Famíla Câmara RGN e Pernambuco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228070 | pcgcpsimoe | 30 abr 2009 19:50

Sou trineto de Bernardo José da Câmara, Barão de Palmares, nscido em 1807, não sei se no Rio Grande do Norte ou Pernambuco. Tenho informações de amtepassados já falecidos e pesquisas que me levam a concluir que o Barão de Palmares era filho de JOAQUIM jOSÉ DA CÃMARA, neto de Antonio da ANTONIO DA CÃMARA E SILVA e bisneto de MANUEL RAPOSO DA CÃMARA, descendente do navegador JOÃO GONÇALVES ZARGO e que veio de Portugal para o Rio Grande do Norte em 1715.
Estou tentando documentar essas conclusões e gostaria de saber se alguém pode me ajudar com informações sobre os descendentes de Joaquim José da Câmara.
Agradeço antecipadamente qualquer akuda.
Paulo Cesar

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228167 | Gilson Nazareth | 02 mai 2009 02:32 | Em resposta a: #228070

Paulo Cesar,
Oi,primo,sou parente da Baronesa de Palmares.
Tenho algo já publicado no: www.joaodorio.com ,sobre este ramo.
Vc tem alguns dados sobre esta senhora?
Abraço,gostaria de estabelecer contacto permanente
Gilson
deventer@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228232 | pcgcpsimoe | 02 mai 2009 21:38 | Em resposta a: #228167

Caro Primo Gilson,
É um prazer travar contacto consigo.
Tentei entrar no site João Dorio, na semana passada, por recomendação do Fábio Arruda Câmara, mas o site estava em manutenção.
Tudo que tenho sobre a Baronesa de Palmares está contido no trabalho do Zildo Medeiros de Moraes, que não traz nenhuma referência com relação aos ascendentes ou aos colaterais de Maria Eulália Nobre de Miranda, que segundo Medeiros de Moraes, após casada teria adotado o nome de Maria Eulália Nobre da Câmara.
Como disse estou tentando documentar a ascendência de Bernardo José da Câmara. Segundo as informações que recebí de antepassados, especialmente meu tio avôJ Raul Fernandes da Câmara, Bernardo José da Câmara era filho de Joaquim José da Câmara e irmão de Francisco Xavier de Oliveira Câmara, este último, avô de D. Jaime de Barros Câmara, que foi bispo de Mossoró e cardeal arcbispo do Rio de Janeiro.
Vcoê teria alguma informação sobre local e data de casamento do Barão co a Baronesa. Seria muito bom encontrar o termo do casamento, pois isso nos levaria aos nomes dos pais do Barão e da Baronesa.
Vamos nos manter em contacto.
Paulo Cesar< >

osé da Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228266 | Gilson Nazareth | 03 mai 2009 02:18 | Em resposta a: #228232

Oi,primo
EStou desbloqueando as informações.
A baronesa desacende dos Almeida Nobre e dos Rodrigues Miranda.
Somos parentes pelos Almeida Nobre.
Comheço o trabalho que está depositado no Museu de Petrópolis.
Logo lhe escrevo,quando houver o desbloqueio, e lhe indico onde estão os dados.
Outrossim ,vc mora no RJ,conhece o CBG?
Abraço
GFilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228267 | Gilson Nazareth | 03 mai 2009 02:41 | Em resposta a: #228266

Caro,
Já está desbvloqueado.Vá ao número trinta e clique em Antropominia.
Vai abrir os Nobre de Pernambuco. No número 18 está .......Nobre casada com Antonio Soares Barbosa.
Pais de,entre outros, Catarina dos Santos Nobre(nome de casada da matriarca dos Almeida Nobre)e a referência ao futuro Barão.
Falta comprovar a filiação da baroneza :Antonio Soares Barbosa e ......Nobre
e nome e filiação da ..........Nobre,acredito que filha de Antonio Nobre de Almeida e Francisca da Cunha Saldanha(Marinho).
Abraço e vamos pesquisar juntos
Gilson
P.S. Creio que no número 11 está a genealogia Almeida Nobre/Nobre de Almeida.
O parentesco com a baroneza de Palmares faz parte da tradição oral nossa.

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228268 | Gilson Nazareth | 03 mai 2009 02:47 | Em resposta a: #228267

Caro,
Ver,tb, o número 16 do João do rio.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228269 | Gilson Nazareth | 03 mai 2009 02:49 | Em resposta a: #228070

Paulo Cesar,
Mandei outras informações para o vc ,no Genea. Temo tê-las respondido para mim mesmo, pf. verifique
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228294 | Gilson Nazareth | 03 mai 2009 15:14 | Em resposta a: #228070

Paulo Cesar,
Dalmiro de Barros,parente próximo de D.Jaime,foi presidente do CBG.
Talvez fosse bom comunicar-se com ele:dmottabb@uol.com.br
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228364 | pcgcpsimoe | 04 mai 2009 15:13 | Em resposta a: #228266

Gilson, muito obrigado.
Vou consultar seu site, assim que esteja disponível, não tinha até agora nenhuma informação sobre a família da Baronesa.Estou ansioso para ver esses dados.
Moro no rio e realmente não conheço o CBG.
Vou buscar contacto através da indicação que você me deu.
Um abraço,
Paulo Cesar

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#228384 | Gilson Nazareth | 04 mai 2009 21:14 | Em resposta a: #228070

Paulo Cesar,
O site já está disponível.
Telefone-me:25569539
Abraço
Gilson
P.S. Dalmiro é meu primo,fomos criados juntos.Estudou a família de d.Jaime.primo irmão de sua avó paterna e criados na mesma casa.
Creio que vc descende ,tb, dos Saldanha Marinho.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#263716 | Gilson Nazareth | 10 out 2010 23:46 | Em resposta a: #228070

Paulo Cesar,
Quanto tempo...
Vc tem alguma novidade sibre a ascendência dos Barões?
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#264216 | marcelocamara | 22 out 2010 02:07 | Em resposta a: #263716

Gilson,
Também sou descentente do Bernardo José da Câmara (meu avô era neto dele). Gostaria de informações sobre seus descendentes. Você poderia me ajudar?
Obrigado.

Marcelo Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#264218 | Gilson Nazareth | 22 out 2010 03:04 | Em resposta a: #264216

Marcelo,
Existe um trabalho ,volumoso,sobre esta descendência do Museu Imprial de Petrópolis,vc mora no RJ?
Dia 26 passo por uma cirurgia mas me escreva e veremos o que fazer.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#266274 | Gilson Nazareth | 04 dez 2010 12:44 | Em resposta a: #228070

Paulo Casar,
Tudo certo?
Aparece como padrinho e testemunha, nos Miranda Nobre, o governador de PE por 3 vexes,AL e MA:Vicente Tomás Pires de Figueiredo Camargo.Vc tem algo sobre ele?
Novidades sobre a baronesa/
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#291854 | hfcamara | 25 nov 2011 13:36 | Em resposta a: #266274

Sou descendente de Bernardo Câmara, Barão de Palmares. Sou filho de Amaro Coutinho Câmara, Neto de Henrique Fernandes da Câmara e Bisneto de Joaquim José da Câmara, filho do Barão. Pelo que li e ouvi do meu pai e tios, Bernardo José Câmara, casou-se com Eulália Nobre de Miranda no município de Água Preta. Papai conheceu primos pelo lado de Eulália, os Miranda, família conhecida aqui em Pernambuco. No museu Histórico Arquelógico de Pernambuco, localizado em Recife na rua do Hospício se encontram os retratos de Bernardo e Eulália. Mas todas as informações que tenho são do seu casamento até a sua morte. Bernardo lutou aos 16 anos na Revolução de 1817, foi um dos líderes da Revolução Praieira e fundou o primeiro engenho central de Pernambuco, Engenho Central de Cuiambuca-município de Água Preta. Os engenhos centrais foram os precursores das atuais usinas de cana. Ele organizou os primeiros batalhões em Pernambuco para lutar na Guerra do Paraguai, sob o comando de seu filho Paulino Câmara (promotor público na cidade do Recife) que faleceu em um hospital de Buenos Ayres de Cólera.

Abraços aos primos e paro hoje por por aqui,

Henrique Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#291863 | hfcamara | 25 nov 2011 17:13 | Em resposta a: #228232

Caro primo, sou neto de Henrique Fernandes da Câmara, irmão do seu tio avô Raul. Talvez a certdão de casamento vc a encontre no Instituto Pernambucano de história e arqueologia, onde encontra-se os retratos dos dois. O instituto fica na rua do hospício em Recife. Posso ver se essa certidão se encontra lá.

Abç

Henrique Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#293228 | hfcamara | 21 dez 2011 21:53 | Em resposta a: #291854

Sou descendente de Bernardo Câmara, Barão de Palmares. Sou filho de Amaro Coutinho Câmara, Neto de Henrique Fernandes da Câmara e Bisneto de Joaquim José da Câmara, filho do Barão. Pelo que li e ouvi do meu pai e tios, Bernardo José Câmara, casou-se com Eulália Nobre de Miranda no município de Água Preta. Papai conheceu primos pelo lado de Eulália, os Miranda, família conhecida aqui em Pernambuco. No museu Histórico Arquelógico de Pernambuco, localizado em Recife na rua do Hospício se encontram os retratos de Bernardo e Eulália. Mas todas as informações que tenho são do seu casamento até a sua morte. Bernardo lutou aos 16 anos na Revolução de 1817, foi um dos líderes da Revolução Praieira e fundou o primeiro engenho central de Pernambuco, Engenho Central de Cuiambuca-município de Água Preta. Os engenhos centrais foram os precursores das atuais usinas de cana. Ele organizou os primeiros batalhões em Pernambuco para lutar na Guerra do Paraguai, sob o comando de seu filho Paulino Câmara (promotor público na cidade do Recife) que faleceu em um hospital de Buenos Ayres de Cólera.

Abraços aos primos e paro hoje por por aqui,

Henrique Câmara

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#294890 | Gilson Nazareth | 16 jan 2012 20:29 | Em resposta a: #263716

Paulo Cesar,
Localizei num índice publicado pelos mormons um Antonio Soares Barboza c/c/Catarina dos Santos,devem ser os nossos :esta Catarina dos Santos teria o nome da avó.
Vou checar nos livros mas vai demorar,creio.
Não consegui guardar a novidade.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#339275 | Juliano Camara | 10 dez 2013 15:34 | Em resposta a: #228070

Olá, meu avô é Bernardo José da Camara Junior, descendente direto do Barão dos Palmares. Achei legal esse fórum!

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#421058 | luamagalhaesr | 27 jan 2020 19:56 | Em resposta a: #228070

Olá, sou estudante de História e estou fazendo uma pesquisa sobre a Insureição Praieira e cheguei até o Sr. Bernando José da Camarâ. Consegui algumas documentações e periodicos da época, mas gostaria de saber se alguém tem mais informações sobre o Barão. Por favor, se alguém tiver entra em contato comigo pelo email: luanamribeiro2907@gmail.com, desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#421109 | hfcamara | 28 jan 2020 20:40 | Em resposta a: #421058

Tenho um levantamento da arvore genealógica dele pra baixo. Onde consta fatos de acontecimentos dele com uma bibliografia.
Abraços

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#421111 | luamagalhaesr | 28 jan 2020 20:49 | Em resposta a: #421109

Você poderia me disponibilizar isto?

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#427538 | lutikuhl | 27 set 2020 18:46 | Em resposta a: #421109

ola, boa tarde ,
tudo bem com vc? nossa que bacana vc ter essas informacoes....se puder compartilhar seria maravilhoso....meu nome é Luciana , ..meu email lutikuhl@gmail.com
se pudesse entrar em contato comigo seria perfeito.
agradeco desde ja
abs...

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#427539 | lutikuhl | 27 set 2020 18:53 | Em resposta a: #293228

ola, Henrique,
tudo bem com vc? que maximo vc ser descendente , que maravilha vc ter essas informacoes,..
eu amo pesquisar e estou ajudando a uma grande amiga fazer a arvore genealogica dela.....ela tb é descendente do Bernado Jose Camara..
se puder compartilhar seria perfeito!!! meu email lutikuhl@gmail.com.
nossa vcs devem ser parentes com certeza....seria otimo vcs trocarem informacoes....
no email posso passar contatos etc...
agradeco desde ja
abs

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#427562 | hfcamara | 28 set 2020 18:05 | Em resposta a: #427539

Te respondi pelo meu email pessoal. Estou a disposição.

Abraços,

Henrique Câmara

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#427563 | hfcamara | 28 set 2020 18:11 | Em resposta a: #264218

Gilson, como descendente de Bernardo José da Câmara, gostaria de mais informações sobre o trabalho que vc mencionou para Marcelo, que está no museu imperial de Petrópolis. Como faço para ter acesso?

Abraços

Henrique Câmara

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#427705 | Vasco Briteiros | 03 out 2020 23:37 | Em resposta a: #228167

Por casualidade consultei a Nobreza de Portugal - Volume 3 e aí aparece o título brasileiro " Barão de Palmares. Nasceu em Pernambuco em 1807 e ali morreu a 29.10. 1878.Foi agricultor e proprietário do engenho de Cuiambuca no Município de Palmares e prestou grandes serviços na organização do Batalhão de Voluntários para a guerra do Paraguai. Casou com D. Maria Eulália da Câmara Nobre, que morreu em 15.01.1892. O Título foi concedido por D. Pedro II.
Vasco

Resposta

Link directo:

Famíla Câmara RGN e Pernambuco

#427710 | Vasco Briteiros | 03 out 2020 23:56 | Em resposta a: #421058

O Barão de Palmares esteve comprometido na revolução praieira , prestando grandes serviços na respectiva organização e guerra com o Paraguai ,em que os seu filhos assentaram praça. Morreu a 15.01.1892. Recebeu o título de Barão de Palmares a 14.IX.1866, dado por D. Pedro II.
Vasco
Porto-Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 06:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen