Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228114 | JAVSO | 01 mai 2009 19:20

Caros Confrades

Há pessoas que se vêm aflitas para que lhes atribuam os descendentes e ascendentes que são os seus.

Ora, Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente de Basto, comisário do santo Ofício, é uma delas.

Assim, seu neto José de Abreu Bacelar, que casou com Maria da Conceição Tavares, é indicado no Anuário da Nobreza de Portugal, III, t. II, p. 1115, como sendo irmão de Rozendo Leite Pereira, isto é, seria filho de Bento Ferreira de Morais. Oque não corresponde ao assento de casamento de José de Abreu Bacelar e Maria da Conceição Tavares, lavrado a fls. 125vº do Livro n.º 43 do Fundo Paroquial de Cabeceiras de Basto, do ADB, do qual resulta, expressamente, ser filho de António de Sousa Ferreira e de Maria de Abreu Bacelar, sendo esta filha do referido Domingos de Abreu Bacelar.

Dada, há meses esta informação para o Genea, onde foi corrigida a ascendência desse José de Abreu Bacelar, cujo homónimo, filho de Bento Ferreira de Morais, se ausentou novo para o Brasil, por onde ficou, desconhecendo-lhe geração, esse sim irmão do Rozendo Leite Pereira, pensei que deixaria em paz o abade Domingos de Abreu Bacelar.

Porém, o vício da confirmação levou-me a procurar o seu Processo de Habilitação para Familiar do Santo Ofício, na TT, que constitui o maço 3, n.º 117.
Lido e relido, verifico que, desta vez, lhe alteraram os avós maternos, talvez por lhe retirarem uma geração na ascendência pelo lado da mãe.
Na verdade, em todo o processo existe concordância quanto aos seus avós maternos, que são Francisco Abreu do Vale, natural de Caminha, e sua mulher Apolónia Cea (Sea) da Rocha, natural da Galiza. Penso que estes constarão do Genea com os n.ºs 1062563 e 1072915.

Se na primeira situação tinha Felgueiras Gaio razão, já nesta segunda não a terá.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228120 | NISGM | 01 mai 2009 20:26 | Em resposta a: #228114

Caro Confrade José Alfredo Soares de Oliveira,

Já que tem tido problemas com a concomitância familiar de Domingos de Abreu Bacelar será que tem alguma explicação para a falta de consistência na filiação de um Domingos Teixeira de Magalhães que descrevo em

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=223828#lista

(e a que acrescentei uma adenda não necessariamente ligada em

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=228002#lista)?

Gostava de ter uma opinião de alguém que esteja habituado a encontrar informação divergente. Embora aqui se deva às próprias fontes primárias (no caso os assentos paroquiais).

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228132 | NBA | 01 mai 2009 22:20 | Em resposta a: #228114

Caro José Alfredo

De facto, o Felgueiras Gayo está errado quanto aos avós maternos do Abade Domingos de Abreu Bacelar, e aos da sua irmã e minha antepassada Clara de Abreu Bacelar. Tenciono esclarecer essa questão com cópias dos registos paroquiais, quando tiver a oportunidade de ir a Viana do Castelo e pedir a correcção nesta base do Geneall. Penso que o Felgueiras Gayo apenas está errado no facto de saltar uma geração do lado materno. No registo de baptismo de Clara de Abreu Bacelar consta que era filha de Belchior de Abreu Bacelar e de sua mulher Maria de Cea da Rocha, ambos naturais de Caminha. Neta mat. de Francisco de Abreu do Vale, nat. de Caminha, e de sua mulher Apolónia de Cea da Rocha, nat. de S. Bartolomeu de Eiros, na Galiza, que constam nesta base da Geneall. Assim, Jácome Fienes da Rocha e sua mulher Constança de Cea seriam bisavós e não avós maternos de Domingos e Clara de Abreu Bacelar.
Não tenho dúvidas que se trata dos homónimos referidos no documento genealógico inédito intitulado "Abreus Da Freg.ª da Grade do termo dos Arcos de Valdeves." transcrito para este fórum por Miguel Pinto de Abreu (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=165050), que não falha nenhuma geração.
Com os meus cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228143 | JAVSO | 01 mai 2009 23:19 | Em resposta a: #228132

Caro Nuno Borges de Araújo

A ascendência da sua antepassada Clara de Abreu Bacelar é exactamente a que consta do Processo de Habilitação para o Santo Ofício de Domingos de Abreu Bacelar, meu antepassado.

Penso que, em tempos, já me referira esta situação. Porém, face ao meu total desconhecimento, pois que iniciava as minhas buscas, fiquei um pouco confuso e sem saber o que estaria, em concreto, errado.

Agradeço-lhe a indicação que me deu relativamente aos Abreus da freguesia da Grade.

Aproveito para lhe comunicar que, por razões de minha habitual distração tive de arranjar um novo endereço electrónico. Neste novo o número "46" foi substituído por "1946"

Com os meus reconhecidos cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228147 | JAVSO | 01 mai 2009 23:41 | Em resposta a: #228120

Caro Nuno de M.

Na zona por onde anda são imensas as pessoas com esses apelidos. Em S. Clemente de Basto, Arco de Baúlhe e Faia tenho encontrado um número quase infindável de Mgalhães e alguns Teixeiras.

Por vezes, as pessoas não usavam durante a vida um só nome, mas nomes, ainda que com os mesmos apelido, mas constituídos por várias formas, alterando a respectiva ordem; também os Párocos escreviam o nome mais conhecido ou de que se lembrvam, eliminando um ou outro apelido, conforme a situação. Assim, aparentemente, podem ser pessoas diferentes, mas, na realidade, ser a mesma. Fundamental, nessa situação, é encontrar a ligação para os ascendentes e descendentes que se entrelace para que haja a confirmação, sem dúvida, de se tratar da mesma pessoa.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228159 | NISGM | 02 mai 2009 00:51 | Em resposta a: #228147

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Se não vivesse tão longe já teria tentado desenvencilhar o nó com outros assentos. Espero que os paroquiais de Celorico de Basto sejam postos online, no modelo de Vila Real.

Imagino que de facto os párocos omitissem designações a seu bel-prazer, mas no caso do Domingos Teixeira de Magalhães (Combinação frequente) acho estranho pois mudam nomes próprios e apelidos. Trocam de José de Magalhães para Manuel Martins.

No óbito inclusivé, com cerca de 82 anos, quando o pároco já teria poucas probabilidades de ter memória física dos pais de Domingos.

No entanto, espero que seja sempre o mesmo pois, de contrário, fico aqui com um bom sarilho na identificação dos tetravós.

Agradecido pela resposta, e
Com os melhores cumprimentos, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228246 | JAVSO | 02 mai 2009 23:35 | Em resposta a: #228132

Caro Nuno Borges de Araújo

Em Manso de Lima, I, Ed. Casa da Prova, 2008, p. 182, aparece o nosso Francisco de Abreu do Vale, a quem o Autor chama Francisco de Abreu de Paços, como filho de João de Abreu do Vale e de sua mulher Leonor Dias, com quem casou em Viana;
aquele Francisco consta dessa obra como tendo casado com Apolónia de Cea da Rocha, filha de Jácome Fienes Rocha, da vila da Guarda, na Galiza (filho de António Fienes, flamengo, descendente da Casa de Fienes, em São Tomás de Flandres) e de sua mulher Constança de Cea.
Estes elementos encontram-se em "Abreus, da Grade".

Curiosamente, logo na página a seguir, vem outra genealogia de "Outros Abreus", senhores da Torre da Grade, de quem será descendente também a minha bisavó Maria Bárbara (de Castro Abreu de Magalhães). É por esta que descendo do abade Domingos de Abreu Bacelar.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228257 | NBA | 03 mai 2009 00:41 | Em resposta a: #228246

Caro José Alfredo

Agradeço-lhe a informação. A mãe do João era Passos, e a Leonor podia muito bem ser Dias e Domingues por lados diferentes. Longe de pôr em causa parece-me confirmar o que ficou dito.
Cumprimentos,

Nuno BA

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228291 | JAVSO | 03 mai 2009 14:40 | Em resposta a: #228257

Caro Nuno Borges de Araújo

Penso que, efectivamente, veio confirmar a sua ideia de omissão de uma geração por parte de Gaio.

Se pretender, enviar-lhe-ei mais elementos a retirar de Manso de Lima.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#228343 | NBA | 04 mai 2009 00:02 | Em resposta a: #228291

Caro José Alfredo

Agradeço-lhe a sua simpática oferta, mas como existe uma reedição da obra, creio que o melhor será, quando tiver mais disponibilidade, perder uns dias e fazer uma consulta mais exaustiva dessa importante obra.
Um abraço,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232263 | mignoutel | 19 jun 2009 17:52 | Em resposta a: #228132

Caro Nuno Broges e Araújo,

Como vai?
Tinha interesse em saber a data e freguesia do assento de baptismo de sua antepassada Clara de Abreu Bacelar. Será que me sabe dar essa informação?
Desde já agradeço as suas informações.
Com os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232264 | mignoutel | 19 jun 2009 17:55 | Em resposta a: #228143

Caro José Alfredo,

Tinha interesse em saber a referência do Processo de Habilitação para o Santo Ofício de Domingos de Abreu Bacelar. Será que me sabe dar essa informação?
Desde já agradeço as suas informações.
Com os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232285 | JAVSO | 19 jun 2009 22:08 | Em resposta a: #232264

Caro Miguel Noutel

Antes de mais, o seu apelido lembra-me Figueiró dos Vinhos. Tem alguma ligação com Figueiró?

Quanto ao Abade de S. Clemente de Basto, Domingos de Abreu Bacelar, de quem descendo, o seu Processo de Habilitação para o Santo Ofício, que pode ser consultado na Torre do Tombo, é identificado pela forma seguinte: Maço 3, Diligência 117.

Mas, eis os elementos que eu recolhi:

DOMINGOS DE ABREU BACELAR, abade de S. Clemente de Basto
ANTT, Maço n.º 3, Dil. n.º 117

Na Petição diz ser filho legítimo de Belchior de Abreu Bacelar e de sua mulher Maria de Cea da Rocha, ambos naturais e moradores na vila de Caminha;
neto paterno de Domingos Gonçalves, casado, natural e morador na vila de Caminha, e Leonor Roiz de Abreu, natural da vila de Valença do Minho;
neto materno de Francisco Abreu do Vale, natural da dita vila de Caminha, e Apolónia Cea da Rocha, natural da freguesia de S. Bartolomeu das Eiras, reino da Galiza.

Testemunhas ouvidas em Caminha, iniciada a diligência a 26-1-1654,

Domingos Fernandes diz que o conhece de menino e que ele foi estudar para Braga;
conhece Belchior de Abreu Bacelar e sua mulher Maria de Cea da Rocha (pais do habilitando), naturais e moradores em Caminha, que viviam das suas fazendas como as mais pessoas nobres desta vila;
não conheceu os avós paternos, mas conheceu Francisco Abreu do Vale, que vivia da sua fazenda; não conheceu Apolónia Cea da Rocha, mulher daquele Francisco, por ser já falecida no tempo em que tinha razão;

António Gonçalves, sapateiro, que conhece Belchior de Abreu Bacelar e sua mulher Maria de Cea da Rocha (pais do habilitando), que viviam das suas fazendas, sendo das pessoas mais nobres da vila de Caminha;
conheceu Domingos Gonçalves, natural da vila de Caminha, casado com Leonor Roiz de Abreu, avós paternos do habilitando;
conheceu muito bem a Francisco de Abreu do Vale, natural de Caminha, e sua mulher Apolónia de Sea da Rocha, natural da freguesia de S. Bartolomeu das Eiras, reino da Galiza, avós maternos do habilitando, moradores em Caminha, vivendo de suas fazendas e à lei da nobreza;

Francisco Martins de Araújo – nada acrescentou aos anteriores;

Reverendo Padre António Mendes Dantas – acrescentou que conheceu bem Domingos Gonçalves e sua mulher Leonor Roiz de Abreu, esta natural de Valença, dos quais foi vizinho, morador na mesma rua;
conhecer os avós maternos cerca de 50 anos antes do seu falecimento, que ocorreu há 15 ou 20 anos;

Baltazar Gonçalves, o Velho – acrescentou que Maria Sea da Rocha se fora de Caminha para S. Clemente de Basto, após o falecimento do marido;

Mateus Gonçalves Faial – confirmou a ida de Maria de Sea da Rocha para São Clemente;

Baltasar Gonçalves, o Novo, sapateiro – acrescentou que Apolónia de Sea da Rocha fora a primeira mulher de Francisco de Abreu do Vale;

Mateus Lobo? da Mesquita – nada acrescentou.

Testemunhas ouvidas em Guimarães, na Real Colegiada, iniciada a diligência a 28-1-1654,

João . . .?, morador na Quinta de Mós, freguesia de Santa Senhorinha, concelho de Cabeceiras de Basto, de mais ou menos 50 anos de idade;
Reverendo Cónego Leão B?
João Luís Leite, mercador, morador na vila de Guimarães;
Baltasar Gomes, abade de Santa Senhorinha;
Reverendo Padre António Leite Pereira
confirmaram as boas qualidades e fama do requerente.

Testemunhas ouvidas em . . . (está muito deteriorado) .


Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232534 | mignoutel | 23 jun 2009 12:34 | Em resposta a: #232285

Caro parente José Alfredo Soares de Oliveira,

Quanto ao apelido Noutel/Neutel, efectivamente, é falada tal relação com o major Neutel de Abreu, mas nunca confirmada.
Os Noutel/Neutel aparentam ser todos uma mesma família, pois de todos os que se vão conhecendo as suas origens têm mais o menos remotamente, a mesma proveniência geográfica, ou seja, os concelho de Gouveia e Seia (freguesias de Mangualde e Moimenta da Serra, Aldeias, Santa Marinha, etc.), na Serra da Estrela.
Isso já foi confirmado com os Noutel/Neutel de Silves, Messines e Portimão, com os de Lisboa, e com os da Guarda, Estarreja, Aveiro, Viseu e Coimbra.
Por isso, não admira que tal relação com o aludido major exista.

Quanto aos dados sobre os Abreu Bacelar, de Belchior A B que me envia, muito lhe agradeço.
Se tiver acesso ao genea plus, lá encontrará um esboço da minha ascendência materna, onde poderá ver a minha ligação à familia Abreu Bacelar meiras Fernandes de Lisboa, Setúbal e Coimbra"

Com os melhores cumprimentos,

Coimbra/Penela
Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232628 | NBA | 25 jun 2009 03:40 | Em resposta a: #232263

Caro Miguel Noutel

A nota que tomei dos registos paroquiais no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, já lá vão muitos anos, refere que CLARA DE ABREU BACELAR, que também usou o nome CLARA DE ABREU DO VALE, foi baptizada a 24.09.1619, na freg.ª de N.ª Sra. da Assunção (Caminha). Apesar de pensar que está correcta, foi-me levantada uma dúvida por um colega de fórum, e pretendo rever o registo de baptismo esclarecer a dúvida surgida quando tiver a oportunidade. Por isso é que ainda não introduzi essa informação na base de dados.
Com os meus melhores cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232629 | NBA | 25 jun 2009 04:02 | Em resposta a: #232628

Caro Miguel Noutel

Por curiosidade tentei encontrá-lo nesta base de dados e a sua ligação aos Abreu Bacelar no Geneaplus, como indica acima numa mensagem deste tópico, e não a consigo localizar. Apenas vi uma página pessoal da família Noutel, mas sem nenhuma pessoa inserida. Pode indicar-me o link da página que permite aceder a essa informação.
Obrigado

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232643 | miguelnoutel | 25 jun 2009 13:05 | Em resposta a: #232629

Caro Nuno Borges de Araújo,

Só agora reparei, mas na mensagem acima a indicação da página está cortada.
É das primeiras páginas pessoais do genea plus:
"Ascendência e descendência da família Lameiras Fernandes de Coimbra, Lisboa e Setúbal"
Está muito incompleta, por falta de tempo e dinheiro (0,05€ por pessoa! Já estou sem dinheiro na minha conta corrente!), faltando passar vários ramos, mas a ligação aos Abreus Bacelares já consta. Tenho a preocupação de ir revendo o rascunho onde fui colocando os dados e confrontando-o com as fotocópias e só depois ir passando os dados para a página. indicando as fontes.
Não consto na base, pois não gosto de colocar informações assim, numa página de livre acesso. Aliás, nessa página, apenas consta uma pessoa viva, minha ascendente. Sou neto dessa pessoa.

Já agora, sabe onde se encontra o túmulo de José de Abreu Bacelar, do Cons. Geral do Santo Ofício, cuja inscrição tumular consta transcrita nas notas bilbliogáficas do mesmo? Inscr. Tumular:«Governador e Visitador Geral, Provisor e Vigário Geral deste Bispado [, Prior desta igreja, teve seu nascimento na vila de Caminha, Arcebispado de Braga, foi Desembargador e Abade de S. Clemente de Basto. Faleceu em os 8 de 7embro de 1699."
Qual é "esta igreja"?

Não me chegou a ver nada relativamente aos paroquiais de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso?
Era relativamente a esta mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=147841#lista
Recorda-se?

Em Dezembro passado, esteve no meu casamento, o meu amigo de infânia Francisco Pedro Grancho Peixoto e Bourbon, sobrinho neto da "tia" Riça, neto de Adolfo Bourbon, da quinta de Semelhe.

os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232644 | miguelnoutel | 25 jun 2009 13:10 | Em resposta a: #232285

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Só agora reparei, mas na mensagem acima a indicação da página está cortada.
É das primeiras páginas pessoais do genea plus:
"Ascendência e descendência da família Lameiras Fernandes de Coimbra, Lisboa e Setúbal"

Já agora, sabe onde se encontra o túmulo de José de Abreu Bacelar, do Cons. Geral do Santo Ofício, cuja inscrição tumular consta transcrita nas notas bilbliogáficas do mesmo? Inscr. Tumular:«Governador e Visitador Geral, Provisor e Vigário Geral deste Bispado [, Prior desta igreja, teve seu nascimento na vila de Caminha, Arcebispado de Braga, foi Desembargador e Abade de S. Clemente de Basto. Faleceu em os 8 de 7embro de 1699."
Qual é "esta igreja"?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232660 | NBA | 25 jun 2009 15:52 | Em resposta a: #232643

Caro Miguel Noutel

Já vi a ligação. Obrigado pela indicação. Não sei onde se encontra o túmulo de José de Abreu Bacelar (+1699). Gostaria de saber quem é "o mesmo" que deixou a indicação relativa à sua inscrição tumular nas notas bibliográficas, e que acima refere. Se efectivamente se trata de uma referência a José de Abreu Bacelar e não ao irmão (ou meio-irmão?) Domingos de Abreu Bacelar, a tal igreja não é a de S. Clemente de Basto nem da vila de Caminha (Matriz?), pelo que é possível que se trate de uma igreja em Coimbra, ou Lisboa. Valença não é sede de bispado. Eu apenas tenho esta nota: «Provisor em Coimbra, e depois do Arcebispado de Braga, mais tarde membro do Conselho Geral do Santo Ofício, em Lisboa. F. Gayo ref. que seg. outros foi Vigário Geral em Valença».

Peço desculpa mas tenho tido e continuo a ter uma vida muito ocupada e ainda não fui ver esses registos. Se o conseguir fazer antes do verão envio-lhe os dados que obtiver.

O Adolfo Bourbon, de Semelhe (Adolfo Manuel Rego Bourbon da Costa Azevedo, nesta base), não é avô mas primo do seu amigo Pedro.

Com os meus melhores cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232663 | mignoutel | 25 jun 2009 17:05 | Em resposta a: #232660

Caro Nuno Borges de Araújo,

O Adolfo Bourbon de que lhe falo é este:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=641411

Obrigado pela disponibilidade,

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232669 | NBA | 25 jun 2009 19:17 | Em resposta a: #232663

Caro Miguel Noutel

O outro Adolfo Bourbon tem uma propriedade em Semelhe. Não sabia que este Adolfo Bourbon tinha uma ligação a Semelhe...
Cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232671 | NBA | 25 jun 2009 19:36 | Em resposta a: #232669

Esqueci-me de lhe dizer que na fachada da capela de uma casa que foi da minha família, onde faleceu a minha avó paterna, a Casa do Souto, em S. Clemente de Basto (Celorico de Basto), tem uma pedra com as armas que foram confirmadas a Belchior de Abreu Bacelar (Abreu, 1.º e 4.º quartéis; Bacelar, 2.º e 3.º quartéis), nosso antepassado comum. Pode vê-la reproduzida nas "Pedras de Armas de Portugal" do Armando de Mattos, e nos "Palácios e casas senhoriais do Minho" (p. 158) de Anne de Stoop e nas "Casas com tradição em Portugal" (p. 81 e 83) de Jorge Pereira de Sampaio. Se vir as fotografias destes dois últimos textos tente esquecer aquelas chaminés. Originalmente, as que existiam não eram assim.
Cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#232674 | miguelnoutel | 25 jun 2009 20:26 | Em resposta a: #232669

Caro Nuno Borges de Araújo,

De facto, ao tentar ajuda-lo a relembrar a pessoa em causa, errei ao utilizar uma referência sua aquela quinta, nesta mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=150002#lista

O meu amigo será, então, neto de Adolfo Bourbon, da quinta de Dume, como já eu referia nesta mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=149985#lista

Quanto aos dados da inscrição tumular, não tenho motivos nenhuns para crer que não digam respeito a um José de Abreu Bacelar.
Uma coisa lhe posso assegurar. Vi, nos paroquiais de Coimbra do séc XVII, várias vezes, um "José de Abreu Bacellar, provisor deste (lei-se Coimbra) Bispado"

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#235209 | mignoutel | 28 jul 2009 18:35 | Em resposta a: #232660

Caro Nuno Borges de Araújo,

Hoje, ao passear pelos paroquiais da freguesia de São Pedro da Cidade de Coimbra, voltei a ver aquilo de que já lhe tinha falado há tempos.
A indicação de José de Abreu Bacelar como provisor do Bispado de Coimbra.
Este assento de casamento, que segue (espero eu), datado do primeiro de Dezembro de 1645, tem os seguintes dizeres: "... a qual foi despensada por não ter idade perfeita pelo Doutor Joshe de Abreu Bacelar, Vigário Geral, provisor deste bispado."

http://193.137.201.197/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=1422&NodeID=_111295

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#242051 | mignoutel | 15 out 2009 22:28 | Em resposta a: #232285

Caro José Alfredo,

Tem o assento de baptismo do seu Domingos?
No assento de baptismo de Domingos de Abreu Bacelar aparecem como padrinhos o avô, Francisco de Abreu do Vale e a tia avó por afinidade, Mécia de Morim, mulher de António de Abreu do Vale...

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#242052 | mignoutel | 15 out 2009 22:36 | Em resposta a: #228132

Caro Nuno Borges de Araújo,

Como está?
Será que me pode dizer qual a data do assento que tem para o baptismo da sua antepassada Clara de Abreu Bacelar?
Nesta mensagem a que respondo diz que "No registo de baptismo de Clara de Abreu Bacelar consta que era filha de Belchior de Abreu Bacelar e de sua mulher Maria de Cea da Rocha, ambos naturais de Caminha. Neta mat. de Francisco de Abreu do Vale, nat. de Caminha, e de sua mulher Apolónia de Cea da Rocha, nat. de S. Bartolomeu de Eiros, na Galiza..."
Ora, o assento de Clara, filha de Belchior de Abreu Bacelar e de sua mulher Maria de Cea, de que tenho conhecimento, não contém tanta informação!

No assento de baptismo de Domingos de Abreu Bacelar aparecem como padrinhos o avô, Francisco de Abreu do Vale e a tia avó por afinidade, Mécia de Morim, mulher de António de Abreu do Vale.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#242139 | JAVSO | 16 out 2009 22:35 | Em resposta a: #242051

Caro Miguel Noutel

Não tenho o assento de baptismo do meu Domingos de Abreu Bacelar.
Pode-me dar referências quanto à localização do mesmo?

Muito obrigado pelas informações que me enviou.

Com os meus melhores e agradecidos cumprimentos,

José Alfredo

Resposta

Link directo:

RE: Mais inventonas de Gaio-Bacelares

#242161 | SUÃO | 17 out 2009 11:23 | Em resposta a: #228132

Caro José Pedro Soares de Oliveira,

Infelizmente o erro que relata é "coisa" relativamente normal encontrar na produção dos genealógicos clássicos. Gaio não é excepção, muito pelo contrário para épocas anteriores ao séc. XVII.

Quem investigar as fontes primárias pode facilmente constatar isso mesmo.

Em maré de Bacelares, deixo-lhe outra calinada do prolífico autor.

Diz ele no § 1 N 9 (II vol., tomo V, pp. 130-131):

N9 Fernão Roiz Bacelar, senhor da torre e solar de Bacelar, casou com Leonor Pereira do Lagoa e foi pai, entre outros, de

N10 João Roiz de Abreu Bacellar, senhor da casa paterna, etc, c.c. Guiomar Afonso de Abreu, pais, entre outros de

N11 Fernão Roiz de Abreu Bacellar (§ 45- p. 153), c.c. D. Leonor da Costa de Perada, filha de Fernando da Costa Homem, senhor da casa de Châo do Couce, e de D. Maria Pereira


Como não me fico facilmente pelas genealogices, e estes últimos (só os N 11!) são de facto meus antepassados por linha materna (Vasconcelos Hasse), fui investigar.

A realidade, bem diferente, é esta:


FERNÃO ROIZ BACELAR, natural de Valença do Minho, freg. de Santo Estêvão de Supico, viúvo de Maria Gomes, comendador do hábito de Cristo, da comenda de Avelar e Aguda no bispado de Coimbra, que foi da obrigação da Casa dos duques de Caminha marqueses de Vila Real, cavaleiro do hábito de Avis (diligências de 1606 sendo c.c. Maria Gomes), que “tinha 2 cavalos seus”, e foi filho de BERNARDO FERNANDES BACELAR e de sua mulher LEONOR RODRIGUES, neto paterno de MATIAS FERNANDES SOTTO-MAYOR e de sua mulher LUCRÉCIA FERNANDES BACELLAR, e neto materno de João Rodrigues e de sua mulher Isabel Rodrigues.
Fernão Roiz Bacelar viveu na quinta da Moita de Bela, fregª de Chão do Couce das 5 vilas, onde casou 2ª vez a 15.10.1629, com LEONARDA DA COSTA DE PERADA (não é nem dona nem Leonor), dama da duquesa de Caminha, aí nascida (irmã de: soror Catarina Raposo, religiosa no convento de Santa Ana da ordem de S. Domingos de Leiria; Manuel Homem, vivia em Chão do Couce, não casou; João de Perada Homem, n. Chão do Couce, casou em Santarém, onde morreu com cerca de 83 anos, e foi pai do COC Francisco Homem da Costa e da madre Jerónima da Silva, n. 1646, religiosa no convento das Donas de Santarém (TT, HSO, m. 5 nº 99 José de Vasconcelos Pessoa Spínola- para cuja habilitação os inquisidores mandaram buscar e extractar as diligências para a ordem de Avis de Fernão Roiz Bacelar).
Filhos do 2º casamento:
a) Manuel Homem Côrte-Real, baptizado e morador na quinta da Moita de Bela (Chão do Couce), c.c. D. Joana Maria Josefa, baptizada em S. Pedro da Sertã 12.06.1633, viúva do alcaide-mor da Sertã Luís de Azevedo de Faria. Filha:
a.1) D. Florença Cabral, baptizada na Sertã a 27.05.1683 (Padrinho: o Dr. Cristóvão Luís Serrão), c.c. José de Vasconcellos Pessoa Spínola, baptizado em Leiria, capitão-mor de Leiria, senhor da quinta da Várzeas, termo da mesma cidade, COC, comendador de S. Pedro do Sul (alv. 12.06.1683), FSO (c. 19.06.1690), “das familias principais desta ditta cidade” “por ser pessoa das principais desta terra e muito conhecido nella”, c.g.
b) D. Leonor Côrte-Real, c.c. António de Abreu, sargento-mor do Espinhal
c) Catarina Raposo, c.c. Diogo Pacheco Moniz, natural de Ourém, sargento-mor do Espinhal

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Mais inventonas de Gaio-Bacelares

#242162 | SUÃO | 17 out 2009 11:32 | Em resposta a: #242161

Caro José Alfredo Soares de Oliveira,

Não sei por que carga de água troquei o seu nome, de que peço as minhas desculpas.

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Mais inventonas de Gaio-Bacelares

#242210 | JAVSO | 18 out 2009 06:37 | Em resposta a: #242162

Caro Miguel Côrte-Real

Muito obrigado pelas informações referentes a mais Bacelares e pela correcção denunciada.

Na hipótese que denunciei foram genealogistas do séc. XX que "inventaram" relações que são impossíveis face aos assentos paroquiais.

Não se preocupe com a troca do nome.

Cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#242264 | mignoutel | 19 out 2009 00:25 | Em resposta a: #242139

Caro José Alfredo,

Ora, o assento de Domingos de Abreu Bacelar - Caminha, Nossa Senhora da Assunção b. 30.03.1613

"Aos 30 do mês de Março de 1613 Eu o pe fco da Motta Coadiuntor nesta Villa de Caminha bautizei aDomingos fo de melchior dabreu bacelar ede Ma de Cea; foram Comprades Fco dabreu do Valle ede Mcia de Morim, molher de António dabreu do Valle; E por verdade fiz (...) ut Supra; Fran.co da Motta"

Procurei o assento de baptismo do meu José de Abreu Bacelar, mas este, tal como o de sua irmã Apolónia, não existe, dado que sendo os mais velhos dos irmãos não foram abrangidos pelos paroquiais, que para aquela freguesia apenas começam em 1612.
Seria interessante encontrar o assento de Ângela de Abreu e, já agora, os assentos de casamento de todos os irmãos.

Tenho particular interesse na ascendência de Belchior de Abreu Bacelar. Tem alguma informação que desenvolva, clarifique ou contrarie do NFGayo?

Por mero descargo de consciência, e sem querer maçá-lo mais, queria apenas perguntar-lhe se tem algum conhecimento das famílias dos concelhos de Braga, Póvoa de Lanhoso e Guimarães (Antunes/Antunes Rego, de Pedralva, Braga; Miranda/Carneiro, de Santo Emilião, Póvoa de Lanhoso; Pereira/Macedo, de Souto (Santa Maria), Guimarães)

Com os meus melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#248092 | miguelnoutel | 20 jan 2010 19:29 | Em resposta a: #232660

Caro Nuno Borges de Araújo,

Quanto às funções do Dr. (Cânones) José de Abreu Bacellar, coincidentes com a inscrição tumular, tem aqui mais umas referências a Provisor, Vigário Geral, Prior:

http://193.137.201.197/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=1422&FileID=111309

http://193.137.201.197/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=1422&FileID=111310

http://193.137.201.197/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=1422&FileID=111294

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#248200 | MontDias | 21 jan 2010 23:36 | Em resposta a: #235209

Caro Miguel,

Desculpe intrometer-me no assunto, mas penso que sei de quem se trata!

Esse Dr. JOSÉ DE ABREU BACELAR está sepultado na capela-mor da igreja paroquial de S. Tiago de Trouxemil (Coimbra), onde foi prior. Numa campa térrea com armas de escudo partido, no primeiro, dos Abreu, no segundo, dos Bacelar e insígnias eclesiásticas correspondentes à dignidade de Vigário Geral: chapéu eclesiástico de onde pende, de cada lado do escudo, cordão com seis borlas; por baixo existia um epitáfio que, neste momento, está gasto e que dizia:

«Aqui jaz o D.or José de Abreu Bacelar, governador e visitador geral, provisor e vigário geral deste bispado [Coimbra], prior desta igreja [S. Tiago de Trouxemil], teve seu nascimento na vila de Caminha, arcebispado de Braga, foi desembargador e abade de S. Clemente de Basto. Faleceu em os 8 de Dezembro de 1699.»

Espero ter comtribuido para esclarecer aguma dúvida.

Com votos de bom ano,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#248232 | miguelnoutel | 22 jan 2010 13:00 | Em resposta a: #248200

Caro Tiago Monteiro Dias,

Efectivamente, acertou na mouche!
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=432234

Desconfiava de uma localidade do bispado de Coimbra, mas temia que tivesse sido enterrado na Igreja de São Pedro (destruída no século passado com a alta de Coimbra), como o foi um seu neto, o Dr. António de Abreu Bacelar (memórias paroquiais de 1721).

Vou passar por lá um destes dias,

Um bom ano

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#248274 | MontDias | 22 jan 2010 17:58 | Em resposta a: #248232

Caro Miguel,

Muito obrigado.

A grande maioria da informação dessa página foi colocada pelos administradores a meu pedido, embora, por falha, deles, esteja com algumas gralhas!

Entretanto, Miguel, deixe-me perguntar-lhe:

Sabe se esses Abreu Bacelar teriam alguma ligação às terras de Cioga do Monte (freg.ª de Trouxemil)? É que na mesma época aparece em docs. notariais um tal Vicente de Abreu Bacelar (contemporâneo do José), morador na Quinta das Pontes (Espinhal), com propriedades nessa aldeia. E cerca de cem anos antes, temos a instituição de uma capela de Santa Marinha, nessa mesma aldeia, também por um Abreu, salvo erro, seria o Doutor Manuel de Abreu, lente de Medicina.

Fico grato, desde já se souber dar-me alguma pista.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#248278 | miguelnoutel | 22 jan 2010 19:17 | Em resposta a: #248274

Caro Tiago,

Não tenho comigo os dados mas, não tenho qualquer referência relativamente ao Vicente A. B. que refere, nem desconfio dessa ligação a Cioga do Monte.
Quando estiver com os meus apontamento à frente dar-lhe-ei uma resposta e enquadramento mais aprofundado relativamente a esta família.
Posso, desde já adiantar, no entanto, a existência de forte ligação ao curso de Medicina da UC, já que um dos netos de José de Abreu Bacelar foi lente de Medicina da UC, e um filho deste, Manuel Pereira de Abreu Bacelar, foi, pelo menos, lic. em Medicina.

No entanto, como deve imaginar, como investiguei do presente para o passado, nos paroquiais e habilitações, nem sempre tenho muita informação das linhas colaterais à minha...

Já agora, esta Quinta das Pontes (Espinhal), é do Espinhal, concelho de Penela?

Vamos ver, logo lhe digo alguma coisa

Resposta

Link directo:

José de Abreu Bacelar, abade de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#248285 | miguelnoutel | 22 jan 2010 19:55 | Em resposta a: #248278

Errata:
onde se lê "...já que um dos netos de José de Abreu Bacelar foi lente de Medicina da UC, e um filho deste, Manuel Pereira de Abreu Bacelar, foi, pelo menos, lic. em Medicina.", deve ler-se ""...já que um dos netos de José de Abreu Bacelar, António de Abreu Bacelar, foi lente de Medicina da UC, e um filho deste, Manuel de Abreu Bacelar, foi, pelo menos, lic. em Medicina.",

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#248297 | MontDias | 22 jan 2010 23:38 | Em resposta a: #248278

Caro Miguel,

Sim, essa quinta é do Espinhal de Penela. Parece-me que até se encontra à venda neste momento.

Tiago.

Resposta

Link directo:

José de Abreu Bacelar, Prior de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#248392 | miguelnoutel | 24 jan 2010 19:25 | Em resposta a: #248274

Caro Tiago,

Conheço essa Quinta no Espinhal.

Quanto a esta família, com a salvaguarda de que, como já disse, ter explorado pouco as linhas colaterais, não encontro um Vicente de Abreu Bacelar
De todo o modo, o Dr. José de Abreu Bacelar terá tido, em jovem, apenas um filho, António de Abreu, natural de São João do Souto, Braga, filho que teve de Catarina Fernandes, natural de São Pedro de Sanfins, termo de montalegre e que terá vindo para Coimbra com o pai, onde exerceu o ofício de ourives de prata e veio a casar, pouco depois de o pai ter deixado de ser provisor e vigário geral, por meados da década de quarenta de 1600.

1. António de Abreu, n. S. João do Souto, Cid. de Braga casou em (1) São Pedro a 29/07/1648 com Isabel dos Santos (ou da Costa), n. de S. Pedro, Cid. de Coimbra (filha de Fernão ou Simão João e mulher, Isabel Fernandes, m.res na ribeira da Arregaça, Coimbra, mas depois m.res na fr.ª de S. Pedro), e parece ter casado (2) segunda vez com Maria Bernardes, m.ra na Rua de São João, f.ª de S. Pedro, Coimbra, e teve:
2.1(1) Doutor António de Abreu Bacellar, lente de Medicina da Univ., lic.º, igualmente, em Artes, b S. Pedro, Coimbra a 26/9/1649, casou em S. Pedro a 13/9/1671 com D. Bernarda Pereira, n de S. Pedro (ou São João do Bispo???), Cid. de Coimbra (filha de Pedro Bernardes e mulher, Inês Pereira n. de Pombal), de quem descendo;
2.2(1) Manuel de Abreu que casou em S. Pedro, Coimbra a 2/2/1677 com Sebastiana Pereira (filha de Pedro Bernardes e mulher, Inês Pereira n. de Pombal), e;
2.1(2) Mariana de Abreu Bacellar, que parece filha, casou em S. Pedro, Coimbra a 8/9/1686 com Manuel Lopes Biendo?(filho de Jerónimo Roiz e mulher, Ana Fernades, n de Castelo de Vide, Bispado da Guarda/Portalegre)

Portanto, tudo da cidade de Coimbra e antes do minho.

Quanto ao Manuel de Abreu que refere, lente de medicina, já tentou ver no livro Memoria Professorum Vniversitatis Conimbrigensis – 1290 – 1772?

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: José de Abreu Bacelar, Prior de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#248395 | MontDias | 24 jan 2010 19:50 | Em resposta a: #248392

Caro Miguel,

Muito obrigado.

De facto, não consigo ver ligação com os Abreus que lhe falei. Achei curioso António de Abreu ser ourives, pois também os possuidores da dita capela de santa Marinha da Cioga do Monte, em 1721, eram ourives (de ouro), de Coimbra.

O Memoria Professorum Vniversitatis Conimbricensis, que possuo, diz que esse Doutor Manuel de Abreu nasceu no Crato em 1577, e que era filho de Cristovão de Abreu. Foi lente de prima de Medicina.

Com certeza não haverá ligação, ou havendo, não se conseguirá prová-la!

Com os melhores cumprimentos,
Tiago.

Resposta

Link directo:

RE: Mais inventonas de Gaio-Bacelares

#248405 | chartri | 24 jan 2010 22:19 | Em resposta a: #242161

Caro Miguel Corte Real

Interesso-me pelos seus Vasconcelos Hasse Spinola (fui encontrar uma genealogia deles no Nobiliário de Alentem). Interesso-me pois estudo famílias de Leiria (ver: www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt e www.chartri.tribalpages.com) e os Vasconcelos Hasse Spínola são antepassados de muitos dos que se encontram na minha base de dados.

Terá alguma indicação a me dar?
Agradeço desde ja
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Mais inventonas de Gaio-Bacelares

#253802 | FranciscoF | 27 abr 2010 13:46 | Em resposta a: #242162

Caro Dr. Miguel Côrte-Real,
Necessitava de o contactar para obter uma informação. Podeira fazer o favor de me facultar um e-mail?
Respeitosos cumprimentos,
FranciscoF.

Resposta

Link directo:

RE: José de Abreu Bacelar, Prior de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#278832 | mignoutel | 17 jun 2011 16:03 | Em resposta a: #248395

Caro Tiago,

Ao dar uma volta pelos parquiais de Coimbra, Sé Nova, deparei-me com um assento de casamento entre JOÃO ESTEVES DE BASTOS, filho de PEDRO ESTEVES e MARIA DE BASTOS, e JACINTA DE ABREU, filha do Doutor MANUEL DE ABREU e MARIA DO ESPÍRITO SANTO, datado de 20.05.1647. FRame 091 do respectivo Livro Misto.

Lembrei-me de si e desta nossa conversa e guardei esta referência.
Talvez lhe sirva, quem sabe!

Apesar do pouco tempo que disponho para estea actividade vou dando uma olhadela nos paroquiais para tentar avançar um pouco, mas também tenho um ramo que, como você com este seu Manuel de Abreu, está emperrado. Alguns paroquiais são escassos em informação e quando se limitam a indicar os nomes dos interessados mais directos e onde são moradores, deixam-nos apeados e desesperadospor não sabermos a que freguesia foram dar uma volta...

Os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: José de Abreu Bacelar, Prior de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#278834 | MontDias | 17 jun 2011 16:41 | Em resposta a: #278832

Olá, Miguel.

Obrigado.

Esse Doutor Manuel de Abreu vivia, de facto, em Cioga do Monte (Trouxemil, Coimbra) e era lente de Medicina na Universidade, instituiu capela de invocação de Santa Marinha, onde estava sepultado um seu descendente.

O grande probelema destas famílias é que itineravam por várias freguesias e os priores julgavam que os registos que faziam eram suficientes, sem colocarem referências à naturalidade e residência das pessoas... à época eram conhecidos, mas hoje não!!!

Dominus tecum.
Tiago.

Resposta

Link directo:

RE: José de Abreu Bacelar, Prior de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#279241 | mignoutel | 22 jun 2011 00:12 | Em resposta a: #278834

Caro Tiago,

Acabei de passar por um assento de baptismo de um filho daquele Pedro Esteves e Maria de Bastos, da Rua dos Gatos. É de um Marcos baptizado em 29 de Abril de 1616, freguesia da Sé Nova, Coimbra - Frame 33

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: José de Abreu Bacelar, abade de Trouxemil, Provisor e Vigário Geral do Bisp. de Coimbra

#308703 | MontDias | 20 jun 2012 22:03 | Em resposta a: #248285

Caro Miguel,

Veio-me à mão um registo muito interessante sobre estes seus avós.

No livro M6 de São Martinho do Bispo, Coimba, aparece, às foll. 427, um registo de casamento de um escravo de Manuel de Abreu Bacelar, de São Pedro de Coimbra.

12.2.1719 se receberam ... Manuel Bertolo, mulato, escravo de Manuel de Abreu Bacelar e de sua mulher, dona Teresa, de Coimbra, e filho de Manuel Falcão de Brito, da Freguesia de S. Pedro, e de Ana dos Santos, preta, escrava de José Ferreira, pai da dita dona Teresa, hoje casada com o dito Manuel de Abreu, e os pais do contraente já defuntos, com Luísa da Conceição, filha legítima de António da Silveira e de sua mulher, Maria Gaspar, da freguesia de S. João de Santa Cruz...

Aqui na base de dados, Manuel de Abreu bacelar não aparece casado com esta D. Teresa (Maria Teresa Rodrigues?), filha de José Ferreira, da freguesia de S. Pedro da cidade de Coimbra.

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Mais inventonas de Gaio-Bacelares

#317372 | NBA | 16 nov 2012 23:42 | Em resposta a: #248405

Segundo Felgueiras Gayo (tt.º de Bacelares, 2.ª ed., vol. II, p. 374), transcrito para o Geneall, José de Abreu Bacelar era filho de Belchior de Abreu Bacelar e de sua mulher Maria de Cea (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=240321). Um registo de baptismo de Caminha (N.ª Sra. da Assunção, l.º de nascimentos n.º 1, fl. 28v) que consultei, vem corroborar a Inquirição de Génere para ordens menores, de António de Abreu, neto paterno do referido José de Abreu Bacelar (Arquivo da Universidade de Coimbra, Cx. 40, dat. de 1664), onde se afirma ser filho do referido Belchior de Abreu Bacelar e de Ana Gonçalves.
Leitura do registo: «Isabel / Aos vinte e nove dias do mês de Setembro de mil seiscentos e vinte anos, baptizei eu Bento da Costa, Vigário da igreja velha, com licença do Senhor Reitor, Isabel, filha de Pedro Anes Vaz, e de sua mulher Isabel de Amorim. Foram padrinhos José de Abreu Bacelar, Clérigo de Evangelho, e sua madrasta Maria de Cea, mulher de seu pai Belchior de Abreu Bacelar, e o assinei, / Bento da Costa».

Resposta

Link directo:

Domingos de Abreu Bacelar, abade de S. Clemente

#415775 | Cerdeira | 22 jun 2019 17:04 | Em resposta a: #228114

Estimados Confrades:

Tenho em mãos a descendência de Clara Joana de Abreu e Sousa, casada (18 de Março de 1775 - S. Clemente de Basto) com Manuel José Teixeira de Meireles, da Casa de Cima - Cerdeira, Ribas. Celorico de Basto - Cerqueiras da Mota.

Tento explorar a ascendência da minha Clara Joana, filha de Bento José Pereira de Carvalho e Sousa e de Brízida de Abreu (quinta de Sá? Casa de Sousa?), S. Clemente de Basto.

Tenho informação, a qual, contudo, carece de prova documental, nos termos da qual Brízida de Abreu será filha de Aurélia de Sousa Abreu e de Baltazar Pinto de Negrelos. Será a minha Brízida neta de Domingos de Sousa de Abreu e de Teresa dos Rios Pereira e bisneta de Maria de Abreu Bacelar e de António de Sousa Ferreira. Tenho a minha Maria de Abreu Bacelar como filha de Domingos de Abreu Bacelar - Abade de S. Clemente, informações que, repito, procuro confirmar.

Algum dos Ilustres Confrades tem conhecimento deste ramo?

M. Cumprimentos,
Alexandra CM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen