de óbito misteriosa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Ajuda para descobrir certidão de óbito misteriosa

#227884 | isabel71 | 28 abr 2009 22:16

Caros Confrades:

Deparei-me na semana passada com uma situação algo misteriosa e gostaria de saber se isto já aconteceu a alguém. Na procura da certidão de óbito do meu bisavó que faleceu em 21 de Outubro de 1917 , em casa na freguesia do Bonfim-Porto, reparei que não a consigo encontrar em nenhuma Conservatória nem em nenhum Arquivo. Fui ao Arquivo Central do Porto e disseram-me que lá não consta ninguém com esse nome; nas Conservatórias de Vila Nova de Gaia (pois ele na altura trabalhava em Gaia) também não consta nenhum registo de óbito com o nome do meu bisavô. Fico sem saber o que fazer pois é um facto a morte dele nessa altura (até noticia do jornal tenho), mas não consigo obter de nenhuma forma esse registo. Algum dos Confrades me pode ajudar a tentar perceber o que se passa e o que hei-de fazer?
Grata desde já pela ajuda dispensada.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteriosa

#227918 | mimcbazan | 29 abr 2009 09:25 | Em resposta a: #227884

Cara Isabel,

Por acaso o seu avô não foi autopsiado? Tente nas 1ª conservatória do registo civil do Porto (correspondente à freguesia do Bonfim) ou 2ª conservatória do registo civil (correspondente a quem foi autopsiado).

Espero ter ajudado e que tenha sorte

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteriosa

#227943 | isabel71 | 29 abr 2009 14:57 | Em resposta a: #227918

Cara Maria Bação:

Muito obrigada pela sua resposta. De facto o meu bisavô morreu repentinamente em casa e por isso pode ter sido sujeito a uma autópsia. Não me tinha lembrado disso. Muito Obrigada. Vou seguir a sua sugestão.
Grata pela ajuda,
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#227945 | mimcbazan | 29 abr 2009 15:15 | Em resposta a: #227943

Isabel,

Ainda bem que pude ser útil. Espero que encontre a certidão.

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228007 | isabel71 | 30 abr 2009 00:52 | Em resposta a: #227945

Cara Maria Bação:

Contactei a 2ª Conservatória do Porto, que me confirmou o que me disse, mas infelizmente todos os livros foram enviados para o arquivo Central do Porto, que não tem registo de nenhum indíviduo com o nome do meu bisavô. Não sei mais onde procurar e não tenho qualquer ideia de como encontrar esta certidão. Agradeço mais uma vez a sua ajuda.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228016 | AMOURAO | 30 abr 2009 08:21 | Em resposta a: #228007

Olá Isabel
Se calhar vou dizer aqui uma tolice. Sabe que o funeral foi religioso? Não será que o registo esteja na Igreja cujo padre acompanhou o funeral?
E nos registos do cemitério onde foi sepultado o que é que consta lá?
Também não custa nada tentar, não é?
Boa sorte e diga qualquer coisa depois...
AMOURAO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228019 | mimcbazan | 30 abr 2009 09:02 | Em resposta a: #228007

Cara Isabel,

Eu sou apenas uma curiosa da matéria. Concerteza temos confrades entendidos no assunto que a poderão ajudar muito mais que eu. Mesmo assim, atrevo-me a perguntar-lhe se já viu na certidão de casamento o que diz acerca da naturalidade do seu bisavô? Pode ser mais uma pista...
Dê notícias

Cumprimentos
Maria Bação

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228049 | isabel71 | 30 abr 2009 14:42 | Em resposta a: #228016

Caro A Mourão:

Muito obrigada pela sua ajuda. De facto já procurei no cemitério Prado do Repouso onde foi enterrado, mas eles apenas possuem registos posteriores a 1930, e o meu bisavô morreu em 1917. Sei que o funeral foi religioso, pois a noticia do jornal ainda refere a missa de 7ºdia que foi realizada posteriormente. O que me falta confirmar é se na realidade não terá ficado o registo na igreja, mas de qualquer forma deveria haver uma certidão de óbito civil, não é verdade? E essa não encontro.Vou tentar junto da igreja do Bonfim para ver se encontro o registo religioso. Mais uma vez muito obrigada pela sugestão. Darei notícias.
Grata pela ajuda.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228051 | isabel71 | 30 abr 2009 14:46 | Em resposta a: #228019

Cara Maria Bação:

Na certidão de casamento refere que ele é natural da Sé do Porto, e eu possuo o seu registo de baptismo, que o confirma. Já tentei no Arquivo Central a pesquisa na freguesia da Sé sem sucesso, pois como morreu em casa, deduzo que terá sido na freguesia do Bonfim, onde também não consta. É de facto um mistério, que não estou a conseguir solucionar. De qualquer forma, agradeço muito as suas sugestões e ajuda.
Grata pela sua disponibilidade.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228125 | mimcbazan | 01 mai 2009 21:08 | Em resposta a: #228051

Isabel,

Gostaria muito de a puder ajudar mais, mas não me ocorre mais nada. Chegou a tentar na 2ª Consª Porto?

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228371 | isabel71 | 04 mai 2009 17:04 | Em resposta a: #228125

Cara Maria:

Falei com a 2ªConservatória, mas os livros já estão no Arquivo Central, que não tem qualquer registo do meu bisavô. Muito obrigada pela sua ajuda. Vou tentar na Igreja do Bonfim, pode ser que tenha alguma sorte.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228372 | mimcbazan | 04 mai 2009 17:11 | Em resposta a: #228371

Boa tarde Isabel,

Lamento a falta de informação. É de facto estranho que tenha desaparecido. Será que o óbito está registado noutra conservatória?
Boa sorte

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228373 | isabel71 | 04 mai 2009 17:19 | Em resposta a: #228372

Olá Maria,
Se estivesse registada noutra conservatória, já estaria também no Arquivo Central, pois as Conservatórias só têm as mais recentes e a certidão que eu pretendo é de 1917. Não vou de qualquer forma desistir, mas começa a ser um pouco desanimador. Mais uma vez muito obrigada.

Cumprimentos,
isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228389 | roz | 04 mai 2009 22:02 | Em resposta a: #228373

Cara Isabel

So os registos com mais de 100 anos vao para o Arquivo Distrital. Portanto o registo que procura tem de estar numa Conservatoria. 'E melhor perguntar em todas para ficar com a certeza pois pode ter havido um motivo qualquer nao aparente que levou os levou a fazerem o registo noutro lado.
Cumprimento e boa sorte.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#228391 | isabel71 | 04 mai 2009 22:34 | Em resposta a: #228389

Cara Rosário:

Obrigada pela sua ajuda. O facto é que nas conservatórias do Porto onde eu procurei todas me disseram que só ficam com os registos mais recentes, e que os outros são enviados para o Arquivo Central do Porto, e não Distrital (onde estão todos aqueles com mais de 100 anos). De facto o Arquivo Central do Porto tem todos os registos a partir de 1905 (mais ou menos, dependendo das freguesias) da cidade do Porto, pelo que deveria ter o do meu bisavô, o que não acontece. No entanto vou continuar a procurar, pois o registo tem que existir!
Grata pela ajuda.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231785 | ILencastre | 12 jun 2009 14:36 | Em resposta a: #228049

Não é de todo verdade que o Cemitério do Prado apenas possua registos apartir de 1930, quando muito os registos desde a sua fundação até 1930, estariam no AHMP.
Quer-me dizer o nome do seu avô?
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231788 | isabel71 | 12 jun 2009 16:25 | Em resposta a: #231785

Cara Maria Isabel:
Muito obrigada pela sua mensagem. De facto a informação que me deram no cemitério Prado do Repouso, foi que só a partir de 1930 é que os registos estavam organizados e por isso só a partir dessa data é que era possível a sua consulta.O nome do meu bisavô era Isidoro da Costa Barbieri de Figueiredo, e tenho como data provável de óbito o mês de Outubro de 1917, pois tenho um anúncio do Jornal de Noticias de 25 de Outubro de 1917, em que a familia agradece a presença no funeral e anúncia a realização de uma missa.
Muito grata pela sua ajuda.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231811 | M22F04M72 | 13 jun 2009 01:36 | Em resposta a: #231788

Cara Isabel
Não sei se isto a ajudará mas segundo o IRN os registos da Freg. do Bonfim desde 1-04-1911 encontram-se na 1.ª Conservatória do Porto (Rua de Ceuta, 16-2º - tel 226052330) e não na 2.ª . Para confirmar consulte www.irn.mj.pt. Apesar de as conservatórias terem de enviar até 31 de Janeiro da cada ano, os livros findos do ano anterior tal não acontece pois tenho pedido Certidões ao Arquivo Central e quando as recebo posso verificar que este Arquivo enviou o pedido á respectiva Conservatória da área de competência Territorial e que enviam por fax as respostas aquele Arquivo. O que acho estranho é o Arquivo Central não a ter informado qual a Conservatória que diz respeito á Freg. do Bonfim. Outra coisa, se o falecimento do Sr. seu bisavó se verificou em 1917 porque não faz o pedido pelo Portal do Cidadão? Acontece que por esta via ser-lhe-á dada resposta de certeza. E caso demorem entre em contacto com o Portal do Cidadão - Pedido de Certidões on-line. No meu caso prefiro esta via ao atendimento presencial.
Espero ter sido útil
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231814 | isabel71 | 13 jun 2009 03:34 | Em resposta a: #231811

Cara Maria Matos:
Muito obrigada pela sua sugestão.Vou fazer o que me sugere.De facto não tinha sequer pensado nessa hipótese, e estou mais uma vez esperançada de poder resolver este pequeno mistério.Mais uma vez muito obrigada!Darei notícias caso consiga obter algum resultado positivo.
Grata pela ajuda.
Cumprimentos,
isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231840 | Jandrade | 13 jun 2009 18:05 | Em resposta a: #228051

Cara Isabel,

Em princípio, o óbito do seu bisavô deverá estar averbado à margem no assento de baptismo e/ou no assento de casamento, com indicação da data, da conservatória e até do livro onde está feito o registo. Já reparou se não está nada averbado nesses assentos?

Cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231852 | isabel71 | 13 jun 2009 23:08 | Em resposta a: #231840

Caro João:
De facto não tive essa sorte, visto que nem no assento de baptismo, nem no assento de casamento existem averbamentos.Como referi nas mensagens anteriores, apenas sei que morreu em casa, em Outubro de 1917, antes de 25 (altura em que foi celebrada a missa de 7ºdia) na freguesia do Bonfim.De resto, nada sei e por mais que procure nada encontro!
Obrigada pela sua ajuda.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231856 | M22F04M72 | 14 jun 2009 00:37 | Em resposta a: #231814

Cara Isabel
Quando lhe dei a minha opinião esqueci-me de lhe dizer, como aliás já alguém lhe tinha sugerido a hipótese de a certidão se encontrar não na 1.ª mas na 2.ª Conservatória. Isto porque lhe foi perguntado se o Sr. seu bisavó teria sido autopsiado. O motivo de poder constar na 2.ª Conservatória não se prende com o facto de ter sido ou não autopsiado mas sim, e é isto que desejo dizer-lhe, com o facto de no caso de ter falecido no Hospital St. António, Freguesia de Miragaia, esta Freg. pertencer á área Territorial da 2.ª Conservatória. (Tal como a partir dos anos 60 quem tenha falecido no Hosp. de São João ou I.P.O. sendo que neste caso a Freg. é Paranhos também pertence a esta Conservatória). Contudo, eu iria pelo forma que lhe disse anteriormente. Aliás, tentava 1.º saber via telefone. É possível que lhe digam que não pode pedir o assento em causa se nele constar a causas morti mas não se apoquente pois se o fizer como lhe disse tal questão já não se põe (vá-se lá saber porquê), isso tem acontecido comigo. Diz também que tem a notícia da necrologia e que nela consta o dia 25/10/1917 (5.ª - feira) como data da missa do 7.º dia. Se é assim o falecimento deverá ter ocorido em 18 para 19. Certo? Espero sinceramente que consiga.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#231902 | isabel71 | 14 jun 2009 23:58 | Em resposta a: #231856

Cara Maria Matos:
Eu já tinha tido posto a hipótese de o meu bisavô ter sido enviado para o Hospital de Santo António, pelo facto de ter morrido em casa, e por isso um primo meu já consultou os livros que pertencem ao Hospital, da freguesia de Miragaia, e nada lá foi encontrado.Eu já fiz também a tentativa de contacto telefónico com a 2ªConservatória do Porto.Foram muito simpáticos comigo, mas disseram que essas certidões já estão na posse do Arquivo Central do Porto, onde nada consta com o nome do meu bisavô. Vou tentar via internet, pois pode ser que tenha mais sorte. Mais uma vez agradeço toda a ajuda que me tem prestado.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#232774 | Jandrade | 27 jun 2009 14:42 | Em resposta a: #231902

Cara Isabel,

Gostaria de saber se conseguiu encontrar a certidão de óbito do seu bisavô.

Em caso negativo, terei muito gosto em lhe dar mais duas "dicas".

Cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#232789 | isabel71 | 27 jun 2009 19:15 | Em resposta a: #232774

Caro João:

Obrigada pela sua disponibilidade.De facto ainda não a encontrei, e já começo a perder as esperanças de um dia o poder fazer.Aguardo as suas "dicas".
Agradeço toda a ajuda possivel, pois isto começa a tornar-se realmente misterioso.
Grata pela ajuda.
Cumprimentos,

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#232802 | facs | 27 jun 2009 23:44 | Em resposta a: #228049

Isabel

Certamente irei dizer uma tolice, mas todas as pesquisasnao sao em vao, tente a agencia funeraria que se encarregou no funeral do seu avô, certamente podem lhe dar mais uma pista

boa sorte

Facs

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir certidão de óbito misteri

#232829 | Jandrade | 28 jun 2009 13:33 | Em resposta a: #232789

Cara Isabel,

Eu volto ainda à questão do averbamento do óbito no assento de baptismo do seu bisavô.
Disse-me que esse averbamento não existe.

Pois bem. Comigo aconteceu o seguinte.

Na investigação dos meus antepassados, obtive fotocópias de assentos de baptismo de pessoas que vieram a falecer já no tempo do Registo Civil. Nesses assentos não constava nenhum averbamento.
De um contacto que tive com uma funcionária da Conservatória de Santarém - onde os baptismos tinham sido feitos -, fiquei a saber que em muitas paróquias os padres faziam 2 livros de baptismos, 2 de casamentos e 2 de óbitos. Um era designado de "original" e o outro de "duplicado. Isso aconteceu em Santarém a partir de 1860. E, de facto, como pude constatar por experiência própria, apenas nos originais eram colocados os averbamentos dos óbitos pelos funcionários do Registo Civil.
O problema que eu tive na altura era o mesmo que a Isabel tem agora e resultava de que os assentos de que eu tinha fotocópias eram os duplicados, que estavam à consulta na Torre do Tombo. Como eu moro em Lisboa, era aí que eu obtinha os elementos.
Para obter os originais tive que ir a Santarém. Os averbamentos estao todos lá.

Sendo assim, à Isabel eu recomendo que vá ao local onde obteve o assento de baptismo do seu bisavô, exponha o problema da falta de averbamento do óbito nesse assento e inquira se existem livros "originais" e "duplicados" para a freguesia e data que lhe interessa. E se existem os "originais", onde estão arquivados. É que, garanto-lhe eu, só os originais é que têm os averbamentos.

A outra "dica" refere-se à sepultura do seu bisavô.

Alguém da sua família será capaz de ir ao cemitério do Prado do Repouso indicar-lhe onde ele está enterrado?

É que das duas uma:

Ou as ossadas do seu bisavô não foram reclamadas pela família 5 anos após a inumação e as mesmas foram colocados em parte incerta do cemitério.
Ou, se as ossadas foram reclamadas, então ele estará sepultado num local conhecido do cemitério, porventura com o registo do seu nome e data de falecimento na pedra. E a isso deverá corresponder algum registo na secretaria do cemitério, pois a sepultura ocupa uma morada que existe ainda hoje e que faz parte integrante do espaço.

Em Lisboa, a secretaria do Cemitério do Alto de S. João tem registos desde o início do cemitério e já lá procurei e encontrei sepulturas de pessoas falecidas antes de 1900. De resto, todas as sepulturas perpétuas - mesmo as mais antigas - têm de estar registadas em nome de alguém, seja o próprio falecido ou pessoa da família ainda viva e é possível fazer a transmissão dessa propriedade para herdeiros e para isso tem de haver registos ou no próprio cemitério ou na Câmara Municipal. Por isso, não compreendo a falta de registos no cemitério em que o seu bisavô está sepultado. Se lá não há registos, eles terão de existir na Câmara.

Espero que, com estas e outras "dicas", acabe por ser bem-sucedida na sua pesquisa.

Cumprimentos,

João Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen